Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

BUG NFC-e - Nota Fiscal Duplicada (MG)


Ver Solução Respondido por Nícola Serafim,
  • Este tópico foi criado há 496 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Aconteceu um bug na emissão de nota fiscal consumidor no estado de Minas Gerais, ainda estou apurando o que ocorreu, mas de qualquer forma o estado permitiu a emissão de duas notas fiscais com a mesma numeração na mesma serie:

31210802312129000160650010000000011082721602

31221202312129000160650010000000011134255553 (cancelada)

https://portalsped.fazenda.mg.gov.br/portalnfce/sistema/consultaarg.xhtml

 

Ps.: Não é erro da lib ACBR, estou apenas reportando porque caso algum usuario de seu sistema altere o numero da proxima nota fiscal para uma já emitida anteriomente pode ocorrer o mesmo.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Nicola Henrique Serafim disse:

Aconteceu um bug na emissão de nota fiscal consumidor no estado de Minas Gerais, ainda estou apurando o que ocorreu, mas de qualquer forma o estado permitiu a emissão de duas notas fiscais com a mesma numeração na mesma serie:

31210802312129000160650010000000011082721602

31221202312129000160650010000000011134255553 (cancelada)

https://portalsped.fazenda.mg.gov.br/portalnfce/sistema/consultaarg.xhtml

 

Ps.: Não é erro da lib ACBR, estou apenas reportando porque caso algum usuario de seu sistema altere o numero da proxima nota fiscal para uma já emitida anteriomente pode ocorrer o mesmo.

 

Cara, a diferença é a data de emissão, ou melhor o ano de emissão.
Algo que eu queria muito poder confirmar e não tenho certeza, mas já ouvi falar já há algum tempo é que a numeração poderia ser reiniciada após a virada do ano, mas não achei nada do tipo ainda.

A numeração pode ser reutilizada desde que a série seja alterada, isto tenho certeza.

Valter Patrick

Gerente de Projetos na empresa CTEC

(33)98400-0936

GitHub: https://github.com/valterpatrick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Pedro A. Araújo disse:

A diferença, como o @valterpatrick disse, está no ano. Isso ocorre em casos de falha na comunicação sobre o último número utilizado na série, e o sistema é parametrizado de forma indevida para iniciar a numeração. E a SEFAZ não valida isso.

Então, neste caso o que fazer? Uma denúncia espontânea?

A Sefaz deveria deixar isto explicito em seus documentos/manuais ou corrigir? 

Valter Patrick

Gerente de Projetos na empresa CTEC

(33)98400-0936

GitHub: https://github.com/valterpatrick

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
1 hora atrás, valterpatrick disse:

Então, neste caso o que fazer? Uma denúncia espontânea?

Muito provável.

1 hora atrás, valterpatrick disse:

A Sefaz deveria deixar isto explicito em seus documentos/manuais ou corrigir? 

Acredito que sim, tanto a Sefaz deveria barrar quanto o controle da aplicação não permitir a emissão em duplicidade.

Caso consiga uma posição da Sefaz a respeito, se puder compartilhar no tópico poderá ajudar quem venha a ter o mesmo problema futuramente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, valterpatrick disse:

Então, neste caso o que fazer? Uma denúncia espontânea?

A nota fiscal em questão foi cancelada dentro do prazo legal, caso não tivesse sido com certeza este seria o melhor procedimento.

6 horas atrás, valterpatrick disse:

A Sefaz deveria deixar isto explicito em seus documentos/manuais ou corrigir? 

A meu ver, isso é um bug da Sefaz e deveria ser verificado.

Tanto a contabilidade da empresa em questão, quantos contadores que me auxiliam, pessoas da área, pesquisas na internet, não houve ninguém que tenha conseguido emitir qualquer documento fiscal com a mesma numeração sem levar rejeição.

Inclusive um contador que conversei ele disse que fez um procedimento que ele tem ciência que está errado, mas era a solução que ele tinha no momento, de emitir nota fiscal NF-e com a numeração já tirada para recuperar as chaves das notas que a empresa que ele presta serviço perdeu. (Quando leva rejeição é retornado a chave já emitida)

5 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Tanto a Sefaz deveria barrar quanto o controle da aplicação não permitir a emissão em duplicidade.

Já incluir essa modificação na lista de tarefas para impedir ou dificultar de retornar a numeração do sistema na mesma serie, até então não tem essa validação.

5 horas atrás, Renato Rubinho disse:

Caso consiga uma posição da Sefaz a respeito, se puder compartilhar no tópico poderá ajudar quem venha a ter o mesmo problema futuramente.

Verificarei o que a AF da cidade diz a respeito e também verificarei com assessoria contábil o que eles dizem a respeito e dou retorno aqui no Fórum. Devido às festividades de fim de ano, pode ser que demore um pouco para conseguir dá retorno.

Editado por Nicola Henrique Serafim
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solution

Verifiquei aqui e resumindo a resposta:

Já aconteceu um caso semelhante ao meu neste mesmo estado (MG), eles tentaram reportar ao Sefaz (claramente é uma falha), porem a Sefaz não deu retorno.

Que o melhor a fazer é depender o mínimo do Sefaz MG, fazer todas as validações possíveis antes de efetivar o envio da nota a fim de evitar possíveis transtornos.

Apesar deles terem retornado especificamente ao estado de MG, essa sugestão, a meu ver, também se aplica aos demais estados.

 

Por mim já dou esse Tópico com encerrado, imagino que quando marcar alguma resposta como Solução o Tópico pare de receber novas respostas, aguardarei até, amanha para caso alguém tenha algo a acrescentar e já faço o encerramento.

Editado por Nícola Serafim
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 496 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.