Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 186 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

ClassTrib 410030 Estorno de crédito por perecimento, deteriorização, roubo, furto ou extravio.

Estorno de Crédito = True.

Ao informar base de cálculo, apresenta rejeição: 1076 - Total da BC do IBS e da CBS difere da soma dos itens

Rejeição acontece devido ao grupo gIBSCBS não ter sido criado (cst 410).

TNFeIniWriter.Gerar_IBSCBS

case IBSCBS.CST of
      cst000, cst200, cst220, cst510:
        Gerar_IBSCBS_gIBSCBS(AINIRec, IBSCBS.gIBSCBS, Idx);

cst515, cst550, cst830:
        if (NFe.Ide.modelo = 55) then
          Gerar_IBSCBS_gIBSCBS(AINIRec, IBSCBS.gIBSCBS, Idx);

cst620:
        Gerar_IBSCBS_gIBSCBSMono(AINIRec, IBSCBS.gIBSCBSMono, Idx);

cst800:
          Gerar_IBSCBS_gTransfCred(AINIRec, IBSCBS.gTransfCred, Idx);

cst811:
          Gerar_IBSCBS_gAjusteCompet(AINIRec, IBSCBS.gAjusteCompet, Idx);
    end;

Se não informar a base de cálculo, apresenta rejeição: 1176 - Total do IBS estornado difere da soma dos itens

Rejeição acontece devido ao grupo gEstornoCred não ter sido criado no total da nota.

TNFeIniWriter.Gerar_IBSCBSTot

if IBSCBSTot.vBCIBSCBS > 0 then
  begin
    AINIRec.WriteFloat(sSecao, 'vBCIBSCBS', IBSCBSTot.vBCIBSCBS);

if (IBSCBSTot.gIBS.vIBS > 0) or
       (IBSCBSTot.gIBS.gIBSUFTot.vDif > 0) or (IBSCBSTot.gIBS.gIBSMunTot.vDif > 0) then
      Gerar_IBSCBSTot_gIBS(AINIRec, IBSCBSTot.gIBS);

if (IBSCBSTot.gCBS.vCBS > 0) or (IBSCBSTot.gCBS.vDif > 0) then
      Gerar_IBSCBSTot_gCBS(AINIRec, IBSCBSTot.gCBS);

if (IBSCBSTot.gMono.vIBSMono > 0) or (IBSCBSTot.gMono.vCBSMono > 0) or
       (IBSCBSTot.gMono.vIBSMonoReten > 0) or (IBSCBSTot.gMono.vCBSMonoReten > 0) or
       (IBSCBSTot.gMono.vIBSMonoRet > 0) or (IBSCBSTot.gMono.vCBSMonoRet > 0) then
      Gerar_IBSCBSTot_gMono(AINIRec, IBSCBSTot.gMono);

if (IBSCBSTot.gEstornoCred.vIBSEstCred > 0) or (IBSCBSTot.gEstornoCred.vCBSEstCred > 0) then
      Gerar_IBSCBSTot_gEstornoCred(AINIRec, IBSCBSTot.gEstornoCred);
  end;

• Consultores
Postado

modificando passou a validar correto?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Ajustei apenas para gerar a tag do estorno no total.

procedure TNFeIniWriter.Gerar_IBSCBSTot(AINIRec: TMemIniFile;
  IBSCBSTot: TIBSCBSTot);
var
  sSecao: string;
  isEstorno: Boolean;
begin
  sSecao := 'IBSCBSTot';
  isEstorno := (IBSCBSTot.gEstornoCred.vIBSEstCred > 0) or (IBSCBSTot.gEstornoCred.vCBSEstCred > 0);

if (IBSCBSTot.vBCIBSCBS > 0) or isEstorno then
  begin
    AINIRec.WriteFloat(sSecao, 'vBCIBSCBS', IBSCBSTot.vBCIBSCBS);

if (IBSCBSTot.gIBS.vIBS > 0) or
       (IBSCBSTot.gIBS.gIBSUFTot.vDif > 0) or (IBSCBSTot.gIBS.gIBSMunTot.vDif > 0) then
      Gerar_IBSCBSTot_gIBS(AINIRec, IBSCBSTot.gIBS);

if (IBSCBSTot.gCBS.vCBS > 0) or (IBSCBSTot.gCBS.vDif > 0) then
      Gerar_IBSCBSTot_gCBS(AINIRec, IBSCBSTot.gCBS);

if (IBSCBSTot.gMono.vIBSMono > 0) or (IBSCBSTot.gMono.vCBSMono > 0) or
       (IBSCBSTot.gMono.vIBSMonoReten > 0) or (IBSCBSTot.gMono.vCBSMonoReten > 0) or
       (IBSCBSTot.gMono.vIBSMonoRet > 0) or (IBSCBSTot.gMono.vCBSMonoRet > 0) then
      Gerar_IBSCBSTot_gMono(AINIRec, IBSCBSTot.gMono);

if isEstorno then
      Gerar_IBSCBSTot_gEstornoCred(AINIRec, IBSCBSTot.gEstornoCred);
  end;
end;

Segue xml autorizado com e sem nota referenciada.

ACBrNFe.IniWriter.pas ACBrNFe.XmlWriter.pas 51251255374170000128550010000013841923292962-nfe.xml 51251255374170000128550010000013831283477500-nfe.xml

• 2 semanas depois ...
Postado (editado)

@Dinarte Moscon Obrigado pela resposta!

Mas é consenso isso? você chegou a tentar emitir com o ICMS?

Vemos que o componente não gera a tag de icms, todavia as principais IAs em uso ao serem consultadas não interpretam a NT dessa forma.

Na verdade elas concluem justamente o oposto, indicando a emissão de apenas uma nota com a nova finalidade e contendo ICMS, IBS e CBS.

Editado por Rondinele.Martins
Postado
26 minutos atrás, Rondinele.Martins disse:

Vemos que o componente não gera a tag de icms, todavia as principais IAs em uso ao serem consultadas não interpretam a NT dessa forma.

Quando a IA não acha uma resposta, ela inventa uma.
Contador me enviou resposta de IA apontando erro em uma tag que nem havia sido criada no xml.

Débito/Crédito: Ao tentar enviar o ICMS na mesma nota, apresenta rejeição.

Na cartilha publicada, diz que as finalidades débito e crédito são para ajuste do IBS (CBS também), deixando o ICMS de fora.
Algumas finalidades já prevêem integração com ICMS, e dizem que terão implementação futura. (redução de valores, pág. 22)
Outras finalidades pede que seja emitidas 2 notas, 1 para ICMS e outra para IBS/CBS. (perda em estoque, pág. 19-20)

image.thumb.png.8aa432b787136d45109b9acbac432c03.png

Postado
36 minutos atrás, Dinarte Moscon disse:

Quando a IA não acha uma resposta, ela inventa uma.
Contador me enviou resposta de IA apontando erro em uma tag que nem havia sido criada no xml.

Débito/Crédito: Ao tentar enviar o ICMS na mesma nota, apresenta rejeição.

Na cartilha publicada, diz que as finalidades débito e crédito são para ajuste do IBS (CBS também), deixando o ICMS de fora.
Algumas finalidades já prevêem integração com ICMS, e dizem que terão implementação futura. (redução de valores, pág. 22)
Outras finalidades pede que seja emitidas 2 notas, 1 para ICMS e outra para IBS/CBS. (perda em estoque, pág. 19-20)

image.thumb.png.8aa432b787136d45109b9acbac432c03.png

Eu estou com bastante duvida na questão de referencia o documento fiscal de compra de terceiros.

Eu trabalho no ramo de alimentos, um nota de perda de produto é relativamente bem grande para que eu tenho que referencia NFe e nItem do produto de compra, alias, no meu ambiente, é humanamente impossível. Ex: recebo um bitrem de arroz, mesmo a entrada é por amostragem nos lotes, quando vou utilizar/produzir, não tem como saber qual a nf de origem e quando estoura, joga-se a embalagem fora. Não tem como referenciar, então, estou com tudo pronto no que diz respeito a calculo mas esperando essa outra parte.

Postado

@guarasemini

A nota de débito para perda permite emissão sem referenciar para casos de produção interna, não sei se você se enquadra nessa situação, de dar a perda no seu produto intermediário/final ao invés de dar a perda no insumo/MP.

Mas pelo texto da cartilha, quando é compra de terceiro teria de referenciar, compra para revenda principalmente.

Postado
Em 15/12/2025 at 17:13, Rondinele.Martins disse:

@guarasemini essa situação também me ocorre.

Como não possuo controle de Lote,

A princípio, criei um processo de controle de "saldo" alimentado pelas compras e subtraído pelas saídas.

Consumo o saldo com padrão FIFO, assim defino qual nota servirá de referência.

eu tenho algo similar a isso, não vejo como uma boa oportunidade para a empresa começar a fazer um controle de lote melhor.

mas meu problema seria 30% na entrada, o problema é minha saida para perda. Pois o volume e controle é "complicado" para os que fazem

• Este tópico foi criado há 186 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...