Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 179 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Consultores
Postado

Olá comunidade  image.png.c66a8e350a15080739793c08a9f4af!

Com a adesão cada vez maior dos municípios ao Padrão Nacional de emissão da NFS-e, é imprescindível realizar a adequação de seus softwares.

Parte desse processo envolve a homologação realizando o envio de notas no ambiente de testes.

Neste tópico vamos orientar como vocês podem realizar esses testes utilizando o componente nativo para Delphi/Lazarus, ACBrMonitorPLUS e ACBrLibNFSe.

Antes de prosseguir, é importante ressaltar que essas orientações são para testes com os municípios que aderiram ao padrão nacional como emissor. Para cidades que vão manter o provedor atual veja os este tópico

Para ilustração, vamos utilizar um caso bem interessante, o município de Coxim/MS cuja informação no arquivo ACBrNFSeXServicos.ini se encontra assim:

[5003306]
Nome=Coxim
UF=MS
Provedor=

Ao executar o programa exemplo, se selecionarmos este município e tentarmos salvar as configurações, devido o fato de não termos a informação de qual é o provedor que atende a este município, vamos receber a seguinte mensagem:

Captura de tela 2025-12-24 120142.jpg

Mas lembrem-se, nós queremos testar a emissão com o Padrão Nacional.

Para isso, vamos até a aba Geral:

Captura de tela 2025-12-24 120839.jpg

Observem que a configuração Layout da NFS-e está definida com o valor lnfsProvedor. Como queremos usar o padrão nacional, precisamos mudar ela.

Para isso temos duas opções:

Captura de tela 2025-12-24 121020.png

A opção lnfsPadraoNacionalv1 vai fazer com que o XML seja gerado e enviado com a identificação de versão 1.00. Nesta versão, o layout do padrão nacional não comporta os novos campos da reforma tributária.

Já a versão lnfsPadraoNacionalv101 vai fazer com que o XML seja gerado e enviado com a identificação de versão 1.01. Nesta versão o layout do padrão nacional comporta os novos campos da reforma tributária. É ele que vamos usar.

Eu selecionei a opção lnfsPadraoNacionalv101 e cliquei no botão "Salvar Configurações".

Via código nativo do ACBrNFSeX, usando Delphi ou Lazarus, isso é o equivalente a fazer:

//Últimas linhas da rotina que configura o componente.
ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.LayoutNFSE := TLayoutNFSe.lnfsPadraoNacionalv101;
ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.CodigoMunicipio := 5003306;

Via ACBrMonitorPLUS, isso é o equivalente a enviar os comandos NFSe.SetLayoutNFSe e NFSe.SetCodigoMunicipio.

NFSE.SetLayoutNFSe("2")
NFSE.SetCodigoMunicipio("5003306")

Via ACBrLibNFSe, isso é o equivalente a usar os métodos NFSE_ConfigGravarValor e NFSE_ConfigGravar.

NFSE_ConfigGravarValor("NFSe", "LayoutNFSe", "2")
NFSE_ConfigGravarValor("NFSe", "CodigoMunicipio", "5003306")
NFSE_ConfigGravar()

Vejam que a interface do meu programa exemplo mudou:

Captura de tela 2025-12-24 125322.png

Agora eu vou conferir se a cidade realmente aderiu ao padrão nacional para emissão ou não.

Para isso eu vou usar o botão "Convênio" da aba "Consultar Parâmetros Municipais".

Via código nativo para ACBrNFSeX, usando Delphi ou Lazarus, isso é equivalente a fazer:

ACBrNFSeX1.ConsultarParametros(pmConvenio);

Via ACBrMonitorPLUS, isso é o equivalente a enviar os comando NFSe.ConsultarParametrosNFSe:

NFSE.ConsultarParametrosNFSe("2")

Via ACBrLibNFSe, isso é o equivalente a utilizar o método NFSE_ConsultarParametros:

NFSE_ConsultarParametros(2,"",0,"")

Observem que no retorno que me foi devolvido consta a informação de que o município aderiu ao emissor nacional. Então eu posso realizar meus testes em homologação sem problemas.

Captura de tela 2025-12-24 125651.png

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Diego Folieni
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  Discord

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...