jacke venson Postado 11 Março Postado 11 Março Estou validando a emissão de nota fiscal com itens defensivos agrícolas, na qual necessita enviar a tag <agropecuario><defensivo> com o numero da receita e CPF do responsável. Oque acontece é que se enviar itens defensivos(NCM 38089220) e não defensivos a mesma nota e enviar o grupo de agropecuario, ocorre a rejeição: "Nenhum item da NF-e é defensivo agrícola e informada receita de agrotóxico." Queria saber aqui se alguém sabe como faz pra enviar uma nota desta forma, ou tem que fazer somente notas com defensivos de forma separada? Alguém saberia dizer?
Agnaldo Prates Postado 12 Março Postado 12 Março (editado) 20 horas atrás, jacke venson disse: Queria saber aqui se alguém sabe como faz pra enviar uma nota desta forma, ou tem que fazer somente notas com defensivos de forma separada? Alguém saberia dizer? Ao que parece, o NCM informado está caindo na regra ZF02-20, NT 2024.003, p.11, publicada em 11/03/2026, o NCM indicado não é defensivo agrícola, portanto, pelo o que se apresenta, trata-se de equívoco no NCM. https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo= cVstk1aziE= Editado 12 Março por Agnaldo Prates Erro de grafia na palavra portanto. Prates, Agnaldo
jacke venson Postado 12 Março Autor Postado 12 Março 1 hora atrás, Agnaldo Prates disse: Ao que parece, o NCM informado está caindo na regra ZF02-20, NT 2024.003, p.11, publicada em 11/03/2026, o NCM indicado não é defensivo agrícola, portanto, pelo o que se apresenta, trata-se de equívoco no NCM. https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo= cVstk1aziE= Oi Agnaldo, boa tarde, obrigada pelo retorno. Eu entendi que o NCM 38089220 é de produto defensivo, tanto que se tentar emitir uma nota somente com um item com esse NCM e não informar a receita, a Sefaz retorna a rejeição "Em algum item da NF-e foi informado produto agrotoxico e nao informado numero da receita do defensivo agricola". Porém, se colocar outro item na mesma nota que não seja defensivo (por exemplo 82014000), informar o grupo <agropecuario> com a receita do item defensivo, a Sefaz ta retornando "Nenhum item da NF-e é defensivo agrícola e informada receita de agrotóxico." . Nessa mesma nota, de dois itens, se eu tirar o grupo <agropecuario>, volta o erro "Em algum item da NF-e foi informado produto agrotoxico e nao informado numero da receita do defensivo agricola". Penso que essa regra da Sefaz ta um pouco confusa, não sei se estão passando por isso tbm ou se eu estou entendo algo errado.
Consultores Juliomar Marchetti Postado 12 Março Consultores Postado 12 Março eu não mexo faz tempo. mas parece que vai ter ser uma nota só para defensivo e outra para os demais produtos 2 1 Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
Agnaldo Prates Postado 13 Março Postado 13 Março 15 horas atrás, jacke venson disse: Porém, se colocar outro item na mesma nota que não seja defensivo (por exemplo 82014000), informar o grupo <agropecuario> com a receita do item defensivo, a Sefaz ta retornando "Nenhum item da NF-e é defensivo agrícola e informada receita de agrotóxico." . Nessa mesma nota, de dois itens, se eu tirar o grupo <agropecuario>, volta o erro "Em algum item da NF-e foi informado produto agrotoxico e nao informado numero da receita do defensivo agricola". Penso que essa regra da Sefaz ta um pouco confusa, não sei se estão passando por isso tbm ou se eu estou entendo algo errado. Faz sentido sua observação. Ao analisar algumas legislações acerca do tema, há restrição expressa para que, em se tratando de agrotóxico não há permissão para que a NF-e contenha outro produto que não seja compatível com o tipo de carga. Em RO, por exemplo, o Decreto 13563/2008, estabelece o seguinte: Art. 19. É proibido o transporte de agrotóxicos e afins: (...) III – Juntamente com outro tipo de carga, salvo se houver compatibilidade entre os diferentes produtos transportados; e Portanto, é aconselhável analisar a legislação Estadual que pode vedar a inclusão de itens que não sejam da mesma categoria na NF-e. 1 Prates, Agnaldo
jacke venson Postado 13 Março Autor Postado 13 Março 2 horas atrás, Agnaldo Prates disse: Faz sentido sua observação. Ao analisar algumas legislações acerca do tema, há restrição expressa para que, em se tratando de agrotóxico não há permissão para que a NF-e contenha outro produto que não seja compatível com o tipo de carga. Em RO, por exemplo, o Decreto 13563/2008, estabelece o seguinte: Art. 19. É proibido o transporte de agrotóxicos e afins: (...) III – Juntamente com outro tipo de carga, salvo se houver compatibilidade entre os diferentes produtos transportados; e Portanto, é aconselhável analisar a legislação Estadual que pode vedar a inclusão de itens que não sejam da mesma categoria na NF-e. Estamos orientando nossos clientes a fazer separadamente as notas, vou pesquisar a legislação sobre isso. Obrigada pela orientação pessoal.
Consultores Juliomar Marchetti Postado 13 Março Consultores Postado 13 Março 1 hora atrás, jacke venson disse: Estamos orientando nossos clientes a fazer separadamente as notas, vou pesquisar a legislação sobre isso. Obrigada pela orientação pessoal. Chama o contador da empresa para lhe auxiliar com isso. geralmente ele vai dar um norte correto Juliomar Marchetti Ajude o Projeto ACBr crescer - Seja Pro discord: juliomar telegram: juliomar e-mail: [email protected] http://www.juliomarmarchetti.com.br Projeto ACBr - A maior comunidade Open Source de Automação Comercial do Brasil Participe de nosso canal no Discord e fique ainda mais próximo da Comunidade !!
jacke venson Postado 13 Março Autor Postado 13 Março 4 horas atrás, Juliomar Marchetti disse: Chama o contador da empresa para lhe auxiliar com isso. geralmente ele vai dar um norte correto ok, obrigada
Recommended Posts
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisar ser um membro para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar Agora