Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 436 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Alguém já se deparou com esse erro "Invalid parameter." ao adicionar o componente TACBrCTeDACTERFR no form ?

image.thumb.png.254f23620b7e8eb067e4d45c7fe610ed.png

O erro esta ocorrendo no:
Delphi 12.3 Professional
Estou usando o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8
Esta instalado a ultima versão ACBr;

• Consultores
Postado

Fast Report tem que ser a versão enterprise

senão falho a memoria está em 2025.1.7

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
Em 28/03/2025 at 15:26, Juliomar Marchetti disse:

Fast Report tem que ser a versão enterprise

senão falho a memoria está em 2025.1.7

Obrigado pelo retorno! O FastReport que adquiri é a versão completa, mas não leva o nome 'Enterprise'. Além disso, minha versão já está acima da 2025.1.7.
Há alguma funcionalidade específica da edição 'Enterprise' que seja necessária para o uso?

• Moderadores
Postado
31 minutos atrás, Marcelo Grando disse:

Obrigado pelo retorno! O FastReport que adquiri é a versão completa, mas não leva o nome 'Enterprise'. Além disso, minha versão já está acima da 2025.1.7.
Há alguma funcionalidade específica da edição 'Enterprise' que seja necessária para o uso?

Eu tenho a Standard e funciona bem. Se não me engano o diferencial da Enterprise é que vem com os fontes. A versão Embarcadero é que não é compatível por não ter suporte a scripts.

Tentei replicar o erro e não consegui, pode informar o passo a passo pra ocorrer o erro?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Consultores
Postado
35 minutos atrás, Marcelo Grando disse:

há tá então já te adianto ao instalar o ACBr não deixe marcado a opção deixar LIBXX pois ao compilar em release ou debug vai erro

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
2 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

há tá então já te adianto ao instalar o ACBr não deixe marcado a opção deixar LIBXX pois ao compilar em release ou debug vai erro

Já tinha o ACBr instalado com essa opção "Deixar somente a pasta LibXX no Library Path do Delphi" desmarcado.

Postado
3 horas atrás, BigWings disse:

Eu tenho a Standard e funciona bem. Se não me engano o diferencial da Enterprise é que vem com os fontes. A versão Embarcadero é que não é compatível por não ter suporte a scripts.

Tentei replicar o erro e não consegui, pode informar o passo a passo pra ocorrer o erro?

Eu adquiri o delphi 12  e tentei usar com o fastreport que vem junto no Delphi, ocorreu esse erro que reportei acima,
vi que a versão que vem junto com o Delphi não é completa, então adquiri a versão completa do Fastreport, 
desinstalei o fastreport que veio junto com o delphi e instalei o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8, reinstalei também o ABCr novamente. 
mas o erro continuou ocorrendo.

O erro ocorre ao abrir no Delphi 12 o form que já tinha os componentes adicionados (desenvolvido no delphi 2010), 
O mesmo erro ocorre ao adicionar o componente ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR em um form novo no Delphi 12.

OBS: estou tentando migrar o meu sistema do Delphi 2010 para o Delphi 12;

Tem essa propriedade no frxPDFExport que não existe mais no FastReport atual, mas esse componente abre normalmente ignorando o erro, 

Será que não seria isso que esta causando o erro no componente do ACBr, pelo que eu vi ele usa esse componente frxPDFExport nos componentes da ACBr citados acima. 

image.png.da0041097607af78fd77e5174235acf4.png  image.png.69974ae87e31b5fe1ee6468c27c1a1b2.png

O mesmo DataModule usando no Delphi 2010 e no Delphi 12, no Delphi 2012 ocorre o erro e não visualiza o componente. 

image.thumb.png.dacdc62ee314342608d2c9aa6850ef44.png

• Consultores
Postado
1 hora atrás, Marcelo Grando disse:

image.png.da0041097607af78fd77e5174235acf4.png  image.png.69974ae87e31b5fe1ee6468c27c1a1b2.png

isso daqui é do fast report. quer dizer que propriedades foram modificadas desde a versão que tu tinha para essa então para isso é ignorar os erros

mexer algum componente e salvar que ele vai ajustar esse é o erro acima

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, Marcelo Grando disse:

desinstalei o fastreport que veio junto com o delphi e instalei o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8, reinstalei também o ABCr novamente. 
mas o erro continuou ocorrendo.

Verifica o teu library path se por acaso não está apontando ainda para alguma pasta do Fast Report antigo.

Ou se tem .dcu/.dcp/.bpl da instalação antiga do FR em alguma das pastas do library path.

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado
10 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

isso daqui é do fast report. quer dizer que propriedades foram modificadas desde a versão que tu tinha para essa então para isso é ignorar os erros

mexer algum componente e salvar que ele vai ajustar esse é o erro acima

Pior que não, o mesmo erro ocorre ao adicionar o componente ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR em um form novo no Delphi 12.

Essa propriedade no frxPDFExport1.CheckboxAsShape que não existe mais no FastReport atual, mas esse componente abre normalmente ignorando o erro, 

o frxPDFExport1 permanece na tela, os demais que ocorre o erro de "invalid parameter" somem da tela e não permite recoloca-los.

image.png.0c0a2756f8a901757d85251dd40cc979.png

Esse erro ocorre em todas os componentes da ACBr ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR,

abrindo no form já existente e ignorando o erro, o componente some da tela e se for colocar manualmente ocorre o erro e não adiciona o componente, mesmo sendo em um form novo de um novo projeto.

image.png.85ffcb0165e1fcd06b5d856906b138bf.png

image.thumb.png.3f3fc2468af8ff74a59f907b946bde59.png

Será que por causa dessa propriedade frxPDFExport1.CheckboxAsShape que não existe mais no fastreport estaria causando o erro de invalid parameter nos componentes do ACBr ?

• Consultores
Postado
11 minutos atrás, Marcelo Grando disse:

Esse erro ocorre em todas os componentes da ACBr ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR,

mas não lembro de ter componente não visual no form.
até tenho aqui instalado no 12.3 e fast report 2025.17.1

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
29 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

mas não lembro de ter componente não visual no form.

Justamente, o componente não fica visual porque ocorre o erro, "invalid parameter".

Se for salvar o form, o Delphi pergunta se desejo remover a declaração do componente.

image.png.4aac6a02f68524945a31ee8ce8399f0a.png

Postado
1 hora atrás, BigWings disse:

Verifica o teu library path se por acaso não está apontando ainda para alguma pasta do Fast Report antigo.

Ou se tem .dcu/.dcp/.bpl da instalação antiga do FR em alguma das pastas do library path.

No library path, tem somente o apontamento para a nova instalação do FR.

image.png.ce9ea4230eb99b3ae50ee193996a3af8.png

dcu/.dcp/.bpl também não encontrei nada referente ao FR  versão Embarcadero.

Inclusive, depois que desinstalei essa versão, eu exclui a pasta aonde tinha instalado o FR versão Embarcadero e a

nova versão do FR instalei em uma pasta diferente, na verdade foi o próprio FR que solicitou o caminho da instalação.

Postado
11 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

lá da pasta Catalogy?

O FR versão Embarcadero tinha sido instalado dentro da pasta \OneDrive\Documentos\Embarcadero\Studio\23.0\CatalogRepository, depois que desinstalei ele, eu exclui a pasta do FR que estava dentro desta pasta \CatalogRepository

Agora o FR esta instalado dentro da pasta C:\Program Files (x86)\Embarcadero\Componentes\Fast Reports\VCL\2025.1.8\Sources

• Consultores
Postado

Acabei de abrir um projeto novo, colocar os componentes acima citados e compilar sem problema algum e depois inseri em um datamodule também para testar

sua situação tem relação com fontes do fast report antigo

e também alterações que não estão salvas ainda no dfm

faça um teste em criar um projeto novo e colocar esses componentes e salvar.

depois abre o dfm e olha que não tem essas propriedades que ele diz. e dai abre seu fonte e vai notar que estão lá no seu dfm. tu usa herança não usa de formulários?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
Em 28/03/2025 at 11:09, Marcelo Grando disse:

Alguém já se deparou com esse erro "Invalid parameter." ao adicionar o componente TACBrCTeDACTERFR no form ?

image.thumb.png.254f23620b7e8eb067e4d45c7fe610ed.png

O erro esta ocorrendo no:
Delphi 12.3 Professional
Estou usando o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8
Esta instalado a ultima versão ACBr;

15 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

faça um teste em criar um projeto novo e colocar esses componentes e salvar.

Após o meu projeto pronto não abrir, o primeiro teste que fiz foi tentar por o componente em um projeto novo ,

simplesmente ao pegar o componente da palette e jogar ele no form já ocorre o erro de "Invalid parameter" e não salva nada no dfm.

Postado
15 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

Acabei de abrir um projeto novo, colocar os componentes acima citados e compilar sem problema algum e depois inseri em um datamodule também para testar

A versão do FR que você tem, tem ainda a propriedade CheckboxAsShape no componente frxPDFExport ?

Caso não tenha, estou achando que é isso que esta causando o problema no ACBr pra mim,

o frxPDFExport  esta sendo usado nos componentes de impressão do ACBr e no caso, ao tentar criar o frxPDFExport,  a falta dessa propriedade "CheckboxAsShape" seria o  "Invalid parameter".

image.png.19a02eab7c6eb6ae8f2fc5a449f315a3.png  image.png.403cec88e05c9e67ef99325a9025d1fe.png

• Consultores
Postado

é algo que tu tem antigo do fast report ou algum plugin ou alterações no código mas não existe isso, veja

image.png

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Moderadores
Postado

Está com as duas versões do Delphi e do FR na mesma máquina?

Tentou alterar essa variável $(FRL) do library path para o caminho completo?

Equipe ACBr BigWings

Projeto ACBr

Postado
5 horas atrás, BigWings disse:

Está com as duas versões do Delphi e do FR na mesma máquina?

Sim, tenho instalado na mesma maquina

o Delphi 2010 com o FastReport versão 4.15.13 + ACBr  (esta funcionando normalmente)

o Delphi 12.3 com o FastReport VCL Reporting versão 2025.1.8 + ACBr

único problema que ocorreu foi esse "Invalid parameter" ao adicionar no form  qualquer um desses componentes:

ACBrCTeDACTEFR, ACBrMDFeDAMDFEFR, ACBrNFeDANFEFR, ACBrNFSeDANFSeFR e ACBrNFSeXDANFSeFR,

5 horas atrás, BigWings disse:

Tentou alterar essa variável $(FRL) do library path para o caminho completo?

Tentei alterar, mas continua com o mesmo problema;

image.thumb.png.b5f764c5d4fd9447d4bf3f141ea3fa09.png

Tentei executar o arquivo "apagarAcbr.bat" e reinstalar novamente o ACBr, mas também não adiantou.

Será que é porque tenho  2 versões do Delphi e do FR na mesma maquina ?

• Consultores
Postado

Então é isso.

olhe em enviroment variables a path.

ela deve ter caminho de ambos nos dois.

remova os caminhos do delphi 2010 dentro do 12

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
Em 01/04/2025 at 19:59, Juliomar Marchetti disse:

Então é isso.

olhe em enviroment variables a path.

ela deve ter caminho de ambos nos dois.

remova os caminhos do delphi 2010 dentro do 12

Realmente tinha caminhos referenciando o delphi 2010 dentro do path do enviroment variables, removi esses caminhos reiniciei a maquina mas mesmo assim o erro continua.

Depois, tentei desinstalar o FR e o ACBr nos 2 delphi, removi todos os path dentro dos delphi do FR e o ACBr, removi as bpl do ACBr manualmente e depois executei o arquivo apagarAcbr.bat, 
depois de tudo removido, reiniciei a maquina novamente, instalei o FR e o ACBr somente no delphi 12 e o erro continua,

estou pensando em  desinstalar os 2 delphi da maquina e instalar a princípio somente o delphi 12 com o FR e o ACBr, só que o meu medo agora é fazer isso e o erro continuar a acontecer.

• Consultores
Postado
18 minutos atrás, Marcelo Grando disse:

Realmente tinha caminhos referenciando o delphi 2010 dentro do path do enviroment variables, removi esses caminhos reiniciei a maquina mas mesmo assim o erro continua.

Depois, tentei desinstalar o FR e o ACBr nos 2 delphi, removi todos os path dentro dos delphi do FR e o ACBr, removi as bpl do ACBr manualmente e depois executei o arquivo apagarAcbr.bat, 
depois de tudo removido, reiniciei a maquina novamente, instalei o FR e o ACBr somente no delphi 12 e o erro continua,

estou pensando em  desinstalar os 2 delphi da maquina e instalar a princípio somente o delphi 12 com o FR e o ACBr, só que o meu medo agora é fazer isso e o erro continuar a acontecer.

Tem que lembrar de remover tudo da outra versão do fast report.

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
Em 04/04/2025 at 09:11, Juliomar Marchetti disse:

Tem que lembrar de remover tudo da outra versão do fast report.

Desinstalei a ACBr, FR, o Delphi 2010 e Delphi 12.3 e reinstalei somente o Delphi 12.3  com a FR e ACBr;

A principio resolveu o problema no  Delphi 12.3, agora esta funcionando os componentes da ACBr vinculados ao FR.

Muito obrigado pela ajuda!

• Este tópico foi criado há 436 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...