Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSe provedor PriMax


cleberhhp
Ver Solução Respondido por cleberhhp,

Recommended Posts

Bom dia.

Estou incluindo uma nova cidade para emissão da NFSe que utiliza o provedor PriMax. 

Fiz as alterações no arquivo ACBrNFSeXServicos.ini para associar a cidade ao provedor e tentei fazer o teste em ambiente de homologação, porém está dando o erro de CNPJ prestador inválido.

Gostaria de saber se alguém utiliza esse provedor e se ele está funcionando corretamente.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Renato.

Sim, segundo o pessoal já está habilitado para o envio no webservice para o cnpj do cliente. 

Passei a fazer o envio em modo de produção, e o erro mudou para Usuário ou senha não cadastrados. Também em contato com o pessoal, o usuário e senha informados no xml está correto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia,

Se puder dar mais informações como o nome da cidade, os endereços dos webservices e anexar os arquivos alterados e as mensagens de erro facilita para identificarmos algo

Consultor SAC ACBr

Alexandre de Paula
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administradores

Obrigado pela contribuição, em breve será validada para possível inclusão ao svn

TK-4882

Consultora SAC ACBr

Juliana Tamizou

Gerente de Projetos ACBr / Diretora de Marketing AFRAC
Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde!

Contribuição enviada ao SVN na Rev-31679.

Por favor, queira atualizar seus fontes, reinstalar o ACBr para realizar novos testes e reportar qualquer problema.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Boa tarde.

 

Após entrar em contato com o pessoal da PriMax (que não ajudaram quase com nada, diga-se de passagem) e muitos testes, finalmente consegui emitir a NFSe.

Precisei fazer algumas alterações, como segue:

 

Arquivo ACBrNFSeXServicos.ini -> precisou adicionar a url para consultar a NFSe pelo número do RPS;

Precisei ajustar a rotina de cancelamento para utilizar também o número do RPS ao invés do número da NFSe, pois o webservice tem como parâmetro o número de controle (que ao que tudo indica é gerado por eles ao enviar um RPS) ou o número do RPS que é enviado pelo contribuinte no número do RPS e o tipo de consulta para utilizar a segunda opção. 

Como verifiquei no componente ACBr, o provedor PriMax está utilizando as units do WebFisco. Nos meus testes, fiz as alterações direto na unit do WebFisco, para agilizar aqui pra mim. Agora que consegui validar o processo, como eu devo proceder para enviar para vocês o que eu alterei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 minuto atrás, cleberhhp disse:

Boa tarde.

 

Após entrar em contato com o pessoal da PriMax (que não ajudaram quase com nada, diga-se de passagem) e muitos testes, finalmente consegui emitir a NFSe.

Precisei fazer algumas alterações, como segue:

 

Arquivo ACBrNFSeXServicos.ini -> precisou adicionar a url para consultar a NFSe pelo número do RPS;

Precisei ajustar a rotina de cancelamento para utilizar também o número do RPS ao invés do número da NFSe, pois o webservice tem como parâmetro o número de controle (que ao que tudo indica é gerado por eles ao enviar um RPS) ou o número do RPS que é enviado pelo contribuinte no número do RPS e o tipo de consulta para utilizar a segunda opção. 

Como verifiquei no componente ACBr, o provedor PriMax está utilizando as units do WebFisco. Nos meus testes, fiz as alterações direto na unit do WebFisco, para agilizar aqui pra mim. Agora que consegui validar o processo, como eu devo proceder para enviar para vocês o que eu alterei?

Boa tarde!

Muito obrigado pela contribuição.

Por favor, pode anexar aqui no tópico mesmo os arquivos alterados para que possamos validar e disponibilizar no SVN.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Diego Foliene disse:

Boa tarde!

Muito obrigado pela contribuição.

Por favor, pode anexar aqui no tópico mesmo os arquivos alterados para que possamos validar e disponibilizar no SVN.

Boa tarde Diego

Segue em anexo os arquivos alterados.

Lembrando que para agilizar meus testes, a alteração feita na rotina de cancelamento foi feita diretamente na unit do provedor WebFisco, acredito que o mais correto seria criar o método na unit do provedor PriMax para não interferir caso o WebFisco esteja funcionando corretamente.

 

ACBrNFSeXServicos.ini WebFisco.Provider.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Obrigado pela contribuição, em breve será validada para possível inclusão ao svn #TK-4943

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Cleber,

Segundo o manual de cancelamento (em anexo) na tag <ctr> devemos informar o numero de controle a ser pesquisado.

LAYOUT WSCancela NFSe.pdf

Esse numero pode ser o numero da nota ou o numero do RPS.

No XML que é enviado para o webservice do provedor temos:

  NFSeNode.AppendChild(AddNode(tcStr, '#', 'ctr', 1, 8, 1,
                               NFSe.IdentificacaoRps.Numero, '', True, xAtrib));

Como você pode ver é gerado a tag <crt> com o numero do RPS (que no manual eles descrevem como sendo o Numero de Controle do Contribuinte)

Não tenho um manual que contenha o layout do XML da nota, mas segundo a unit WebFisco.LerXml temos:

    Numero := ObterConteudo(ANode.Childrens.FindAnyNs('nfenumero'), tcStr);

Entendo que a tag <nfenumero> seja o numero de controle da prefeitura, ou seja, o numero da nota.

Sendo assim, após o envio do RPS e este sendo processado com sucesso, através da consulta da NFSe por RPS (informando o numero do RPS) teremos o XML da nota que contem o numero da mesma.

O numero da nota devemos guardar para poder usar no cancelamento ou no consultar NFS-e por numero.

Dito tudo isso não vejo a necessidade de mudar o cancelamento para que o mesmo seja feito através do numero do RPS.

A não ser que o XML da nota retornado pela prefeitura não consta o numero da nota.

Você poderia verificar isso?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo,

Na verdade eu descobri meio que na tentativa e erro essa questão do cancelamento.

Falando com um contato que me passaram na PriMax, ele não respondia as minhas dúvidas de forma clara ou técnica, sendo bem honesto, ele só sabia me falar que o XML que o sistema tinha que gerar tinha que ficar igual ao XML de exemplo. Apenas para se ter uma idéia, por padrão, nossos cadastros não gravam informações com máscaras de edição, tipo telefone, cnpj, cpf, gravamos apenas os números. Ao tentar enviar a nota, estava dando um erro de CNPJ não cadastrado na prefeitura. Perguntei várias vezes e a única coisa que eles me respondiam era que o XML tinha que estar igual ao exemplo, então eu enviava o XML gerado e eles não eram capazes de dizer: olha na tag do CNPJ do Prestador, tem que ter a máscara e não apenas os números do CNPJ, caso contrário retorna o erro de CNPJ não cadastrado. E nem o layout possui muitas notas explicativas a esse respeito, tive que descobrir isso na marra mesmo.... 

O mesmo passou a acontecer quando eu tentava cancelar a nota. Retornava sempre a mesma mensagem de erro de "Número de controle não consta na base de dados" ou algo parecido. Eu verificava o XML e estava com o número da NFSe correto, e então eu percebi no XML retornado na consulta a tag <NfeControle id="780372"> e percebi que tinha esse número na impressão da nota pelo site da prefeitura, em um campo descrito como "Número de Controle". Procurei para ver se tinha algum lugar onde armazenava esse campo no componente. Como eu não encontrei, e também porque no caso o nosso sistema já gravamos o número do RPS, achei mais fácil mudar o método do cancelamento para utilizar pelo RPS, que é a segunda opção segundo o layout.

Conforme a imagem da impressão da Nota abaixo:

image.png.360d84e76377b9a8500ccf6d6287f6c6.png

Fiz a alteração para utilizar pelo número do RPS e deu certo, cancelou corretamente a nota. Daí inclusive eu falei no meu post que talvez o correto seria mudar na unit PriMax.Provider.pas para não correr o risco de mudar na WebFisco e passar a não funcionar para esse provedor, já que pode haver alguma diferente entre eles, mesmo usando o mesmo layout. Como eu estava com certa urgência, para agilizar eu tinha feito a alteração na unit WebFisco.Provider.pas, mas entendo que talvez o correto seria criar o método na PriMax.Provider

 

Espero ter ajudado e peço desculpas por me alongar muito na resposta, não sou muito bom em explicar por escrito.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Cleber,

Não precisa perdi desculpas pela sua postagem.

Pelo o que eu entendi Na tag <NfeControle> o valor do atributo Id é o numero de controle que devemos usar para cancelar ou o numero do RPS.

Acredito que você não tenha feito esse teste, ou seja, usar esse numero para cancelar a nota.

Não sei o que o pessoal esta fazendo para cancelar notas desse provedor e do WebFisco.

Modifiquei um pouco sua contribuição e enviei para o SVN.

Atualize todos os fontes de todas as pastas, reinstale o ACBr e veja como ficou a unit.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Obrigado por reportar.

Fechando. Para novas dúvidas, criar um novo tópico.

Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...