Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

OBRIGATORIEDADE de credenciamento das empresas desenvolvedoras de software para emissão de NF-e e NFC-e

• Este tópico foi criado há 185 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde a todos

Contador de meu cliente me mandou isto

Prezados,

boa tarde.

Informamos que foi publicada nesta data a PORTARIA SRE Nº 277/2025 - que estabelece a OBRIGATORIEDADE de credenciamento das empresas desenvolvedoras de software para emissão de NF-e e NFC-e e dá outras providências, para surtir efeitos a partir de 02/02/2026 - inteiro teor clic aqui

Favor verificar junto com as suas empresas desenvolvedoras de software. O credenciamento deverá ser realizado no sítio eletrônico da SEF, o qual será acessado por meio de certificado digital da empresa ou de sua conta gov.br.

A propósito, a citada Portaria determina que a emissão de NF-e e NFC-e é obrigatório o preenchimento do Grupo ZD, “Informações do Responsável Técnico”, com os dados do responsável pelo sistema utilizado, quando o contribuinte estiver classificado na CNAE 4731-8 – comércio varejista de combustíveis para veículos automotores.

O que seria isto exatamente?

Postado
14 horas atrás, johnbh3 disse:

Boa tarde a todos

Contador de meu cliente me mandou isto

Prezados,

boa tarde.

Informamos que foi publicada nesta data a PORTARIA SRE Nº 277/2025 - que estabelece a OBRIGATORIEDADE de credenciamento das empresas desenvolvedoras de software para emissão de NF-e e NFC-e e dá outras providências, para surtir efeitos a partir de 02/02/2026 - inteiro teor clic aqui

Favor verificar junto com as suas empresas desenvolvedoras de software. O credenciamento deverá ser realizado no sítio eletrônico da SEF, o qual será acessado por meio de certificado digital da empresa ou de sua conta gov.br.

A propósito, a citada Portaria determina que a emissão de NF-e e NFC-e é obrigatório o preenchimento do Grupo ZD, “Informações do Responsável Técnico”, com os dados do responsável pelo sistema utilizado, quando o contribuinte estiver classificado na CNAE 4731-8 – comércio varejista de combustíveis para veículos automotores.

O que seria isto exatamente?

Art. 2º – A empresa desenvolvedora de software para emissão de NF-e e NFC-e deverá credenciar-se junto à Secretaria de Estado de Fazenda – SEF, quando o sistema for utilizado por contribuinte classificado na CNAE 4731-8 – comércio varejista de combustíveis para veículos automotores.

Pegadinha para quem atende postos?

• Membros Pro
Postado

Ja que foi falado sobre o assunto, gostaria de saber de quem ja teve experiência em realizar o cadastro da Software House nos estados onde exigem esse cadastro. 
 Era só a empresa entrar no link e passar as informações como CNPJ, Razão Social?

E em relação ao responsável técnico, há exigência do responsável ter algum curso superior fora da área de informática, ou nem foi exigido algum curso superior?

Postado
2 horas atrás, castrocac disse:

Ja que foi falado sobre o assunto, gostaria de saber de quem ja teve experiência em realizar o cadastro da Software House nos estados onde exigem esse cadastro. 
 Era só a empresa entrar no link e passar as informações como CNPJ, Razão Social?

E em relação ao responsável técnico, há exigência do responsável ter algum curso superior fora da área de informática, ou nem foi exigido algum curso superior?

Eu sou mei e botei o cnpj de boa, aqui em mg para vc ativar nfe e nfce ja tinha cadastro com nome de aplicativo e ip.

• Membros Pro
Postado

bom dia Antonio, beleza?
  Então, esse cadastro meio que é sem controle, posso afirmar que com pelo menos 70%de meus clientes que ativaram a NFe/NFCe não foi necessária esse cadastro. Oque eu perguntei na verdade é sobre um cadastro da Sowtware House e o responsável técnico que vai ser obrigatório em MG, como foi p processo em outros estado onde é obrigatório.

Postado
Em 12/12/2025 at 08:17, castrocac disse:

bom dia Antonio, beleza?
  Então, esse cadastro meio que é sem controle, posso afirmar que com pelo menos 70%de meus clientes que ativaram a NFe/NFCe não foi necessária esse cadastro. Oque eu perguntei na verdade é sobre um cadastro da Sowtware House e o responsável técnico que vai ser obrigatório em MG, como foi p processo em outros estado onde é obrigatório.

Então, ate onde sei, é esse link só

https://portalsped.fazenda.mg.gov.br/spedmg/nfe/credenciamento/#:~:text=Para emissão da NF-e,/MG%2C conforme orientações acima.

• Membros Pro
Postado

boa tarde. esse é um credenciamento para que uma empresa possa vir a emitur uma nota fiscal eletronica. 
Eles deverão criar uma página para nós (Softhouse) realizar o cadastro e o nosso sistema ser liberado para emissãode NFe/NFCe)

• Este tópico foi criado há 185 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...