Jump to content

dev botao

NFC-e MG - Duvidas contingencia

• Este tópico foi criado há 1974 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Senhores, bom dia. Será que alguém poderia me ajudar a entender  melhor como funciona a contingencia na NFC-e ? 

1º O sistema deve identificar que deve entrar em contingencia automaticamente ou devo colocar um botão para o usuário entrar e sair da contingencia ?

2º  A serie/numeração da nota em contingencia  e diferente da nota normal ?

3º Caso o usuário não consiga enviar as notas emitidas em contingencia para SEFAZ no prazo de 24 hrs, qual a providencia o sistema devo adotar ?

4º Como identificar que as notas devem ser enviadas em contingencia ?

• Moderadores

Boa tarde,

1 - Eu o preparei para detectar no início do envio. Consulto o serviço, e se não estiver funcionando já mudo as propriedades do componente e os dados do xml para contingencia. No envio, se eu receber uma exceção, também passo a configuração para contingencia.

2 - A série não muda. Quando o serviço voltar, você deve enviar o mesmo xml.

3 - Eu estou bloqueando a emissão de novas nfc-e. Deixo bem claro sobre a necessidade do cliente ter uma conexão de internet estável. Se acontecer um problema com a SEFAZ que dure mais de 24hrs (acho difícil), você pode criar uma permissão especial para emitir mais nfc-e.

4 - Creio que a primeira resposta atende essa aqui também.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Formiga-MG

Obrigado Cleber, vc poderia postar um exemplo da sua rotina ? Não posso bloquear o cliente referente as notas emitidas com contingencia, senão para o caixa.. Se realizar a consulta status antes de iniciar uma venda, será que a SEFAZ não vai reclamar de consumo indevido ? Lembrando que são mais ou menos 2000 vendas por dia p cada caixa, são 10 caixas em media...

• 2 weeks later...

Pessoal boa tarde... Como vcs estão tratando o seguinte problema.. Preciso saber como diferenciar quando a nota deve ser emitida em contingencia ou quando deve abortar a operação

Exemplo:

1º Nota não enviada:  Rejeição IE não cadastrada para emitir NFC-e => nesse caso devo abortar a operação.

2º Nota não enviada: SEFAZ Inativo ou Inoperante => emite em contingencia off line. 

Mas com diferenciar essas duas opções.....

• Membros Pro
12 minutos atrás, ALA disse:

Outra duvida. Tentei enviar os xmls em anexo em tpemis = 1 e e tpemis = 9 e ocorre o mesmo erro. 

Rejeição: IE do emitente não cadastrada Serviço em Operação

Quando envio em contingencia, deveria deixar passar ?

31190210861678000112650010000000829000000829-nfe.xml 6 kB · 1 download

31190210861678000112650010000000821000000823-nfe.xmlr

Você não está utilizando a serie de 890 a 989 quando emissão em contingencia off?

• 4 weeks later...
  • Membros Pro

Boa tarde,

Fiz uma consulta na SEFAZ de MG, abaixo a pergunta e resposta.

Pergunta:

Estou com uma dúvida referente a NFC-e em contingência, a série vai mudar conforme o AJUSTE SINIEF 19, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2016
Acrescido o inciso III ao § 1º da cláusula quarta pelo Ajuste SINIEF 13/18, efeitos a partir de 01.04.19.
III - para a emissão em contingência, prevista no inciso I do caput da cláusula décima primeira, devem ser utilizadas exclusivamente as séries 890 a 989.

Resposta:

Para a NFC-e, por enquanto só é possível a emissão off-line em contingência .

As empresas deverão utilizar corretamente as modalidades de contingência, conforme disposto no item 8 - páginas 150 a 166 do Manual de Orientação da NF-e versão 6.0 (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal
/exibirArquivo.aspx?conteudo=URCYvjVMIzI=).

Destacamos ainda que a empresa poderá estabelecer no sistema próprio a parametrização de "tempo limite para o receber o retorno". Dessa forma o próprio sistema poderá definir o momento de entrar em contingência (por exemplo, 1 minuto após não receber o retorno da SEF/MG) e tratar corretamente a emissão de NFC-e neste ambiente atendendo as especificações do Manual de Orientação.

As séries são independentes e têm sequência própria de numeração (por exemplo, emissão em contingência: série 890 nota número 1. Se for preciso emitir em contingência novamente será na numeração 2).

Na série normal deve-se observar também a sequência em que se emitiu a última nota em modo normal e continuar daí.

Boa tarde!

Como MG tem disponível apenas a contingência OFF line. Essa regra de séries de 890 até 989 não se aplica a nós.

Tanto que, caso tentamos transmitir uma NFC em contingência OFF line com série 890 por exemplo, retorna a rejeição 266 - Série utilizada não permitida no Web Service.

Portanto entendo que a validação de série (parece que será adiada para 01/03/2020) se aplica a uma situação que ainda não existe em MG.

Vocês tem outro ponto de vista?

• 5 weeks later...
Em 13/02/2019 at 12:18, Cleber disse:

Boa tarde,

1 - Eu o preparei para detectar no início do envio. Consulto o serviço, e se não estiver funcionando já mudo as propriedades do componente e os dados do xml para contingencia. No envio, se eu receber uma exceção, também passo a configuração para contingencia.

2 - A série não muda. Quando o serviço voltar, você deve enviar o mesmo xml.

3 - Eu estou bloqueando a emissão de novas nfc-e. Deixo bem claro sobre a necessidade do cliente ter uma conexão de internet estável. Se acontecer um problema com a SEFAZ que dure mais de 24hrs (acho difícil), você pode criar uma permissão especial para emitir mais nfc-e.

4 - Creio que a primeira resposta atende essa aqui também.

Amigo, como voce faz a consulta do serviço da Nfc-e em ?
Quando voce muda para contingência e envia, depois você volta no mesmo xml e reenvia normalmente ?

• Moderadores

Boa tarde,

Eu invoco o método: ACBrNFe1.WebServices.StatusServico.Executar. Depois pego o retorno: ACBr1NFe.WebServices.StatusServico.cStat. No aplicativo de exemplo você consegue ver.

Você verificar antes de começar a gerar o xml. Assim você já o monta da forma que atenda a contingência. Quando o serviço voltar, você faz o envio, sem alterar seu conteúdo.

Para não ter que verificar o serviço a cada nota emitida, você pode fazer a consulta quando abrir a tela de venda por exemplo.

Edited by Cleber
  • Like 1

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Formiga-MG

1 hora atrás, Cleber disse:

Boa tarde,

Eu invoco o método: ACBrNFe1.WebServices.StatusServico.Executar. Depois pego o retorno: ACBr1NFe.WebServices.StatusServico.cStat. No aplicativo de exemplo você consegue ver.

Você verificar antes de começar a gerar o xml. Assim você já o monta da forma que atenda a contingência. Quando o serviço voltar, você faz o envio, sem alterar seu conteúdo.

Para não ter que verificar o serviço a cada nota emitida, você pode fazer a consulta quando abrir a tela de venda por exemplo.

beleza obrigado. Vou modificar aqui

• Este tópico foi criado há 1974 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.