Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFC-e pagamento por PIX retornado erro 391(Falta de preenchimento dos dados do cartão)


Ver Solução Respondido por MarceloDev,

Recommended Posts

Boa tarde,

Estou recebendo o erro abaixo como se eu tivesse efetuado uma venda no cartão e não tivesse informado os dados referente ao cartão. Porém, forma de pagamento foi no PIX!!!

Esse erro passou a ocorrer a pouco tempo. Alguém mais passando por esse problema?

image.png.1ebd3b53ebdfab3af40c6d0c6761f90d.png

image.thumb.png.ce5c30891aba8b57aa919d35c05e66b6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
21 minutos atrás, MarceloDev disse:

Bom dia,

Paraná.

Observamos também que tinha relação com a nova NT emitida em 19/03/2024

sim deve ser sefaz , se bem que já está sendo usado o 17 por vários até mesmo em produção

Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... agora meio que assustei com essa parada aí... pois fiz teste com a UF de GO em homologação e também deu isso. Até onde entendi, apenas o estado de MT que vai passar a exigir preenchimentos dos dados de cartão de uma venda PIX e nem sequer deverá restringir se não preencher, pois são só para alguns segmentos, conforme o post:

Agora vem a questão da dúvida... se em homologação em GO está sendo exigido o preenchimento, dando rejeição, isso vai passar para Produção? Se for exigir em produção, que campos devemos preencher, já que (diferente de MT) o pessoal pode usar o PIX sem integração em GO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

mas é uma informação que mesmo que tu usa POS deveria de sair pra associar a venda ao extrato do recebimento em cartão

então antes tarde que mais tarde. basta implementar seja pegando do tef se tiver ou uma forma de inputar isso para sair no xml

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até tenho o recurso de informar os dados do cartão para vendas de cartão mesmo @Juliomar Marchetti, mas agora é o PIX, e se for na mesma toada de MT, segundo as regras não poderia informar manualmente (somente com integração), mas espero que agora seja só manezada da SEFAZ mesmo, lembro que isso ocorreu quando alguns estados exigiram, há alguns anos atrás, as informações como o CNPJ e autorização de vendas a cartão e também a SEFAZ de GO ativou a regra em homologação e depois como em GO não exige isso, removeram da homologação e não foi para produção, mesmo assim na época tive que criar uma configuração no sistema para solicitar ou não os dados do cartão em uma venda POS (sem integração).

Agora nem sei o que está exigindo do PIX, ou vou aguardar... e ver o desenrolar, ou ir na tentativa e erro de quais campos mínimos eu poderia preencher (nada parecido de toda a informação exigida por MT, que não vai aceitar POS sem integração e nem PIX sem integração - obs.: para apenas alguns segmentos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores
29 minutos atrás, Fabrício G. Araújo disse:

Até tenho o recurso de informar os dados do cartão para vendas de cartão mesmo @Juliomar Marchetti, mas agora é o PIX, e se for na mesma toada de MT, segundo as regras não poderia informar manualmente (somente com integração), mas espero que agora seja só manezada da SEFAZ mesmo, lembro que isso ocorreu quando alguns estados exigiram, há alguns anos atrás, as informações como o CNPJ e autorização de vendas a cartão e também a SEFAZ de GO ativou a regra em homologação e depois como em GO não exige isso, removeram da homologação e não foi para produção, mesmo assim na época tive que criar uma configuração no sistema para solicitar ou não os dados do cartão em uma venda POS (sem integração).

Agora nem sei o que está exigindo do PIX, ou vou aguardar... e ver o desenrolar, ou ir na tentativa e erro de quais campos mínimos eu poderia preencher (nada parecido de toda a informação exigida por MT, que não vai aceitar POS sem integração e nem PIX sem integração - obs.: para apenas alguns segmentos).

entra em contato com osefaz. eles devem ter a informação precisa, não precisa ficar tentando mas pode já pegar a informação com eles

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Fabrício G. Araújo disse:

Até tenho o recurso de informar os dados do cartão para vendas de cartão mesmo @Juliomar Marchetti, mas agora é o PIX, e se for na mesma toada de MT, segundo as regras não poderia informar manualmente (somente com integração), mas espero que agora seja só manezada da SEFAZ mesmo, lembro que isso ocorreu quando alguns estados exigiram, há alguns anos atrás, as informações como o CNPJ e autorização de vendas a cartão e também a SEFAZ de GO ativou a regra em homologação e depois como em GO não exige isso, removeram da homologação e não foi para produção, mesmo assim na época tive que criar uma configuração no sistema para solicitar ou não os dados do cartão em uma venda POS (sem integração).

Agora nem sei o que está exigindo do PIX, ou vou aguardar... e ver o desenrolar, ou ir na tentativa e erro de quais campos mínimos eu poderia preencher (nada parecido de toda a informação exigida por MT, que não vai aceitar POS sem integração e nem PIX sem integração - obs.: para apenas alguns segmentos).

Basicamente são esses os campos

image.thumb.png.1f92dd268d3343943fc895eb2128a009.png
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, MarceloDev disse:

Basicamente são esses os campos

image.thumb.png.1f92dd268d3343943fc895eb2128a009.png
 

Sim, estou a par dos novos campo @MarceloDev, mas na prática até onde sei apenas MT irá exigi-los, e agora as outras SEFAZ (acredito eu) ativaram a exigência sem motivo, como disse até em MT terá que aceitar sem preenchimento para os segmentos que não são obrigado a informar sem sistema integrado. Talvez o RS obrigue, pois tem algo parecido com isso, mas até onde sei não existem outros decretos em outro estados, por isso que acho que é falha das SEFAZ ao ativarem as regras exigindo isso.

Editado por Fabrício G. Araújo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Fabrício G. Araújo disse:

Sim, estou a par dos novos campo @MarceloDev, mas na prática até onde sei apenas MT irá exigi-los, e agora as outras SEFAZ (acredito eu) ativaram a exigência sem motivo, como disse até em MT terá que aceitar sem preenchimento para os segmentos que não são obrigado a informar sem sistema integrado. Talvez o RS obrigue, pois tem algo parecido com isso, mas até onde sei não existem outros decretos em outro estados, por isso que acho que é falha das SEFAZ ao ativarem as regras exigindo isso.

Também penso como você. Entretanto, no Paraná também caiu na validação. Fiz o teste com pagamento PIX com e sem integração e passou certinho. 

image.png.ceafa5de50bbb2a47b416f574baa2e10.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...
Em 21/03/2024 at 16:28, MarceloDev disse:

Também penso como você. Entretanto, no Paraná também caiu na validação. Fiz o teste com pagamento PIX com e sem integração e passou certinho. 

image.png.ceafa5de50bbb2a47b416f574baa2e10.png

Tentei fazer igual a você @MarceloDev, mas aqui em GO em Homologação a rejeição continua, sendo que para a forma de pagamento Cartão com menos informação passa de boa, mas para PIX não.

Exemplo de preenchimento em GO a Cartão e funciona normal (um POS sem integração):

image.png.7324dcf54252a360d7b220c69b9a823b.png

Então, fiz o que o @Juliomar Marchetti sugeriu e mandei o questionamento para a Sefaz, agora é esperar a boa vontade deles responder. Se é falha no ambiente de homologação, ou quais campos serão exigidos, se passará para produção... enfim... esperar a resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Fabrício G. Araújo disse:

Tentei fazer igual a você @MarceloDev, mas aqui em GO em Homologação a rejeição continua, sendo que para a forma de pagamento Cartão com menos informação passa de boa, mas para PIX não.

Exemplo de preenchimento em GO a Cartão e funciona normal (um POS sem integração):

image.png.7324dcf54252a360d7b220c69b9a823b.png

Então, fiz o que o @Juliomar Marchetti sugeriu e mandei o questionamento para a Sefaz, agora é esperar a boa vontade deles responder. Se é falha no ambiente de homologação, ou quais campos serão exigidos, se passará para produção... enfim... esperar a resposta.

Bom dia @Fabrício G. Araújo

Aqui no Paraná acabamos que tivemos que voltar como estava antes...

image.png.c33af8bcb21030832723ed42565377c5.png

Iniciamos caíndo na regra de validação da NT 1.10 como mencionei no início do Post. Ainda na quinta feira dia 28/03/2024 já não estava mais validando o xml como eu havia orientado. Os testes em produção passou conforme imagem acima e não precisamos, até o momento, atualizar os schemas... 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois ...

Bom dia,

Aqui em GO em homologação continua a mesma, solicitando preenchimento dos dados do cartão no PIX e mesmo preenchendo (o básico) dá restrição, conforme informei acima.

Entrei em contato pelo site no Fale Conosco (https://goias.gov.br/economia/fale-conosco/), que me indicaram o telefone (62)3309-6950 no que seria o órgão equivalente à SEFAZ (Secretaria da Economia), que por sua vez me indicaram um e-mail ([email protected]) para enviar os questionamentos, que não souberam me responder por telefone, e que com certeza não irão me responder, pois enviei e-mail dia 03/04 e não obtive retorno.

Mas como já mudaram os prazos dessas regras e já vi novas NT com alterações que virão na forma de pagamento... é esperar para ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.