marcio_fuzaro Postado 2 Janeiro Postado 2 Janeiro Bom dia pessoal... Feliz ano novo a todos... Gostaria de saber se consigo enviar para a prefeitura de Presidente Prudente (SIMPLISS) o novo layout do IBS/CBS usando o padrao DPS do ambiente nacional... Desde 01/01/2026 eles nao aceitam mais o xml no padrao RPS antigo... agora somente usando o padrao DPS do ambiente nacional.. tentei mudar a opcao ACBrNFSeX1.Configuracoes.Geral.LayoutNFSe para lnfsPadraoNacionalv1 mas mesmo assim o componente gera no padrao RPS antigo.. Voce tem alguma dica de uma configuração que nao estou fazendo e por isso no componente nao gera o DPS do ambiente nacional? Segue abaixo os documentos que recebi da prefeitura usando o suporte do SIMPLISS. Pelo que entendi basta mudar o xml para DPS e enviar para o SIMPLISS... //Suporte Contribuinte - SIMPLISS [[email protected]] https://producaorestrita.simplissweb.com.br/swagger/index.html https://nfsenacional.issprudente.sp.gov.br/swagger/index.html NovoLayout2026.zip exemplonota.txt 1
marcio_fuzaro Postado 2 Janeiro Autor Postado 2 Janeiro Prezados estou fazendos alguns testes, fiz o seguinte: dentro do arquivo acbrnfsexservicos.ini troquei na marra a configuração da cidade de presidente prudente para o padrão nacional no provedor ficando o arquivo assim: [3541406] ; Atualizado em 17/08/2021 Nome=Presidente Prudente UF=SP Provedor=PadraoNacional --> aqui o correto seria SIMPLISS fiz só para testar.. ProRecepcionar=http://issprudente.sp.gov.br/ws_nfse/nfseservice.svc ProLinkURL=http://issprudente.sp.gov.br/ws_nfse/nfseservice.svc ai configurei o certificado digital da empresa pois o componente passou a exigir certificado... aqui um detalhe a prefeitura de presidente prudente nao exigi certificado digital... acho que isso ocorre devido a esta configuração que eu forcei a barra kkkkk e ai mandei enviar a nota de servico.... o componente gerou e validou o xml do DPS perfeitamente, estou anexando ele aqui caso queiram ver, mas a validação dele ocorreu perfeitamente.... ao enviar o xml percebi que ao invés de enviar para os endpoints do SIMPLISS o componente, acredito eu, enviou direto para o ambiente nacional... kkkk ai recebi este retorno... Erro gerado. Mensagem: O município emissor informado na DPS deve estar parametrizado para utilizar os emissores públicos nacionais, conforme parametrização do município no Sistema Nacional NFS-e. O município emissor informado na DPS deve estar parametrizado para utilizar os emissores públicos nacionais, conforme parametrização do município no Sistema Nacional NFS-e. Não foi retornado nenhuma NFSe. Acredito que para enviar o DPS para o SIMPLISS de presidente prudente esteja faltando alguma configuraçao no componente que eu nao estou fazendo... aparentemente pelas mensagens esta quase tudo certo.... só nao sei como configurar o componente para enviar o DPS para o SIMPLISS pois ao que parece ele estas enviado direto para o ambiente nacional. Peço a gentileza de me indicarem onde posso configurar para o envio correto do DPS sem forçar as configuraçoes do arquivo ini como eu narrei. Desde já agradeço a todos. 000008706-nfse.xml
lucasbm Postado 2 Janeiro Postado 2 Janeiro Marcio, tudo certo? Existe agora o arquivo "ACBrNFSeXServicosRTC.ini" ele é responsável pelas novas informações. No código do sistema você pode colocar por exmplo: if (Now >= EncodeDate(2026, 1, 1)) then ACBrNFSeX.Configuracoes.Arquivos.IniServicos := ACBrNFSeXServicosRTC.ini; else ACBrNFSeX.Configuracoes.Arquivos.IniServicos := ''; Sei que hoje já é desnecessário, mas apenas para informar que no ACBrNFSeXServicosRTC.ini estou usando assim: [3541406] Nome=Presidente Prudente UF=SP Provedor=SimplISS ProRecepcionar=https://nfsenacional.issprudente.sp.gov.br Também estou parado no erro: O município emissor informado na DPS deve estar parametrizado para utilizar os emissores públicos nacionais, conforme parametrização do município no Sistema Nacional NFS-e. Tentei contato com a Simpliss mas não deu certo. 1
marcio_fuzaro Postado 2 Janeiro Autor Postado 2 Janeiro Valeu pela dica Lucas... vou configurar... agora a parte do erro "município emissor...." deve ser algum ajuste bobo que estamos passando desapercebido.....
lucasbm Postado 2 Janeiro Postado 2 Janeiro Também estou pensando nisso, mas não duvido nada ser uma configuração na Simpliss. Caso tivermos algum avanço vamos postar aqui
marcio_fuzaro Postado 5 Janeiro Autor Postado 5 Janeiro Combinado Lucas.. eu posto sim... ate agora estou parada no erro.. Estava olhando a prefeitura de Santo Anastacio/SP ela usa o provedor abaixo: [3547700] Nome=Santo Anastacio UF=SP Provedor=Fiorilli Versao=2.00 ProRecepcionar=http://186.233.125.85:8082/IssWeb-ejb/IssWebWS/IssWebWS ProLinkURL=http://186.233.125.85:8082/issweb/formGerarNF.jsf?nroNota=%NumeroNFSe%&codVerificacao=%CodVerif%&cnpj=%Cnpj%&hash=%ChaveAcesso% mesma situação da cidade de presidente prudente........
marcio_fuzaro Postado 6 Janeiro Autor Postado 6 Janeiro (editado) Boa Tarde Pessoal... Lucas ainda não entendi o que esta acontecendo com a prefeitura mas consegui enviar notas agora normalmente. Segues os passos que fiz.. 1-Atualizei o ACBR hoje pela manha. 2-Recompilei tudo. 3-segue os passos desse artigo no fórum: Quando tentei enviar usando o método: ACBrNFSeX1.Emitir(vNumLote, meUnitario); retorna um erro falando que o provedor não implementou o método e ao tentar acessar a url que esta dentro do arquivo ini: ProRecepcionar=https://nfsenacional.issprudente.sp.gov.br, a url não existe.... deve ser por isso que retorna o erro. Ai eu mudei de meUnitario para meAutomatico e passou a enviar normalmente as notas... Espero que ajude vc... pra mim aqui esta funcionando... mesmo não entendendo o que esta acontecendo.... Editado 6 Janeiro por marcio_fuzaro erros de grafia
Membros Pro FI_Sistemas Postado 6 Janeiro Membros Pro Postado 6 Janeiro Estou tentando enviar em homologação a NFSe para a Prefeitura de Presidente Prudente porém ao enviar está retornando isso no programa de Exemplo do ACBrNFSeX_Exemplo: Versão OpenSSL OpenSSL 1.1.1j 16 Feb 2021 01.01.01.0AF C:\Componentes\ProjetosACBR\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\libcrypto-1_1.dll C:\Componentes\ProjetosACBR\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\libssl-1_1.dll ------------------------------ Requisição Ambiente : 2 - Homologação Cidade : Presidente Prudente/SP Provedor : SimplISS Versão: 1.01 Data/Hora: 06/01/2026 15:15:25 Método Executado: Gerar NFSe Parâmetros de Envio Numero do Lote: 1580 Parâmetros de Retorno Data de Envio : 06/01/2026 Numero do Prot: Numero da Nota: Link : Código Verif. : Sucesso : False Erro(s): Código : EC0001 Mensagem: Erro. Correção: Verifique se todos os campos obrigatórios foram informados - Erro em ExecuteScalar --------- NFS-e Numero....: 1580 Cod. Verificacao: Prestador.......: Tomador.........: Nome do Tomador
lucasbm Postado 7 Janeiro Postado 7 Janeiro Bom dia pessoal, ontem de manhãzinha eu entrei em contato com eles e eles voltaram o sistema da forma anterior. No layout nacional nem emitindo a nota manualmente pelo site estava indo. Acredito que seja por isso @marcio_fuzaro que as notas estão indo. Ontem descobri uma configuração que estava passando errado e consegui enviar para outro provedor: ACBrNFSeX.Configuracoes.Geral.LayoutNFSe := lnfsProvedor; // só muda aqui caso seja MEI, caso contrário deixa Provedor ACBrNFSeX.Configuracoes.Geral.Versao := ve101; // atende a reforma tributária 15 horas atrás, FI_Sistemas disse: Estou tentando enviar em homologação a NFSe para a Prefeitura de Presidente Prudente porém ao enviar está retornando isso no programa de Exemplo do ACBrNFSeX_Exemplo: Versão OpenSSL OpenSSL 1.1.1j 16 Feb 2021 01.01.01.0AF C:\Componentes\ProjetosACBR\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\libcrypto-1_1.dll C:\Componentes\ProjetosACBR\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\libssl-1_1.dll ------------------------------ Requisição Ambiente : 2 - Homologação Cidade : Presidente Prudente/SP Provedor : SimplISS Versão: 1.01 Data/Hora: 06/01/2026 15:15:25 Método Executado: Gerar NFSe Parâmetros de Envio Numero do Lote: 1580 Parâmetros de Retorno Data de Envio : 06/01/2026 Numero do Prot: Numero da Nota: Link : Código Verif. : Sucesso : False Erro(s): Código : EC0001 Mensagem: Erro. Correção: Verifique se todos os campos obrigatórios foram informados - Erro em ExecuteScalar --------- NFS-e Numero....: 1580 Cod. Verificacao: Prestador.......: Tomador.........: Nome do Tomador Como está suas configurações? no ini
Membro Pro Verificado claudemirlima Postado 7 Janeiro Membro Pro Verificado Postado 7 Janeiro Bom dia Pessoal! Estou fazendo os testes aqui também com o SIMPLISS de Presidente Prudente e não está indo, ocorre o mesmo problema mencionado pelo @FI_Sistemas Tudo indica que é um erro de validação do lado deles, alguma informação que deveria ir mas o SIMPLISS não está enviando para o Nacional. Alguém tem sabe dizer o que pode ser ? Código : EC0001 Mensagem: Erro. Correção: Verifique se todos os campos obrigatórios foram informados - Erro em ExecuteScalar
marcio_fuzaro Postado 7 Janeiro Autor Postado 7 Janeiro Bom dia @claudemirlima Como o @lucasbm mencionou acima, a prefeitura de Presidente Prudente desativou os webservices novos do ambiente nacional.. Se vc consultar a url vai dar como não encontrada... com isso a prefeitura voltou ao ambiente antigo... se seu sistema já emitia nota, ele ira voltar a funcionar sem vc precisar fazer nada.. Consultando o departamento técnico da prefeitura, o David que é o responsável me passou que o SIMPLISS esta sincronizando automaticamente as notas do banco de dados da prefeitura com o ambiente nacional... entao mesmo mandando no padrao antigo o proprio SIMPLISS esta fazendo tudo pela retaguarda para mandar no padrao novo.... só não soube falar até quando vai ficar assim...
Membro Pro Verificado claudemirlima Postado 7 Janeiro Membro Pro Verificado Postado 7 Janeiro @marcio_fuzaro Obrigado por ter sido claro, de fato estava confuso quanto ao envio ao ambiente nacional... vamos aguardar e acompanhar os desdobramentos. Mais uma vez obrigado!
marcio_fuzaro Postado 7 Janeiro Autor Postado 7 Janeiro Disponha @claudemirlima Vamos combinar de se alguém ficar sabendo de algo novo, postamos aqui para todos ficarem cientes e assim juntos, facilitar o trabalho de se comunicar com a prefeitura de Presidente Prudente... a prefeitura esta judiando bastante de nós desenvolvedores este começo de ano.... 2
Membros Pro Rejane Myszka Postado 7 Janeiro Membros Pro Postado 7 Janeiro 9 horas atrás, claudemirlima disse: Bom dia Pessoal! Estou fazendo os testes aqui também com o SIMPLISS de Presidente Prudente e não está indo, ocorre o mesmo problema mencionado pelo @FI_Sistemas Tudo indica que é um erro de validação do lado deles, alguma informação que deveria ir mas o SIMPLISS não está enviando para o Nacional. Alguém tem sabe dizer o que pode ser ? Código : EC0001 Mensagem: Erro. Correção: Verifique se todos os campos obrigatórios foram informados - Erro em ExecuteScalar Olá! Eu tive o mesmo erro, mas quando alterei para: OptanteSN := osnOptanteMEEPP; Ocorreu este erro: Código : ECXXXX Mensagem: Informe uma alíquota do Simples Nacional. Correção: Este erro está em processo de validação interna e por isso ainda não possui um código está sujeito a mudanças.
elrond Postado 9 Janeiro Postado 9 Janeiro Bom dia pessoal, eu fiz alguns teste aqui em Homologacao de Prudente , e consegui emitir da seguinte forma "somente". OptanteSN := osnNaoOptante; OptanteSimplesNacional := snSim; ------------------------------ Versão OpenSSL OpenSSL 1.1.1j 16 Feb 2021 01.01.01.0AF C:\WINDOWS\SYSTEM32\libcrypto-1_1.dll C:\WINDOWS\SYSTEM32\libssl-1_1.dll ------------------------------ Requisição Ambiente : 2 - Homologação Cidade : Presidente Prudente/SP Provedor : SimplISS Versão: 1.01 Data/Hora: 09/01/2026 10:02:14 Método Executado: Gerar NFSe Parâmetros de Envio Numero do Lote: 12 Parâmetros de Retorno Data de Envio : 09/01/2026 Numero do Prot: Numero da Nota: 3 Link : NFS354140612xxxxxxxxxxxxxxx000000000000326015036802566 Código Verif. : Sucesso : True NFS-e Numero....: 3 --------------------------------------- Se altera para OptanteSN := osnOptanteMEI; OptanteSimplesNacional := snSim; Código : E0429 Mensagem: O ISSQN não pode ser objeto de redução de base de cálculo que resulte em carga tributária menor que a decorrente da aplicação da alíquota mínima de 2,0% do valor do serviço, exceto para os serviços a que se referem os subitens 7.02, 7.05 e 16.01 da lista anexa a LC 116/03. ---- ---------------------------------- Se altera para OptanteSN := osnOptanteMEEPP; OptanteSimplesNacional := snSim; Erro(s): Código : ECXXXX Mensagem: Informe uma alíquota do Simples Nacional. Correção: Este erro está em processo de validação interna e por isso ainda não possui um código está sujeito a mudanças.
elrond Postado 12 Janeiro Postado 12 Janeiro Em 07/01/2026 at 18:56, Rejane Myszka disse: Olá! Eu tive o mesmo erro, mas quando alterei para: OptanteSN := osnOptanteMEEPP; Ocorreu este erro: Código : ECXXXX Mensagem: Informe uma alíquota do Simples Nacional. Correção: Este erro está em processo de validação interna e por isso ainda não possui um código está sujeito a mudanças. no seu teste , adiciona esse campo colocando a aliquota do simples nacional ACBrNFSeX1.Servico.Valores.tribMun.pAliq :=
Membros Pro Rejane Myszka Postado 15 Janeiro Membros Pro Postado 15 Janeiro Em 12/01/2026 at 10:18, elrond disse: no seu teste , adiciona esse campo colocando a aliquota do simples nacional ACBrNFSeX1.Servico.Valores.tribMun.pAliq := Olá! Funcionou assim, consegui emitir. Obrigada pela dica. 1
elrond Postado 15 Janeiro Postado 15 Janeiro Agora estou na saga de emitir em modo de PRODUCAO , esta retornando Erro(s): Código : EC0001 Mensagem: Erro. Correção: Alguem conseguiu emitir em PRODUCAO ?
lucasbm Postado 16 Janeiro Postado 16 Janeiro Bom dia pessoal, eles reativaram o padrão nacional? Por aqui sigo mandando no formato antigo.
Membros Pro Rejane Myszka Postado 21 Janeiro Membros Pro Postado 21 Janeiro Em 15/01/2026 at 13:03, elrond disse: Agora estou na saga de emitir em modo de PRODUCAO , esta retornando Erro(s): Código : EC0001 Mensagem: Erro. Correção: Alguem conseguiu emitir em PRODUCAO ? Olá! Eu consegui enviar em produção, mas precisei alterar a URL no arquivo ACBrNFSeXServicosRTC.ini para ProRecepcionar=https://issprudente.sp.gov.br/nfsenacional
Consultores Juliomar Marchetti Postado 21 Janeiro Consultores Postado 21 Janeiro 8 horas atrás, Rejane Myszka disse: Olá! Eu consegui enviar em produção, mas precisei alterar a URL no arquivo ACBrNFSeXServicosRTC.ini para ProRecepcionar=https://issprudente.sp.gov.br/nfsenacional sugiro desconsiderar esse INI e deixar o que está já no componente. note que se atualizar ele foi removido do SVN e os endereços foram passados para o oficial Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
marcio_fuzaro Postado 22 Janeiro Autor Postado 22 Janeiro Bom dia pessoal... @lucasbm pelo que consegui levantar, não existe previsão para entrar em produção a versão nova do simpliss aqui em Presidente Prudente... prefeitura ainda trabalhando no padrão antigo, não sabem dar posição de quando irá entrar em produção... simplesmente pedem para ligar no simpliss, ou seja, lavam as mãos kkkkk, e no simpliss falam que estão ajustando e que irão avisar quando estiver tudo pronto.... ou seja fica sem uma resposta concreta... se aparecer algo novo posto aqui.... 1
Membros Pro [email protected] Postado 27 Janeiro Membros Pro Postado 27 Janeiro No meu da esse erro EC0001 quando alimenta o campo Servico.Valores.ValorDeducoes := 10.00; <vDedRed> <vDR>10.00</vDR> </vDedRed> Se deixar zerado ele consegue emitir em homologação.
marcio_fuzaro Postado 27 Janeiro Autor Postado 27 Janeiro Boa tarde @[email protected] Atualmente não tenho nenhum cliente em Prudente que tenha dedução mas ja tive no passado. No meu caso quando eu tive este mesmo problema foi um destes dois casos a solução... não sei se é o seu caso mas se ajudar fica a dica: 1- A base de cálculo tem que ser o Valor Total de Serviços - Valor de Deduções - Desconto Incondicionado. 2- Verifica a natureza da operação condiz com a dedução informada (nem todos os serviços permitem dedução). Neste segundo caso da uma verificada nesta lista aqui: TABELA I https://leismunicipais.com.br/codigo-tributario-presidente-prudente-sp Espero que ajude vc.
Recommended Posts