Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Acbrnfe - Danfe Com Lazreport


Juliomar Marchetti
  • Este tópico foi criado há 3627 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Boa tarde

Gostaria de saber se algum dos colegas do fórum começou a implementação do Danfe em LazReport

para utilizar no Lazarus e se possível disponibilizar para que possa dar continuidade e finalizar ele caso seja possível

 

Alguns que atualizaram o SVN nos 2 últimos dias devem ter notado que subiu os pacotes para usar com Lazarus o ACBrNFe e danfe em fortes report

por enquanto somente funciona com openssl, mas estou alterando para ver se consigo arrumar alguma solução para usar os dois modelos de certificados

caso alguém queira ajudar favor pode usar esse tópico para trocar informações.

também estou finalizando o Exemplo em Lazarus

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...

Olá Juliomar!

 

Bem, eu resolvi tentar instalar o componente (ACBrNFe) no lazarus (linux) apesar de que não vi nenhuma alusão sequer que poderia funcionar em um ambiente não windows.

 

Encontrei alguns erros de declarações de units específicas para windows e fui corrigindo... até que parei no arquivo ../Fontes/PCN2/pcnValidator.pas pois o mesmo chama a função winExec (até aí tudo bem, dá pra contornar)... mas nessa função ele passa como parâmetro o pcnValidator.exe.

 

Bom, confesso que não conheço bem os fontes do ACBrNFe nem do PCN2, mas parece que a rotina é a de validação do XML, logo é de suma importância. Portanto, não achei prudente simplesmente ignorar a função. Penso que será necessário termos um validador (executável) para linux que faça esse papel. Não sei se já existe ou se é difícil fazê-lo.

 

Enfim, gostaria de saber de vocês. Honestamente, vocês acham que é possível adaptarmos o componente ACBrNFe para linux sem ter que reescrevê-lo todo? Ou acham que o trabelho não compensa... seria demasiadamente custoso...?

 

Estou perguntando isso, pois tenho interesse sim em ajudar a portá-lo para lazarus (multiplataforma), mas como vocês conhecem muito bem o trabalho até aqui, acho que podem me dar uma opinião madura e sensata sobre essa labuta.

 

Ah! Entendi que o post era sobre o DANFE, mas como não consegui instalar sequer o ACBrNFe rsrs não cheguei a testar o componente sobre relatórios... (no linux). Tentei rapidinho no Lazarus (windows) compilou e instalou, porém ao adicionar o componte ACBrNFe em um projeto, encontrei erros e no momento não pude verificar mais profundamente. Mais uma vez não pude testar o Danfe.

 

Att.

 

Messias Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

messiashenrique

ainda não fiz a instalação no linux do ACBrNFe2, então não posso lhe precisar

mas estive olhando e não usamos o pcnValidator.exe, pelo menos não possui nenhum exe

então vou esperar um dos amigos que cuida do PCN se pronunciar para saber mais informações

mas eu acredito que  possa ser feito um {$IF para saber o SO e passar esse teste nos fontes

caso você consiga fazer para continuar a instalação e puder anexar a alteração ao tópico com certeza será analisado

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Igor!

 

Sim eu tentei instalar a versão que está na pasta "../Pacotes/Lazarus/ACBrNFe2" que, diga-se de passagem, é única. Acho que não o componente ACBrCapicom nem foi migrado pra Lazarus, não faz sentido. Com certeza é OpenSSL.

 

 

Boa tarde Juliomar!

 

É verdade não congegui achar o executável... rsrs. Bem, se ele realmente não for utilizado, acho que podemos ignorar essa parte.

 

Hoje a noite vou fazer os teste e posto o resultado aqui.

 

Att.

 

Messias Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal.

 

Eu simplesmente ignorei a a função winexec e fiz mais algumas alteraçõezinhas ( arespeito de declarações windows e etc...) em dois ou três arquivos e passou beleza... quer dizer compilou beleza.

 

5dj9cTd.png

 

 

Porém.... (sempre tem um porém)! Na hora de instalar o pacote, eis que

Wiw0Ite.png

 

Pelo que percebi (se não estiver enganado) o componente ACBrNFe faz uso de bibliotecas de terceiros (dlls). Acredito que o erro ocorre quando o Lazarus vai se recompilar ( ele é recriado todo vez que se instala um pacote) e chama uma dessa bibliotecas.

 

Resta agora saber (se for isso mesmo) se tem como contornar isso trocando por as dll's por .so's ou se não há essa alternativa.

 

Bom, vou ter que ir nessa, amanhã tento de novo.

 

Att.

 

Messias Henrique

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos!

 

Bem, ainda continuo na peleja de fazer funcionar o ACBrNFe2 no Linux (Lazarus).

 

Sobre o erro mostrado na figura acima (/usr/bin/ld: cannot find -lxmlsec) descobri como contornar.

 

Basta instalar a biblioteca libxmlsec1-openssl e depois fazer a linkagem para o nome espereado pelo acbr.

 

Porém, a partir daí aparecem inúmeros outros problemas.

 

Já comecei a investigar, mas se alguém já passou por esses problemas e puder ajudar...

 

Vejam os erros encontrados na recompilação da ide do Lazarus:

/usr/bin/ld: /home/messias/lazarus/components/acbr/Fontes/ACBrNFe2/lib/x86_64-linux/ACBrNFeUtil.o: undefined reference to symbol 'xmlSecFindNode'
/usr/bin/ld: note: 'xmlSecFindNode' is defined in DSO /usr/lib/libxmlsec1.so.1 so try adding it to the linker command line
/usr/lib/libxmlsec1.so.1: could not read symbols: Invalid operation
/home/messias/lazarus/ide/lazarus.pp(132,1) Error: Error while linking
/home/messias/lazarus/ide/lazarus.pp(132,1) Fatal: There were 1 errors compiling module, stopping

Não entendi muito bem a sugestão: "'xmlSecFindNode' is defined in DSO /usr/lib/libxmlsec1.so.1 so try adding it to the linker command line"

 

Alguma sugestão???

 

Eu li em alguns lugares que algumas pessoas também estavam tentando instalar o ACBrNFe2 no Lazarus / Linux.

 

Alguém tem notícias disso? Existe algum outro louco que está nessa peleja também?

 

Att.

 

Messias Henrique

Editado por messiashenrique
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Prezado Messias,

 

Também estou nesta peleja de tentar instalar o acbrnfe no lazarus linux mint lmde 64 bits, até agora sem sucesso. No lazarus para windows eu consegui e estu me virando por la.

Algum progresso desde o ultimo post?

 

Atenciosamente,

Pinheiro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Este tópico foi criado há 3627 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.