Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Sugestão de criação de Pacote .deb


  • Este tópico foi criado há 2066 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Existe algum esforço para disponibilizar o monitor em formato .deb, testados de acordo com as últimas versões do Ubuntu? Eu não tenho conhecimento (ainda) sobre como criar .deb, mas poderia pesquisar e contribuir. Segui os passos de instalação no Ubuntu 18.04 mas não tive sucesso, portanto a sugestão é que seja criada um .deb com todas as dependências, links simbólicos e códigos necessários para a aplicação funcionar. Seriam mantidos pacotes para as versões recentes do ubuntu, sendo apenas necessário baixar e instalar o .deb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
Em 02/05/2018 at 22:16, Paulo242 disse:

Existe algum esforço para disponibilizar o monitor em formato .deb, testados de acordo com as últimas versões do Ubuntu?

Boa tarde, no momento não tem. Homologamos as versões liberadas no OpenSuse64. Mas há usuários que utilizam em outras versões como Ubuntu sem grandes adequações. Quais exatamente os erros que está ocorrendo? Geração de XML, Envio, Acesso ao ACBrMonitor?

 

Consultor SAC ACBr

José Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já dei direito total nas pastas, mas segue dando Access Violation ao gerar a NFe. José, você acredita que seja importante gerar .deb e talvez ,rpm para Linux? Cada distribuição e versão está funcionando de um jeito e ter de criar links simbólicos, instalar pacotes não é pra qualquer usuário, mesmo programador. Se estiverem dispostos a fazer e eu puder contribuir, me prontifico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Desculpe, mas não tenho nenhum conhecimento de como gerar um .DEB... e no momento isso não está nos nossos planos...

Os links simbólicos sempre serão um problema... pois cada distribuição usa uma nomenclatura diferente, para as Libs, então não vejo como um único instalador possa automatizar o processo para várias distribuições...

Na apresentação disponível nesse vídeo:

eu descrevo um passo a passo de como criar os principais Links simbólicos... Você poderia criar um Script de Pos instalação, que já faça essas tarefas, de acordo com o seu ambiente...

image.png

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, realmente um único instalador não atenderia todas as distribuições, assim como o atual não atende nenhum, no caso da DFe. Ao se criar um .deb para uma distribuição e versão, vocês poderiam atender essa plataforma por 5 anos, que é o tempo de suporte para versões LTS, no caso do Ubuntu. Um usuário mediano que for utilizar a plataforma, poderia escolher entre usar o Ubuntu ou OpenSuse sugerido por vocês e que já possui o .deb testado e estável para ambiente de produção sem ter de criar links simbólicos, achar versão certa, instalar e compilar pacotes. Eu entendo perfeitamente que não haja plano ou conhecimento para que se faça isso e respeito imensamente o trabalho que todos vocês tem feito, mas como está, é possível dizer que vocês não suportam a plataforma Linux para DFe. Não há um tutorial completo nem do OpenSuse pois apesar do manual e do vídeo estarem bem detalhados, um usuário mediado não sabe nem quais pacotes instalar nesta plataforma, pois os comandos não estão lá. Ao se criar um pacote .deb ou .rpm é possível indicar quais são suas dependências e já executar comandos criando estes links simbólicos específicos para aquela versão do linux. Eu tb não tenho conhecimento para criar .deb, apenas uma ideia de como funciona, mas se todas as informações do OpenSuse, que já funciona, estiverem reunidas em local único, com os nomes dos pacotes que vocês usaram, além da documentação que já existe, posso criar uma máquina virtual com ele, estudar o formato de pacotes dessa plataforma e criar uma versão inicial para avaliação de vocês. Este código poderia integrar os fontes do ACBr e ganhar suporte da comunidade. Ao terminarmos o OpenSuse, certamente aparecerão voluntários para nos auxiliar com as demais versões do Ubuntu.

Novamente Daniel, espero que compreenda a sugestão como positiva, pois estou olhando pelo lado do suporte completo à plataforma e o bom aproveitamento do projeto. Não pretendo com isso determinar as prioridades de vocês, mas contribuir de alguma forma. Se puder compartilhar todas as informações de instalação do OpenSuse, posso iniciar o trabalho e compartilhar os avanços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Eu particularmente não gosto de Debian e Ubuntu... então não tenho nenhum interesse em implementar isso.... mas como o ACBr é OpenSource, nada impede que outros usuários implementem...

Linux realmente não é para qualquer usuário... a Sw.House deve ter intimidade do Sistema Operacional, se deseja oferecer Linux como uma opção a seus clientes...

Cito como exemplo, nós da DJSystem... criamos uma distribuição Linux própria, baseada no OpenSuse. Nessa Distro, todas as Libs e Links simbólicos já estão resolvidos... 
Quando algum cliente nosso quer Linux.. oferecemos como única opção, a nossa Distro Linux, já customizada...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
6 minutos atrás, Paulo242 disse:

Daniel, essa distribuição Linux está disponível para download?

Não... é de uso interno da DJSystem e associados ao DJPDV...

Veja o Script em anexo, que desenvolvi para essa Distro... ele pode lhe ajudar na resolução automática das dependências...

#!/bin/bash
#
# Procura por bibliotecas, semelhantes a informada, se encontrar, 
#  cria um link simbólico para a mesma, com o nome esperado
#
# Exemplo: 
#    A Biblioteca do OpenSSL, é procurada pelos fontes da classe Synapse com o
# nome: "libssl.so", entretanto ela é instalada no Linux com o nome: 
# "libssl.so.1.0.0", devemos portanto, efetuar um Link simbólico para o nome 
# esperado, com o comando:
#          ln -s libssl.so.1.0.0  libssl.so
#
# A chamada desse script, conforme abaixo, resolve isso, procurando qual é a 
#  versão instalada no sistema, e criando o Link simbólico.
#
#   ./SymbolicLinkSolver.sh libssl.so
#  
# Use : para informar outras formas de possível apresentação da mesma biblioteca
# 
#   ./SymbolicLinkSolver.sh libxmlsec.so:libxmlsec1.so
#  
#
# Exit = 0 - Tudo OK, link Simbolico criado ou já existente
# Exit = 1 - Não executado como 'root'
# Exit = 2 - Parâmetros inválidos, ou -help
# Exit = 3 - Algumas bibliotecas não foram encontradas
# Exit = 4 - Erro na criação do Link Simbolico

 

SymbolicLinkSolver.sh

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Isso indica que a Lib associada está errada... ( não achou um método necessário dentro dela )

Configure para usar a LibXml2... como  Engine de assinatura de XML, ela tem bem menos dependências de Libs externas 

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Pelo que me lembro... o pessoal de Ubuntu, precisava baixar os fontes da LibXML2 e LibXMLSec, para compila-las no S.O.... pois a versão que vem no repositório não funciona... (provavelmente as Libs que eles distribuem no repositório, só são compatíveis com OpenSSL 1.1)

No OpenSuse, tudo foi resolvido com os pacotes padrões, do "Yast"

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, você pode por favor informar quais os nomes do pacotes a serem instalados no OpenSuse? Com eles instalados e o script que você compartilhou, creio que consigamos finalizar a questão. O OpenSuse que vocês usam é o LTS ou o rolling release?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o OpenSuse, achei os pacotes e instalei o monitor. COnsulta o serviço de primeira mas ao gerar a NFe:

*** Error in `./ACBrMonitor': munmap_chunk(): invalid pointer: 0x00007f16dfdc1be8 ***
======= Backtrace: =========
/lib64/libc.so.6(+0x721af)[0x7f16e8c5f1af]
/lib64/libc.so.6(+0x77706)[0x7f16e8c64706]
./ACBrMonitor[0x9b41f0]

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores
Em 12/05/2018 at 20:21, Paulo242 disse:

Instalei o OpenSuse, achei os pacotes e instalei o monitor. COnsulta o serviço de primeira mas ao gerar a NFe:

*** Error in `./ACBrMonitor': munmap_chunk(): invalid pointer: 0x00007f16dfdc1be8 ***
======= Backtrace: =========
/lib64/libc.so.6(+0x721af)[0x7f16e8c5f1af]
/lib64/libc.so.6(+0x77706)[0x7f16e8c64706]
./ACBrMonitor[0x9b41f0]

Esse erro não ocorre em nosso ambiente... usamos o Leap e o Tumbleweed... Talvez exista algum Link simbólico errado...

Em todo caso, usar a LibXML2 é o mais indicado... a dependência de Bibliotecas externas, fica bem menor...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...
Em 15/05/2018 at 12:33, Daniel Simoes disse:

Esse erro não ocorre em nosso ambiente... usamos o Leap e o Tumbleweed... Talvez exista algum Link simbólico errado...

Em todo caso, usar a LibXML2 é o mais indicado... a dependência de Bibliotecas externas, fica bem menor...

Desculpe reabrir a discussão, mas estou com alguns problemas no ambiente Linux devido a openssl. Hoje se você atualizar o OS a openssl muda de 1.0 para 1.1 e quebra a compatibilidade com o acbrnfe. Existe alguma forma de usar as duas versões no mesmo SO? Você já passou por esse problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

No momento, o ACBr apenas é compatível com a versão 1.0 do OpenSSL... você pode instalar ambas as versões no seu ambiente Linux... e fazer os links simbólicos usados pelo ACBr, apontando para a versão 1.0

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois ...
  • Este tópico foi criado há 2066 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.