Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 2983 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Prezados, bom dia.

Estou utilizando acbrmonitor no meu sistema. Sem motivo aparente e esporadicamente, a configuração da impressora aumenta a fonte. Conforme foto abaixo.

Deixe-me explicar melhor. Meu sistema utiliza o ACBRMonitor para fazer emissão de NFCe. Dentro do meu sistema existem relatórios para gerenciar vendas e estes são montados pelo meu sistema, sem nenhum vínculo com o ACBR. Para imprimir estes relatórios eu gero um arquivo TXT e depois crio um arquivo .Bat com o comando para imprimir este TXT na impressora definindo sua Porta. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4).

O que está ocorrendo é que, em algum momento,  indeterminado, a impressão começa a sair com a fonte maior e isto só ocorre após eu utilizar o acbr para gerar notas, imprimir nfc-e e outros comandos para impressora. Anteriormente eu usava outro software, sem ser o acbr, e isto nunca aconteceu. Estou efetuando testes na minha empresa e coloquei meu sistema com o acbrmonitor em dois clientes para eles testarem e este problema da impressão ocorreu em todos. 

Se eu desligar e ligar a impressora, o "tamanho da fonte" volta ao normal. Se eu desligar e ligar a impressora, e não utilizar nada do acbr no meu sistema, imprimir só os relatórios, também não desconfigura. Começa a sair errado, em algum momento após utilizar a impressão com acbr.

O ACBR possui algum comando que eu possa imprimir qualquer coisa na impressora ? Tipo enviar um arquivo TXT com um texto qualquer e ele imprimir ?

As fotos abaixo demonstra o mesmo relatório. Impresso em horas diferente, um com o erro da fonte maior e um impresso normal.

IMG_27922.jpg

IMG_27933.jpg

• Fundadores
Postado

Desculpe-me pela sinceridade... mas iniciar um tópico como "URGENTE", não é legal...

Essa comunidade é composta por voluntários... ou seja, no Fórum aberto, as pessoas ajudam quando sabem, quando tem tempo disponível e quando querem...

Se quer um suporte profissional.. considere esse tópico:
https://www.projetoacbr.com.br/forum/suporte-especializado-no-acbr/

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Postado
2 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Desculpe-me pela sinceridade... mas iniciar um tópico como "URGENTE", não é legal...

Essa comunidade é composta por voluntários... ou seja, no Fórum aberto, as pessoas ajudam quando sabem, quando tem tempo disponível e quando querem...

Se quer um suporte profissional.. considere esse tópico:
https://www.projetoacbr.com.br/forum/suporte-especializado-no-acbr/

Já solicitei ao meu superior o pagamento do SAC, estou aguardando o seu posicionamento.

Desculpe pelo "URGENTE".

• Fundadores
Postado
27 minutos atrás, abrahaofv disse:

O ACBR possui algum comando que eu possa imprimir qualquer coisa na impressora ? Tipo enviar um arquivo TXT com um texto qualquer e ele imprimir ?

Sim... veja os comandos do Objeto ESCPOS
https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimirTags.html

Tente o seguinte, para efetuar um "Reset" na impressora..

ESCPOS.Imprimir('</reset>')

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimir.html

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado (editado)
2 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Sim... veja os comandos do Objeto ESCPOS
https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimirTags.html

Tente o seguinte, para efetuar um "Reset" na impressora..

ESCPOS.Imprimir('</reset>')

https://acbr.sourceforge.io/ACBrMonitor/ESCPOSImprimir.html

O comando de Reset não funcionou, o relatório continuou imprimindo com a "fonte maior".

Desliguei e liguei a impressora para ela voltar ao normal consegui fazer o erro ocorrer novamente. Imprimi o comando abaixo no ESCPOS antes e depois do erro ocorrer. É possível ver na foto abaixo que este "bug" de "aumentar a fonte" está impactando também a impressão com ESCPOS.

Teste realizado:

ESCPOS.imprimirlinha("</zera>")
ESCPOS.imprimirlinha("</linha_dupla>")
ESCPOS.imprimirlinha("TEXTO NORMAL")
ESCPOS.imprimirlinha("</fn></ce>ALINHADO NO CENTRO 1 2 3 TESTANDO")
ESCPOS.imprimirlinha("<n>FONTE NEGRITO</N>")
ESCPOS.imprimirlinha("<e>FONTE EXPANDIDA</e>")
ESCPOS.imprimirlinha("<c>FONTE CONDENSADA</e>")
ESCPOS.imprimirlinha("<in>FONTE INVERTIDA</in>")
ESCPOS.imprimirlinha("<S>FONTE SUBLINHADA</s>")
ESCPOS.imprimirlinha("<i>FONTE ITALICO</i>")
ESCPOS.imprimirlinha("</pular_linhas>")
ESCPOS.imprimirlinha("</corte_total>")

A impressão logo após ligar e desligar a impressora está no lado direito, a que a linha (==========) está em apenas uma linha. Já a impressão da esquerda é quando ocorreu o erro e começou a ficar com a "fonte maior". Nota-se que a linha (=========) fica grande e continua na próxima. Acontece também que o comando de fonte invertida funciona e o Itálico, que funcionava anteriormente para de funcionar.

obs: o corte total não funcionou aqui em momento algum.

Foto 18-05-2018 14 15 388.jpg

Editado por abrahaofv
Postado

Qual é Marca, Modelo e versão da Impressora ?

Bematech, MP 4200 TH. (Impressora que estou utilizando e cliente também).  Aconteceu na MP100 também.

7 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

Qual é Marca, Modelo e versão da Impressora ?

Como está a configuração do PosPrinter, no ACBrMonitorPLUS ?

Deixei a configuração padrão. Eu nem estou utilizando o posprinter. Só ativei e utilizei para fazer este teste.

Segue em anexo minha configuração.

ACBrMonitor.ini

• Fundadores
Postado
36 minutos atrás, abrahaofv disse:

Deixei a configuração padrão. Eu nem estou utilizando o posprinter. Só ativei e utilizei para fazer este teste. 

Você precisa configurar para o protocolo ppEscBematech

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado
1 minuto atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Tente informar o modelo ppEscBematech, ou no INI:

[PosPrinter]
Modelo=2

Então André, obrigado pelo retorno. Porém, não estou utilizando PosPrinter no meu sistema. Como dito anteriormente, eu gero o relatório em TXT e solicito a impressora para imprimir. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4)

Você precisa configurar para o protocolo ppEscBematech

Ok, vou testar aqui. Mais como citei, não utilizo PosPrinter no meu sistema. Só usei para teste.  eu gero o relatório em TXT e solicito a impressora para imprimir. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4)

• Moderadores
Postado
1 minuto atrás, abrahaofv disse:

Então André, obrigado pelo retorno. Porém, não estou utilizando PosPrinter no meu sistema. Como dito anteriormente, eu gero o relatório em TXT e solicito a impressora para imprimir. (Comando: >> TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4)

Configure o modelo citado e teste o comando </reset> ou </zera>.

Caso eles resolvam o problema, vc deverá chamar um desses comandos após as impressões do ACBr.

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefip.com.br | www.xpos.com.br
Postado (editado)
4 minutos atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Configure o modelo citado e teste o comando </reset> ou </zera>.

Caso eles resolvam o problema, vc deverá chamar um desses comandos após as impressões do ACBr.

Então. Eu testei mais cedo e nenhum dos dois comandos funcionaram. Porém a configuração não estava como ppEscBematech

18/05/2018 12:17:24 - ESCPOS.ativar
18/05/2018 12:17:24 - OK: 
18/05/2018 12:17:45 - ESCPOS.Imprimir('</reset>')
18/05/2018 12:17:45 - OK: 
18/05/2018 12:26:13 - ESCPOS.Imprimir('ABRAHÃO VENDRAMINI')
18/05/2018 12:26:13 - OK: 
18/05/2018 12:26:46 - ESCPOS.imprimir("</zera></ce>Logo:    - FatorX: 1 - FatorY: 1</logo></pular_linhas></corte_total>")
18/05/2018 12:26:46 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</zera>")
18/05/2018 12:28:33 - OK: 
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</linha_dupla>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("TEXTO NORMAL")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</fn></ce>ALINHADO NO CENTRO 1 2 3 TESTANDO")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<n>FONTE NEGRITO</N>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<e>FONTE EXPANDIDA</e>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<c>FONTE CONDENSADA</e>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<in>FONTE INVERTIDA</in>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<S>FONTE SUBLINHADA</s>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("<i>FONTE ITALICO</i>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</pular_linhas>")
18/05/2018 12:28:33 - ESCPOS.imprimirlinha("</corte_total>")

Editado por abrahaofv
Postado
1 minuto atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Vc testou configurando como ppEscBematech?

Pretendo testar.  Depois do almoço eu desliguei e liguei a impressora e até o momento ainda não ocorreu da fonte ficar desconfigurada. Como dito, ocorre inesperadamente. Estou utilizando o sistema aqui e esperando o erro voltar para eu poder testar.

• Fundadores
Postado

O ACBrPosPrinter, somente é compatível com as Impressoras Bematech ativando o modo EscBema nessas impressoras... e isso muda alguns comandos e características da Impressora...

O Modo EscBema somente é desativado quando:
- Enviando um comando para acionar o modo EscPos
- Desligando a Impressora

Se você imprimir apenas usando o ACBrPosPrinter (objeto ESCPOS)... isso não será nenhum problema...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado
3 minutos atrás, Daniel Simoes disse:

O ACBrPosPrinter, somente é compatível com as Impressoras Bematech ativando o modo EscBema nessas impressoras... e isso muda alguns comandos e características da Impressora...

O Modo EscBema somente é desativado quando:
- Enviando um comando para acionar o modo EscPos
- Desligando a Impressora

Se você imprimir apenas usando o ACBrPosPrinter (objeto ESCPOS)... isso não será nenhum problema...

Não sei se entendi muito bem.. E o que me intriga em usar apenas o ESCPOS para imprimir é que quando ocorreu o erro da fonte ficar maior, mesmo usando o ESCPOS ou não as fontes estavam saindo maiores.

No momento só estou utilizando comandos NFe do acbrmonitor, o meu posprinter fica desativado. Devo deixar ele ativado ?

Quando quero imprimir algo, eu crio um arquivo .bat com o comando (TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4) e mando executar ele. Você está sugerindo que eu pare de fazer isso e utilize apenas o ESCPOS.IMPRIMIR() ??

• Fundadores
  • Solution
Postado
1 hora atrás, abrahaofv disse:

No momento só estou utilizando comandos NFe do acbrmonitor, o meu posprinter fica desativado. Devo deixar ele ativado ?

Se você imprime DANFE NFCe em modo EscPos, então o ACBrMonitorPLUS está usando o ACBrPosPrinter internamente... e portanto é importante que ele seja configurado...

1 hora atrás, abrahaofv disse:

Quando quero imprimir algo, eu crio um arquivo .bat com o comando (TYPE C:\gsecf-tmp\RelTmp.txt >COM4) e mando executar ele. Você está sugerindo que eu pare de fazer isso e utilize apenas o ESCPOS.IMPRIMIR() ??

SIM... veja a facilidade do processo e a infinidade de Tags que o PosPrinter dispõem... sem falar que com ele você ficará compatível com praticamente todas as impressoras não fiscais do mercado e não precisará enviar comandos ESC diretamente para a impressora (basta usar as tags)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado
Em 18/05/2018 at 18:02, Daniel Simoes disse:

Se você imprime DANFE NFCe em modo EscPos, então o ACBrMonitorPLUS está usando o ACBrPosPrinter internamente... e portanto é importante que ele seja configurado...

SIM... veja a facilidade do processo e a infinidade de Tags que o PosPrinter dispõem... sem falar que com ele você ficará compatível com praticamente todas as impressoras não fiscais do mercado e não precisará enviar comandos ESC diretamente para a impressora (basta usar as tags)

Boa tarde Daniel,

Coloquei meu sistema para imprimir com o EscPos agora. Estou imprimindo minhas NFC-e no modelo Fortes, com isso sempre que eu for imprimir um relatório do meu sistema eu Ativo o EscPos, realizo a impressão, desativo o EscPos. Está funcionando tudo perfeitamente. Acredito que até ai não tem nenhum problema ficar ativando e desativando o EscPos, não é ?

Só tem um problema, os comandos de corte  </corte_total> e </corte_parcial> não estão funcionando.

Já se eu utilizar como era antes no meu sistema e mandar imprimir w  (Escpos.Imprimirlinha("w") corta normalmente

• Fundadores
Postado
56 minutos atrás, abrahaofv disse:

Acredito que até ai não tem nenhum problema ficar ativando e desativando o EscPos, não é ?

Não há problema... é o recomendado...

57 minutos atrás, abrahaofv disse:

Só tem um problema, os comandos de corte  </corte_total> e </corte_parcial> não estão funcionando.

Verifique se você desmarcou a opção "Cortar Papel", na aba de configuração do PosPrinter (deixe marcado)

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida

Postado
2 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Não há problema... é o recomendado...

Verifique se você desmarcou a opção "Cortar Papel", na aba de configuração do PosPrinter (deixe marcado)

Pronto. Está funcionando tudo corretamente agora. Caso ocorra algum problema posto aqui no fórum.

Obrigado pela ajuda.

• Este tópico foi criado há 2983 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...