Jump to content

dev botao

Bloco 0 (Zero)

rbleonel
  • Este tópico foi criado há 4149 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Prezados Senhores,

Estou gerando o arquivo EFD PIS/COFINS e ao validar, apareceu a mensagem que o registro filho M200 e M600 são obrigatórios para o bloco 0 (zero).

Implementei o bloco M e os registros M200 e M600, porém, não é inserido nenhum registro para o M200 e M600. No arquivo gerado pelo ACBR, eles ficam assim:

|M001|1|
|M990|2|

Alguém sabe me dizer porque esses registros não são implementado dentro do arquivo para o bloco 0 (zero)?

Obrigado,

Rogério.

Prezados Senhores,

Estou gerando o arquivo EFD PIS/COFINS e ao validar, apareceu a mensagem que o registro filho M200 e M600 são obrigatórios para o bloco 0 (zero).

Implementei o bloco M e os registros M200 e M600, porém, não é inserido nenhum registro para o M200 e M600. No arquivo gerado pelo ACBR, eles ficam assim:

|M001|1|
|M990|2|

Alguém sabe me dizer porque esses registros não são implementado dentro do arquivo para o bloco 0 (zero)?

Obrigado,

Rogério.

Justamente pelo motivo de vc não esta definindo que o bloco M é sem dados

|M001|1|

deve ser

|M001|0|

Quando vc começar a preencher o bloco M, defina a propriedade IND_MOV := imComDados;

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil
Instagram: instagram.com/isaquepinheirooficialbr
Linkdin: https://www.linkedin.com/in/isaquepinheirooficialbr

Conheça o Projeto ORMBr Framework for Delphi - https://www.ormbr.com.br

Isaque,

Mas já estou fazendo isso. Veja como está o início do código:

With ACBrSPEDPisCofins1.Bloco_M Do
    With RegistroM001 Do Begin
     IND_MOV := imComDados;

...

Tomei esse cuidado, pois, sei que quando a propriedade IND_MOv := imSemDados, o componente não implementa nada.

Nesse caso, estou informando que é com dados.

"Debugando", está entrando corretamente em todas as propriedades e implementando os registros, porém, não implementa no arquivo TXT.

Estranho que os outros blocos e registros estão sendo implementados corretamente no TXT. Apenas o bloco M e filhos não estão.

Obrigado,

Rogério.

Isaque,

Mas já estou fazendo isso. Veja como está o início do código:

...

Tomei esse cuidado, pois, sei que quando a propriedade IND_MOv := imSemDados, o componente não implementa nada.

Nesse caso, estou informando que é com dados.

"Debugando", está entrando corretamente em todas as propriedades e implementando os registros, porém, não implementa no arquivo TXT.

Estranho que os outros blocos e registros estão sendo implementados corretamente no TXT. Apenas o bloco M e filhos não estão.

Obrigado,

Rogério.

No método "WriteRegistroM001" em ACBrSpedPisCofins.pas linha 1828 "if Bloco_M.RegistroM001.IND_MOV = imComDados then" add um break point e veja se chegando la o valor de IND_MOV, continua "imComDados"

Add o trecho do código, onde você cria o registro M200

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil

Isaque,

Não, o valor que está chegando é imSemDados.

Veja a imagem que está no anexo para entender melhor.

Abaixo está parte do código:

...

With RegistroM100New Do Begin
         COD_CRED          := '';

If MD.TbCadEmpresasSped.FieldByName('IndCredito_BLM_PISCOFINS').AsString = '0' then
          IND_CRED_ORI     := TACBrIndCredOri(0);

If MD.TbCadEmpresasSped.FieldByName('IndCredito_BLM_PISCOFINS').AsString = '1' then
          IND_CRED_ORI     := TACBrIndCredOri(1);

VL_BC_PIS         := MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat;
         ALIQ_PIS          := MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat;
         QUANT_BC_PIS      := 0;
         ALIQ_PIS_QUANT    := 0;
         VL_CRED           := 0;
         VL_AJUS_ACRES     := 0;
         VL_AJUS_REDUC     := 0;
         VL_CRED_DIF       := 0;
         VL_CRED_DISP      := 0;

If MD.TbCadEmpresasSped.FieldByName('IndOpUtilCredDispPer_BLM_PISCOFINS').AsString = '0' then
          IND_DESC_CRED    := TACBrIndDescCred(0);

If MD.TbCadEmpresasSped.FieldByName('IndOpUtilCredDispPer_BLM_PISCOFINS').AsString = '1' then
          IND_DESC_CRED    := TACBrIndDescCred(1);

VL_CRED_DESC      := 0;
         SLD_CRED          := 0;
        end;

With RegistroM200 Do Begin
         VL_TOT_CONT_NC_PER   := (MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat * MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat) / 100;
         VL_TOT_CRED_DESC     := 0;
         VL_TOT_CRED_DESC_ANT := 0;
         VL_TOT_CONT_NC_DEV   := (MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat * MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat) / 100;
         VL_RET_NC            := (MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat * MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat) / 100;
         VL_OUT_DED_NC        := 0;
         VL_CONT_NC_REC       := (MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat * MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat) / 100;
         VL_TOT_CONT_CUM_PER  := (MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat * MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat) / 100;
         VL_RET_CUM           := 0;
         VL_OUT_DED_CUM       := 0;
         VL_CONT_CUM_REC      := (MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat * MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat) / 100;
         VL_TOT_CONT_REC      := (MD.QyVendasItens.FieldByName('ValorTotalItem').AsFloat * MD.TbCadEmpresas.FieldByName('AliquotaPIS').AsFloat) / 100;
        end;

...

Obrigado,

Rogério.

Veja um esqueleto geral para olhar e vê se tem algo errado no seu código.

class procedure SPED_GeraBloco_M;
begin
   with SPEDPisCofins do
   begin
      //@@
      //  Preenchimento do BLOCO M
      with Bloco_M do
      begin
// NIVEL 1
         //@@
         // Registro M001 - ABERTURA DO BLOCO M
         with RegistroM001New do
         begin
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M100 - CRÉDITO DE PIS/PASEP RELATIVO AO PERÍODO
            with RegistroM100New do
            begin
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M105 - DETALHAMENTO DA BASE DE CALCULO DO CRÉDITO APURADO NO PERÍODO – PIS/PASEP
               with RegistroM105New do
               begin

end;
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M110 - AJUSTES DO CRÉDITO DE PIS/PASEP APURADO
               with RegistroM110New do
               begin

end;
            end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M200 - CONSOLIDAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP DO PERÍODO
            with RegistroM200New do
            begin
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M210 - DETALHAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP DO PERÍODO
               with RegistroM210New do
               begin
// NIVEL 4        //@@
                  // Registro M211 - SOCIEDADES COOPERATIVAS – COMPOSIÇÃO DA BASE DE CALCULO – PIS/PASEP
                  with RegistroM211New do
                  begin

end;
// NIVEL 4        //@@
                  // Registro M220 - AJUSTES DA CONTRIBUIÇÃO PARA O PIS/PASEP APURADA
                  with RegistroM220New do
                  begin

end;
// NIVEL 4        //@@
                  // Registro M230 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE DIFERIMENTO
                  with RegistroM230New do
                  begin

end;
               end;
            end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M300 - CONTRIBUIÇÃO DE PIS/PASEP DIFERIDA EM PERÍODOS ANTERIORES – VALORES A PAGAR NO PERÍODO
            with RegistroM300New do
            begin

end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M350 - PIS/PASEP – FOLHA DE SALÁRIOS
            with RegistroM350New do
            begin

end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M400 - RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO,
            //                 SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – PIS/PASEP
            with RegistroM400New do
            begin
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M410 - DETALHAMENTO DAS RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA
               //                 CONTRIBUIÇÃO, SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – PIS/PASEP
               with RegistroM410New do
               begin

end;
            end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M500 - CRÉDITO DE COFINS RELATIVO AO PERÍODO
            with RegistroM500New do
            begin
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M505 - DETALHAMENTO DA BASE DE CALCULO DO CRÉDITO APURADO NO PERÍODO – COFINS
               with RegistroM505New do
               begin

end;
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M510 - AJUSTES DO CRÉDITO DE COFINS APURADO
               with RegistroM510New do
               begin

end;
            end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M600 - CONSOLIDAÇÃO DA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEGURIDADE SOCIAL - COFINS DO PERÍODO
            with RegistroM600New do
            begin
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M610 - DETALHAMENTO DA CONTRIBUIÇÃO PARA A SEGURIDADE SOCIAL - COFINS DO PERÍODO
               with RegistroM610New do
               begin
// NIVEL 4        //@@
                  // Registro M611 - SOCIEDADES COOPERATIVAS – COMPOSIÇÃO DA BASE DE CALCULO – COFINS
                  with RegistroM611New do
                  begin

end;
// NIVEL 4        //@@
                  // Registro M620 - AJUSTES DA COFINS APURADA
                  with RegistroM620New do
                  begin

end;
// NIVEL 4        //@@
                  // Registro M630 - INFORMAÇÕES ADICIONAIS DE DIFERIMENTO
                  with RegistroM630New do
                  begin

end;
               end;
            end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M700 - COFINS DIFERIDA EM PERÍODOS ANTERIORES – VALORES A PAGAR NO PERÍODO
            with RegistroM700New do
            begin

end;
// NIVEL 2  //@@
            // Registro M800 - RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA CONTRIBUIÇÃO,
            //                 SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – COFINS
            with RegistroM800New do
            begin
// NIVEL 3     //@@
               // Registro M810 - DETALHAMENTO DAS RECEITAS ISENTAS, NÃO ALCANÇADAS PELA INCIDÊNCIA DA
               //                 CONTRIBUIÇÃO, SUJEITAS A ALÍQUOTA ZERO OU DE VENDAS COM SUSPENSÃO – COFINS
               with RegistroM810New do
               begin

end;
            end;
         end;
      end;
   end;
end;

--
Isaque Pinheiro
Aracruz/ES - Brasil

Isaque,

Fiz uma verificação bem cuidadosa e não encontrei diferenças na forma de montar o "esqueleto".

Também coloquei New para implementar um novo registro e mesmo assim não implementou.

No BLOCO 0 (zero), ao validar pelo validador da fazenda, está retornando erro, pois, REGISTRO FILHO OBRIGATÓRIO NÃO INFORMADO. Os registros são: M200 e M600.

Minha pergunta é:

Bem, estou implementando o bloco M dentro do bloco 0 (zero). Está correto?

Outra dúvida que apareceu, é que também estou implementando o bloco M fora do bloco 0. Está sendo implementado sem problemas, porém, ao valida-lo, está retornando: PREENCHIMENTO DO CAMPO OBRIGATÓRIO REGISTRO 0000.

Esses campos são: Nome, CNPJ, UF e etc da empresa emitente.

Porém, não estou conseguindo implementar o registro 0000 no bloco M conforme faço para os outros blocos.

Nos outros blocos faço da seguinte forma:

Exemplo é do bloco 1

With ACBrSPEDPisCofins1.Bloco_1 Do
    With Registro1001New Do Begin

// Dados da Empresa
     With Bloco_0.Registro0000New Do Begin
       COD_VER    := vlVersao201;

NOME    := MD.TbCadEmpresas.FieldByName('RazaoSocial').AsString;
      CNPJ    := LimpaCampos(MD.TbCadEmpresas.FieldByName('CNPJ').AsString);
      UF      := MD.TbCadEmpresas.FieldByName('Estado').AsString;
      COD_MUN := strTOint(MD.TbCadEmpresas.FieldByName('CodMunicipio').AsString);
      SUFRAMA := '';
     end;

...

Fui olha no exemplo, e para o bloco M não existe nenhuma implementação dos dados da empresa e o validador exige essas informação.

Ao abrir o arquivo do bloco M, o registro 0000 está da seguinte forma:

|0000|001|0|0||01122012|31122012||||0000000|000000000|00|0|

Ou seja, o componente implementa o registro 0000 no arquivo, porém, não sei como fazer.

Então, tenho agora duas dúvidas. São elas:

1°) Como implementar o bloco M no arquivo do bloco 0 (zero); e

2°) Como implementar o registro 0000 no bloco M.

Obrigado,

Rogério.

Juliomar,

Perfeito, eu também fiz separado!

Agora, como explica o validador da fazenda exigir o bloco M dentro do bloco 0 (zero)?

Eu mantive o bloco M totalmente separado e está funcionando quase que perfeito. Só não consigo implementar o registro 0000 no bloco M. O registro 0000 é a identificação da empresa emitente.

Obrigado,

Rogério.

• Moderadores

Após baixar seu arquivo entendi

ele quer os dados no bloco 0 que são necessários, você tem que pelo menos informar a linha com as informações do seu cliente 

essa linha abaixo precisa ser preenchida

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti

Projeto ACBr

telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png

Juliomar,

É justamente isso que venho dizendo!

Na verdade eu tenho 2 problemas com o bloco M. São eles:

1°) Como implementar o bloco M dentro do bloco 0 (zero)? Estou implementando o bloco M dentro do bloco zero e o arquivo é montado informando que o bloco M não possui dados, sendo que estou informando dados. Esse é o começo deste tópico.

Por que quero fazer isso? Ao validar o bloco zero, o validador retorna dizendo que o registro filho obrigatório não foi informado (M200 e M600)

Por causa disso, eu preciso implementar o bloco M dentro do arquivo do bloco zero. Só que ao fazer isso, o componente ACBRPISCOFINS está implementando o bloco M dentro do arquivo do bloco zero, sem dados. Acho que o componente está com algum bug!

É por isso que recorri ao forum para obter ajuda e o Isaque me fez algumas orientações, só que, infelizmente nenhuma delas surtiu efeito.

################################################################################################################################

2°) Como eu já tenho o bloco M montado e está criando o arquivo normalmente, separado do bloco zero, fui validar o arquivo e o validador retornou dizendo que os dados da empresa são obrigatórios no registro 0000. Porém, ao olhar o demo, lá também não tem uma explicação de como implementar o registro 0000 no bloco M, que é justamente essa primeira linha que você colocou ai que está toda zerada.

Essa é a primeira linha do arquivo referente ao registro 000:

################################################################################################################################

Como pode ver, eu tenho dois problemas, sendo que o segundo problema acabou ficando confuso aqui nesse tópico.

Seria melhor eu abrir outro tópico referente ao segundo problema ou podemos tratá-lo aqui mesmo?

Obrigado,

Rogério.

Senhores,

Fiz a atualização do pacote ACBR e reinstalei novamente no meu Delphi. Infelizmente não surtiu nenhum efeito!

Preciso implementar o Bloco M dentro do Bloco zero, porém, o componente gera o arquivo do bloco zero corretamente, só que, não implementa os dados do bloco M.

O outro problema é que preciso implementar o registro 0000 no bloco M e também não consigo fazer. Simplesmente não existe o registro 0000 para o bloco M. Veja como estou fazendo:

// Dados da Empresa
     With Bloco_M.Registro0000New Do

Alguém tem alguma idéia de como posso resolver esses problemas?

Obrigado,

Rogério.

Senhores,

Fiz a atualização do pacote ACBR e reinstalei novamente no meu Delphi. Infelizmente não surtiu nenhum efeito!

Preciso implementar o Bloco M dentro do Bloco zero, porém, o componente gera o arquivo do bloco zero corretamente, só que, não implementa os dados do bloco M.

O outro problema é que preciso implementar o registro 0000 no bloco M e também não consigo fazer. Simplesmente não existe o registro 0000 para o bloco M. Veja como estou fazendo:

// Dados da Empresa

Obrigado,

Rogério.

Rogério, boa noite.

O bloco M é separado do bloco 0, como o nosso amigo Juliomar disse, álias, todos os blocos são separados.

No Guia Prático EFD Versão 1.11 Dezembro/2012 (página 206) diz que "Os registros componentes dos Blocos "M" são escriturados na visão da Empresa, diferentemente dos registros informados nos blocos "A", "C"..... 

Você deve estar editando o arquivo que você esta gerando e esta constando várias informações do bloco "M", mas mesmo assim o PVA não esta importando e esta gerando o erro, bom, "tive este problema também".

Mas tem solução, no PVA, após a importação e validação vai ocorrer o erro do bloco M, neste caso pressione CTRL+M, neste momento será calculado a apuração automáticamente.

Porque o bloco M e o bloco de apuração, se você informou os outros blocos, o bloco M será preenchido automáticamente pelo PVA.

Após o teste, faça os comentários.

Espero ter ajudado.

Fábio Gabriel

Edited by FGGLUIZ

O arquivo que vc mandou esta todo em branco,

não tem nem os dados da empresa...

tem uma série de registros do bloco 0 que são obrigatórios...

e os outro blocos estão sem movimento também...logo não vai ter bloco M,

e o bloco M, são registros "totalizadores", eles devem ser agrupados,

não pode ter mais de um registro M100 com Código de Tipo de Crédito (campo que você nem esta informando) e alíquota iguais no arquivo. 

Isso vale para os demais registros do bloco M também.

...

Massao Aihara

Senhores,

// Dados da Empresa

Obrigado,

Rogério.

realmente não existe registro 0000 dentro do bloco M, esse registro é do bloco 0!!!

todo registro que começa com 0 é do bloco 0.

todo registro que começa com A é do bloco A.

todo registro que começa com C é do bloco C.

todo registro que começa com D é do bloco D.
todo registro que começa com F é do bloco F.
etc, etc ,etc...

faça como FGGLUIZ sugeriu, gera um arquivo normal sem o bloco M,
depois de importar clica no botão com engrenagens (CTRL+M),
que o próprio validador vai gerar o bloco M para você, com base nos outros registros.

Massao Aihara

Prezados senhores,

Agradeço à todos que de alguma forma me ajudou a resolver este problema.

Realmente, bastava pressionar CTRL + M que o PVA fez tudo o que precisava.

Em tempo eu preciso exclarecer esse problema aqui!

1°) Peço desculpas por ter poluido o grupo com uma questão nada a ver.

2°) Recorri ao grupo, pois, meu aplicativo gera o arquivo e envia para a contabilidade. A contabilidade, por sua vez, importou o arquivo para o PVA, que gerou a crítica e a contabilidade me disse que o arquivo que meu aplicativo gerou estava com problemas. Fui ver e realmente não importava devido falha na estrutura.

Foi ai que recorri ao grupo e no fim, a FALHA ESTÁ na contabilidade, que não sabe utilizar o PVA e simplesmente empurra o problema.

Quando eu fiz o teste aqui e deu tudo certo, entrei em contato com a contabilidade, expliquei como funciona e a resposta foi: - Ah!!! Não sabia que tinha que fazer isso nesse "programinha". Você poderia ter explicado antes.

E minha resposta foi: - Eu também não sei utilizar o PVA, porém, sou programador e não contabilista.

Bem, de qualquer forma, o problema já foi solucionado.

Fora isso, gostaria de uma informação dos senhores à respeito do Sped EFD.

Hoje, apenas 2 clientes estão utilizando o arquivo que meu aplicativo está gerando através do ACBR. Os demais clientes que também iriam utilizar, me disseram que a contabilidade não precisa de nenhum arquivo, além do XML. Eles estão gerando o arquivo para o EFD através do XML.

Além disso, conversando com alguns clientes sobre esse assunto, eles me disseram que a contabilidade disse que eu estou perdendo meu tempo gerando esses arquivos através do meu aplicativo.

Minha pergunta é: Estou mesmo perdendo meu tempo, tendo todo esse trabalho, e além disso eu vejo o pessoal aqui empenhado em criar um componente fantástico e no fim, estamos todos perdendo tempo?

Olha, eu tenho quase certeza que não estou perdendo tempo, porém, ainda não consegui entender como a contabilidade está gerando os arquivo para o EFD apenas com o XML.

Sempre soube que os arquivos EFD devem ser gerados pelo contribuinte e avaliado e transmitido pelo contabilista. Vários clientes que estavam no processo de gerar o EFD pelo meu aplicativo, pararam e tudo está nas mãos da contabilidade.

Por acaso isso está correto? Quais as possíveis consequencias da contabilidade gerar um arquivo "genérico" todo mês sem critérios para as compras e vendas?

Alguém poderia me esclarecer isso?

Obrigado,

Rogério.

Desde que no XML das notas tenha tudo que ele precise, não vejo problema...afinal é são as notas.

só não sei como estão gerando e transmitindo os dados, por que, pelo que eu me lembre, a entrega dos arquivos magnéticos é obrigatória.

Eles devem gerar os arquivos SPED's importando os XML's. É possível que exista algum programa que faça isso,

e esse programa pode estar utilizando o ACBr. =P

Mas eu prefiro que a minha aplicação tenha opção de gerar os arquivos direto por ela, não acho perca de tempo de jeito nenhum.

Massao Aihara

• 1 month later...
  • Este tópico foi criado há 4149 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.