Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Ler Peso Balança Rodoviária Toledo


guilhermeurutun
  • Este tópico foi criado há 1940 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Normalmente essas balanças rodoviárias possuem um token para ser conectado no computador que permite a leitura da informação. Uma vez perdi um certo tempo nisso até descobrir esse detalhe do token, que no caso era ligado na serial.

Realmente, existe este token. Você sabe me dizer como posso ler o peso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na ocasião eu usei uma dll da própria balança, que no caso acho que era da filizola. Tem um dll chamada  pcscale.dll que tu fazes as chamadas da balança por ela, verificava se a balança está estável, retorna o peso, etc... Era bem fácil seu uso. Na toledo não sei te dizer se disponibilizam uma dll ou outra forma de acesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

tente com o Demo do fabricante primeiro... isso irá garantir que cabo, serial, etc estão OK...

 

Depois, use o Demo do ACBr, e já "brincando" com os parâmetros de serial...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Olá!

 

Estamos com uma situação semelhante aqui na empresa.

 

O cara colocou o carro dele sobre a balança e na "ultima resposta", no meio dos caracteres, apareceu o peso do carro dele, porém no peso deu 0,00 e na mensagem deu "Timeout...".

 

Os parâmetros são aqueles que colocamos no AcbrBalancaTeste mesmo, pois confirmamos no software da balança, com o fabricante e no software antigo, todos estão com esses parâmetros, mas o ACBr não lê peso.

 

Já passaram por algo semelhante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Também não consegui fazer essa leitura com o ACBrBal pois no retorno da balança rodoviária vem muito mais informações do que vem em balanças normais.

 

Como o tempo tá curto fiz a leitura através de outro componente serial mas pretendo assim que folgar aqui alterar o ACBrBal pra tratar isso.

 

Outra coisa é que para comandar a leitura do peso nessas balanças é necessário desabilitar o display da mesma, caso contrário ela fica enviando o peso o tempo todo "buferizado"  e complica bastante para filtrar as informações.

 

Desabilitando o display ela só envia o peso se comandar essa leitura.

 

Att.

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde!

 

Também não consegui fazer essa leitura com o ACBrBal pois no retorno da balança rodoviária vem muito mais informações do que vem em balanças normais.

 

Como o tempo tá curto fiz a leitura através de outro componente serial mas pretendo assim que folgar aqui alterar o ACBrBal pra tratar isso.

 

Outra coisa é que para comandar a leitura do peso nessas balanças é necessário desabilitar o display da mesma, caso contrário ela fica enviando o peso o tempo todo "buferizado"  e complica bastante para filtrar as informações.

 

Desabilitando o display ela só envia o peso se comandar essa leitura.

 

Att.

 

Nós até temos a DLL da Toledo, mas queríamos fazer tudo pelo ACBr mesmo, mas ta complicando assim.  :-|

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Um Projeto OpenSource é tão bom quanto a ajuda que ele recebe da sua comunidade...

 

Você espera apenas receber correções para o seu problema... não é esse o espírito da coisa...

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Tenho um cliente que adquiriu uma Balança Toledo 820 Digital MTX, e que também está retornando o peso zerado pelo ACBr.

 

Entrei em contato com a Toledo Brasil, que me informaram o seguinte:

 

 

A balança fornece sinais de saída em RS232 e o programador cria um programa para buscar os dados na COM do micro. Envio um arquivo que explica o protocolo e como deve ser a programação para a balança

Existem casos em que o cliente não quer ou não consegue fazer um programa para capturar o peso na COM do micro, neste caso, temos um produto chamado PCLINK, que é uma DLL e uma HardKey (a DLL só funciona com este componente de hardware conectado na porta USB do micro em que o programa está sendo executado). A DLL será utilizada no programa desenvolvido pelo cliente (possui exemplos em Delphi, Visual Basic e C#) ou pode ser gerado um arquivo texto.

 

Anexei ao post o manual do protocolo enviado.

 

Portanto, a DLL só é fornecida via comercialização. Interessante como muitas empresas ainda não enxergam o benefício de serem mais abertas a comunidade.

 

Irei pessoalmente nos próximos dias tentar resolver esse problema (o cliente é de outro município), mas decidi compartilhar para que eventualmente essas informações possam ajudar outros usuários que passem por aqui.

 

Aparentemente (olhando superficialmente o código), a solução é apenas modificar a rotina atual para contemplar um pacote de retorno, cujos dados possuem diferença de posicionamento, das informações que retornam da balança.

 

Att,

Protocolos de comunicação 9091-8530-8540.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

 

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

 

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

 

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

 

Qualquer dúvida estou a disposição,

 

 

ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

 

Alguém poderia informar qual o procedimento para contribuição de código como o que lancei acima?

 

Fiz também a implementação parcial  do protocolo para balança rodoviária da marca AFTS (apenas para uso com balança rodoviária), com indicador de pesagem BT2000/C:

 

http://www.balancasafts.com.br/bt2000c.html

 

Que estou enviando em anexo. O protocolo é bem simples, porém, como eu não tinha como testar seu uso com balança de precisão, implementei somente o uso com balança rodoviária.

 

 

Att,

 

 

 

ACBrBALAFTS.pas

ACBrBALAFTS.pas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Olá Pessoal,

 

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

 

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

 

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

 

Qualquer dúvida estou a disposição,

Boa tarde Dipold.

Chegou a fazer o teste com o display 9091?

Estou em contato com o suporte da Toledo e segundo eles a captura do peso nesse display funciona de duas maneiras.

Contínuo onde você recebe o peso constantemente sem envio de comando para solicitar o mesmo.

Ou por demanda onde você normalmente enviaria a solicitação (#5) e receberia peso.

Só que segundo o suporte da toledo nesse display não tem com fazer isso.

Para que o peso seja retornado é necessário pressionar um tecla no próprio display.

Por isso a dúvida se você fez o teste nesse modelo de display.

 

Att.

Editado por giulianon

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá giulianon,

 

Fiz o teste somente com a 8540. Você tem acesso a um display 9091 para testar?

 

Acredito que, caso esteja configurado para leitura contínua, o comando de solicitação (#5) seja ignorado pela interface do display, sem efeitos colaterais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá giulianon,

 

Fiz o teste somente com a 8540. Você tem acesso a um display 9091 para testar?

 

Acredito que, caso esteja configurado para leitura contínua, o comando de solicitação (#5) seja ignorado pela interface do display, sem efeitos colaterais.

 

Entendi.

 

Bom vou esperar o Daniel subir a sua alteração e depois posso fazer esse teste pra gente ter uma posição exata.

 

Valeu!

 

Att.

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Só pra deixar registrado, após a troca de alguns emails com a toledo a dúvida foi sanada.

 

Realmente essa balança quando equipada com o display 9091 permite a leitura de 2 maneiras:

 

1 - Sob demanda apenas com o pressionamento da tecla de pesagem NO DISPLAY. As configurações da serial para esse modo são: 

Velocidade: 4800

Databits: 7

Stopbits: 2

Paridade: Par (Even)

Controle de Fluxo: Nenhum

 

OBS: Esse modo foi o que eu testei e funciona perfeitamente.

 

2 - Contínuo. A balança envia o peso o tempo todo e deve ser monitorada para fazer a leitura. 

 

OBS: Esse modo eu não testei mas quando a alteração que o Dipold for pro svn posso testar.

 

Att.

Giuliano Naspolini Ribeiro

Automalog Consultoria e Sistemas Ltda

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Olá Pessoal,

 

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

 

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

 

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

 

Qualquer dúvida estou a disposição,

 

Amigo, poderia entrar em contato? [email protected], whatsapp 75-91364000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pessoal,

 

Conforme prometido, fiz a implementação da balança rodoviária Toledo.

 

Ao contrário do que imaginei inicialmente, o que determina o protocolo de comunicação é o Display, que por sua vez de comunica com a balança de fato. Atualmente há 03 tipos de Display, 9091, 8530 e 8540. A implementação que fiz vale para os 3, pois os protocolos são idênticos, conforme manual anexo no post anterior.

 

Com a comunicação direta pelo ACBr, não há necessidade da aquisição do HardKey, a não ser que haja necessidade de comunicação com o Display de forma mais avançada.  Este kit (DLL + HardKey) custa atualmente mais de R$ 3.000,00. 

 

Segue em anexo a unit. Não sei qual o procedimento para adicionar aos fontes do ACBr. Não me importo com os créditos, gostaria apenas de ver essa implementação aceita pelos moderadores.

 

Qualquer dúvida estou a disposição,

 

Boa noite, Dipold.

 

Estou pesquisando a forma de ler também os dados de um dislpay da Toledo com o protocolo P03. Lendo os posts percebi que você conseguiu fazer isso. Até baixei sua aplicação, mas gostaria de fazer uma pergunta. Se puder entrar em contato comigo, fico agradecio.

Email: [email protected]

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois ...

Boa tarde Valdir,

Por enquanto, infelizmente não.

Se o sistema de controle de versão do ACBr fosse Git/Github, haveria um Pull Request meu lá, e no mínimo, quem apreciasse a alteração poderia baixar e instalar o branch associado e eu não precisaria estar aqui comentando.. mas com SVN vai ter que esperar o moderador ter tempo...

Mas estamos usando a implementação que desenvolvi e até o momento está funcionando sem nenhum problema, tenta baixar o ACBrBALToledo9091_8530_8540.pas que disponibilizei em anexo mais acima e edite o arquivo ACBrBAL.pas para considerar esse modelo de balança.

Boa sorte!

1 hora atrás, Valdir Sola disse:

Boa tarde,

 

sabe dizer se a implementação da Toledo 8540 foi adicionado ao projeto oficial?

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1940 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.