Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

ICMS Partilha MG


Rodrigo Guelf
  • Este tópico foi criado há 2780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Membros Pro

Olá pessoal!
Estou com um problema com o ICMS Partilha.

Tenho um cliente do estado de SP que esta vendendo para o estado de MG.
Ele vendeu para uma pessoa física, então quando tento emitir a nota fiscal calculando o ICMS normal, o sistema da a seguinte rejeição:
"A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual em operações interestaduais."

Ou seja, para ele calcular o ICMS normal ele deve ter I.E, no qual a pessoa física não tem.

Então eu coloco ele como não contribuinte de ICMS e não calculo o ICMS comum e calculo o ICMS Partilha(porque também não passa a nota fiscal sem calcular o ICMS partilha se ele for "Não Contribuinte")
Neste caso a nota fiscal, passa sem problema nenhum.

Vamos só reforçar.
Venda para pessoa física, não contribuinte de ICMS, não calculo o ICMS normal e calculo o ICMS partilha, a nota fiscal passa sem problemas.
Porem quando o caminhão chega na parreira de MG o fiscal multa o meu cliente porque ele não destacou o ICMS comum. 
(segundo o fiscal pelo numero do NCM o produto é tributado)

Então já tentei falar com contador da empresa para ele ver o que seria o correto, ele diz que tem que destacar o ICMS. porem o ICMS não passa porque o cliente não é contribuinte de ICMS.

Este mesmo cliente foi multado 2 vezes no mês no outubro.

 

Alguém já passou por este problema, sabe resolver?
Desde já agradeço a quem puder ajudar!
 

Att
Rodrigo Guelf
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
11 minutos atrás, Rodrigo Guelf disse:

Olá pessoal!
Estou com um problema com o ICMS Partilha.

Tenho um cliente do estado de SP que esta vendendo para o estado de MG.
Ele vendeu para uma pessoa física, então quando tento emitir a nota fiscal calculando o ICMS normal, o sistema da a seguinte rejeição:
"A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual em operações interestaduais."

Ou seja, para ele calcular o ICMS normal ele deve ter I.E, no qual a pessoa física não tem.

Então eu coloco ele como não contribuinte de ICMS e não calculo o ICMS comum e calculo o ICMS Partilha(porque também não passa a nota fiscal sem calcular o ICMS partilha se ele for "Não Contribuinte")
Neste caso a nota fiscal, passa sem problema nenhum.

Vamos só reforçar.
Venda para pessoa física, não contribuinte de ICMS, não calculo o ICMS normal e calculo o ICMS partilha, a nota fiscal passa sem problemas.
Porem quando o caminhão chega na parreira de MG o fiscal multa o meu cliente porque ele não destacou o ICMS comum. 
(segundo o fiscal pelo numero do NCM o produto é tributado)

Então já tentei falar com contador da empresa para ele ver o que seria o correto, ele diz que tem que destacar o ICMS. porem o ICMS não passa porque o cliente não é contribuinte de ICMS.

Este mesmo cliente foi multado 2 vezes no mês no outubro.

 

Alguém já passou por este problema, sabe resolver?
Desde já agradeço a quem puder ajudar!
 

Bom dia,

Não existe impedimento em calcular o ICMS normal para não contribuinte. Você estava recebendo rejeição por informar como Isento, que alguns estados não aceitam.

Informe como não contribuinte, calcule o ICMS normal e a partilha + FCP se houver.

Lembrando que a alíquota do ICMS normal interestadual é fixa, podendo ser 4% para importados, e 7% ou 12% para nacionais, dependendo do estado de origem e destino.

Confira a NT 2015/003 para detalhes.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros Pro

Amigo, boa tarde!

Acho que não me expressei direito.
Eu calculo o ICMS, porem quando tento enviar para MG e o cliente tem CPF ele não tem I.E, então da o erro de:
A SEFAZ do destinatário não permite Contribuinte Isento de Inscrição Estadual em operações interestaduais

Ou seja, eu estou calculando o ICMS porem o cliente não tem I.E
Neste caso eu tenho que falar que ele não é contribuinte de ICMS.

Agora eu te faço uma pergunta:
Mesmo eu falando que ele não é contribuinte de ICMS eu tenho que calcular o ICMS?

Att
Rodrigo Guelf
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
1 minuto atrás, Rodrigo Guelf disse:

Agora eu te faço uma pergunta:
Mesmo eu falando que ele não é contribuinte de ICMS eu tenho que calcular o ICMS?

Sim, sendo não contribuinte ele é consumidor final então se aplica a alíquota cheia do ICMS (ICMS Normal + ICMS DIFAL UF Destino + ICMS DIFAL UF Origem)

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2780 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...