Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 185 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membro Pro Verificado
Postado

Olá a todos,

Estou com um relatório onde o texto está avançando na hora de imprimir/salvar em PDF, mas na visualização do Fortes Report fica normal:

image.thumb.png.e9c239aaa6e26f0635050b847c0e85bd.png

Alguém já passou por esse problema?

Desde já agradeço a atenção

• Membro Pro Verificado
Postado
Em 23/10/2025 at 19:46, Juliomar Marchetti disse:

margens no componente?

Bom dia @Juliomar Marchetti...

Tudo bom?

Não entendi a pergunta... Quer saber o valor das margens no componente? Se sim o RLReport está com as margens 10 para o Bottom, Left, Right e Top, enquanto o RLDBMemo que está apresentando essa falha está com todas as margens configuradas para 3.

image.png.1e9ea5001742d2351610f8d8ac41389d.png

• Consultores
Postado

pode ser que seja só a questão do lado direito não está fixado para ficar proporcional

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membro Pro Verificado
Postado
8 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

pode ser que seja só a questão do lado direito não está fixado para ficar proporcional

Como eu poderia fixar então?

• 4 semanas depois ...
  • Consultores
Postado
Em 27/10/2025 at 09:58, bnobre disse:

Como eu poderia fixar então?

digo ancorar ao lado direito para que ao dimensionar ele não se mova e fique até ali

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membro Pro Verificado
Postado
Em 19/11/2025 at 00:25, Juliomar Marchetti disse:

digo ancorar ao lado direito para que ao dimensionar ele não se mova e fique até ali

Olá

Para ser sincero não vejo como essa dica poderia me ajudar, pois até onde eu sei a ancoragem funciona nos componentes desenhados em tela(janela) em relação ao container pai. Esse componente é usado em um relatório. Na hora da impressão também são aplicadas a ancoragem de componentes desenhados em tela(janela)? 

image.png.4e1f3dac0b971300ddbbad420352a855.png

De qualquer forma, tentei aplicar a ancoragem do lado direito no RLMemo que está gerando o problema, conforme a sua sugestão, porém sem sucesso.

Na hora de visualizar, tudo certo:

image.png.578b2b46c13f15220e0768385b17a047.png

Mas na hora de imprimir ou salvar de PDF, ele avança:

image.png.cf18728ad6a46f3956f064eeb359721f.png

• Membro Pro Verificado
Postado

Oi pessoal...

Eu pensei aqui, se esse problema acontece comigo, deve ter acontecido também no DANFE do componente NFe em Fortes Report, pois o desenho de um orçamento é similar ao de uma nota fiscal, basicamente um cabeçalho em cima, os itens no meio e um rodapé ao final.

Fui dar uma olhada aqui no código para ver se existe alguma tratativa especial em relação ao componente que desenha a descrição do produto, que é onde estou tendo problemas aqui no meu caso.

Na unit ACBrNFeDANFeRLRetrato, o referido componente é o rlmDescricao. Observei que no evento BeforePrint do componente do relatório é executado a procedure InicializarDados.

Dentro da procedure InicializarDados, dentre outros comandos, temos o seguinte:

rlmDescricao.Left := LinhaDescricao.Left + 2;
rlmDescricao.Width := (LinhaNCM.Left - LinhaDescricao.Left) - 24;

Bem, aqui claramente o autor se preocupou com a definição da posição e a largura do componente em tempo de execução.

Apliquei a mesma ideia aqui no meu código, em tempo de execução posicionei o meu componente descricao a esquerda baseado na linha vertical a esquerda. Também regulei a largura do mesmo em tempo de execução baseado nas linhas verticais a esquerda e direita. Ao fazer isso parei de ter o problema aqui nos meus testes iniciais:

image.thumb.png.885111ed6cfe707ebb9439ed5e3f7f85.png

Agora gostaria de perguntar ao AUTOR da unit ACBrNFeDANFeRLRetrato:

1 - Porque você fez essa tratativa? Você teve o mesmo problema que eu?

2 - Porque escolheu o valor 24 para regular a descrição?

Desde já agradeço a atenção

• Consultores
Postado

Tópico movido para a área do ACBr Pro, para que o SLA de respostas seja considerado

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

• Consultores
Postado

Boa tarde @bnobre,

Não cheguei a verificar o autor do relatório até pq ele já é presente nos fontes já tem um bom tempo...

Mas para entender o comportamento e possivelmente responder suas perguntas um bom teste seria remover as linhas e verificar como a impressão se comporta.

Pelo código me parece ser um ajuste de posicionamento mesmo de acordo com o conteúdo dos campos e a escolha dos valores deve ser dada pelo layout do relatório.

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

• Membro Pro Verificado
Postado
2 minutos atrás, Alexandre de Paula disse:

Boa tarde @bnobre,

Não cheguei a verificar o autor do relatório até pq ele já é presente nos fontes já tem um bom tempo...

Mas para entender o comportamento e possivelmente responder suas perguntas um bom teste seria remover as linhas e verificar como a impressão se comporta.

Pelo código me parece ser um ajuste de posicionamento mesmo de acordo com o conteúdo dos campos e a escolha dos valores deve ser dada pelo layout do relatório.

Olá meu amigo,

Obrigado pelo retorno. Que pena, se a pessoa responsável pelo código pudesse esclarecer seria mais efetivo.

Vou realizar o teste sugerido, para ver o que acontece SEM essas linhas de código.

• Membro Pro Verificado
Postado

É isso aí pessoal, sem o código de tratamento que eu citei dá o mesmo problema que acontece em meu relatório:

image.thumb.png.bf52853fedf70f7fa56dc462202dcf96.png

Portanto parece se tratar de um bug do Fortes Report, tanto que o autor teve que usar tais linha de código como "resolução", já que o componente simplesmente não respeita o posicionamento definido em modo Design.

Mas ainda assim resta uma dúvida: Porque o autor escolheu o valor 24 no cálculo da Width do memo de descrição?

• 2 semanas depois ...
  • Consultores
Postado

Boa tarde @bnobre,

Possivelmente o valor escolhido é o tamanho necessário para ajustar o deslocamento que você mesmo identificou nos testes.

Caso deseje podemos voltar o tópico para a área aberta se tiver interesse de ter um alcance maior da comunidade na discussão.

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos

• Membro Pro Verificado
Postado
1 hora atrás, Alexandre de Paula disse:

Boa tarde @bnobre,

Possivelmente o valor escolhido é o tamanho necessário para ajustar o deslocamento que você mesmo identificou nos testes.

Caso deseje podemos voltar o tópico para a área aberta se tiver interesse de ter um alcance maior da comunidade na discussão.

Boa tarde meu amigo,

Obrigado pelo retorno e provavelmente é pelo tamanho necessário...

Mas o grande X da questão é qual lógica foi usada baseada no tamanho para chegar nesse valor?

Eu apliquei esse mesmo código com os mesmos valores no meu relatório e ficou perfeito, porém o detalhe é que a largura do meu campo de descrição é diferente, mas deu certo... E eu não sei exatamente porque, já que não conheço a lógica do código em si.

O interessante é que essas linhas aparentemente banais simplesmente fazem toda a diferença para o DANFE do ACBr em Fortes não ficar totalmente bagunçado nos itens kkkkkkkkkkkkkkk...

Se não houver como responder essa questão pelo Pro, então tentemos no fórum aberto.

• Consultores
Postado

Tópico movido para área aberta para alcançar mais usuários.

image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos

• Este tópico foi criado há 185 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.