Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Erro 500 - Network Subsystem Unusable de forma intermitente nos servidores do RS


Carlson Weber
Ver Solução Respondido por Carlson Weber,
  • Este tópico foi criado há 161 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Estou usando o AcbrLib com o Java em uma estrutura utilizando servidores Linux e o sistema rodando dentro do container Docker. Tudo funcionando muito bem no estado do Paraná há cerca de 6 meses.

Estou implantando meu sistema para um cliente do Rio Grande do Sul (em outro ambiente) e vi que meu sistema apresentava uma intermitência em qualquer situação envolvendo operações com Nota Fiscal Eletrônica modelo 55 no ambiente de Homologação (Consulta de status, emissão, cancelamento, etc). O interessante é que o erro acontece 1x sim , outra não. Então imaginei que fosse alguma manutenção do servidor de homologação do estado do RS e não me preocupei com isso. Nesse cliente, até hoje, só fizemos testes, somente notas em homologação, portanto.


Orientei o cliente a fechar a mensagem de erro e tentar enviar novamente pois a segunda ou terceira tentativa funciona.

Eis o erro

java.lang.Exception: WebService Consulta Status serviço:
Inativo ou Inoperante tente novamente.
Erro Interno: -2
Erro HTTP: 500
URL: https://hom.svc.fazenda.gov.br/NFeStatusServico4/NFeStatusServico4.asmx
Network subsystem is unusable

Hoje instalei o sistema em um cliente de SC que utiliza o SVRS (que é do RS) e nos deparamos com exatamente o mesmo problema, só que agora no ambiente de produção (não havíamos testado em produção no RS naquele outro cliente). Neste cliente o mesmo erro ocorre, de forma intermitente, em homologação e em produção.

Engraçado que esse problema não acontece no Windows (na minha máquina de desenvolvimento), somente no Linux. Já ajustei o SslType do Nfe para todos os tipos possiveis e, na pratica, só fuciona o All e o Tls1.2, ambos com essa intermitência. 

Meu ACBRLIb.ini está assim, no que interessa

[DFe]

SSLCryptLib=1
SSLHttpLib=3
SSLXmlSignLib=4

[NFe]

SSLType=5

Hoje, para tentar esgotar o problema, eu compilei a DLL do acbrlib com os ultimos fontes , atualizei o SSL da minha imagem do Docker para a versão 3 (estava na 1.1). Enfim, estou com tudo na versão mais nova possível do ACBR e o erro persiste: vez sim, vez não.

Vi que há uns 2 tópicos no fórum falando sobre problemas parecidos, mas nenhum mostrou uma solução para Linux. No mais, vi soluções envolvendo atualizar a dll do ssl mas também mencionando sempre a versão 1.1. Estou na versão 3.

 

Alguma boa alma consegue dar uma luz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Para dar um retorno sobre esse problema, tudo indica ser algo não relacionado com ACBR nem com openssl, mas sim com firewall.

Testei com o mesmo sistema em outros computadores e funcionou. Acionei o suporte do meu servidor e estou aguardando alguma resposta por parte deles pois testei em 3 máquinas diferentes que estão hospedadas com ele e nas 3 deu problema. Testei em 2 máquinas hospedadas na digital ocean e na minha maquina, as 3 funcionam. Todos os testes usando a mesma imagem do docker. Então, para documentar aqui esse retorno, o problema com quase total certeza não é do ACBR nem do OPENSSL.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 17/11/2023 at 11:15, Carlson Weber disse:

Para dar um retorno sobre esse problema, tudo indica ser algo não relacionado com ACBR nem com openssl, mas sim com firewall.

Testei com o mesmo sistema em outros computadores e funcionou. Acionei o suporte do meu servidor e estou aguardando alguma resposta por parte deles pois testei em 3 máquinas diferentes que estão hospedadas com ele e nas 3 deu problema. Testei em 2 máquinas hospedadas na digital ocean e na minha maquina, as 3 funcionam. Todos os testes usando a mesma imagem do docker. Então, para documentar aqui esse retorno, o problema com quase total certeza não é do ACBR nem do OPENSSL.

 

sim isso mesmo.

tem topicos no forum que explicam o que é e porque

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 161 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.