Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Mensagem de erros especificas


jose111
  • Este tópico foi criado há 2886 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Gostaria de alertar que o homologadores estão cobrando que quando a ecf estiver sem papel a mensagem apresentada "Sem papel", não poder ser outra mensagem... para as outras situações também deve ser apresentada uma mensagem de acordo com a situação do ecf...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

O ACBr trabalha com o sistema de levantar exceções, as exceções vem com mensagens para cada situação levantada.

Os homologadores já estão pedindo mensagens específicas, já existem relatos no fórum sobre isso, e também é bom sempre tratar as exceções levantadas pelo componente, afinal de contas elas são um indício de que algo não deu certo.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ACBr trabalha com o sistema de levantar exceções, as exceções vem com mensagens para cada situação levantada.

Os homologadores já estão pedindo mensagens específicas, já existem relatos no fórum sobre isso, e também é bom sempre tratar as exceções levantadas pelo componente, afinal de contas elas são um indício de que algo não deu certo.

Mas se isto não está no roteiro, por direito, não poderiam cobrar, não? Você sabe dizer se, em algum lugar, encontro esses exigências? Eu vou homologar dia 27 e não estava sabendo dessa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente. Olha só:

TESTE 050: Emissão de Cupom Fiscal sem bobina de papel no ECF.

Passo 1: Desligue o ECF.

Passo 2: Retire a bobina de papel do ECF.

Passo 3: Ligue o ECF novamente.

Passo 4: Registre uma operação de venda enviando ao ECF comando de abertura de

Cupom Fiscal.

Passo 5: Observe o comportamento do programa aplicativo e se a operação foi registrada

pelo aplicativo sem a impressão do Cupom Fiscal.

Condição para requisito atendido: Apresentação de mensagem de erro E não realização

do registro nos bancos de dados do sistema. Bloqueio de funcionamento de todas as

funções do programa aplicativo exceto as funções listadas no item 6 do requisito XXII.

Condição para requisito não atendido: Falta de apresentação de mensagem de erro OU

registro da operação nos bancos de dados do sistema.

Mas cadê a mensagem específica? Se for como o colega disse:

Gostaria de alertar que o homologadores estão cobrando que quando a ecf estiver sem papel a mensagem apresentada "Sem papel", não poder ser outra mensagem... para as outras situações também deve ser apresentada uma mensagem de acordo com a situação do ecf...

Não está constando no roteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Apresentação de mensagem de erro

Como o operador vai saber que a impressora está sem papel se vc não apresentar a msg de erro correta?

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apresentação de mensagem de erro

Como o operador vai saber que a impressora está sem papel se vc não apresentar a msg de erro correta?

Sim, isso é evidente, mas ele disse uma mensagem de erro específica. Por exemplo:

"Sem papel" <- regra dos homologadores

daí eu uso a mensagem:

"Impressora sem papel" <- minha mensagem

Daí eles vão e me reprovam. Como eu disse, da forma que o camarada criador do tópico disse:

não poder ser outra mensagem

Parecia que eles me reprovariam. Entendeu onde eu quis chegar? É disso que estou reclamando. Mas não é possível que a mensagem tenha de ser exata, sem que citem isso no roteiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Sobre a mensagem específica pode ter sido uma imposição do homologador dele sem nenhuma base.

Homologuei semana passada e foi exigido apenas que avisasse o operador que a impressora estava inoperante por estar sem papel, no meu caso coloquei a msg "ECF sem Papel".

djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que fui mal entendido, quando disse mensagem especifica quiz dizer o seguinte: se a ecf esta sem papel você não pode retornar por exemplo "Ecf Inoperante", tem que ser alguma coisa relacionada a falta de papel... não precisar ser especificamente "Sem Papel" mas algo do gênero.

Bom isso não esta no roteiro mas esta no ato cotepe e também eles nao seguem a risca o roteiro porque eles tem mensalmente reuniões entre os órgãos homologadores e a Sefaz e entram em consenso sobre como agir em determinadas situações mas essas decisões não são repassadas para as empresas, elas somente se tornam "públicas" quando o ato cotepe é atualizado e um novo roteiro é lançado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa questão das mensagens retornadas pelo ECF está sim no Ato Cotepe 06/08 (ER 01.10):

http://www.fazenda.gov.br/confaz/confaz ... 006_08.htm

Requisito XVI

Item 1

Quando a operação não puder ser realizada, o PAF-ECF deve exibir na tela mensagem de erro retornada pelo software básico do ECF, efetuando o devido tratamento da informação e impedindo o registro.

Então, em todas as minhas chamadas para o componente ACBrECF, utilizo um bloco "try... except...", como no exemplo abaixo:

try

  ACBrECF.AbreCupom( );

except

  on E: Exception do

  begin

    ShowMessage(E.Message);

    editCodigoCliente.SetFocus;

    Abort;

  end;

end;{try}

Caso algum erro ocorra, a mensagem mostrada é a informação proveniente do próprio ECF:

=> "ShowMessage(E.Message)"

e não da minha programação.

Como todos os tipos possíveis de mensagens de erro do ECF foram devidamente programadas no ACBr, não me preocupo com o texto que devo apresentar para o usuário.

P.S. Observe as units de cada ECF, nelas já existem todas as mensagens de erros possíveis retornadas pelo ECF. Como só uso Bematech, veja alguns exemplos de mensagens no "ACBrECFBematech.pas":

const ErrosST1 : array[0..7] of string =

('Número de parâmetros de CMD inválido',

'Cupom aberto',

'Comando inexistente',

'Primeiro dado de CMD não foi ESC (27d)',

'Impressora em erro',

'Erro no relógio',

'Pouco papel',

'Fim de papel') ;

const ErrosST2 : array[0..7] of string =

('Comando não executado',

'CGC/IE do proprietário não programados',

'Cancelamento não permitido',

'Capacidade de alíquotas programáveis lotada',

'Alíquota não programada',

'Erro na Memória RAM CMOS não volátil',

'Memória fiscal lotada',

'Tipo de parâmetro de CMD inválido') ;

ErrosST3: array [0 .. 218] of string = (

{ 0 } 'Comando ok',

{ 1 } 'Comando inválido',

{ 2 } 'Erro desconhecido',

{ 3 } 'Número de parâmetro inválido',

{ 4 } 'Tipo de parâmetro inválido',

{ 5 } 'Todas alíquotas já programadas',

{ 6 } 'Totalizador não fiscal já programado',

{ 7 } 'Cupom fiscal aberto',

{ 8 } 'Cupom fiscal fechado',

{ 9 } 'ECF ocupado',

{ 10 } 'Impressora em erro',

{ 11 } 'Impressora sem papel',

{ 12 } 'Impressora com cabeça levantada',

{ 13 } 'Impressora off line',

.

.

.

Leandro Gobbo

Leandro Gobbo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...
  • Fundadores

Tópico relacionado ao mesmo assunto com uma possível solução para o problema:

www.djsystem.com.br/acbr/forum/viewtopi ... =10&t=5373

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Boa tarde,

Gostaria de saber se é possível obter a quantidade de memória fiscal livre na ECF. Isto porque seria interessante avisar nossos clientes com antecedência sobre quando este precisará substituir o equipamento, evitando assim a surpresa da mensagem "MFD Lotada".

Temos a informação do número de Reduções Z restantes, o que já nos ajuda bastante, mas temos casos em que a memória lota antes de terminar o total de reduções Z.

Gratos antecipadamente pela ajuda,

Atenciosamente,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

2.2 - Permaneça no assunto - Quando tiver uma dúvida diferente do assunto no tópico, poste em novo tópico. Não use algo equivalente a "aproveitando o gancho... [dúvida não relacionada com o tópico aqui]". Favor leia as regras do fórum.

 

3.1 - Não faça flooding - Inundar o fórum com posts repetidos, com a mesma dúvida ou as mesmas palavras é chamado de flooding. Isso é proibido. Apenas um post feito no lugar certo é suficiente. Pesquise antes de postar, talvez sua dúvida já está respondida em outro post. Favor leia as regras do fórum.

 

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2886 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.