Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

• Membro Pro Verificado
Postado

Bom dia

Estou tentando emitir NFSe para a cidade de Jaraguá do Sul - SC, provedor Betha. Dentro da plataforma da prefeitura o erro que recebo é este a baixo

Erro L12 - Erro de validação: Proibida a emissão da RPS, agora terá que adotar o DPS Web-Service, favor consultar nosso manual https://iss.ajuda.betha.cloud/e-nota-cloud/ajuda/outros-conteudos/web-serviceSolução Favor entrar em contato com a Prefeitura para maiores informações.

Entrei no link e salvei as informações que consegui neste documento para auxiliar vcs na analise.

Preciso de auxilio para voltar a emitir Notas nesta cidade

Betha_Jaragua_do_Sul.docx

• Consultores
Postado

no caso pega o ACBrNFSeXServicosRTC.ini 

e joga na pasta de sua aplicação e ele vai usar os novos endereços

pois é via DPS no ambiente nacional

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

• Membro Pro Verificado
Postado

Na verdade esta mensagem aparecia depois que tentava emitir, porque eu  eu tinha uma rotina de consulta e só depois olhando o programa exemplo notei que não nenhuma consulta para este provedor.

Duvidas:
1- Em anexo os arquivos mas estou com <ns2:status>Não processado</ns2:status>, o provedor esta com problemas de integração vc saberia me dizer?

2-  Não tem nenhum tipo de consulta disponivel mesmo ?

image.png.39d20957f407dc041b98d4c0767f40e3.png

1-ger-nfse.xml 1-ger-nfse-soap.xml 1-lista-nfse-ger.xml 1-lista-nfse-ger-soap.xml

• 2 semanas depois ...
  • Membro Pro Verificado
Postado

Bom dia 

Atualizei os  fontes, reinstalei e refiz meus testes.

Anexo arquivos

Preciso de ajuda para entender o problema agora, pois nos retornos tenho um numero de protocolo e a mensagem de "Não Processado", porém a nota consta como emitida dentro da plataforma da prefeitura.

É algo que tenho que fazer na consulta?

É erro no processamento da Betha ?

Preciso entender o que esta com problema para poder seguir com os testes e poder gerar e obter o retorno correto da nota e imprimir.

1-ger-nfse.xml 1-ger-nfse-soap.xml 1-lista-nfse-ger.xml 1-lista-nfse-ger-soap.xml 4226012774663000016656000000000000001-rps.xml

• Consultores
Postado

é simples nacional? ou é lucro real e presumido?

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Consultores
Postado
49 minutos atrás, Desenvolvimento total S disse:

simples nacional

senão me engano não muda em nada os dados. então fica só o que já era levado. não tem nada da reforma

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Membro Pro Verificado
Postado

Passando para compartilhar o que obtive de respostas até o momento sobre a emissão de NFSe do provedor Betha. Tivemos uma reunião agora pouco com o pessoal da Betha referente a emissão de NFSe de Jaraguá do Sul - SC, eles estão com alguns problemas na conversão / emissão de NFSe. O que eles me passaram que pode ser duvida de mais alguem é que o evento de cancelamento ainda não está disponivel e não tem previsão (eu pedi se seriam dias ou semanas ele disse que não pode dar uma estimativa) que primeiro irão alinhar e ajustar toda a parte da emissão para depois ir para os demais eventos. Neste momento quem emitir via webservice e precisar cancelar deverá usar o portal da prefeitura . Outra coisa é a questão que foi o motivo do meu contato com eles é referente ao retorno, pois todos os meus envios estavam retornando "Não Processado" , o que ele me explicou que o não processado quer dizer que a Betha recebeu o DPS mas ainda não foi para validação/emissão no ambiente nacional. Para fazer a consulta ele me passou isso:

image.thumb.png.53f4f64b560e4f4ea90a40b875cc7e27.png

<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:e="http://www.betha.com.br/e-nota-dps"> <soapenv:Header/> <soapenv:Body> <e:ConsultarStatusDpsEnvio> <e:tpAmb>1</e:tpAmb> <e:codigoIbge>4208906</e:codigoIbge> <e:cpfCnpjPrestador></e:cpfCnpjPrestador> <e:protocolo></e:protocolo> <e:tipoIntegracao>EMISSAO</e:tipoIntegracao> </e:ConsultarStatusDpsEnvio> </soapenv:Body> </soapenv:Envelope>

e como hoje no programa exemplo não tem nenhuma consulta 'disponível'

image.png.6a69704a9e2024f654e7cb871f5d5dcb.png

, seria interessante o ACBR implementar uma consulta para nos auxiliar. E que o retorno pode demorar e que "é normal" segundo eles, por exemplo uma nota que enviei hoje de manhã só apareceu no portal nacional depois do meio dia. Nesta consulta segundo eles os retornos serão "Erro | Aguardando Processamento | Rejeição | Sucesso". Isso seria muito bom para todos que estão precisando fazer consultas das NFSe emitidas

Postado
15 horas atrás, Desenvolvimento total S disse:

Passando para compartilhar o que obtive de respostas até o momento sobre a emissão de NFSe do provedor Betha. Tivemos uma reunião agora pouco com o pessoal da Betha referente a emissão de NFSe de Jaraguá do Sul - SC, eles estão com alguns problemas na conversão / emissão de NFSe. O que eles me passaram que pode ser duvida de mais alguem é que o evento de cancelamento ainda não está disponivel e não tem previsão (eu pedi se seriam dias ou semanas ele disse que não pode dar uma estimativa) que primeiro irão alinhar e ajustar toda a parte da emissão para depois ir para os demais eventos. Neste momento quem emitir via webservice e precisar cancelar deverá usar o portal da prefeitura . Outra coisa é a questão que foi o motivo do meu contato com eles é referente ao retorno, pois todos os meus envios estavam retornando "Não Processado" , o que ele me explicou que o não processado quer dizer que a Betha recebeu o DPS mas ainda não foi para validação/emissão no ambiente nacional. Para fazer a consulta ele me passou isso:

image.thumb.png.53f4f64b560e4f4ea90a40b875cc7e27.png

<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:e="http://www.betha.com.br/e-nota-dps"> <soapenv:Header/> <soapenv:Body> <e:ConsultarStatusDpsEnvio> <e:tpAmb>1</e:tpAmb> <e:codigoIbge>4208906</e:codigoIbge> <e:cpfCnpjPrestador></e:cpfCnpjPrestador> <e:protocolo></e:protocolo> <e:tipoIntegracao>EMISSAO</e:tipoIntegracao> </e:ConsultarStatusDpsEnvio> </soapenv:Body> </soapenv:Envelope>

e como hoje no programa exemplo não tem nenhuma consulta 'disponível'

image.png.6a69704a9e2024f654e7cb871f5d5dcb.png

, seria interessante o ACBR implementar uma consulta para nos auxiliar. E que o retorno pode demorar e que "é normal" segundo eles, por exemplo uma nota que enviei hoje de manhã só apareceu no portal nacional depois do meio dia. Nesta consulta segundo eles os retornos serão "Erro | Aguardando Processamento | Rejeição | Sucesso". Isso seria muito bom para todos que estão precisando fazer consultas das NFSe emitidas

Com relação a consulta existe a consulta de situação para ser feita após a emissão:
ACBrNFSeX1.ConsultarSituacao(Protocolo, Lote);

Ela retorna se houve ou não sucesso, se esta aguardando, assim como numero da nota e link de impressão do pdf.

• Consultores
Postado

Atualizem o SVN pois foi subido algo da Betha

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Consultores
Postado

Na verdade o componente já faz o que eles disseram

tu emite com o DPS para versão 1.0

dai tu consulta com a chave do DPS

ACBrNFSeX1.ConsultarDPSPorChave(xChaveDPS);

até ela retornar que tá ok

dai é só consultar por chave e vem o XML da NFSe

ACBrNFSeX1.ConsultarNFSePorChave(xChaveNFSe);       

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

• Membros
Postado

Boa tarde,

A emissão está ok, porém a consulta também estou enfrentando problemas.

Eu fiz alguns testes e o método ConsultarDPSPorChave(xChaveDPS); não retorna XML.

Percebi que o retorno da chamada é 405. 

image.png.1123936f3f109c9b5aeafc465d4a098e.png

REQUEST:

image.thumb.png.1bd62373864a09d4031399adb78bdec4.png

Postado

Boa Tarde.
Até o momento, conforme a documentação disponibilizada pela Betha, não existe um método chamado ConsultarDPSPorChave. O que está disponível é apenas o método ConsultarStatusDps, o qual retorna o número da nota, a chave e o link do PDF correspondente.

Envio da requisição:

image.thumb.png.d6082a4b612ffeb68d70b7d381b8a608.png

e o retorno deles será assim:
image.thumb.png.a11763818253938e92df70001ac8ba12.png

• Consultores
Postado
7 horas atrás, binotto disse:

Boa tarde,

A emissão está ok, porém a consulta também estou enfrentando problemas.

Eu fiz alguns testes e o método ConsultarDPSPorChave(xChaveDPS); não retorna XML.

Percebi que o retorno da chamada é 405. 

image.png.1123936f3f109c9b5aeafc465d4a098e.png

REQUEST:

image.thumb.png.1bd62373864a09d4031399adb78bdec4.png

exato isso ConsultarDPSPorChave(xChaveDPS); não retorna o xml

ele retorna só o status

para o xml é o outro ACBrNFSeX1.ConsultarNFSePorChave(xChaveNFSe);       

mas só pode ser usando e vai funcionar  quando anterior retornar que foi processado com sucesso

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
Em 24/01/2026 at 00:46, Juliomar Marchetti disse:

exato isso ConsultarDPSPorChave(xChaveDPS); não retorna o xml

ele retorna só o status

para o xml é o outro ACBrNFSeX1.ConsultarNFSePorChave(xChaveNFSe);       

mas só pode ser usando e vai funcionar  quando anterior retornar que foi processado com sucesso

@Juliomar Marchetti, boa tarde!

O método ConsultarDPSPorChave está retornando sucesso, e na sequência estou fazendo a chamada do ConsultarNFSePorChave; porém mesmo assim não retorna nada.

• Consultores
Postado
2 horas atrás, Fabio Defferrari disse:

O método ConsultarDPSPorChave está retornando sucesso, e na sequência estou fazendo a chamada do ConsultarNFSePorChave; porém mesmo assim não retorna nada.

sucesso como? a mensagem diz que está processado com sucesso?

ou ele executa com sucesso e diz que está aguardando?

só vai funcionar o outro quando a msg interna for processado com sucesso. não o retorno da propriedade sucesso

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado
13 horas atrás, Juliomar Marchetti disse:

sucesso como? a mensagem diz que está processado com sucesso?

ou ele executa com sucesso e diz que está aguardando?

só vai funcionar o outro quando a msg interna for processado com sucesso. não o retorno da propriedade sucesso

Oi, @Juliomar Marchetti! Está executando com sucesso (e não necessariamente que processou com sucesso). Pelo que vimos, retorna que está aguardando processamento e está levando em torno de 30/40 segundos para efetivamente processar. Iremos criar um processo para executar em paralelo e ver se a nota foi processada com sucesso...

• Consultores
Postado
2 horas atrás, Fabio Defferrari disse:

aguardando processamento

boa é isso ai. tem que esperar sair desse status

depois é só pegar a NFSe e pronto

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Postado (editado)

Boa tarde @binotto

Não utilizamos o ACBr.

Estamos com problema de envio para Betha já com recepção no modelo Nacional para cidade de Campos Novos SC

O retorno é sempre 

Código: E042 Mensagem: Tributação do ISSQN é obrigatória. Quando a Natureza da Operação for definida como 'Tributável' e o Regime Especial de Tributação indicar 'Nenhum', o preenchimento da alíquota torna-se obrigatório.

Correção: Informe a tributação do ISSQN

O detalhe é que essa TAG está sendo enviada.

Em anexo o XML que estamos enviando.

Você pode nos dar um ajuda em relação a esse XML?

A URL que estamos usando é https://nota-eletronica.betha.cloud/dps/ws e passando <tpAmb> com 1

Obrigado pela atenção

At.

Juliano

Betha_Campos_Novos_SC.xml

Editado por Juliano Stringari
  • Consultores
Postado
1 hora atrás, Juliano Stringari disse:

Boa tarde @binotto

Não utilizamos o ACBr.

Estamos com problema de envio para Betha já com recepção no modelo Nacional para cidade de Campos Novos SC

O retorno é sempre 

Código: E042 Mensagem: Tributação do ISSQN é obrigatória. Quando a Natureza da Operação for definida como 'Tributável' e o Regime Especial de Tributação indicar 'Nenhum', o preenchimento da alíquota torna-se obrigatório.

Correção: Informe a tributação do ISSQN

O detalhe é que essa TAG está sendo enviada.

Em anexo o XML que estamos enviando.

Você pode nos dar um ajuda em relação a esse XML?

A URL que estamos usando é https://nota-eletronica.betha.cloud/dps/ws e passando <tpAmb> com 1

Obrigado pela atenção

At.

Juliano

Betha_Campos_Novos_SC.xml 6.45 kB · 0 downloads

Neste caso aqui ele fala de Jaragua do Sul  .e claro usando o ACBrNFSeX
onde tem inumeras implementações e podem ser confundidas com situações suas. não sei qual solução usa. mas senão usa delphi pode usar a LIB ou monitor para utilizar o ACBr e assim evoluir junto com o pessoal. 

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.