Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Perda De Certificado


CucaBrasil
  • Este tópico foi criado há 3799 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde amigos,

 

Estou vivendo vez por outra uma situação incômoda.

Ontem um cliente ligou avisando que não conseguia autenticar uma NF-e, após o acesso remoto, verificamos que o token não estava conectado ao micro. Então o cliente fez a ligação e conseguiu utilizar normalmente.

Logo em seguida o mesmo cliente ligou relatando o mesmo problema, quando fomos olhar a chave do certificado havia sumido do cartão. Ou seja, o certificado estava inválido e o cliente teria que fazer outro.

Postei isso aqui em fevereiro e nossos colegas adminstradores informaram que as únicas formas de perda do certificado seria problema na USB ou alguém acessar o mesmo e fazer a deleção do registro.

O problema é que o cliente busca respostas e em todos os lugares que pesquisei, inclusive no suporte do Serasa e Certisign as respostas são as mesmas Porta, vírus, usuário, ou até mesmo o token.

 

De útima hora antes de enviar este post, um funcionário chegou e informou que na empresa do cliente, uma determinada funcionária acessa algumas redes socias e e-mails via IE. Após o uso a mesma, apaga o cache e o histórico de navegação e arquivos temporários. Imagino até que por ser usuário, ela deve sair apagando tudo que pode colocá-la em risco. Será que tem algo a ver ?

 

Por acaso alguém já passou situações assim e ou pode dar uma luz do que pode estar acontecendo ? Fiz várias pesquisas e não tive outro recurso senão recorrer aos companheiros.

 

 

 

Muito obrigado.

 

 

Wellington.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaix, isso ae é sinistro, ja tive esse problema com alguns clientes, mais não sei o que dizer, existem vários tópicos sobre este assunto no forum também, porém acredito que com certeza não tem nada a ver com o componente, queria saber também o motivo real de isso acontecer.

Ricardo Rodrigues
Analista Desenvolvedor  – Arapongas - PR
+[email protected]
(: (43) 99917-9907

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde amigos,

 

Estou vivendo vez por outra uma situação incômoda.

Ontem um cliente ligou avisando que não conseguia autenticar uma NF-e, após o acesso remoto, verificamos que o token não estava conectado ao micro. Então o cliente fez a ligação e conseguiu utilizar normalmente.

Logo em seguida o mesmo cliente ligou relatando o mesmo problema, quando fomos olhar a chave do certificado havia sumido do cartão. Ou seja, o certificado estava inválido e o cliente teria que fazer outro.

Postei isso aqui em fevereiro e nossos colegas adminstradores informaram que as únicas formas de perda do certificado seria problema na USB ou alguém acessar o mesmo e fazer a deleção do registro.

O problema é que o cliente busca respostas e em todos os lugares que pesquisei, inclusive no suporte do Serasa e Certisign as respostas são as mesmas Porta, vírus, usuário, ou até mesmo o token.

 

De útima hora antes de enviar este post, um funcionário chegou e informou que na empresa do cliente, uma determinada funcionária acessa algumas redes socias e e-mails via IE. Após o uso a mesma, apaga o cache e o histórico de navegação e arquivos temporários. Imagino até que por ser usuário, ela deve sair apagando tudo que pode colocá-la em risco. Será que tem algo a ver ?

 

Por acaso alguém já passou situações assim e ou pode dar uma luz do que pode estar acontecendo ? Fiz várias pesquisas e não tive outro recurso senão recorrer aos companheiros.

 

 

 

Muito obrigado.

 

 

Wellington.

Cuca

 

 

Fala pro seu cliente colocar a mão no bolso e adquirir um certificado A1, mesmo que este seja válido somente por 1 ano, ainda assim o custo benefício é maior, faça as contas e mostre a ele sobre o valore que ele paga no tokem válido por 3 anos e qto ele paga no A1 do Serpro(correios) e verá que além de vc poder instalar em toda e quaquer máquina do parque, pode reinstalar qtas vezes quiser, desde que vc tenha o back-up.

Vc faz todo o procesimentod e aquisição, baixa e instalçao num único dia pelo correios.

 

[]s,

Jorge Andrade

 

"Quem tem medo de perguntar, está fadado a eternizar-se na dúvida - [Jorge Andrade]";
 

"A soberba,  é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais - [Desconhecido";
 

"Aquele  que pesquisa antes de indagar, tem a grande chance de dirimir as suas dúvidas, fixar o aprendizado da pesquisa e evoluir para outros conhecimentos inesperados - [Jorge Andrade]";
 

"Os políticos e as fraldas devem ser trocados frequentemente e pela mesma razão - [Éça de Queiroz]".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros Ricardo e Jorge, realmente a situação é sinistra. Pesquisei por todos os lados e só as mesmas respostas. Não consegui uma direção ainda que possa ajudar a elucidade a questão. O problema é que o cliente fica cobrando dentro do direito dele o porque disso acontecer.

Com relação ao certificado A1 Jorge, para as outras empresas eu já havia feito essa indicação e é o que foi feito e  resolveu.

Mas somos profissionais, e como tal devemos esmiuçar pra saber de onde pode sair isso.

Um post interessante que me passaram depois que abri este, é o

 

 

Onde também não conseguiram uma solução.

É fato que isso incomoda e deixa o cliente desconfiado de nosso trabalho.

Gostaria de pedir aos amigos, que se juntassem para troca de experiência sobre essa questão.

 

Quem puder ajudar será muito bem vindo.

 

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuca, você já checou qual a versão do SafeSign que seu cliente está usando? Pergunto isso pois em 2 clientes nosso que estavam com uma versão antiga do administrador de token tiveram o cartão apagado, mas o problema foi do próprio safesign que apagou, só fui saber disso depois de entrar em contato com a Serasa, que aliás há algum tempo atrá até colocou um aviso no seu site: 

 

 

Atenção Se você já possui o software antigo instalado, caso apareça a mensagem “inicializar o token” não o faça, pois isso apagará o certificado, não sendo possível a sua recuperação. Neste caso, basta atualizar o software do cartão disponível abaixo. Essa mensagem é do próprio software antigo e aparece devido a sua versão estar desatualizada.

 

E sabe como é usuário né, vai clicando em Ok em tudo o que aparece na frente.

Não sei se é o caso do seu cliente, mas fica a dica.

Você pode conferir esse aviso diretamente no site da serasa:

http://serasa.certificadodigital.com.br/ajuda/instalacao/

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu demais meu caro SandroBerlarmino, ainda não verifiquei essa possibilidade pois o cliente já adquiriu o A1 por recomendação minha. Mas vou deixar o post mais uns dias em aberto pra ver se mais algum amigo se anima a fornecer sugestões e ou dicas que possam ajudar a todos.

 

Grande abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato isso é complicado de saber meu caro SandroBelarmino, pois como você disse, somente somos comunicados de problemas quando o mesmo se apresenta. Hoje pela manhã um amigo ligou e deu uma luz. Falou que possívelmente o ccleaner poderia estar causando essa situação pois o mesmo remove diversas chaves no Windows. Não o conheço, mas em dois clientes existe este programa instalado. Então, estamos fazendo algumas pesquisas para ver. Qualquer novidade com certeza estarei publicando para ajudar também a quem precisa.

 

Obrigado mais uma vez a todos e forte abraço.

 

 

Wellington.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato isso é complicado de saber meu caro SandroBelarmino, pois como você disse, somente somos comunicados de problemas quando o mesmo se apresenta. Hoje pela manhã um amigo ligou e deu uma luz. Falou que possívelmente o ccleaner poderia estar causando essa situação pois o mesmo remove diversas chaves no Windows. Não o conheço, mas em dois clientes existe este programa instalado. Então, estamos fazendo algumas pesquisas para ver. Qualquer novidade com certeza estarei publicando para ajudar também a quem precisa.

 

Obrigado mais uma vez a todos e forte abraço.

 

 

Wellington.

Olha, não acredito que seja esse o problema, por dois motivos:

1) uso o CCleaner também em várias máquinas de meus clientes e nunca aconteceu isso em nenhum deles;

2) o CCleaner remove chaves do registro do windows e não uma informação dentro do token ou do cartão de certificado. Ele poderia eliminar indevidamente uma chave que tivesse alguma relação com esses dispositivos, mas dai eles apenas não seriam mais reconhecidos pela maquina em questão e funcionariam em outra maquina ou até mesmo na própria máquina apos a reinstalação dos drivers.

Me corrijam se minha lógica está errada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não uso o ccleaner e coincidentemente observamos isso em dois clientes que tiveram o problema. A história que coloquei acima foi pega no site clube do hardware onde o técnico relatou essa relação com o ccleaner. O pessoal da Prática certificação até foi muito atencioso e ouviram meus argumentos de forma atenta, como também não teem uma explicação, ficaram de reportar o problema ao pessoal da Certisign pra ver se existe algo que possa ser feito, só sei que gerou uma dúvida muito grande e ainda estamos sem um norte a ser seguido. Já falaram até na questão do programa de inicialização do cartão ter sido acionado acidentalmente ou que na hora de acessar o cartão por algum motivo o mesmo não estava disponível e foi solicitada a inicialização, neste caso, o usuário colocou o cartão e confirmou, e o mesmo foi "formatado". Ou seja, tudo é possível, estamos atrás de problemas que podem levar a isso.

 

Continuamos na busca, qualquer coisa relato aos amigos.

 

Uma braço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3799 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.