Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Delphi X Android


  • Este tópico foi criado há 1280 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Nativamente não, a Embarcadero está preparando algo para o futuro, mas ainda não tem nada pronto para o público.

Existe sim o HTML5 Builder, nele você programa e consegue distribuir para android e para iOS, mas é tudo em javascript e html5.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Se estiver interessado em usar a linguagem similar ao Object Pascal em dispositivos Android talvez queira dar uma olhada no Oxygene da RemObjects ou ficar de olho no desenvolvimento do SmartMobileStudio.

  • Curtir 1

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Uma outra alternativa usando Pascal está sendo desenvolvida pelo pessoal do Lazarus / FPC

 

http://wiki.freepascal.org/Custom_Drawn_Interface/Android

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Esse são Free tambem ?

Não. Assim como o Delphi, nenhum desses são free (exceto o Lazarus que o Daniel mencionou).

E cada um tem uma peculiaridade, seus prós e seus contras (inclusive o Lazarus).

Não postei nada sobre isso pois achei que podia não interessar ao byteinfo que iniciou a pergunta especificamente sobre o Delphi.

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não. Assim como o Delphi, nenhum desses são free (exceto o Lazarus que o Daniel mencionou).

E cada um tem uma peculiaridade, seus prós e seus contras (inclusive o Lazarus).

Não postei nada sobre isso pois achei que podia não interessar ao byteinfo que iniciou a pergunta especificamente sobre o Delphi.

Com o Lazarus, cujo link o Daniel passou acima, é FREE.

Alexsander da Rosa

Rednaxel Informática

http://rednaxel.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
Com o Lazarus, cujo link o Daniel passou acima, é FREE.

Foi exatamente o que eu disse.  :-|

[]'s

Consultor SAC ACBr

Elton
Profissionalize o ACBr na sua empresa, conheça o ACBr Pro.

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Um engenheiro de Controle de Qualidade(QA) entra num bar. Pede uma cerveja. Pede zero cervejas.
Pede 99999999 cervejas. Pede -1 cervejas. Pede um jacaré. Pede asdfdhklçkh.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigos me desculpem estar ressucitando o topico, rs

no delphi xe 2 nos podiamos programar para iphone (usando object pascal msm)

no delphi xe 3 foi tirada a funcao para programar para iOS

agora nos 3 primeiros meses de 2013 a embarcadero vai lancar o rad studio mobile q sera uma especie de add-on para o delphi na qual vamos poder programar para mobile (usando object pascal)

recomendo esperar so mais um pouquinho pois esta IDE promete e eu particularmente acho ate melhor gerenciar todos os projetos em uma unica ferramente

segue o canal oficial (tem um preview de uma aplicacao feita em android)

http://www.youtube.com/user/embarcaderodobrasil

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não é um add-on ele é um software a parte mesmo e até o momento não tem suporte para android sou beta testar e até a última versão não tem nada de android.

Mas o html5 builder "compila" para android, então até a versão final do rad studio mobile pode ser sim que tenha o suporte.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é um add-on ele é um software a parte mesmo e até o momento não tem suporte para android sou beta testar e até a última versão não tem nada de android.

Mas o html5 builder "compila" para android, então até a versão final do rad studio mobile pode ser sim que tenha o suporte.

entao amigo foi o q eu disse é uma "especie" de add-on pq se o delphi ja estiver instalado ele so acrescentaria as opcoes na hora de se criar uma aplicacao

outra coisa..... vc foi beta tester mas chegou a ver o video q mandei??? pq acho q muita coisa deve ter mudado pq o cara "programa pra android" no delphi, rs

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Primeiramente não é preciso se exaltar, isto é um fórum e o objetivo é contribuir com idéias e opiniões, ninguém aqui é dono da verdade,

 

Add-on é uma coisa totalmente diferente de aplicativo completo ainda mais se falando da Embarcadero, por isso que citei e expliquei, para quem não entende poderia não ficar muito claro.

 

No seu post existe o endereço do canal embarcadero e não de um vídeo específico, se for o vídeo "

" o vídeo demonstra como consumir um servidor REST utilizando um aplicativo feito para android utilizando a IDE eclipse e não programação feita diretamente no Rad Studio Mobile.

 

Existe o vídeo "

", falando especificamente sobre o Rad Studio Mobile e onde é mostrado o RoadMap esperado que seria:

- Início do ano 2013: Desenvolvimento iOS;

- Meio do ano 2013: Desenvolvimento Android;

- Final do ano 2013: Desenvolvimento Windows Phone.

 

No fórum já foi dito que o projeto ACBr é Embarcadero Technology Partner a quase 1 ano, por isso temos acesso as todas as licenças do delphi desde a versão 7 e também acesso as versões que ainda não foram liberadas aos usuários, isso é bom porque por exemplo o ACBr estava adaptado a funcionar com o Delphi XE3 cerca de 1 mês antes do lançado do mesmo, inclusive fui eu quem fez a maior parte do trabalho, é claro, contando sempre com a ajuda de usuários do fórum que querem ajudar o projeto e contribuem sempre seja com suas dúvidas, testando ou codificando.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regys em primeiro lugar tomei um susto com sua resposta.... qdo eu comentei ali n quis parecer ser ignorante ou como vc disse "dono da verdade" quis apenas compartilhar parte do meu conhecimento/ideias mas vc me interpretou mal e de forma errada.... fiz apenas uma pergunta "viu vo video?" <--- isso é agressivo? e terminei a frase com "rs" <--- isso aki é se exaltar?

regys n vamos comecar com o pe esquerdo ok amigo?

caso eu pareci ignorante lhe peco minhas mais singelas e humildes desculpas.

 

eu n mandei o link direto por um unico objetivo q era da pessoa conhecer o canal oficial da embarcadero no brasil ok?

o video q me referi foi o abaixo, dou uma enfase aos 8 minutos e 50 segundos (sem contar q a embarcadero ja lancou o road map)

 

e ai regys ta tranquilo??? :-P

Editado por cobaiaoo

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Hehe, fique tranquilo, não queremos ser mal entendidos, aqui é uma troca de ideia somente, vamos agregar, de forma alguma achei algo ruim do post, só tentando explicar mesmo.

 

Então nesse vídeo ai tem o RoadMap na parte que ele explica sobre o novo ciclo de vida dos aplicativos Embarcadero (a partir de 1:45), e veja que ele cita o meio do ano para liberar para android.

 

No ponto que você citou ele mostra a escolha do android no combo, mas veja o que ele fala, "estamos trabalhando para um futuro próximo", o que vai de encontro ao RoadMap que ele coloca bem antes.

 

A ferramenta é bem interessante, até que enfim eles resolveram fazer algo que seja voltado exclusivamente para mobile, isso é bom, estou louco esperando algo unificado para poder desenvolver idéias que temos aqui na empresa, se eles conseguirem seguir esse RoadMap e liberar no meio do ano vai ser uma festa, ainda mais considerando que eles querem cobrar um preço bem menor pela ferramenta de desenvolvimento somente para mobile, agora é ver o quanto é esse preço menor, porque a Embarcadero não tem fama de cobrar preços baixos :).

 

Baixei ontem a ultima versão no canal beta, a versão saiu tem 3 semanas, vou instalar hoje a noite e postar o que mudou e o que achei da ferramenta, aproveitando, o beta tester e aberto para quem possui licença do Delphi, basta se inscrever, havia esquecido de comentar isso.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regys me tire duas duvidas:

 

1 - qdo compilamos algo para ios a aplicacao final é nativa ou seria uma especia de pascal "empacotado" em objective c?

2 - pra criarmos um projeto pra ipad e um pra iphone basta alterar a plataforma na hora de dar F9 ou cada um é um projeto diferente (project, new, [...])

Editado por cobaiaoo

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

regys me tire duas duvidas:

 

1 - qdo compilamos algo para ios a aplicacao final é nativa ou seria uma especia de pascal "empacotado" em objective c?

2 - pra criarmos um projeto pra ipad e um pra iphone basta alterar a plataforma na hora de dar F9 ou cada um é um projeto diferente (project, new, [...])

 

1. Não entendi bem ainda como ele funciona, mas para compilar para iOS você precisa ter uma máquina MAC com o XCode instalado, quando compilamos o delphi se não foi configurado ainda pede para criar o perfil, nesse momento você informa os dados para a conexão ao MAC com XCode, ao compilar o delphi mostra uma tela de gerando aplicativo e no XCode aparece o aplicativo rodando diretamente no simulador de iPhone ou iPad, conforme o que você seleciona e interessante porque antigamente você precisava exportar para o XCode agora é tudo automático basta compilar e a mágica acontece, você precisa somente instalar um addon no Mac que é quem faz a ponte para o perfil criado anteriormente.

 

2. Eu ainda não fiz testes usando o emulador para diferentes ambientes, mas pelo que pude ver é bem simples, você cria dois perfis e adapta a resolução conforme o perfil, então antes de compilar você escolhe o perfil e ele gera o aplicativo, veja na figura tem um combo para escolher o tipo da tela, o interessante é que se você selecionar o "Custom Device" aparece uma tela parecida com a de celulares android mesmo não tendo o perfil de compilação ainda disponível, penso que já é uma preparação de terreno para o futuro compilador para Android tão prometido.

post-350-0-90553400-1358816015.png

 

Estou tentando criar um ambiente simulado para desenvolvimento iOS, não tenho Mac então estou tendo que me virar instalando o OS X em uma máquina virtual, mas ele parece não gostar muito :). o XCode ainda não está funcionando, assim que conseguir fazer funcionar eu posto mais a fundo como funciona tudo, isso vale um artigo no meu blog, ficou muito bom a forma atual de desenvolvimento, bem simples, prático e rápido.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Atualizando, 

 

Montei uma máquina virtual para rodar o Mac OSX Lion 10.8 que eu já havia comprado na Loja da Apple, esta tudo ok é funcionando com o VMWare 9, não sei se funciona corretamente em outras versões, no VMWare foi tudo muito tranquilo, instalou normalmente como instalaria em um Mac normal.

 

Após instalado fiz a instalação do XCode no Lion, tudo normal também, nada de complicado, para quem já tem iDevices é o mesmo procedimento.

 

Tendo o ambiente de desenvolvimento para iOS pronto, bastou ir até a pasta onde se encontra o PAServer (C:\Program Files\Embarcadero\RAD Studio\11.0\PAServer) e copiar o zip do PAServer para a VM Mac, rodar e pronto, o PAServer se instala facilmente sem nenhum segredo.

 

Feito isso apenas rodei o PAServer, ele vai pedir para você digitar uma senha ou deixar em branco para não ter senha.

 

Agora no RadStudio bastou clicar em Run, se ainda não criou o profile essa é a hora, basta informar o ip do mac onde o PAServer está rodando e a senha se você digitou alguma, automaticamente o delphi já compila o aplicativo e no Mac já aparece automaticamente o simulador para o iDevice escolhido no projeto rodando o aplicativo.

 

Mais simples que isso não existe, ficou muito, mas muito simples.

  • Curtir 1

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regys eu sei q ainda n foi lançado o rad studio mobile

mas caso vc tiver um blog se puder compartilhar conosco como fez para virtualizar o OS X no windows eu agradeceria mto

todas as vezes que tentei eu n obtive sucesso, cheguei a ler artigos q o OS X (n tinha nucleo) por isso n podia ser virtualizado

enfim assim q lançar ficaria mto grato se vc pudesse compartilhar conosco como criar uma simples aplicacao para iphone (ola mundo!) mostando essa questao de virtualizar o mac e gerar o X code... etc, vc faria isso por nos, rs?

O Senhor é o meu pastor nada me faltará. (Salmo 23:1)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Regys, uma dúvida, você disse que para compilar para ios ainda está sendo necessário um sistema mac com Xcode, mas será que isto será mudado nas próximas versões? Pois inicialmente a proposta deles seria que o Rad Studio Mobile compilaria para android e para ios nativamente, sem a necessidade de ser compilado em outros ambientes que não fossem o Windows, e por esse motivo inclusive que ele havia chamado a minha atenção, se você procurar por essa informação no site da embarcadero eles mencionavam sobre ser nativo o desenvolvimento.

     Outra coisa, o Firemonkey está disponível no Rad Studio Mobile? Ou o desenvolvimento todo é baseado nele mesmo?

Editado por EvandroPG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Quando a Embarcadero diz desenvolvimento nativo, ela diz nativo do Delphi, ou seja, desenvolver em delphi e compilar para qualquer plataforma.

 

Precisa sim do Mac com XCode rodando porque a AppStore não aceita desenvolvimento de aplicativo de outra forma, então precisa passar pelo Mac para finalizar de qualquer jeito.

 

Tudo é feito usando o FireMonkey ele é que faz a "mágica" do multiplataforma acontecer. A Embarcadero tem apostado muito nele, não só para mobile mas para todo o resto, com ele em um futuro não muito distante faremos um aplicativo somente e compilaremos para o que quisermos (Windows 32 e 64, Linux, Mac), isso inclusive já ocorre no Rad Studio XE3, ele já disponibiliza a compilação para Windows 32 e 64 e também para Mac.

Equipe ACBr

Régys Borges da Silveira

http://www.regys.com.br

certificacao delphicertificacao delphi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

     Sim, lidei bastante com o Firemonkey no XE3 que foi o que me dispertou o interesse, e ao saber do Rad Studio Mobile fiquei ainda mais interessado pelo desenvolvimento android, mas podia jurar que tinha visto em algum lugar que a compilação poderia ser feita toda em windows, haviam mencionado algo sobre incluir bibliotecas que fossem tornar isto possível, mas achei muito milagroso mesmo além de claro, ter este problema conforme você citou para desenvolver para a AppleStore, obrigado por tirar a minha dúvida quanto a isso.

     Sobre a pergunta de ser todo desenvolvido em Firemonkey foi por pensar que talvez o Rad Studio Mobile tivesse alguma nova palheta de componentes que agisse semelhante ao Firemonkey, mas no fim ele é todo baseado nele então, o que pelo menos para mim é uma excelente notícia, só espero que até o fim do ano a Microsoft abra para os seus parceiros o desenvolvimento para o Windows 8 RT, pois no momento está muito interessante o desenvolvimento em Metro UI no XE3, mas não vejo muita vantagem em utilizar o mesmo sem o suporte ao W8 RT.

Editado por EvandroPG
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1280 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...