Boa noite Ítalo.
Não se preocupe, você está longe de ser "chato".
O problema do Brasil e dos brasileiros não é falta de Leis ou de Normas, o que falta é gente que se preocupe em cumprí-las.
No meu sistema, os usuários não tem como não enviar os arquivos por e-mail, deixei fixo e obrigatório.
Se o destinatário não tiver e-mail, mesmo assim um e-mail é enviado para o próprio emitente, para que ele "se lembre" que o cliente não tem e-mail cadastrado e conserte isto.
Por outro lado, na minha empresa, em algumas compras de hardware, em determiandos fornecedores, não recebo e-mail com XML, e tenho que ligar solicitando ao fornecedor. Aí enviam, mas na compra seguinte, ou seguinte da seguinte... nada de XML. Quando não recebo, nem estou mais perdendo tempo, envio a "manifestação do destinatário", confirmando a operação e baixo o XML, depois envio um e-mail "elogiando" o fornecedor, por ser tão prestativo e correto.
Não sei se só acontece comigo, mas tenho clientes que não entendem que DANFE não é NFe. Que tem receber e manter arquivo o XML por 5 anos, que é responsabilidade dele e não do contador, mas... parece que nem dão bola pro problema. Então, é só aguardar uma "diligência fiscal" para aplicar as multas, aí, quando doer no bolso, eles vão entender.
O problema é com as empresas pequenas, que não tem nem "departamentos". Uma transportadora pequena, que tem 1 ou 2 funcionários na área administrativa,
nem pensam em "incomodar" o cliente, solicitando o XML... vai que o cliente se "ofenda" e troque de transportadora ? Então digitam tudo, tomando 10 vezes mais tempo do que uma importação simples de XML.
Estou quebrando um galho recuperando o XML da receita, somente pra agilizar o trabalho do funcionário da transportadora, e enquanto isto, tentando convencer gregos e troianos a trabalharem direito.
Sinceramente, acho que as transportadora não deveriam ter os XMLs autorizados. Deveria haver uma consulta específica, somente com os dados pertinentes ao tranporte. Não gostaria de ver um simpatizante do Edward Snowden distribuindo cópias de notas dos meus clientes para os concorrentes.
Mas aí já é outra história.
[]´s
Edson.