Jump to content

2 Dia do ACBr

O Dia da Automação Comercial está chegando!
Inscreva-se

Nova Loja Oficial
loja.projetoacbr.com.br
Ajude o projeto a crescer, com estilo

Comprar

Balança SM100 performance surpreendente

Tecnologia Japonesa   Teclado e Visor resistentes a água
Consumo inteligente de etiquetas   Baixo custo de manutenção
Comunicação Ethernet e WIFI independentes

Saiba mais

Impressora de Etiquetas ELGIN - L42 PRO

Protocolos PPLA, PPLB, ZPL, EPL (automático)
Porta USB padrão Opcionais: Ethernet, Serial, Paralela
Sensor de Etiquetas Móvel Garantia de 18 meses

Saiba mais

StraightFree

SAT Elgin Duplicando Venda

Recommended Posts

Bom dia galera do ACBr,

 

Venho solicitar a ajuda de vocês em um problema que está acontecendo em um cliente.

Esse cliente possui 2 equipamentos SAT da marca Elgin. Tudo funcionou perfeitamente por mais de 1 ano e meio.

De repente, alguns CFes que eram emitidos passaram a ser duplicado, triplicados e em alguns casos até quadruplicados. O software manda apenas  1 vez a venda, porém o SAT emite diversas vezes o mesmo CFe com os mesmo itens e valores.

Entrei em contato com a Elgin e eles me falaram que poderia ser a versão do software básico que está em 01.00.00 e a versão do XML 0.07. Assim, me orientaram para realizar a atualização do equipamento. Tentei realizar a atualização diversas vezes e na maioria consigo o retorno de Atualizado com Sucesso, porém, ao consultar continua com a versão antiga.

Nesse momento, entrei em contato novamente com o suporte da Elgin, ai um outro atendente me disse que na verdade essa atualização deve ser liberada pela Sefaz. Entrei em contato com a Sefaz-SP e o retorno que me deram foi esse:

 

imagem.JPG.1a33119f31c198ec9a959cdebad062c4.JPG

 

O problema não é a versão em si, mas os CFes que estão sendo emitidos em duplicidade. E a única solução que me foi colocada pela Elgin é a atualização do SAT, porém, nem a Sefaz nem a Elgin conseguem me orientar em como atualizar o software básico do SAT.

 

Não sei mais o que fazer, pois a Elgin diz que para atualizar tem que falar com a Sefaz e a Sefaz fala que não estão liberando atualizações.

Alguém já passou por isso ou tem alguma sugestão de como resolver esse problema.

 

Qualquer ajuda será muito bem vinda.

 

Obrigado!

 

 

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Você precisa analisar o que realmente foi enviado para o SAT...

o ACBrSAT, ,mantém um Log de tudo que ele envia e recebe, da DLL do SAT

a DLL do fabricante, pode em alguns casos, gerar um Log, com toda a transmissão e recepção de Dados, para a Porta do SAT...

Eu acho bem pouco provável, que o SAT tenha duplicado os cupons por si... até porque, como você pode verificar, eles provavelmente tem números diferentes...

O que é comum. é a aplicação receber um Erro da DLL, e enviar novamente o comando da Venda... porém o comando anterior, foi processado pelo SAT... Para evitar essa situação... SEMPRE consulte o Status do SAT, antes de enviar uma nova venda...


Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Verifiquei o LOG do ACBrSAT e lá a venda foi enviada várias vezes com uma diferença de tempo muito pequena, em alguns casos de milesegundos.

Vou tentar analisar o LOG da DLL para ver se tenho uma luz do problema.

Realmente, os números são diferentes sempre sequenciais.

Quando você fala consultar o Status do SAT seria antes de enviar a venda consultar o Status do SAT ou o Status do ultimo CFe enviado?

Hoje eu faço o seguinte, ao finalizar a venda eu verifico o retorno, caso seja diferente de 6000 eu emito um alerta ao usuario que aquela venda não foi emitida documento fiscal e gravo a venda no banco de dados. Posteriormente, o usuário pode ir até uma outra tela onde mostra as vendas fechadas e lá ele consegue re-emitir o CFe.

 

Tem algum problema nessa lógica?

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, StraightFree disse:

Quando você fala consultar o Status do SAT seria antes de enviar a venda consultar o Status do SAT ou o Status do ultimo CFe enviado? 

Sim.. chamar o  ACBrSAT1.ConsultarSAT e verificar se houve sucesso no retorno... se não houver, não envie a venda, pois há problema no SAT

1 hora atrás, StraightFree disse:

Hoje eu faço o seguinte, ao finalizar a venda eu verifico o retorno, caso seja diferente de 6000 eu emito um alerta ao usuario que aquela venda não foi emitida documento fiscal e gravo a venda no banco de dados. Posteriormente, o usuário pode ir até uma outra tela onde mostra as vendas fechadas e lá ele consegue re-emitir o CFe.

Talvez seja melhor consultar a Ultima Sessão... e verificar se o SAT realmente não processou a venda


Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Daniel,

Obrigado pela ajuda.

Conversando com o pessoal do caixa consegui levantar que as vezes acontece de ao finalizar uma venda, esta não passar pela rotina de emissão do CFe. Ai elas só conseguem fazer a emissão de novos CFe após reiniciar o PC. Estou achando que isso acontece por causa de alguma instabilidade na conexão USB entre o SAT e o PC.

3 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Sim.. chamar o  ACBrSAT1.ConsultarSAT e verificar se houve sucesso no retorno... se não houver, não envie a venda, pois há problema no SAT

Inclui no fonte a verificação do retorno do SAT antes de enviar a venda, como você mencionou. Fiz da seguinte forma:

if StrToInt(Quebra(dm_acesso.ACBrSAT1.ConsultarSAT,'|')[1]) = 8000 then
begin
	dm_acesso.ACBrSAT1.EnviarDadosVenda( VendaSAT );
end

Também alterei a parte onde faço a verificação após a emissão do CFe, do sucesso ou não da operação como você citou.

3 horas atrás, Daniel Simoes disse:

Talvez seja melhor consultar a Ultima Sessão... e verificar se o SAT realmente não processou a venda

Ficou dessa forma:

if StrToInt(Quebra(dm_acesso.ACBrSAT1.ConsultarNumeroSessao(dm_acesso.ACBrSAT1.Resposta.numeroSessao),'|')[1]) = 6000 then
begin
	//gravo os dados do CFe emitido no banco de dados
end;

Você acredita que com esses dois ajustes, não terei mais problemas com CFe duplicados?

 

Mais uma vez agradeço sua atenção e disposição em ajudar.

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 minuto atrás, StraightFree disse:

Inclui no fonte a verificação do retorno do SAT antes de enviar a venda, como você mencionou. Fiz da seguinte forma:

Use a classe de resposta...

ACBrSAT1.ConsultarSAT;
if ACBrSAT1.Resposta.codigoDeRetorno = 8000 then
...

 

3 minutos atrás, StraightFree disse:

Você acredita que com esses dois ajustes, não terei mais problemas com CFe duplicados?

Creio que você deve mitigar o problema...

 

Em relação ao mal funcionamento do SAT... verifique se não há muitos equipamentos "pendurados" na USB...  Se a USB do PC tiver pouca amperagem, o SAT pode apresentar problemas... você pode também usar uma Fonte externa para o SAT


Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Bom dia Daniel,

 

Eu achava que a classe de resposta somente era preenchida ao enviar uma venda ou cancelamento. Não sabia que ela pegava o retorno da consulta também.

Vou implementar essas mudanças.

Vou analisar o log do SAT pra ver se acho alguma ocorrência de venda em que o SAT estava em processamento, talvez nesse momento pode ter acontecido da venda ser reenviada e quando o SAT volta em operação, acaba enviando as duas vendas.

E vou sugerir colocar uma alimentação externa, para evitar mau funcionamento.

 

Obrigado pela valiosa ajuda.

 

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now

×
×
  • Create New...