Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

Problema aleatório de retorno do CSTAT=0 ao tentar transmitir NFC-e e NF-e. Tem haver com a versão das dlls?

Recommended Posts

Postado

Bom dia, desde abril/2025 ao começar a migrar alguns clientes do SAT para NFC-e, tenho enfrentado problemas ao tentar transmitir a NFC-e em alguns clientes, mas o que está me deixando frustado é acontecer aleatoriamente o retorno do CSTAT = 0 e as vezes ao longo do mês o cliente utilizando o seu computador consegue transmitir normalmente, mas  aleatóriamente acontecendo com algumas NFC-e ou NF-e retornando o CSTAT = 0. Então a partir dai então ao tentei transmitir no meu computador que é a máquina onde tenho delphi 7 e acbr instalado e então transmite normalmente sem erros.
De início, logo em abril/2025 percebi que os primeiros erros eram eram de validação de acordo com os schemas, então os atualizei em cada cliente migrado, e tenho venho atualizando os arquivos de schemas, copiando da pasta do componente acbr.
Da semana passada para cá(06/02/2026) comecei a desconfiar da versão das dlls, a partir dai, pesquisei aqui no forum e li vários relatos de retorno CSTAT = 0 tendo haver com a versão das dlls.

Desculpe-me pela longa descrição acima, mas gostaria de saber realmente dos colegas qual a versão das dlls que preciso ter nos clientes?

Este problema do retorno CSTAT = 0 tem haver mesmo com a versão da dll ou será que é um problema na sefaz? O que os colegas tem feito para contornar esta situação? Tipo ao indentificar o problema de CSTAT = 0 já geram a NFC-e em contigência e colocam alguma rotina para depois tentar retransmitir?
Eu utilizo este componente desde o seu surgimento para transmissão de NF-e, sempre com sucesso, mas depois percebi que após atualizar o componente no início de "abril/2025" tem acontecido estes problemas a medida que os clientes do SAT foram migrando para NFC-e.

O que será que estou deixando escapar caso ocorra algum problema durante o processamento da transmissão para a sefaz? 

Desde já muito obrigado a quem puder ajudar-me.

• Consultores
Postado

configura o timeout e tentativas para maior. como é algo com mais notas emitidas vai gerar problemas

• Obrigado 1

Consultora ACBr Pro

Juliomar Marchetti

Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro

discord: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br

MVP_NewLogo_100x100_Transparent-02.png
Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil

Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!

Postado
3 horas atrás, EXVASP disse:

Bom dia, desde abril/2025 ao começar a migrar alguns clientes do SAT para NFC-e, tenho enfrentado problemas ao tentar transmitir a NFC-e em alguns clientes, mas o que está me deixando frustado é acontecer aleatoriamente o retorno do CSTAT = 0 e as vezes ao longo do mês o cliente utilizando o seu computador consegue transmitir normalmente, mas  aleatóriamente acontecendo com algumas NFC-e ou NF-e retornando o CSTAT = 0. Então a partir dai então ao tentei transmitir no meu computador que é a máquina onde tenho delphi 7 e acbr instalado e então transmite normalmente sem erros.
De início, logo em abril/2025 percebi que os primeiros erros eram eram de validação de acordo com os schemas, então os atualizei em cada cliente migrado, e tenho venho atualizando os arquivos de schemas, copiando da pasta do componente acbr.
Da semana passada para cá(06/02/2026) comecei a desconfiar da versão das dlls, a partir dai, pesquisei aqui no forum e li vários relatos de retorno CSTAT = 0 tendo haver com a versão das dlls.

Desculpe-me pela longa descrição acima, mas gostaria de saber realmente dos colegas qual a versão das dlls que preciso ter nos clientes?

Este problema do retorno CSTAT = 0 tem haver mesmo com a versão da dll ou será que é um problema na sefaz? O que os colegas tem feito para contornar esta situação? Tipo ao indentificar o problema de CSTAT = 0 já geram a NFC-e em contigência e colocam alguma rotina para depois tentar retransmitir?
Eu utilizo este componente desde o seu surgimento para transmissão de NF-e, sempre com sucesso, mas depois percebi que após atualizar o componente no início de "abril/2025" tem acontecido estes problemas a medida que os clientes do SAT foram migrando para NFC-e.

O que será que estou deixando escapar caso ocorra algum problema durante o processamento da transmissão para a sefaz? 

NFC-e nunca  pode ser usado apenas um comando de envio, é fraco alguns estados, demora, como mencionado pelo juliomar, aumente o timeout, e implemente tratamento de erro se ainda assim der timeout ou erro de conexao, acontecem erros de tudo que é jeito nesse modo de transmissão dessa nota. Ainda mais sendo síncrono 

• Obrigado 1
  • Consultores
Postado
Em 13/02/2026 at 10:30, EXVASP disse:

Resolvido?

Valter Patrick
Gerente de Projetos na empresa CTEC
Consultor ACBr
(33)98400-0936
GitHub: https://github.com/valterpatrick

Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o Clube PRO                    

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.  ícone Discórdia Discord   

Postado
Em 20/02/2026 at 21:32, valterpatrick disse:

Resolvido?

Ainda não pois estou deparando-me com alguns problemas ao tentar usar apenas a versão das dlls da pasta DLLs\XMLSec\MinGW\32\

Então junto ao exe coloquei todas dlls abaixo:

--------------------------------------------------
DLL #1
Nome: capicom.dll
Versão: 2.1.0.2
Caminho: C:\ACBR\DLL\capicom.dll
DLL #2
Nome: iconv.dll
Versão: 1.9.0.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\iconv.dll
DLL #3
Nome: inpout32.dll
Versão: 1.2.0.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\inpout32.dll
DLL #4
Nome: libcharset-1.dll
Versão: Não disponível
Caminho: C:\ACBR\DLL\libcharset-1.dll
DLL #5
Nome: libcrypto-1_1.dll
Versão: 1.1.1.10
Caminho: C:\ACBR\DLL\libcrypto-1_1.dll
DLL #6
Nome: libeay32.dll
Versão: 1.0.2.5
Caminho: C:\ACBR\DLL\libeay32.dll
DLL #7
Nome: libexslt-0.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libexslt-0.dll
DLL #8
Nome: libexslt.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libexslt.dll
DLL #9
Nome: libgcc_s_dw2-1.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libgcc_s_dw2-1.dll
DLL #10
Nome: libiconv-2.dll
Versão: 1.14.0.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\libiconv-2.dll
DLL #11
Nome: libiconv.dll
Versão: 1.14.0.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\libiconv.dll
DLL #12
Nome: libintl-8.dll
Versão: 0.19.6.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\libintl-8.dll
DLL #13
Nome: libltdl-7.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libltdl-7.dll
DLL #14
Nome: libssl-1_1.dll
Versão: 1.1.1.10
Caminho: C:\ACBR\DLL\libssl-1_1.dll
DLL #15
Nome: libwinpthread-1.dll
Versão: 1.0.0.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\libwinpthread-1.dll
DLL #16
Nome: libxml2-2.dll
Versão: 2.9.0.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxml2-2.dll
DLL #17
Nome: libxml2.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxml2.dll
DLL #18
Nome: libxmlsec-openssl.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxmlsec-openssl.dll
DLL #19
Nome: libxmlsec.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxmlsec.dll
DLL #20
Nome: libxmlsec1-openssl.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxmlsec1-openssl.dll
DLL #21
Nome: libxmlsec1.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxmlsec1.dll
DLL #22
Nome: libxslt-1.dll
Versão: 1.1.0.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxslt-1.dll
DLL #23
Nome: libxslt.dll
Caminho: C:\ACBR\DLL\libxslt.dll
DLL #24
Nome: midas.dll
Versão: 21.0.17017.3725
Caminho: C:\ACBR\DLL\midas.dll
DLL #25
Nome: msvcr100.dll
Versão: 10.0.40219.325
Caminho: C:\ACBR\DLL\msvcr100.dll
DLL #26
Nome: msvcr120.dll
Versão: 12.0.40649.5
Caminho: C:\ACBR\DLL\msvcr120.dll
DLL #27
Nome: msvcr71.dll
Versão: 7.10.3052.4
Caminho: C:\ACBR\DLL\msvcr71.dll
DLL #28
Nome: msxml5.dll
Versão: 5.20.1087.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\msxml5.dll
DLL #29
Nome: msxml5r.dll
Versão: 5.20.1072.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\msxml5r.dll
DLL #30
Nome: ssleay32.dll
Versão: 1.0.2.5
Caminho: C:\ACBR\DLL\ssleay32.dll
DLL #31
Nome: zlib.dll
Versão: 1.2.3.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\zlib.dll
DLL #32
Nome: zlib1.dll
Versão: 1.2.8.0
Caminho: C:\ACBR\DLL\zlib1.dll

Será que falta alguma dll?

Será que as versões estão corretas?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...