Jump to content

dev botao

• Este tópico foi criado há 1749 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Posted

Boa tarde a todos,

Estou tento problemas de acentuação com uma máquina Windows 7 de um cliente. 

Temos 2 softwares rodando nesta máquina, um Delphi 7 com Firebird 1.5 e o outro Delphi Seattle com Firebird 2.5. No Delphi 7 os acentos são substituídos por uma espécie de pipe |, inclusive em locais onde o texto não vem do banco de dados, como o caption do CheckCox e títulos do DBGrid. No Delphi Seattle ocorre mais nos dados vindos do BD, o estranho que se eu digito um à em um DBEdit ligado a um ClientDataSet ele aparace normalmente (A com o til), porém quando o foco sai do campo o "til" é removido ficando somente "A". 

O idioma do Windows está configurado como português e a conexão com o banco de dados (utilizo DBExpress) está com o Server Charset WIN1252. Se eu pego o banco e o executável e jogo em outra máquina funciona perfeitamente.

Alguém já teve algum problema assim?

Posted

Mas também ocorre no Seattle. O estranho é que somente nesta máquina, em outra máquina do cliente não ocorre, e esta outra máquina utiliza a máquina que apresenta o problema como servidor do BD.

Eu acho que deve ser alguma coisa no Windows.

• Consultores
Posted
22 horas atrás, Renato Chiari disse:

o estranho que se eu digito um à em um DBEdit ligado a um ClientDataSet ele aparace normalmente (A com o til), porém quando o foco sai do campo o "til" é removido ficando somente "A"

O mesmo acontece com um edit normal ou apenas com DBEdits?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
  • Consultores
Posted
1 hora atrás, Renato Chiari disse:

Somente com DBEdit

Então é provavelmente relacionado ao BD. O processo é mais ou menos esse:

1. O usuário digita
  2. O valor é passado ao DBEDit
  3. O DBEdit manda pro TField
  4. O TField manda pro TDataset
  5. O valor é enviado ao BD

Se até aí o valor não sofrer alterações, ele pode sofrer ao voltar do BD. Por exemplo, o Firebird possui collates que ignoram a acentuação.

Não estou dizendo que é o caso, mas não custa verificar.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Posted (edited)
Agora, EMBarbosa disse:

Então é provavelmente relacionado ao BD. O processo é mais ou menos esse:

1. O usuário digita
  2. O valor é passado ao DBEDit
  3. O DBEdit manda pro TField
  4. O TField manda pro TDataset
  5. O valor é enviado ao BD

Se até aí o valor não sofrer alterações, ele pode sofrer ao voltar do BD. Por exemplo, o Firebird possui collates que ignoram a acentuação.

Não estou dizendo que é o caso, mas não custa verificar.

Fiz um teste aqui,

No evento "onChange" do DBEdit o valor é "Ã", em seguinda no evento "onChange" do Field no Client Data Set o valor já é "A". 

Edited by Renato Chiari
  • Consultores
Posted
7 minutos atrás, Renato Chiari disse:

Fiz um teste aqui,

No evento "onChange" do DBEdit o valor é "Ã", em seguinda no evento "onChange" do Field no Client Data Set o valor já é "A". 

Isso confirma o que eu disse acima.

Em 17/02/2020 at 17:23, Renato Chiari disse:

Se eu pego o banco e o executável e jogo em outra máquina funciona perfeitamente.

Visto que você usa ClientDataset, não poderia ser a Midas.DLL?

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton

Posted
Em 19/02/2020 at 12:22, EMBarbosa disse:

Isso confirma o que eu disse acima.

Visto que você usa ClientDataset, não poderia ser a Midas.DLL?

Tentei atualizar a Midas e nada. Fiz até um novo projeto só para testar com um DBEdit ligado a um ClientDataSet sem conexão com BD, apenas trabalhando em memória e o problema ocorre, sinal que não tem nada relacionado com o BD apenas entre DBEdit/ClientDataSet. Inclusive testei a Midas de duas formas, usando a dll registrada e apenas adicionando MidasLib aos uses.

• Este tópico foi criado há 1749 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.