Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado

Saudações a todos.

O ramo de atividade principal da nossa empresa é comunicação, Jornal, TV e Rádios. No Jornal, nós emitimos a NFS-e padrão Nacional, e nas demais empresas a NFCom.

Vários clientes estão nos solicitando a inclusão das informações da agência de publicidade como intermediário do serviço, na NFS-e.

Já fiz todas as adequações no nosso sistema para transmitir essas informações para o servidor Nacional, e está funcionando perfeitamente.

ENTRETANTO, o problema está na geração do DANFE, pelo ACBr. Eu utilizo, no caso, o ACBrNFSeXDANFSeFR. Quanto comecei a enviar as notas com o intermediário informado, os DANFE`s que eram salvos na pasta de saída não continham essas informações, então peguei o arquivo .fr3 com o modelo do relatório, editei e acrescentei os campos do intermediário, tomando por base os mesmos campos do tomador do serviço.

Só que o relatório dava erro, porque no arquivo fonte ACBrNFSeXDANFSeFR.pas, o ACBr só estava adicionando ao  cdsIntermediario, o campo RazaoSocial, e mais nada, e aí todos os demais campos davam erro.

Eu já fiz a adequação no ACBrNFSeXDANFSeFR.pas, para adicionar todos os campos do intermediário, e já está funcionando.

Eu gostaria de compartilhar essas atualizações com vocês, para que no futuro, quando eu for atualizar o repositório, eu não precise fazer tudo novamente ou utilizar uma unit que pode ou não estar defasada.

Eu não tenho acesso a realizar commit no repositório. Será que alguém pode analisar e fazer isso? Estou enviando a unit corrigida em anexo.

Eu tenho também um arquivo .fr3 com os dados do intermediário incluídos, mas tem umas customizações específicas nossas que fiz no campo de observações. Se por acaso se interessarem por ele, posso remover só essa customização e enviá-lo apenas com as informações do intermediário acrescentadas.

Desde já agradeço.

Atenciosamente,

Francis Lay L. Silva.

ACBrNFSeXDANFSeFR.pas

• Consultores
Postado

é  o padrão nacional?

se sim agora tem manual para seguir .

ou o provedor tem manaul , pois lembrando documento fiscal cliente não define o que quer ele usa o que a lei define

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

É o padrão nacional sim.

Então o DANFE que o ACBr gera, não é mais válido? Eu uso o DANFE do Padrão nacional, localizado em acBr2\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\Report\DANFSeProvedorEL_ProvedorNacional.fr3

O motivo de eu ter corrigido o fonte do ACBrNFSeXDANFSeFR.pas é justamente porque o DANFE do Portal Nacional, exibe os dados completos do intermediário, e o DANFE do ACBr não exibia nem o nome dele, não tinha nem a seção específica para isso.

Como fazemos agora? Temos que baixar PDF por PDF direto do portal nacional? Como temos que comprovar veiculação das mídias, imprimimos os DANFEs e enviamos para o cliente junto com as comprovações, se tiver que baixar um a um agora, vai ser punk.

• Curtir 1
  • Consultores
Postado
10 horas atrás, Francis Silva disse:

im.

Então o DANFE que o ACBr gera, não é mais válido? Eu uso o DANFE do Padrão nacional, localizado em acBr2\Exemplos\ACBrDFe\ACBrNFSeX\Delphi\Report\DANFSeProvedorEL_ProvedorNacional.fr3

esse é do provedor Elotech 

existe o DANFSEPadraoNacional.fr3 que é o mais próximo, pois ele é baseado no que tem na emissão via site

e agora tem o manual da DANFSe padrão nacional com alguns ajustes

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado (editado)
1 hora atrás, Juliomar Marchetti disse:

esse é do provedor Elotech 

existe o DANFSEPadraoNacional.fr3 que é o mais próximo, pois ele é baseado no que tem na emissão via site

e agora tem o manual da DANFSe padrão nacional com alguns ajustes

Esse modelo DANFSEPadraoNacional.fr3 é recente? Porque não encontro ele no meu repositório.

Editado por Francis Silva
  • Consultores
Postado
3 horas atrás, Francis Silva disse:

Esse modelo DANFSEPadraoNacional.fr3 é recente? Porque não encontro ele no meu repositório.

está no repositorio correto do ACBr. lembrando é SVN não é GIT ou outro.
sim. faz umas semanas

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
Em 08/05/2026 at 14:46, Juliomar Marchetti disse:

está no repositorio correto do ACBr. lembrando é SVN não é GIT ou outro.
sim. faz umas semanas

Eu estava usando o release 44948, atualizei o repositório hoje e houveram muitas modificações na unit ACBrNFSeXDANFSeFR.pas desde o release que eu estava.

Essa unit é a BASE PARA QUALQUER MODELO do FastReport, independente de padrão ou não, é ela que mapeia todas as informações do XML para datasets, para que possam ser utilizados em relatórios do FastReport. Mesmo no release que baixei agora a tarde, o 46134, ainda não estão tratando as informações do intermediário nessa unit. Foram acrescentadas muitas outras informações, principalmente relacionadas a tributação, mas nada referente ao intermediário da nota, sendo que é uma informação que sai na DANFESe do portal nacional e que, pelo que entendi, em 07/2026 a API que gera essa DANFSe vai ser descontinuada, então precisaremos gerar exclusivamente pelo ACBr.

Em vista disso, atualizei a unit ACBrNFSeXDANFSeFR.pas mais recente, baixada do repositório, para que ela forneça as informações do intermediário, e estou disponibilizando agora em anexo, nessa mensagem.

Mexi EXCLUSIVAMENTE na parte de definição e atualização do cdsIntermediario, mais nada.

Atenciosamente,

Francis Lay L. Silva.

ACBrNFSeXDANFSeFR.pas

Postado

Boa noite.

Conclui todos os meus testes, e atualização do nosso sistema para o modelo de DANFENFSe que será o padrão nacional.

Para tanto, precisei realizar mais alguns pequenos ajustes na unit ACBrNFSeXDANFSeFR.pas, além das informações do Intermediário da nota.

No PDF em anexo, demonstro, através de comparação entre o DANFENFSe oficial do portal nacional, o DANFNFSe original do ACBr e o DANFNFSe com as minhas correções, e submeto tudo a análise de vocês. Acredito que essas alterações venham a contribuir um pouco com o projeto.

O DANFENFSeNacional.fr3 agora alterna corretamente entre a impressão das informações do intermediário do serviço, e a mensagem "INTERMEDIÁRIO DO SERVIÇO NÃO IDENTIFICADO NA NFS-e".

Para localizar os pontos onde alterei a unit  ACBrNFSeXDANFSeFR.pas, basta pesquisar por // Francis.Silva em 09/05/2026.

Grato.

ACBrNFSeXDANFSeFR.pas DANFENFSeNacional.fr3 Mudanças DANFENFSe_FR.pdf

• Curtir 1
  • Consultores
Postado

note que o danfe que fr3 que tem não faz referencia ao FScript

no seu caso tu colocou certo?

tentei deixar compatível com versões embarcadero, standard, prefessional que não tem isso.

consegue trabalhar sem usar ele no fr3

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
38 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

note que o danfe que fr3 que tem não faz referencia ao FScript

no seu caso tu colocou certo?

tentei deixar compatível com versões embarcadero, standard, prefessional que não tem isso.

consegue trabalhar sem usar ele no fr3

Eu coloquei, apenas para ativar/desativar a seção com as informações do intermediário. Se não utilizasse esse pequeno código no script, dentro do próprio FastReport, eu teria que localizar e fazer isso dentro da unit que chama esse relatório, e eu não sei se é a ACBrNFSeXDANFSeFR.pas ou tem mais alguma.

Mas o FastScript é nativo do FastReport, qualquer edição do Delphi com o FastReport, já vai ter o FastScript automaticamente.

Mas vou ver se consigo localizar onde fazer esse ajuste via código também.

Postado
1 hora atrás, Francis Silva disse:

Olá.

Pronto, removi o script de ativação/desativação da banda de impressão das informações do intermediário, de dentro do .fr3, e coloquei no ACBrNFSeXDANFSeFR.pas, dentro do BeforePrint do frxReport. Agora não temos nada dentro do fr3, além do layout do relatório.

Atenciosamente,

Francis Lay L. Silva.

ACBrNFSeXDANFSeFR.pas 76 kB · 0 downloads DANFSEPadraoNacional.fr3 74.92 kB · 0 downloads

Mas é bem estranho fazer esses ajustes específicos via código né? Porque a unit ACBrNFSeXDANFSeFR.pas  atende a TODOS os tipos de modelo do FastReport, independente do provedor, em algum momento o nome dos campos referenciados lá nessa unit, vão conflitar com campos de mesmo nome em outros arquivos fr3. Eu trataria essas particularidades de cada modelo dentro do próprio arquivo fr3, ficaria encapsulado com mais segurança, sem risco de interferir com outros modelos existentes ou futuros, além de não precisar recompilar todo o repositório cada vez que precisar fazer um ajuste simples no arquivo fr3, mudaria apenas ele.

Mas é apenas a minha opinião, ok ?

Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.