Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

• Este tópico foi criado há 174 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Olá Pessoal!

Eu sou programador Dephi há 24 anos, porém eu nunca precisei fazer uma aplicação para emissão de nota fiscal. O mais próximo que eu cheguei disso foi migrar o código de um sistema que emitia notas através da Tecnospeed para que passasse a emitir via ENotas, ambas empresas que terceirizam a emissão de NF.

Agora, estou tendo a necessidade de implementar a emissão de NFCe em um software proprietário meu, mas estou na dúvida se uso o serviço de uma terceirizada, como ENotas ou se faço com ACBr. Eu sei que a vantagem de usar terceiros é que todas as adaptações à legislação será feita por eles, mas a desvantagem é ser pago. Por outro lado, usar ACBr é grátis, mas eu teria que manter toda a lógica do sistema atualizada. Ah, tem o agravante de eu ser do Ceará. Eu sei que recentemente o módulo fiscal deixou de ser obrigatório, mas não sei se o funcionamento agora é 100% igual ao restante do Brasil.

Eu preciso implementar a emissão de NFCe para um sistema de ótica no Delphi e gostaria de usar ACBr. Eu não tenho quase nenhuma noção sobre a legislação fiscal, termos técnicos da área fiscal, códigos, alíquotas, etc. Não sei quantos nem quais cruds preciso implementar. Além disso, eu gostaria de saber mais ou menos quanto trabalho dá para manter tudo atualizado, conforme e SEFAZ vai mudando as regras, as leis, os códigos, alíquotas, etc. Eu imagino quanto problema dá se a SEFAZ define um prazo para uma determinada mudança nos softwares e por falta de conhecimento eu deixo de fazer estas mudanças.

Não sei se fui claro na minha dúvida: eu preciso entender tudo o que é necessário para implementar do zero a emissão de NFCe com ACBr, mas não sei por onde começar!

Algúem poderia me ajudar?

Agradeço desde já!

• Moderadores
  • Solution
Postado

MFe no CE vai ser descontinuado em 01/01/2026, a partir dessa data é apenas NFCe.

Lembrando que nessa data também entra a exigência para destaque dos novos impostos da reforma tributária, caso o emitente seja optante do regime normal (lucro real ou presumido).

Eu sugiro conversar com um contador que te ajude com a legislação, fora isso é pegar os manuais e notas técnicas da SEFAZ no portal da NFe - https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=ndIjl+iEFdE=, e estudar o programa exemplo do ACBrNFe.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• 2 semanas depois ...
Postado

Obrigado amigo,

Um amigo meu que trabalha com ACBr me cedeu os fontes dele e ainda vai me ajudar a implementar no meu. Com relação ao contador, eu vou propor a um cliente meu para ser minha "cobaia" (óbvio que não vou usar essa palavra, rsrsrs) na fase de testes de emissão. Após estar tudo certo, lançarei para os outros clientes, pois o meu software é de prateleira.

Meu sistema é feito em Delphi + SQL Server, mas estou pensando em implementar a parte de NF como um sistema 3 camadas com o backend feito em Lazarus + ACBr e o front em VUE/NUXT3.

De toda forma, agradeço pela resposta.

Um abraço!

• Este tópico foi criado há 174 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.