Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Alguém de São Paulo Capital para compartilhar as modificações no INI para NFSe? (Simples)

Ver Solução Respondido por Alexandre de Paula,
  • Este tópico foi criado há 131 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Membros Pro
Postado (editado)

Oi Pessoal,

Desculpe pedir uma ajuda "preguiçosa" e urgente, mas o prazo se aproxima, e pensei que seria mais simples e objetivo isso (NFSe de empresa no Simples). 

O Diego até me orientou (aqui) a verificar o modelo Padrão Nacional do INI (aqui), mas não é o modelo que a Prefeitura de São Paulo usa (anexo), e lá tem dezenas de campos (em vermelho) os quais não tenho ideia de para que servem ou onde consultar a função ou necessidade de cada um. O modelo de INI usado para SP é realmente muito mais simples do que aquele. 

Tenho a impressão que devem ser poucos os campos adicionais realmente necessários para incluir o 0,1% e o 0,9% do CBS/IBS a partir de 01/01/26 na Prefeitura de SP, e ficaria muito, muito grato se alguém puder ajudar indicando objetivamente quais seriam esses, e assim conseguirmos testar de imediato e emitir as notas fiscais no final desta semana.

Desde já muito obrigado!

RPS_SP.txt

Editado por Marcelo C
Melhor clarificação
  • Marcelo C changed the title to Alguém de São Paulo Capital para compartilhar as modificações no INI para NFSe? (Simples)
  • Consultores
  • Solution
Postado

Bom dia,

Como já recebeu orientação do @Diego Foliene e dos modelos de INI e entendemos que deseja interação com outros usuários da comunidade para obter o exemplo pronto vamos manter este tópico na área aberta e marcado como solucionado apenas para nosso controle de atendimento.

Obrigado.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
image.png

Alexandre de Paula
Gerente de Projetos
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

• Membros Pro
Postado

Oi @Alexandre de Paula

Obrigado pelo retorno.

Mas na verdade a resposta do @Diego A. Folieni não foi exatamente uma solução. Eu gostaria mesmo de saber os campos específicos que precisaria incluir no INI para atender à necessidade de informar as alíquotas de 0,9% e 0,1% para a Prefeitura de São Paulo, de forma mais direta. As informações providas pelo Diego se referem ao modelo padrão, e não ao modelo da Prefeitura de SP, tem muito mais campos do que precisamos, não achei nenhuma documentação que explique cada um daqueles campos, e na prática não resolvem a questão - eu teria que ficar possivelmente dias tentando cada campo para descobrir quais realmente preciso.

Tenho certeza que há centenas de clientes do ACBr que emitem notas de serviço de SP e já resolveram isso, e ajudaria muito se pudermos ser mais diretos (por isso postei aqui no fórum aberto). Por exemplo, eu contratei o Pro e estou usando o ACBr  Monitor Plus (em vez dos componentes) justamente porque eu não tenho como investir muito tempo de desenvolvimento e de pesquisa nessa demanda, a intenção era poupar tempo com uma solução quase pronta (em vez de tentar usar a API da Prefeitura de SP diretamente, por exemplo). E ajudaria se colegas do fórum puderem ajudar a checar nessa resposta. 

Como eu comentei, desculpe se parecer "preguiçoso", mas não é o caso, é necessidade mesmo, tenho muitas outras demandas em andamento (não trabalho especificamente com ERP), e precisava de uma solução rápida para a emissão dessas notas fiscais devido ao fim do suporte a arquivos texto pela Prefeitura de SP.

Pelas mensagens no Discord parece que não será exigida essa informação ainda este ano para empresas do Simples. Espero que isso seja realmente verdade, pois estou contando com isso para a emissão de todo o faturamento de uma empresa no dia 02/01... Espero não ter problemas pela falta desses campos. 👃

Obrigado.

• Membros Pro
Postado

Oi Pessoal,

Para informar, fiz alguns testes em produção (já em 2026) usando o ACBr Monitor 1.4.0.389 64b e consegui emitir algumas notas fiscais de teste no ambiente de produção da Prefeitura de São Paulo, sem qualquer modificação no arquivo INI.

Assim, a boa notícia é que estão aceitando sem os campos IBS/CBS (espero que sem consequências fiscais).

Mas ainda seria desejável uma ajuda para uma implantação objetiva dos campos para quando começarem a exigir, não sei se a partir de Abril (segundo algumas fontes) ou se em 2027, ou caso a empresa deixe de ser optante pelo Simples. 

Obrigado e Feliz (e desafiador) 2026 para todos!

• 1 mês depois ...
  • Este tópico foi criado há 131 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...