Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

ACBrNFSeX - IBSCBS - Onde informar a CST=410 para gera o XML da forma correta?

• Este tópico foi criado há 193 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Saudações a todos.

Peço a ajuda dos colegas, pois já venho quebrando a cabeça com isso a dias, e não encontro a solução.

Somos uma empresa de Jornais impressos, então temos imunidade constitucional a diversos tributos, inclusive os da reforma tributária (IBS/CBS).

Nossas notas fiscais são de SERVIÇO (NFS-e) e, apartir do dia 01/01/2026, a nossa prefeitura deixará de emitir notas e passará a adotar o emissor nacional.

Eu já consegui configurar e enviar com sucesso diversas notas, para o provedor nacional, utilizando o ACBrNFSeX, mas me deparei com um problema quando tentei adicionar a tag IBSCBS ao XML (obrigatórias a partir de 01/2026).

Como somos IMUNES, nosso CST=410, e o cClasTrib=410008. 

Só que o único lugar que encontrei para informar isso, foi em:

ACBrNFSeX1.IBSCBS.Valores.trib.gIBSCBS.CST           := TCSTIBSCBS.cst410; // Imunidade e não Incidência
      ACBrNFSeX1.IBSCBS.Valores.trib.gIBSCBS.cClassTrib := '410008';

Mas dessa forma o meu XML fica errado, porque o ACBr está levando as informações dentro do grupo gIBSCBS:

<IBSCBS>
            <finNFSe>0</finNFSe>
            <indFinal>1</indFinal>
            <cIndOp>100101</cIndOp>
            <indDest>0</indDest>
            <valores>
                <trib>
                    <gIBSCBS>
                        <CST>410</CST>
                        <cClassTrib>410008</cClassTrib>
                    </gIBSCBS>
                </trib>
            </valores>
</IBSCBS>

A forma correta que ele deveria gerar, seria assim:

<IBSCBS>
            <finNFSe>0</finNFSe>
            <indFinal>1</indFinal>
            <cIndOp>100101</cIndOp>
            <indDest>0</indDest>
            <valores>
                <trib>
                        <CST>410</CST>
                        <cClassTrib>410008</cClassTrib>
                </trib>
            </valores>
</IBSCBS>

Quando eu tento transmitir a nota para o provedor Nacional, utilizando a versão 1.01, se eu transmitir a nota com as tags da forma que é gerado no primeiro exemplo, depois de mais de 10 segundos (precisei aumentar muito o timeout para ter esse retorno), recebo a mensagem de erro "RNG9999 - Erro não catalogado".

Se eu remover o grupo IBSCBS do XML, não parametrizar mais ele, e transmitir a nota, ela é processada com sucesso, então o problema está relacionado a esse grupo, e acredito que a causa seja o grupo gIBSCBS, que não deveria ser gerado nesse caso.

Será que alguém pode me dar uma luz para elucidar esse problema? Pesquisei aqui no fórum que outra pessoa teve exatamente o mesmo problema, aí outro usuário postou apenas um print do XML dele sendo gerado da forma correta, e o post foi finalizado logo após isso, acreditando que o problema havia sido resolvido. Mas não foi dada nenhuma solução naquele post.

Atenciosamente,

Francis Lay L. Silva

• Consultores
Postado

Como tens os fontes. tentou modificar localmente removendo e tentando emitir como deseja?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Bom dia.

Aparentemente o problema era no ambiente nacional, produção restrita. Depois de 2 dias tentando, hoje tentei enviar novamente e as notas foram autorizadas, da forma que o ACBr gerou, não precisei alterar nada, deu tudo certo.

Podem finalizar esse ticket, por favor, e desculpe pelo transtorno.

Obrigado.

• Curtir 1
  • Este tópico foi criado há 193 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...