Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Duvidas quanto a retornos


Maurício Sareto
  • Este tópico foi criado há 2979 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia galera, depois de muito bater a cabeça, consegui finalmente emitir as notas de Serviço.

Agora eu tenho algumas duvidas quanto aos retornos. Li praticamente todos os tópicos do fórum mas não achei nada que sanasse. Pois bem, no NFe temos algums retornos como status, motivo, protocolo e pelo que eu vi no NFse é um pouquinho diferente. Como eu faço para capturar o protocolo e saber se o NFCe foi aceito, rejeitado, denegado? no caso os códigos de retorno.

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Maurício,

Infelizmente as empresas que implementaram os web services para recepcionar as notas de serviço para as prefeituras não seguem um mesmo layout.

Algumas seguem a versão 1 do layout proposto pela ABRASF, outras seguem a versão 2, outras resolveram acrescentar ou remover algo desses layouts e por fim existem as empresas que não seguem nenhum dos dois.

Essas empresas chamamos de provedor, sendo assim os que seguem a versão 1 temos o seguinte:

Ao enviar o lote de RPS temos como resposta apenas o numero do protocolo que nada mais é o numero do recibo quando enviamos o lote de NF-e (fazendo uma comparação).

Depois temos que consultar a situação do lote, que nos retorna se o mesmo foi recebido, se ainda esta em processamento, se foi processado com erros ou se foi processado com sucesso ( Situação: 1, 2, 3 ou 4).

Caso a resposta seja 3 ou 4 devemos consultar o lote, se a situação for 3 será retornado a lista de erros, as rejeições, por outro lado se a situação for 4 teremos como resposta o XML da NFS-e.

Já os provedores que seguem a versão 2 do layout não existe a consulta a situação do lote, ou seja, o lote é enviado e depois realizamos a consulta ao lote.

Outra coisa, o componente possui 3 métodos de envio: Enviar, Gerar e EnviarSincrono.

Existem provedores que implementaram apenas um deles, por exemplo o Enviar, outros provedores implementaram o Enviar e o Gerar e outros implementaram os 3.

E para mostrar a falta de padronização tem provedor que simplesmente implementou o método Gerar e Cancelar.

Neste caso o envio tem que ser unitário, ou seja, só podemos enviar apenas um RPS por vez, e o retorno do Gerar, temos como resposta o XML da NFS-e caso o processamento tenha ocorrido com sucesso ou temos a lista de erros caso tenha ocorrido falhas.

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

No caso sugiro a pegar primeiro o manual da abrasf, depois pegar o do provedor da cidade que for usar então abrir o demo que tem na pasta exemplos e onde tem documentos com os processos !

mas já lhe adianto que não é nada igual a NF-e ou NFC-e!

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Juliomar Marchetti disse:

No caso sugiro a pegar primeiro o manual da abrasf, depois pegar o do provedor da cidade que for usar então abrir o demo que tem na pasta exemplos e onde tem documentos com os processos !

mas já lhe adianto que não é nada igual a NF-e ou NFC-e!

Sim eu vi que é bem diferente, só sitei o caso da NF-e/NFC-e para entenderem oque eu estava falando..

No caso eu uso o método gerar... Com esse método como eu faço para capturar o protocolo? Você saberia me informar?

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Maurício,

Já tentou desta forma:

sProtocolo := ACBrNFSe1.NotasFisicasis.Items[ x ].NFSe.Protocolo;

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, estou usando o código abaixo, mas o retorno esta vindo em branco...

DMAdm.ACBrNFSe1.Gerar(qNFSeID.Value);
      sArquivo:=DMAdm.ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NomeArq;
      DMAdm.ACBrNFSe1.NotasFiscais.Clear;
      DMAdm.ACBrNFSe1.NotasFiscais.LoadFromFile(sArquivo);
      if(DMAdm.ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Numero <> '') and
        (DMAdm.ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.CodigoVerificacao <> '')then
      begin
        ShowMessage(DMAdm.ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[0].NFSe.Protocolo);
	  end;

 

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Mauricio,

Para que você esta limpando o componente e carregando o XML da NFS-e novamente para simplesmente ler o numero da nota, o código de verificação e o numero do protocolo?

Sendo que você pode fazer isso logo após a execução do método Gerar.

Veja este exemplo:

 
<GerarNfseResposta xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd">
<NumeroLote>1</NumeroLote>
       <DataRecebimento>2016-02-12T15:27:39</DataRecebimento>
       <Protocolo>S11321504q16w043f41e04YT</Protocolo>
       <ListaNfse>
          <CompNfse>
             <Nfse xmlns="http://www.abrasf.org.br/nfse.xsd" versao="1.00">
 
       Se você limpa o componente e carrega o XML da NFS-e, temos apenas o conteúdo do grupo <CompNfse>, sendo assim não temos o numero do protocolo e data e hora de recebimento do lote.
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Italo Jurisato Junior disse:

Mauricio,

Para que você esta limpando o componente e carregando o XML da NFS-e novamente para simplesmente ler o numero da nota, o código de verificação e o numero do protocolo?

Sendo que você pode fazer isso logo após a execução do método Gerar.

O Demo faz exatamente a mesma coisa...

Tirei essas linhas e tentei ler o retorno do protocolo depois de gerar e agora esta retornando 0

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Maurício,

Por favor abra o XML: 204-lista-nfse-soap.xml

Este XML é exatamente o retorno do provedor sem nenhum tratamento feito pelo componente.

Procure pelas TAGs: NumeroLote, DataRecebimento e Protocolo.

Depois me diga, como o componente pode lhe retornar uma informação que o provedor não gera.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo Italo, quando eu li o manual do provedor eu não me ative a isso, realmente esta explicado no manual como segue trecho abaixo:

Item 2.5 do manual abaixo :

  • "Não será gerado número do protocolo, pois o envio e recepção do Lote será síncrono"

Feito um questionamento no provedor o mesmo me deu a seguinte explicação:

- Não há esta necessidade de um protocolo, pois somente efetuamos processamentos síncronos, e toda a transmissão tem um retorno automático online, da mesma forma que método
"GerarNfse", vc não necessita um protocolo para consulta posterior e verificação se o lote foi processado ou não.

Me desculpe novamente...
 

  • Curtir 1

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Maurício,

Você não tem o que desculpar.

O que eu quis lhe mostrar é a falta de padronização, pois alguns provedores retornam essa informação e outros não.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, agora eu fui analisar o Demo, e me chamou atenção um detalhe, quando faço a emissão de NFS-e pelo Demo ele mostra a situação... mas quando emito pelo meu sistema e tento capturar ela esta sempre em branco, tentei debuggar para ver onde o Demo captura o retorno da Situação, até encontrei mas não consegui entender como devo fazer.

Abri o XML de retorno e observei que no XML não retorna o campo situação. Então eu te pergunto, como o Demo faz para mostrar a situação?

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Maurício,

Segundo os seus XML em anexo você esta usando o método Gerar.

Como você viu, no retorno não existe também a TAG <Situacao>.

Agora no programa exemplo qual é o botão que você esta usando para enviar a nota para o Web Services?

Temos o [Gerar e enviar lote], [Gerar e enviar um RPS] e [Gerar e enviar lote - síncrono].

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Maurício,

Você tem certeza, pois através desse botão a unica informação que ele mostra após o envio é: o nome do arquivo onde o XML da NFS-e esta salvo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Mauricio,

Apenas uma correção:

Após consultar a situação do lote temos o retorno que a situação do mesmo é 4.

Isso significa que o lote foi processado com sucesso.

Se você executar o método ConsultarLote vai ter como resposta o XML da NFS-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, isso ai, mas eu quero saber como eu faço para capturar esse retorno... Depois que valido a NFS-e

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Maurício,

Acredito que você continua fazendo confusão.

A situação apresentada na imagem que você anexou, se refere ao retorno do método Consultar Situação do Lote.

Ele retorna: 1 = Lote não recebido, 2 = Lote em processamento, 3 = Lote processado com erro, 4 = Lote processado com sucesso.

E você consegue capturar essa informação da seguinte forma:

 ACBrNFSe1.ConsultarSituacao(sProtocolo);
 sSituacao := ACBrNFSe1.WebServices.ConsSitLoteRPS.Situacao;
 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, eu acho que na verdade não estou fazendo confusão acho que não estamos nos entendendo...

Eu estou enviando a NFSe conforme o exemplo. No exemplo apenas executa o GerarNFSe e não faz mais nada e tem-se o retorno como postei na imagem...No método que você me passou   ACBrNFSe1.ConsultarSituacao(sProtocolo); eu preciso informar o protocolo, mas o meu provedor não retorna, logo não tem como consultar pelo protocolo. Estou correto ou estou fazendo confusão?

EL Soluções em Informática

Desenvolvimento  e Suporte (ERP, NF-e, Sped Fiscal, EFD Contribuições, Emissor de Cupom Fiscal)
Ronda Alta - RS

(54)3364-1588
www.elinfo.com.br

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Mauricio,

Então tente após executar o Gerar o seguinte

sSituacao := ACBrNFSe1.NotasFiscais.Items[ 0 ] .NFSe.Situacao;

Em tempo: Atualize os seus fontes.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2979 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.