Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

  • Este tópico foi criado há 258 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Bom dia a todos.

Faz uma semana que estou com erro ao tentar enviar a NFCe em ambiente de homologação em SP. O erro é "Grupo IBS/CBS nao informado"  (Regra de validação UB13-30 de acordo com NT2025.002)

 

Pelo que entendi das NTs a obrigatoriedade dos campos da reforma começaria em outubro (e ainda foi prorrogado para novembro recentemente), então não sei qual a causa. Além disso a NFe em homologação para SP continua funcionando sem problemas.

A única pista que eu tenho é a criação de novas validação na NT2025.002, que foi implantada em homologação 08/09/2025. Mas acredito que não era para rejeitar a NF se eu não mandar nenhum dos campos novos.

 

Conversando em fóruns e grupos vi que outras pessoas estão com o mesmo problema.

Alguém sabe informar qual a causa dessa falha de validação? 

 

 

  • Consultores
  • Solution
Postado

sim estão esse sefaz e mais uns 3 ou 4 então não vai adiantar enquanto eles não resolverem lá

 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

 

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil


Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Bom dia, tudo bem?

Aqui eu estava passando pelo mesmo problema. Pelo que vi essa regra de validação realmente entrou em vigor em homologação no dia 08/09. Porém acredito que realmente exista um problema pois a condição para cair nessa regra é essa:

Se CST do IBS/CBS (tag: IBSCBS/CST) informado possui indicador que exige informação do IBS/CBS (ind_gIBSCBS = 1):
- Grupo gIBSCBS não informado (id: UB15, grupo: imposto/IBSCBS/gIBSCBS)

Se não informar nada de IBS/CBS não deveria ser validado.

Para resolver o problema de imediato eu inseri o registro do IBS/CBS. Tive outros outros que se resolveram com a atualização do ACBR.

Porém tem duas situações que não consegui resolver.

Primeiro é a geração da tag vIBS, que foi criado por último e agora está sendo solicitada. Mas não está sendo gerado no XML, mesmo colocando valor no campo vIBS da classe gIBSCBS.

O código (ainda para testes) está assim:

            with IBSCBS do
            begin
              CST := cst000;
              cClassTrib := '000001';
              with gIBSCBS do
              begin
                vBC := Prod.vProd;
                with gIBSUF do
                begin
                  pIBSUF := 0.1;
                  vIBSUF := (vBC * pIBSUF) / 100;
                  vTotIBSUF := vTotIBSUF + vIBSUF;
                end;
                with gIBSMun do
                begin
                  pIBSMun := 0;
                  vIBSMun := (vBC * pIBSMun) / 100;
                  vTotIBSMun := vTotIBSMun + vIBSMun;
                end;
                vIBS := gIBSUF.vIBSUF + gIBSMun.vIBSMun;
                with gCBS do
                begin
                  pCBS := 0.9;
                  vCBS := (vBC * pCBS) / 100;
                  vTotCBS := vTotCBS + vCBS;
                end;
              end;
            end;
 

O XML fica assim:

<IBSCBS>
<CST>000</CST>
<cClassTrib>000001</cClassTrib>
<gIBSCBS>
<vBC>5.00</vBC>
<gIBSUF>
<pIBSUF>0.1000</pIBSUF>
<vIBSUF>0.01</vIBSUF>
</gIBSUF>
<gIBSMun>
<pIBSMun>0.0000</pIBSMun>
<vIBSMun>0.00</vIBSMun>
</gIBSMun>

---> AQUI DEVERIA TER A TAG <vIBS>

<gCBS>
<pCBS>0.9000</pCBS>
<vCBS>0.04</vCBS>
</gCBS>
</gIBSCBS>
</IBSCBS>

O erro recebido é o da imagem em anexo. No ambiente SP apenas retorna Erro de Schema. Alterando para o ambiente PR ele apresenta a mensagem completa.

A segunda situação que não consegui gerar foram os dados da totalização do IBS/CBS. Estou informando os valores dessa forma:

      Total.IBSCBSTot.vBCIBSCBS := vTotProd;
      Total.IBSCBSTot.gIBS.gIBSUFTot.vIBSUF := vTotIBSUF;
      Total.IBSCBSTot.gIBS.gIBSMunTot.vIBSMun := vTotIBSMun;
      Total.IBSCBSTot.gCBS.vCBS := vTotIBSMun;

E o resultado no XML é sempre assim:

<IBSCBSTot>
<vBCIBSCBS>5.00</vBCIBSCBS>
</IBSCBSTot>

Aparece apenas a base de cálculo e não aparecem os totais dos impostos. Deveria ser algo parecido com isso:

<IBSCBSTot>
<vBCIBSCBS>10.00</vBCIBSCBS>
<gIBS>
<gIBSUF>
<vDif>0.00</vDif>
<vDevTrib>0.00</vDevTrib>
<vIBSUF>0.01</vIBSUF>
</gIBSUF>
<gIBSMun>
<vDif>0.00</vDif>
<vDevTrib>0.00</vDevTrib>
<vIBSMun>0.00</vIBSMun>
</gIBSMun>
<vIBS>0.01</vIBS>
<vCredPres>0.00</vCredPres>
<vCredPresCondSus>0.00</vCredPresCondSus>
</gIBS>
<gCBS>
<vDif>0.00</vDif>
<vDevTrib>0.00</vDevTrib>
<vCBS>0.09</vCBS>
<vCredPres>0.00</vCredPres>
<vCredPresCondSus>0.00</vCredPresCondSus>
</gCBS>
</IBSCBSTot>
 

Se tiverem qualquer informação que ajude, eu agradeço.

Obrigado.

Claudiney

image.png

Postado

Bom dia meus caros, mesma coisa acontece aqui, ou da erro de IBS/CBS não informado no item ou de Rejeicao: Falha no Schema XML do lote de NFe.
Mesmo seguindo a risca o modelonfce.ini vejo que o xml gerado não contém algumas tags, creio eu ser questão de aguardar alguma atualização do monitor ou dos schemas.

  • Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Deve informar 0,0001 qdo o total do vIBS for igual a zero.

 

Obrigado André.

É bom saber disso.

Porém nesse caso o valor é de 0,05. Confirmei colocando uma instrução para mostrar o valor na tela depois de mover para o campo vIBS da classe.

Vou fazer mais algumas tentativas forçando esse valor.

Postado

Mesmo colocando qualquer coisa acima de 0, a tag esta sendo colocada em lugar errado no xml.:

            <IBSCBSTot>
                <vBCIBSCBS>25.00</vBCIBSCBS>
                <gIBS>
                    <gIBSUF>
                        <vDif>0.00</vDif>
                        <vDevTrib>0.00</vDevTrib>
                        <vIBSUF>0.00</vIBSUF>
                    </gIBSUF>
                    <gIBSMun>
                        <vDif>0.00</vDif>
                        <vDevTrib>0.00</vDevTrib>
                        <vIBSMun>0.00</vIBSMun>
                    </gIBSMun>
                    <vIBS>1.00</vIBS>   <-----------------lugar errado
                    <vCredPres>0.00</vCredPres>

                    <vCredPresCondSus>0.00</vCredPresCondSus>
                </gIBS>
            </IBSCBSTot>

deveria estar logo abaixo o vbc e não dentro do gibs, vejam o modelo:

[gIBSCBS001] 

vBC=

vIBS=




ele deveria estar logo abaixo o vBC

1 hora atrás, André Ferreira de Moraes disse:

Deve informar 0,0001 qdo o total do vIBS for igual a zero.

 

 

Postado (editado)

Estou enfrentando o mesmo problema, NFe emitindo normalmente em homologação, porém NFCe não está emitindo. Uma dúvida, simples nacional também precisa informar esses novos campos? até onde vi não precisava a principio.

Editado por Jean Colangelo Sistemas
Postado
6 horas atrás, bsol disse:

Mesmo colocando qualquer coisa acima de 0, a tag esta sendo colocada em lugar errado no xml.:

            <IBSCBSTot>
                <vBCIBSCBS>25.00</vBCIBSCBS>
                <gIBS>
                    <gIBSUF>
                        <vDif>0.00</vDif>
                        <vDevTrib>0.00</vDevTrib>
                        <vIBSUF>0.00</vIBSUF>
                    </gIBSUF>
                    <gIBSMun>
                        <vDif>0.00</vDif>
                        <vDevTrib>0.00</vDevTrib>
                        <vIBSMun>0.00</vIBSMun>
                    </gIBSMun>
                    <vIBS>1.00</vIBS>   <-----------------lugar errado
                    <vCredPres>0.00</vCredPres>

                    <vCredPresCondSus>0.00</vCredPresCondSus>
                </gIBS>
            </IBSCBSTot>

deveria estar logo abaixo o vbc e não dentro do gibs, vejam o modelo:

[gIBSCBS001] 

vBC=

vIBS=




ele deveria estar logo abaixo o vBC

 

 

Olhando aqui pelo manual, o vIBS está vinculado ao W36 que é realmente o gIBS. Então o layout do XML deve estar correto. Eu não uso esse arquivo de configuração, então não sei dizer se tem que mudar alguma coisa nele. Mas acredito que pelo layout o XML está correto. 

image.png.9cbf838ab72be3f50b4e93b34ef68174.png

 

Aqui para mim também está dessa forma. E em outro produto que tenho, que não utiliza o ACBr o padrão é o mesmo.

Porém aqui para mim não sai a tag vIBS no registro do imposto do item. Isso está gerando erro na minha emissão. Também não saia no TOTAL, mas após atualizar agora e inserir o valor do vIBS que não tinha colocado, ficou tudo certo.

Mas não consegui fazer o vIBS aparecer no item.

No meu XML ficou assim:

Na tag imposto:

            <imposto>
                <ICMS>
                    <ICMSSN102>
                        <orig>0</orig>
                        <CSOSN>102</CSOSN>
                    </ICMSSN102>
                </ICMS>
                <IBSCBS>
                    <CST>000</CST>
                    <cClassTrib>000001</cClassTrib>
                    <gIBSCBS>
                        <vBC>5.00</vBC>
                        <gIBSUF>
                            <pIBSUF>0.1000</pIBSUF>
                            <vIBSUF>0.01</vIBSUF>
                        </gIBSUF>
                        <gIBSMun>
                            <pIBSMun>0.0000</pIBSMun>
                            <vIBSMun>0.00</vIBSMun>
                        </gIBSMun>

                         ---> FALTA O vIBS <---

                        <gCBS>
                            <pCBS>0.9000</pCBS>
                            <vCBS>0.04</vCBS>
                        </gCBS>
                    </gIBSCBS>
                </IBSCBS>
            </imposto>
 

Na tag TOTAL:

            <IBSCBSTot>
                <vBCIBSCBS>5.00</vBCIBSCBS>
                <gIBS>
                    <gIBSUF>
                        <vDif>0.00</vDif>
                        <vDevTrib>0.00</vDevTrib>
                        <vIBSUF>0.01</vIBSUF>
                    </gIBSUF>
                    <gIBSMun>
                        <vDif>0.00</vDif>
                        <vDevTrib>0.00</vDevTrib>
                        <vIBSMun>0.00</vIBSMun>
                    </gIBSMun>
                    <vIBS>0.01</vIBS>
                    <vCredPres>0.00</vCredPres>
                    <vCredPresCondSus>0.00</vCredPresCondSus>
                </gIBS>
                <gCBS>
                    <vDif>0.00</vDif>
                    <vDevTrib>0.00</vDevTrib>
                    <vCBS>0.04</vCBS>
                    <vCredPres>0.00</vCredPres>
                    <vCredPresCondSus>0.00</vCredPresCondSus>
                </gCBS>
            </IBSCBSTot>
 

 

5 horas atrás, Jean Colangelo Sistemas disse:

Estou enfrentando o mesmo problema, NFe emitindo normalmente em homologação, porém NFCe não está emitindo. Uma dúvida, simples nacional também precisa informar esses novos campos? até onde vi não precisava a principio.

Realmente não precisa. Porém tem algum problema acontecendo que se não enviar esses dados é retornado "Grupo IBS/CBS nao informado"  (Regra de validação UB13-30 de acordo com NT2025.002).

Postado
21 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

sim estão esse sefaz e mais uns 3 ou 4 então não vai adiantar enquanto eles não resolverem lá

Entendi Juliomar, eu realmente só queria confirmar mesmo que era algo errado na validação deles. Com todas essas mudanças da reforma tributaria o medo é algum prazo adiantar e não estar preparado rs

Obrigado pela resposta

Postado

Bom dia pessoal. Só confirmando: atualizar o componente ACBr resolve a emissão da NFC-e, obviamente, preenchendo todos os campos referentes a reforma tributária?

Como funciona a atualização? Precisa sincronizar pelo SVN, desinstalar os componentes do Delphi e instalar de novo pelo Trunk2? 

Grato!

Danilo Grespan

 

Postado
10 horas atrás, Jean Colangelo Sistemas disse:

Eu estava tentando emitir uma NFCe, após atualizar o ACBR emitiu normalmente, creio que foi alguma atualização, passei o dia tentando emitir e nada, agora emitiu normalmente.

Jean,

você está colocando os dados do IBS/CBS? Ou não? Qual UF você está usando?

Estou tentando emitir em SP e continua o erro que precisa informar IBS/CBS. E quando crio os dados dos novos impostos o problema de não gerar a tag vIBS continua acontecendo aqui. Então não consigo validar nem de uma forma e nem de outra.

  • Moderadores
Postado
17 horas atrás, bsol disse:

Mesmo colocando qualquer coisa acima de 0, a tag esta sendo colocada em lugar errado no xml.:

            <IBSCBSTot>

O trecho que você colou é dos totais do IBS/CBS e não o vIBS por item.

30 minutos atrás, Danilo Grespan disse:

Como funciona a atualização? Precisa sincronizar pelo SVN, desinstalar os componentes do Delphi e instalar de novo pelo Trunk2? 

https://www.youtube.com/watch?v=-wqx-C6zFTw

  • Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Postado
30 minutos atrás, Danilo Grespan disse:

Bom dia pessoal. Só confirmando: atualizar o componente ACBr resolve a emissão da NFC-e, obviamente, preenchendo todos os campos referentes a reforma tributária?

Como funciona a atualização? Precisa sincronizar pelo SVN, desinstalar os componentes do Delphi e instalar de novo pelo Trunk2? 

Grato!

Danilo Grespan

 

Creio que a princípio basta fazer o SVN Update. Acredito que não seja necessário reinstalar tudo, a menos que não faça há muito tempo e os componentes tenham mudado ou precise adicionar novos componentes.

  • Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Claudiney Cogo disse:

Jean,

você está colocando os dados do IBS/CBS? Ou não? Qual UF você está usando?

Estou tentando emitir em SP e continua o erro que precisa informar IBS/CBS. E quando crio os dados dos novos impostos o problema de não gerar a tag vIBS continua acontecendo aqui. Então não consigo validar nem de uma forma e nem de outra.

Claudiney, estou emitindo para UF de SP mesmo, como mencionaram acima, precisa do vIBS no item também, altém do total

//Item

Produto.Imposto.IBSCBS.CST                                      := cst000;  // CST 00 = tributada integralmente
Produto.Imposto.IBSCBS.cClassTrib                               := '000001'; // Código da classificação tributária
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.vBC                              := 13;
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gIBSUF.pIBSUF                    := 0.1;
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gIBSUF.vIBSUF                    := 0.01;
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gIBSMun.pIBSMun                  := 0;
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gIBSMun.vIBSMun                  := 0;
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.vIBS                             := 0.01;
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gCBS.pCBS                        := 0.9;
Produto.Imposto.IBSCBS.gIBSCBS.gCBS.vCBS                        := 0.12;

//Totais

ANota.NFe.Total.IBSCBSTot.vBCIBSCBS               := 13;
ANota.NFe.Total.IBSCBSTot.gIBS.vIBS               := 0.01;
ANota.NFe.Total.IBSCBSTot.gIBS.gIBSUFTot.vIBSUF   := 0.01;
ANota.NFe.Total.IBSCBSTot.gIBS.gIBSMunTot.vIBSMun := 0;
ANota.NFe.Total.IBSCBSTot.gCBS.vCBS               := 0.12;

  • Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Claudiney Cogo disse:

Creio que a princípio basta fazer o SVN Update. Acredito que não seja necessário reinstalar tudo, a menos que não faça há muito tempo e os componentes tenham mudado ou precise adicionar novos componentes.

Eu felizmente atualizei tudo (instalei do zero) há 2 semanas rs... então será mais simples. É necessário indicar algum schema diferente, mudar algo mas configs do componente?

Danilo.

 

Postado

Boa tarde,

Estou com o mesmo erro, ao emitir no ambiente de homologação esta retornando:

XMotivo=Rejeicao: Grupo IBS/CBS nao informado [nItem: 1]

Acabei de atualizar o acbr monitor para a ultima versao (1.4.0.362) e persiste este retorno.

Em ambiente de produção esta emitindo normalmente.

Alguma solução ?

Obrigado

Postado

Boa tarde,

Eu estou com o mesmo problema, atualizei o acbr e agora estou com o seguinte erro

 

Falha na validação dos dados da nota: 1251152

 --> 1871 - Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}vIBS': This element is not expected. Expected is ( {http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}gCBS ).

Alguem saberia me dizer qual o problema ? 

  • Moderadores
Postado
30 minutos atrás, Thais Guelf disse:

 --> 1871 - Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}vIBS': This element is not expected. Expected is ( {http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}gCBS ).

Pela mensagem, está com a pasta de schemas desatualizada.

39 minutos atrás, CSSTecnologia disse:

XMotivo=Rejeicao: Grupo IBS/CBS nao informado [nItem: 1]

Acabei de atualizar o acbr monitor para a ultima versao (1.4.0.362) e persiste este retorno.

Como está no seu .ini a parte de IBS e CBS?

4 horas atrás, Danilo Grespan disse:

Eu felizmente atualizei tudo (instalei do zero) há 2 semanas rs... então será mais simples. É necessário indicar algum schema diferente, mudar algo mas configs do componente?

Para o quê exatamente?

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

  • Moderadores
Postado
Agora, Danilo Grespan disse:

Para funcionar a emissão da NFC-e com os campos da reforma tributária.

Atualizar os fontes, rodar o instalador, e adequar o seu software com as tags da reforma tributária.

Veja o programa exemplo do componente.

  • Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

  • Membro Pro Verificado
Postado
50 minutos atrás, Thais Guelf disse:

Boa tarde,

Eu estou com o mesmo problema, atualizei o acbr e agora estou com o seguinte erro

 

Falha na validação dos dados da nota: 1251152

 --> 1871 - Element '{http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}vIBS': This element is not expected. Expected is ( {http://www.portalfiscal.inf.br/nfe}gCBS ).

Alguem saberia me dizer qual o problema ? 

Esta em Homologação, certo? Atualizou os schemas ?

 

Fabio Franzini

LogPNG - 160.png

Postado

Estou utilizando a NFCe por DLL.

Estou preenchendo o .ini da seguinte forma:
[IS001]
CSTIS=cstis000
cClassTribIS=000001
vBCIS=0.00
pIS=0.00
pISEspec=0.00
vIS=0.00
[IBSCBS001]
CST=000
cClassTrib=000001
[gIBSCBS001]
vBC=0.00
vIBS=0.00
[gCBS001]
pCBS=0.00
vCBS=0.00


Mas, ainda está me retornando o seguinte erro:
Retorno da NFC-e não autorizado! Motivo: Rejeição: Grupo IBS/CBS não informado [nItem: 1]

 

NFCE77966.ini

  • Moderadores
Postado
26 minutos atrás, luizduesoft disse:

Retorno da NFC-e não autorizado! Motivo: Rejeição: Grupo IBS/CBS não informado [nItem: 1]

Como gerou no XML o grupo <IBSCBS>?

Testei o teu .ini no ACBrMonitorPLUS e parece ter gerado correto, exceto pelo IS que tive que ajustar o CST e mesmo assim não gerou no XML, mas não parece ter a ver com a rejeição.

Veja também:

 

  • Curtir 1
Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

  • Este tópico foi criado há 258 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...