Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida no Preenchimento/Cálculo dos Campos de Devolução do Tributo (vDevTribUF, vDevTribMun, vDevTribCBS) no Grupo IBSCBS da NFSE (Reforma Tributária)

Ver Solução Respondido por BigWings,
  • Este tópico foi criado há 206 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá, pessoal do ACBr

Estou com uma dúvida crucial na implementação do grupo IBSCBS da NFSE, conforme a Nova Reforma Tributária (LC 214/2025).

O grupo possui três campos de valor de imposto devido (relacionados ao DIFAL - Diferencial de Alíquota):

1. IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.gIBSUF.vDevTribUF (Valor devido à UF)

2. IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.gIBSMun.vDevTribMun (Valor devido ao Município)

3. IBSCBS.valores.trib.gIBSCBS.gCBS.vDevTribCBS (Valor devido de CBS)

A minha dúvida é simples e prática:

1. O cálculo desses valores (vDevTribUF, etc.) é uma responsabilidade do meu software (que precisa usar a BC, alíquotas, e desonerações) ou eles devem ser preenchidos manualmente pelo usuário (como um valor já apurado por um sistema contábil, por exemplo)?

2. Existe alguma função ou rotina no ACBr que já faça ou ajude a fazer esse cálculo do DIFAL IBS/CBS, ou preciso implementar a fórmula completa de cálculo dentro do meu próprio sistema?

Não encontrei exemplos claros ou tópicos que detalhem a origem do valor desses campos. Agradeço muito qualquer orientação sobre o processo de preenchimento (cálculo vs. manual) e se o ACBr já fornece algum suporte para isso.

Obrigado!

• Moderadores
  • Solution
Postado

Os campos vDevTrib se referem a devolução de tributos (cashback) de IBS/CBS quando o destinatário da nota tinha créditos disponíveis e o emitente está abatendo esses créditos no valor devido da própria nota.

Vai ser usado em casos específicos como fatura de energia elétrica.

Não tem nada a ver com DIFAL, isso vai morrer junto com o ICMS no final de 2032.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• Este tópico foi criado há 206 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...