Jump to content

dev botao

E-Social Problemas com retorno do WebService

Rafael Fourinfo
Go to solution Solved by MSS,
  • Este tópico foi criado há 883 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom dia,

Estou com um problema com o retorno do Webservice e gostaria de algumas dicas para melhorar meu sistema, quando estou enviando os eventos S-2400 e S-2410 para o webservice, quando existem muitos servidores, o sistema está dando muito erro de timeout, mesmo aumentando o tempo de espera ele ainda acontece, quando isso ocorre eu não tenho o retorno para saber se o lote foi recebido com sucesso ou não, e também não tenho o número de Protocolo para poder pesquisar o retorno do lote para saber se foi processado com sucesso ou não, gostaria de saber como proceder nestes casos, se devo aumentar ainda mais o tempo de timeout ou se tem algum método para pesquisa esse retorno para saber se o lote foi recebido com sucesso caso aconteça o timeout na hora do envio.

Obrigado pela atenção.

• Solution

Bom dia,Rafael.

Eu não conheço nenhum método no WebService do eSocial que possibilite o retorno de um numero de protocolo para um lote enviado; e como não existe uma fórmula infalível para tratar essa questão de timeout; minha recomendação é que você utilize a técnica que eu chamo de "dividir para conquistar".

Passo 1) Determine as condições iniciais para aplicação na formula a seguir: Exemplo: 50 eventos por lote em 10 segundos de timeout.
Passo 2) Teste com as condições iniciais para ver se funciona; se funcionar divida o tempo de timeout pela metade e repita o processo até achar o timeout que funcione a contento.
Passo 3) Se o passo dois não funcionar, mantenha as condições iniciais (ex: 50 x 10) e passe a dividir a quantidade de eventos pela metade; mantendo o timeout repita esse processo até encontrar a quantidade de eventos que possam ser enviados por lote no timeout inicial; ou até atingir um evento por lote no timeout inicial.

Dicas:
Importante testar a combinação encontrada para cada instalação e em diversos dias e horários. As condições de comunicação são dinâmicas e mudam inumeras vezes.
Deixar esses parâmetros passiveis de serem alterados facilmente pelo sistema. Não engessar o sistema com a definição de valores fixos para todas as instalações; a comunicação entre o sistema local e servidor remoto depende de inúmeros fatores para que ocorra sem maiores problemas.

Enfim; é na base da tentativa e erro que se encontrará a melhor combinação entre eventos x lote x timeout na instalação naquele momento.

[]s,
Mário

• Like 2

• Este tópico foi criado há 883 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.