Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Tef Discado - Check List - Estape 6 - Teste 31


  • Este tópico foi criado há 3980 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal, boa noite.

Como é a primeira vez que estou postando, vamos a apresentação :)

Sou o Edvaldo, moro na cidade de Ponta Porã - MS, 29 anos e também trabalho com automação.

Estou usando o componente ACBrTEFD.

Bom minha dúvida esta no Teste 31 do check list (visa):

31- Segunda parte do teste anterior – Abra o arquivo Intpos.001 da pasta teste e altere o valor do campo 001-000 para o mesmo do Intpos.001 da transação solicitada no momento e salve o arquivo, copie novamente o intpos.001 da pasta teste para o c:tef_dial\resp, a automação deverá realizar a impressão, visto que o valor do campo 001-000 retornado é igual ao que enviou ( Obs.: a AC deverá verificar apenas o campo 001-000 para fazer a impressão do comprovante TEF).

Meu teste consistiu no seguinte:

Primeira Venda com valor de R$4,00. (copiei o intpos.001)

Segunda Venda com valor de R$26,00. (deixei o gp na janela de seleção de operadoras, alterei o campo 001-000, e copiei o intpos.001).

O componente detecta isso muito bem. Primeira pergunta: Ao copiar esse intpos.001 (já modificado) o gp deve sair dessa tela de seleção de operadoras? (por quê aqui ele fica nessa tela e não fecha, a menos que eu clique em Encerra, isso é normal?)

Como pretendo trabalhar com multiplos cartões, como o valor da Venda atual é R$26,00 e a venda anterior é R$4,00 o componente cai aqui:

{ Se é Multiplos Cartoes, e ainda Resta SALDO deve enviar um CNF }

if MultiplosCartoes and (RespostasPendentes.SaldoRestante > 0) then

begin

self.CNF;

Ele tenta mandar esse CNF, só que como o gp esta naquela tela de seleção de operadora ele não responde e o componente exibe a mensagem que o gp não esta ativo, ficando nesse loop, que gera uma exceção e não retorna nada no comando CRT que chamei lá atraz e estou esperando um True ou False, simplesmente sai de todo o código.

Agradeço qualquer ajuda,

Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O GP se comportará de forma muito estranha nesse teste (mas não lembro exatamente como)... Por favor entre em contato com as homologadoras e verifique...

Na verdade, tudo que eles querem "verificar" e se a aplicação imprime o comprovante mesmo com o Valor diferente...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Olha o gerenciador padrão tem que fechar, como se tivesse realizado a transação, já que o intpost.001 no campo 001 da pasta resp tem o mesmo código do intepos.001 da pasta req do campo 001.

O objetivo desse teste é saber se é através do campo 001 que vc decide se a resposta do GP é válida, tendo em vista que compara-se com o campo 001 do arquivo da pasta req.

if MultiplosCartoes and (RespostasPendentes.SaldoRestante > 0) then

begin

self.CNF;

exato, tente isso

if MultiplosCartoes and (RespostasPendentes.SaldoRestante > 0)and not (UltimaTransacao) then

begin

self.CNF;

Esse teste com ceteza eles fazem

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Olá pessoal,

Sou novo aqui no forum, e trabalho com automação não a muito tempo, e gostaria de um auxilio dos colegas.

Estou realizando os testes da VISANET no roteiro de pre-certificação na versão abril/2010, e a minha dificuldade é exatamente na situação reportada pelo nosso amigo Edvaldo. Estou seguindo a risca o teste 11 e 12 do roteiro citado, e como trabalho com multiplos cartoes, o teste 11 e 12 é realizado corretamente, porem o unico problema é que o teste 12 o CV sai num relatorio Gerencial, e liguei para o pessoal da SevenPDV, e ele me afirmou que o mesmo deve sair como CDC como se fosse realizada a operação normalmente de venda. Testei pelo Demo do AcbrTEFD e ocorre a mesma coisa, na hora de iniciar a impressao do CDC há uma possivel perda de comunicação e exibe a mensagem "Impressora não respode/Sim ou nao, quando sim o mesmo saiu num gerencial.

Se alguem fez este teste, ou puder simular no Demo do ACBrTEFD, e poder me auxiliar, desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já aconteceu isso comigo, era na minha aplicação, no caso, é pq eu uso uma bematech e a mesma não permite imprimir mais de 1 vinculado para a mesma venda, ae dava um erro e exibia essa mensagem.

veja se na hora de efetuar o pagamento na ECF, se vc está enviando duas vezes como Cupom Vinculado...

A bematech so permite efetuar uma forma de pagamento com cupom vinculado, nesse caso, vc teria que juntar todos os valores da forma de pagamento que faz TEF e efetuar apenas uma vez no Cupom fiscal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rodrigorodrigues - vlw pela resposta, no meu caso utilizo uma daruma FS600, e estou fazendo da seguinte forma:

TESTE 11

Abre o cupom,

vende item 1,00

vende item 1,00

CRT 2,00 - VISANET

na hora de emitir o CV desligo a impressora copio o arquivo Intpos.001 para uma outra pasta,

ligo a impressora e clico em Nao na pergunta que é exibida.

finalizo o cancelamento;

TESTE 12

abre cupom

vende item 1,00

CRT 1,00- VISANET

ao iniciar a tela de seleção das operadoras copio o arquivo intpos.001 para diretorio de resposta do GP

c:\tef_dial\resp\

neste momento o arquivo é rejeitado corretamente como deve ser.

daí copio o campo 001-000 do arquivo C:\tef_dial\req\ para o arquivo de backup (que copiei no teste anterior) e jogo dentro da pasta de resposta do gp (tef_dial\resp), neste momento iniciado o cupom é fechado e inicia a impressao do comprovante, mas exatamente na hora de começar a imprimir exibe a mensagem "Impressora nao responde/sim ou nao" - daí com sim ele vai para relatorio gerencial, quando na verdade deveria seguir o CV normalmente.

lembrando que o cupom é fechado com troco de 1,00;

Descrevi o passo a passo para teste no Demo do TEFD, se puder me ajudar te agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

up?

Olá ESsantos,

entendo seu desespero. Mas fazer um "UP" com 4 horas de diferença não vai ajudar. Talvez aconteça justamente o contrário. Lembre-se que os usuários aqui são voluntários e estão todos com os mesmos prazos que você, talvez até menos. Você não paga pela assistência que recebe. Estou falando isso pois no fórum anterior já tivemos esse tipo de problema. Por favor não faça isso novamente.

Voltando ao seu problema, tente analisar o log do ACBrECF e do ACBrTEF. Talvez aumente o timeout do ACBrECF para ele dar mais tempo pra executar o comando. Se não conseguir resolver anexe aí os logs.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esse problema está relacionado a "efetuar a forma de pagamento".

daí copio o campo 001-000 do arquivo C:\tef_dial\req\ para o arquivo de backup (que copiei no teste anterior) e jogo dentro da pasta de resposta do gp (tef_dial\resp), neste momento iniciado o cupom é fechado e inicia a impressao do comprovante, mas exatamente na hora de começar a imprimir exibe a mensagem "Impressora nao responde/sim ou nao" - daí com sim ele vai para relatorio gerencial, quando na verdade deveria seguir o CV normalmente.

Aconteceu comigo isso, no meu caso, o AcbrTEFD está AutoEfetuaPagamento:=False, e imprimo todas as formas de pagamento após os CRT's.

Exemplo:

Abre,Vende,SubTotaliza

CRT's

Eu mesmo realizo as formas de pagamento na impressora(trata queda de energia)

Eu mesmo finalizo o Cupom(trata queda de energia)

AcbrTEFD.ImprimeTransacoesPendentes;

Dessa forma, não tive esse problema que você está tendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

up?

Olá ESsantos,

entendo seu desespero. Mas fazer um "UP" com 4 horas de diferença não vai ajudar. Talvez aconteça justamente o contrário. Lembre-se que os usuários aqui são voluntários e estão todos com os mesmos prazos que você, talvez até menos. Você não paga pela assistência que recebe. Estou falando isso pois no fórum anterior já tivemos esse tipo de problema. Por favor não faça isso novamente.

Voltando ao seu problema, tente analisar o log do ACBrECF e do ACBrTEF. Talvez aumente o timeout do ACBrECF para ele dar mais tempo pra executar o comando. Se não conseguir resolver anexe aí os logs.

Ops. Ok EMBarbosa vc tem toda razão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esse problema está relacionado a "efetuar a forma de pagamento".

daí copio o campo 001-000 do arquivo C:\tef_dial\req\ para o arquivo de backup (que copiei no teste anterior) e jogo dentro da pasta de resposta do gp (tef_dial\resp), neste momento iniciado o cupom é fechado e inicia a impressao do comprovante, mas exatamente na hora de começar a imprimir exibe a mensagem "Impressora nao responde/sim ou nao" - daí com sim ele vai para relatorio gerencial, quando na verdade deveria seguir o CV normalmente.

Aconteceu comigo isso, no meu caso, o AcbrTEFD está AutoEfetuaPagamento:=False, e imprimo todas as formas de pagamento após os CRT's.

Exemplo:

Abre,Vende,SubTotaliza

CRT's

Eu mesmo realizo as formas de pagamento na impressora(trata queda de energia)

Eu mesmo finalizo o Cupom(trata queda de energia)

AcbrTEFD.ImprimeTransacoesPendentes;

Dessa forma, não tive esse problema que você está tendo.

rodrigorodrigues,

Desde já obrigado pela orientação que vc está fornecendo, achei bacana o ato de tratar no pagamento finalização a queda de energia, acredito que isso poderá resolver a duvida postada, se puder postar um exemplo do seu codigo, pra mim tentar adaptar na minha situação.

mais uma vez vlw...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Ops. Ok EMBarbosa vc tem toda razão.

Sem problemas amigo. Isso acontece, e eu, assim como outros usuários, podemos entender perfeitamente a frustração que se sente ao tentar fazer as coisas de acordo com a legislação e padrões das certificadoras TEF. Eu passo por isso quase todo o dia. :(

Mas então, conseguiu resolver com a dica do rodrigorodrigues? Em caso negativo tente fazer o que eu disse:

Voltando ao seu problema, tente analisar o log do ACBrECF e do ACBrTEF. Talvez aumente o timeout do ACBrECF para ele dar mais tempo pra executar o comando. Se não conseguir resolver anexe aí os logs.

Bom trabalho. ;)

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Olá pessoal,

Sou novo aqui no forum, e trabalho com automação não a muito tempo, e gostaria de um auxilio dos colegas.

Estou realizando os testes da VISANET no roteiro de pre-certificação na versão abril/2010, e a minha dificuldade é exatamente na situação reportada pelo nosso amigo Edvaldo. Estou seguindo a risca o teste 11 e 12 do roteiro citado, e como trabalho com multiplos cartoes, o teste 11 e 12 é realizado corretamente, porem o unico problema é que o teste 12 o CV sai num relatorio Gerencial, e liguei para o pessoal da SevenPDV, e ele me afirmou que o mesmo deve sair como CDC como se fosse realizada a operação normalmente de venda. Testei pelo Demo do AcbrTEFD e ocorre a mesma coisa, na hora de iniciar a impressao do CDC há uma possivel perda de comunicação e exibe a mensagem "Impressora não respode/Sim ou nao, quando sim o mesmo saiu num gerencial.

Se alguem fez este teste, ou puder simular no Demo do ACBrTEFD, e poder me auxiliar, desde já agradeço.

O Erro ocorre porque o ACBrTEFD não conseguiu comandar a impressão do Vinculado...

Vc informou o Indice da Forma de Pagamento corretamente ?

Essa FPG permite Vinculados ?

Analise o LOG gerado pelo ACBrECF... a resposta para o problema está lá...

Infelizmente as regras do TEF não permitem uma msg de erro mais completa... apenas o famigerado "Impressora não respode/Sim ou nao" é permitido, e isso dificulta na detecção dos problemas... mas mesmo nesse caso, o ACBrECF faz o Log da msg de erro completa

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois ...

Boa Tarde meu primero post no Forum

sou iniciante em Programação aprendo muito vendo os fonts ACBr

mais vamos la

Estou com o mesmo problema do cara ali

o log é o seguinte

----------------- ERRO -----------------

Impressora Daruma está desconectada ou desligada.

----------------------------------------

----------------- ERRO -----------------

Impressora Daruma está desconectada ou desligada.

----------------------------------------

Obs: Ela nao esta nem desconectada nem desligada e eu almentei o tempo de Espera...

Obrigado deis de ja

Muito obrigado Daniel e toda equipe do ACBr por toda ajuda que voces tem prestado a maior parte dos Desenvolvedores do Brasil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

function TACBrTEFD.ECFAbreVinculado(COO, Indice : String; Valor : Double

) : Integer;

Var

Erro : String ;

begin

fTefClass.GravaLog( fTefClass.Name +' ECFAbreVinculado: COO: '+COO+' Indice: '+

Indice + ' Valor: '+FormatFloat('0.00',Valor) ) ;

Result := -1 ; // -1 = Não tratado

OnComandaECFAbreVinculado( COO, Indice, Valor, Result ) ;

if Result < 1 then

begin

if Result = 0 then

Erro := 'Erro ao executar "OnComandaECFAbreVinculado"'

else

Erro := '"OnComandaECFAbreVinculado" não tratado' ;

fTefClass.GravaLog(Erro);

raise EACBrTEFDECF.Create( ACBrStr( Erro ) )

end;

end;

acho que esta ocorrendo porque ele esta pegando COO do Intpos.001 que ja foi usado...

gera uma Exeção

e imprime com Relatório Gerencial

a pergunta é

como eu faço pra arrumar isso sem pesar o componente nem altera seu funcionamento?=D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
  • Fundadores

Experimente com o Demo do TEFD...

Copie aqui os trechos de LOG do ACBrECF e ACBrTEFD

Provavelmente há algo errado no seu código programado no evento: OnComandaECFAbreVinculado

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois ...

Realizando os testes de Pré Homologação em 20/12/2011 encontrei o mesmo erro citado neste post, depois de tentar resolver com o componente, vi que a questao era com a implementação dos eventos do AcbrTEFD, vamos lá:

No arquivo intpos.001 (como já foi citado) fica gravado o coo do cupom fiscal.

Esse Coo é informado no procedimento AbreCupomVinculado, sendo assim, o ECF abre um vinculado de acordo

com o parametro informado e lido no intpos, que nao é nosso caso quando estamos efetuando o teste do roteiro.

Solução (Foi assim que fiz para contornar em meu sistema):

No evendo do AcbrTEFD "ComandaECFAbreVinculado"

implementei da seguinte forma:

  try

    ECF.MemoBobina := nil;

    try

      ECF.CortaPapel();

      ECF.AbreCupomVinculado(ECF.NumCOO, IndiceECF, Valor ); // ECF.NumCOOO = cupom atual do ECF

      RetornoECF := 1 ;

    except

      RetornoECF := 0 ;

    end;

  finally

    ECF.MemoBobina := FMRPRINCIPAL.memobobina;

  end;

Desta forma o CV é aberto citando o cupom fiscal atual.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Oi. Bom dia.

Estou tendo problemas após aprovação de TEF.

Ao abrir o vinculado, a impressora para de responder e após clicar em repetir ela imprime relatório gerencial.

O ECF é Daruma FS700 e eu já emiti vários CDC por ela.

Percebi que no evento onComandaECFAbreVinculado do ACBrTED, o valor do parâmetro COO está errado.

Na depuração, em etapa anterior, aparece erro "COO não encontrado", clico em OK e a exeecução prossegue.

Quando chega no evento onComandaECFAbreVinculado checo os valores dos parâmetros deste deste evento.

A variável IndiceECF está correta, o valor também. Mas, o valor de COO está diferente.

 

O COO do cupom fiscal é 000472 e o valor desta variável (COO) é 040532.

 

A venda que fiz foi:

Valor: 13,50

FPG: 04

TEF: CliSiTef - Cartão Crédito à vista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Vou copiar o que escrevi no tópico anterior....

 

 

Experimente com o Demo do TEFD...

Copie aqui os trechos de LOG do ACBrECF e ACBrTEFD

Provavelmente há algo errado no seu código programado no evento: OnComandaECFAbreVinculado

 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3980 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.