Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Pull Request – Sugestão de melhorias


  • Este tópico foi criado há 1543 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal!

Eu gostaria de saber qual é o caminho correto de enviar as contribuições feitas no código-fonte do projeto para que as mesmas sejam analisadas e possivelmente fundidas ao trunk.

Aqui na empresa nós temos receio de contribuir com modificações, colocar em um tópico no fórum e o mesmo acabar ficando “esquecido” pelo pessoal do commit por falta de tempo para analisar.

Seria muito bacana se o projeto tivesse uma área onde a gente pudesse enviar estas modificações e elas ficassem a disposição dos administradores para aprovação.

Esta área poderia pedir, por exemplo, um título, uma descrição do que foi feito e permitir que um patch do SVN fosse enviado.

Assim, a medida que sobrasse tempo, os administradores do projeto poderiam correr o olho na lista, selecionar o que for importante (ou conveniente) e possivelmente fundir ao trunk.

O outro lado da história é que a pessoa que está contribuindo teria ao menos a tranquilidade de ver que seu trabalho não ficou perdido no tempo – e a todo momento poderia monitorar se o seu “pull request” foi aceito.

Os que estão me lendo e que conhecem o github.com sabem bem do que eu estou falando. Um projeto hospedado lá possui um série de coisas bacanas como:

• Poder visualizar o fonte direto no browser

• Poder reportar os erros através de “issues”

• Poder sugerir correções através de “pull request”

• Wiki, gist (trechos de código), forks.

O Github possuí mais uma cacetada de coisas bacanas que nem convém ficar falando aqui, pois creio que nem se cogita a hipótese de trocar o repo atual do projeto, mas acho que ao menos esse sistema de envio modificações seria muito bacana.

Na minha opinião, eu acho que este tipo de coisa estimularia mais a contribuição, traria um processo formal para as modificações e tiraria uma carga do pessoal do commit de ficar vasculhando o fórum todo a procura de uma contribuição para fundir. Sem contar que seria possível medir qual é o tamanho da contribuição que a comunidade dá ao projeto.

O que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

O problema é que hoje os principais commiters são os administradores, moderadores do forum, wiki, etc... ou seja.. tudo depende de muito trabalho voluntário... por isso que estamos querendo fortalecer o SAC para conseguirmos contratar alguém dedicado

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

GitHub é bacana, mas no final das contas sempre caberá a algum desenvolvedor, analisar, testar, e mesclar os infinitos branches no trunk... Talvez até aumente o problema atual...

Na verdade o problema atual é: falta de mão de obra

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Em resumo, eu acho que na verdade já temos a maior parte da sua sugestão. Assim, vou comentar alguns pontos.

Aqui na empresa nós temos receio de contribuir com modificações, colocar em um tópico no fórum e o mesmo acabar ficando “esquecido” pelo pessoal do commit por falta de tempo para analisar.

Seria muito bacana se o projeto tivesse uma área onde a gente pudesse enviar estas modificações e elas ficassem a disposição dos administradores para aprovação.

Particularmente, eu considero o fórum a melhor área para se postar sugestões que precisam ser discutidas. Aqui todos os usuários podem participar. No fórum antigo, existia uma seção para os desenvolvedores. Mas não sei se isso ainda é necessário. Eu procuro observar com cuidado todos os posts que são marcados como não lidos. As únicas áreas do fórum que não visito com frequência são sobre NF-e, CT-e e ACbrBoleto. Isso por dois motivos: essas áreas aqui na empresa são cuidadas por outro desenvolvedor e elas possuem moderadores e usuários bem ativos.

Entendo que o receio de vocês talvez até seja válido. Mas não deveria impedi-los de participar. O administradores já deixaram claro que os commiters são escolhidos por sua participação no código. Quanto mais participações vocês fizerem, mais estarão familiarizados com os códigos e as intenções dos outros desenvolvedores. Isso pode permitir que vocês venham a ser considerados como desenvolvedores também, e assim recebam a permissão de enviar diretamente o código. Isso, por si só, já seria uma grande ajuda.

O Github possuí mais uma cacetada de coisas bacanas que nem convém ficar falando aqui, pois creio que nem se cogita a hipótese de trocar o repo atual do projeto, mas acho que ao menos esse sistema de envio modificações seria muito bacana.

Acho que isso se dá porque a maioria das coisas que mencionou como vantagens do GitHub já estão disponíveis.

Por exemplo:

Claro, o Subversion não é um sistema de controle de versão distribuído e, assim sendo, Não possui as características de um. Mas, em minha opinião particular, eu preferiria, pelo menos por agora, evitar ter vários forks do ACBr.

Finalmente, eu gostaria de reverter o apelo aos usuários do ACBr.

Se tem alterações a serem sugeridas ao código, postem.

Se observarem outras sugestões de usuários, façam o download, testem e deem retorno. Mesmo que seja um "Gostei da idéia, testei e aqui funcionou!" é útil. Quando os desenvolvedores observam que o código foi testado por outros, isso já os deixa mais tranquilos de usarem o código no SVN.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Show Elton... de certa forma é o que fazemos hoje. Nós temos 4 pessoas que normalmente mandam modificações para ACBr. Recentemente, uma delas, vem até comversando bastante com você. Ele se identifica como _asseinfo. É o Marcos.

Na parte de CT-e e SPED a gente sempre tem o nosso código considerado. Você e o Isaac sempre nos dão atenção.

Nós temos algumas sugestões de modificações para a NF-e e TEF. Uma da NF-e, inclusive, nós já colocamos o patch no forum faz um bom tempo, mas acredito que acabou se perdendo no tempo. Ela diz respeito ao uso do UTC na CC-e. Fizemos até uma implementação bem bacana que detecta o UTC automaticamente de acordo com a UF do emitente. Sugerimos outra evolução neste ponto para que a coisa toda fique ainda menos intrusiva, mas ainda não obtivemos uma resposta.

viewtopic.php?f=6&t=4754&p=25749&hilit=utc#p25749

Como você vê nós reportamos e corrigimos o bug em fevereiro. Demos outra sugestão de correção em fevereiro mesmo, mas infelizmente não obtivemos um sinal verde se podemos implementar ou não - ou então se o nosso código será utilizado dessa forma mesmo.

Foi só uma colocação a de ter um lugar centralizado para colocar esses patches. Não quero dar uma de metido no projeto. Gostaria apenas de ajudar com essa ideia.

Um abraço e conte conosco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Olá,

realmente acho que me lembro de sua participação no fórum desde o fórumWeb. Não encaro sua sugestão como uma intromissão ao projeto. É só uma sugestão. Também dei minha sugestão como usuário do ACBr e não como moderador ou desenvolvedor.

Hoje, não há uma página no projeto dizendo quais dos desenvolvedores está fazendo o quê. Também não há uma que diga quem está responsável pelo quê, e talvez isso pode passar uma impressão de desorganização ou desinteresse. Mas isso não é o que acontece.

O que acontece é que os que já participam do ACBr tem muitas tarefas como o Daniel mencionou. E boa parte é funcionário de uma outra empresa, e precisa cuidar dos interesses daquela empresa também. Assim, não é má vontade, é simplesmente questão de prioridade. Por exemplo, eu tenho aqui umas 5 abas abertas no meu browser de posts mais antigos que preciso verificar com calma. Isso sem falar no Wiki, no Mantis e o ACBrBombas. Mas não tenho tido o tempo necessário pois estamos em fase de homologar nosso software novamente. Ainda assim procuro a cada dia ajudar o Isaque a atender os usuários do ACBrSPED e participar na moderação do fórum.

Sendo assim, minha sugestão pessoal, é que não desistam de postar uma nova sugestão por que uma das sugestões não foi atendida no momento. Continuem contribuindo com outras. Já foi dito que é a participação constante que abre as portas para ser um desenvolvedor do projeto.

Um projeto open-source só vai pra frente com a colaboração dos usuários. Então contamos mesmo com vocês.

Obrigado.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

Olá pessoal!

Em primeiro lugar, peço desculpas por  reviver um tópico tão velho.

Ontem nós tivemos que atualizar o ACBr aqui na empresa e eu acompanhei um pouco do processo. Fazia tempo que eu não acompanhava, pois eu estou num time web já tem muito tempo.

O que mais me chamou a atenção é o projeto ainda estar no svn nos dias de hoje.

Vocês pensam em fazer essa migração? Existe algo no radar?

Minhas impressões de 2012 ainda são válidas para os dias de hoje. Aliás, minhas convicções estão ainda mais fortes que o projeto ACBr só teria a ganhar.

Um abraço

Obs: antes que alguém me responda que eu posso usar git para acessar o svn: eu já sei. Faço isso desde 2011.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1543 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.