Jump to content

dev botao

EFD - Registro 0005 - Campo FAX

Cezinha Anjos
  • Este tópico foi criado há 4663 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal!

Eu gerei um arquivo no PVA, fiz uma comparação com o ACBrEFD e encontrei uma pequena divergência no bloco 0.

É que o fone e o fax o PVA trata como uma string e o ACBrEFD está tratando como um número. Desta forma o ACBrEFD está preenchendo com zeros.

A mudança é bem simples. Basta tirar o parâmetro 10 de LFill (por exemplo LFill(FONE, 10)).

Mudei em apenas 4 lugares.

Tomei a liberdade de fazer a modificação e estou enviando o arquivo em anexo.

Agradeço se alguém com autonomia para tal puder avaliar as mudanças e fazer um merge no SVN.

ACBrEFDBloco_0_Class.pas

• Consultores

Olá,

Eu verifiquei isso, mas parece que o campo tem mesmo tamanho agora, veja a nota no Ato Cotepe 09/08

http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz ... 009_08.htm

Nova redação dada ao tamanho do campo NUM pelo Ato COTEPE/ICMS 46/10, efeitos a partir de 15.12.10.

Nº Campo Descrição Tipo Tam Dec

05 NUM Número do imóvel. C 010 -

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.

Olá Elton!

Na realidade o problema está no fato do ACBrEFD estar preenchendo com zeros. Como você citou, no manual descreve um campo do tipo "C" com 10.

Se você fizer um exemplo no PVA e exportá-lo para TXT você verá que o PVA não completa com zeros tal campo.

Gostaria de salientar que o campo que você descreveu eu não olhei. Os testes que eu fiz foram com os campos Fone e Fax. Mas pela sua lógica faz todo o sentido Fone e Fax não serem preenchidos com zeros, pois o campo "Num" que você descreveu é do tipo "C" e o ACBrEFD não o exporta preenchido por zero (veja a comparação das linhas 393 e 396 na unit em questão).

389:        Add( LFill('0005') +

390:            LFill(FANTASIA) +

391:             LFill(CEP, 8) +

392:             LFill(ENDERECO) +

393:             LFill(NUM) +

394:             LFill(COMPL) +

395:             LFill(BAIRRO) +

396:             LFill(FONE, 10) +

397:             LFill(FAX, 10) +

398:             LFill(EMAIL) ) ;

Obrigado por responder e continuo na torcida pelo merge.

Um grande abraço.

• Consultores

Olá,

Obrigado pela resposta. Desculpe ainda não ter feito a alteração, mas é que estou analisando aqui. Quando fiz o merge do seu arquivo com o atual no SVN acho que ele indicou diferença no campo NUM, foi daí que eu me confundi. Me desculpe :oops:

Mas então, agora que eu entendi melhor o que você quis dizer, fiquei com uma dúvida... o campo FONE e o campo FAX estão definidos com tamanho fixo de 10 Caracteres. Note que há um asterisco ao lado do tamanho do campo.

08 FONE Número do telefone. C 10* -

Agora veja o item 2.3.1 em especial a letra a):

2.3.1- Os campos com conteúdo numérico nos quais se faz necessário registrar números ou códigos de identificação (CNPJ, CPF, CEP, dentre outros) deverão seguir a regra de formação definida pelo respectivo órgão regulador. Estes campos deverão ser informados com todos os dígitos, inclusive os zeros (0) à esquerda. As máscaras (caracteres especiais de formatação, tais como: ".", "/", "-", etc) não devem ser informadas.

a) Os campos numéricos com tamanho definido e com “*” (asterisco) deverão conter exatamente a quantidade de caracteres indicada.”“.

Pelo que eu entendi: Se você preencher o campo com telefone completo digamos AA-BBBB-CCCC ficariam dez números preenchidos corretamente "|AABBBBCCCC|". Se você não colocar nada o componente deveria fazer como vazio "||". Mas se colocar parcialmente o número, omitindo por exemplo o DDD da localidade, o número ficaria preenchido com zeros. Exemplo: TEL := "1234-5678" ficaria "|0012345678|".

Me ajude a esclarecer, pois estou tentando dar uma mão ao Isaque mas não posso alterar nada sem ter certeza.

Obrigado pela paciência e boa disposição em ajudar. :)

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.

Olá Elton!

Fiz os seguintes testes:

1. Tentei cadastrar no PVA um fone com menos de 10 caracteres. Ele não permitiu. Parece que fones diferentes de 10 dígitos ele considera inválido.

2. Peguei um arquivo válido, mudei o fone dele na mão para ter menos de dez dígitos e tentei importar o PVA. A importação não passa. Diz que o fone é inválido.

3. Criei no PVA um registro com o fone em branco. Ele exporta em branco.

4. Criei no PVA um registro com fone somente com zeros. Ele exporta como zeros.

Minha conclusão:

Acho que o ACBr poderia tratar este campo como um texto (assim como está descrito no manual da EFD). Assim passamos a responsabilidade para o aplicativo usuário validar ou não o fone.

Aguardo considerações e agradeço a atenção.

• Consultores

Olá mais uma vez,

Eu fiz verificação em campos com definições parecidas (ex.: SUFRAMA do Bloco 0 Registro 0000) e notei que em todos os que eu verifiquei o componente estava fazendo como você sugeriu. Então vou fazer a alteração hoje mesmo. :)

EDIT: Alterado em Registro 0005 e Registro 0100.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

• Este tópico foi criado há 4663 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.