Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Recommended Posts

Postado

Estou com o seguinte problema, na contingencia alguns casos a nota em contingencia esta fazendo certo na sefaz emissao normal, mais estou com alguns casos principalmente no envio 12002 e sem comunicacao sefaz, gero a nota em contingencia, imprimo as duas vias, como e uma nota com 12002, time out, o sistema tenta enviar esta nota, o sistema envia tenho retorno de autorizada gerando o xml na pasta transmitida veja o xml, so que consultando a chave na sefaz, esta como emitida em contingencia a contabilidade esta dizendo que esta nota não vale, pedindo para eu enviar novamente, so que não posso enviar porque da duplicidade de nota, este problema e da sefaz, que nao autoriza a nota corretamente ou tem a ver com o tpemis 9 que envio quando coloco ela em contingencia para envio são algumas notas algumas fazem certo. a nota a sefaz autoriza com emissao normal, 

Minha duvida, a contabilidade contabiliza esta nota para a somatoria, se um cliente fizer a consulta da chave ver emitida em contingencia fazer alguma denuncia, ou a sefaz poder multar mais a nota consta na sefaz foi enviada.

Este xml da nota nota 36 da pasta transmitidas ou seja e o xml, q volta da sefaz quando a nota e autorizada correto.
tem protocolo de autorizacao e motivo autorizado, mais veja a foto da consulta da chave, Emitida contingencia.

<infNFe Id="NFe35251253660395000115650010000000369495534350" versao="4.00">
<ide>
<cUF>35</cUF>
<cNF>49553435</cNF>
<natOp>VENDA</natOp>
<mod>65</mod>
<serie>1</serie>
<nNF>36</nNF>
<dhEmi>2025-12-28T09:48:06-03:00</dhEmi>
<tpNF>1</tpNF>
<idDest>1</idDest>
<cMunFG>3547809</cMunFG>
<tpImp>4</tpImp>
<tpEmis>9</tpEmis>
<cDV>0</cDV>
<tpAmb>1</tpAmb>
<finNFe>1</finNFe>
<indFinal>1</indFinal>
<indPres>1</indPres>
<procEmi>0</procEmi>
<verProc>1.0</verProc>
<dhCont>2025-12-28T09:48:06-03:00</dhCont>
<xJust>Justificativa Contingencia</xJust>
</ide>

</Signature>
</NFe>
<protNFe versao="4.00">
<infProt>
<tpAmb>1</tpAmb>
<verAplic>SP_NFCE_PL_009_V400</verAplic>
<chNFe>35251253660395000115650010000000369495534350</chNFe>
<dhRecbto>2025-12-28T09:57:43-03:00</dhRecbto>
<nProt>135254114564993</nProt>
<digVal>xmrpx6Rj+vFg4k5ZGK6BVR5B3po=</digVal>
<cStat>100</cStat>
<xMotivo>Autorizado o uso da NF-e</xMotivo>
</infProt>
</protNFe>
</nfeProc>

image.png.d719103661c05be81f79dddf583d284e.png

• Consultores
Postado

verifica com a contabilidade se eles leram as documentações para então saber.

a nota que é emitida em contigencia, será enviada exatamente igual e não muda nada nem mesmo a chave. 

pede para eles lerem e se possível trazer baseado nos manuais e nas leis onde diz que tem que ser feito issso

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado

Bom dia este exemplo da nota 36 estou esperando a contabilidade deste cliente se posicionar, porque foi uma nota só, veja os horários entrou em contingencia as 09:48 por falta de comunicação sefaz, o programa tem uma rotina para ficar lendo notas em contingencia e tenta enviar automaticamente veja no xml de retorno 09:57:43 enviou para a sefaz e retorno status 100 com protocolo e motivo autorizado o uso a contabilidade que esta questionando e de outro cliente teve 6 notas em dezembro com esta  mesma situação autorizada mais aparecendo na sefaz como Emitida em Contingencia e não como Emissão Normal, estou tentando consultar algumas contabilidades, sobre este problema, mais elas ficam me passando o procedimento da contingencia e não se estas notas que estão na sefaz nesta situação tem validade juridica, tive mais clientes com esta mesma situação em dezembro, muitos retornos 12002, entrando em contingencia, e depois o sistema autorizando algumas estão com emissão normal e outras emitida em contingencia, minha duvida como disse e o cliente scanear o qrcode ver que aparece emitida em contingencia interpretar isto como uma nota não valida e fazer uma denuncia ou a sefaz aplicar uma multa por contingencia dizendo que não enviou a nota que não consta, agora a contabilidade somar a nota para a Gare ou não, acho que fica a cargo da contabilidade, fico com esta duvida o cliente levar uma multa e eu ter que pagar isto, porque e meu programa que esta fazendo a venda.  Vou aguardar estas outras contabilidades pedi para o meu contador ligar na sefaz e ver o que ela diz sobre isto.

• Moderadores
Postado

Não tem problema nenhum a nota estar aparecendo como emitida em contingência, afinal foi esse o método de emissão.

Desde que a nota que foi emitida em contingência tenha sido enviada para autorização em até 24h, o procedimento está correto.

Alterar para emissão normal alteraria a chave de acesso, e o consumidor não conseguiria consultar a nota que tem em mãos.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

• 3 meses depois ...
Postado

Pelo que o BigWings explicou, faz todo sentido a NF aparecer como emitida em contingência, já que esse foi o modo inicial de emissão. O ponto crítico é só garantir que o envio à SEFAZ ocorra dentro do prazo legal.

Postado

Bom dia, como o samtter comentou acima e o Bigwings tambem sobre o prazo de envio, neste periodo ocorreu um outro fato, data hora atrasada quando ocorre 12002 e voce tenta enviar a nota e ocorre este erro, qual o procedimento para enviar a nota  eu estou fazendo um procedimento que vi na internet (tecnospeed) mais acho que esta errado a nota autoriza, mais pelo que percebi acho que a chave muda e quando passa de um mes para outro a nota acaba sendo validada em outro mes.

Qual o procedimento quando a nota da este erro, vi sobre os 5 minutos que pode tentar enviar a nota para validar e nao dar o erro de data hora atrasada.

• Moderadores
Postado
1 hora atrás, Vanderlei Domingos Gimenez disse:

Qual o procedimento quando a nota da este erro, vi sobre os 5 minutos que pode tentar enviar a nota para validar e nao dar o erro de data hora atrasada.

Na emissão normal tem uma tolerância máxima de 5 minutos, se está tendo esse erro precisa verificar qual data, hora e fuso horário está enviando no XML.

Lembrando que o ACBr tem configuração para obtenção do fuso horário, por padrão é o fuso do sistema da máquina no momento da geração do XML. Então geralmente é verificar a configuração dessa máquina.

Já na transmissão da NFCe emitida em contingência offline não tem esse limite de 5 minutos, você tem até 24h pra transmitir recebendo o cStat 100, ou após as 24h ainda vai ser autorizada com o cStat 150 (Autorizada fora do prazo).

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Postado

BigWings texto abaixo colei de uma resposta sua sobre este assunto de 2022 hora emissao atrasada erro 704

Resposta sua sobre este assunto de fevereiro de 2022

A NFCe foi emitida em contingência offline como indica o tpEmis.

image.png

Como disse acima, nesse caso pode ser enviada em até 24h, por isso foi autorizada.

Talvez seja uma rotina automática da aplicação de alterar pra contingência offline.

É preciso ter cuidado, porém se a numeração da NFCe não seguir uma ordem cronológica pode causar problemas para a empresa. Se por exemplo emite a nota 2455 às 10:00 e a 2456 às 23:50 do dia anterior, mesmo uma tendo sido no modo normal e a outra em contingência.

O que ocorre, voce esta com a nota em contingencia a internet só volta no outro dia. quando o sistema tenta enviar a nota da o erro de hora emissão atrasada, o tpEmis esta 9, ai vi uma resposta da tecnospeed, de modificar o XML, na linha do dhEmi, modificar o xml para a data dhEmi atual do computador e reenviar o XML, estou fazendo isto, ai estou obtendo resultado cstat 100. como voce diz ali sobre a sequencia, tenho uma nota em contingencia com um horario e depois sua data e modificada para uma data posterior a data hora da sequencia das notas. podendo ate virar o mes, se ocorrer no ultimo dia do mes, e a nota ser validada no proximo, mes, tanto que o xml vai para pasta transmitidas do proximo mes, porque ela foi validada com data posterior, esta duvida estou fazendo isto no programa

se o correto nestes casos se é a contabilidade que teria que validar, estas notas uma vez que estou modificando o dhEmi para a data atual do computador e renviando a nota, esta validando na sefaz, mais com outra data como se tivesse fazendo a venda naquela hora e não na sua data correta.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.