Pablo Cerbaro Postado 20 Maio Postado 20 Maio Bom dia Senhoras e Senhores Acompanhando a Evolução das mudanças percebi que no arquivo ACBrCIOTServicos.ini, não foram atualizados os novos endPoints, conforme o manual da eFrete V8. mais precisamente, eFreteProprietarios e eFreteOperacaoTransporte foram adicionados a expressão V2 no final da "url". Encaminhado o arquivo pcnCIOTW_eFrete apenas com a Mudança GerarIdentificacao(4); na Operação Proprietarios pois o erro estava na URL ACBrCIOTServicos.ini pcnCIOTW_eFrete.pas 1
Pablo Cerbaro Postado 20 Maio Autor Postado 20 Maio Houve a necessidade de corrigir na Unit ACBrCIOTWebServices o Complemento da Versão pef para pefV2 e foi corrigido também neste aquivo pcnCIOTW_eFrete o pef para pefV2. pcnCIOTW_eFrete.pasACBrCIOTWebServices.pas 1
Consultores Renato Rubinho Postado 20 Maio Consultores Postado 20 Maio Olá @Pablo Cerbaro Obrigado pela contribuição. Foram validadas as comunicações com os métodos corrigidos? Retorno do Envio Versão...........: 1 Sucesso..........: false Protocolo Serviço: 5295424 Retorno do Envio (Exceção) Mensagem: Sistema efrete (www.efrete.com.br): [Negócio] (Protocolo: 5.295.424) Erro gravando proprietario: Versão inválida Nota em ambiente de homologação: Somente existem transportadores que constam em planilha, que deve ter sido enviado junto com o manual de integração. Código..: Requisicao.Versao.Invalida Ao tentar gravar proprietário recebemos a rejeição acusando versão inválida.
Pablo Cerbaro Postado 20 Maio Autor Postado 20 Maio Eu Validei os cadastros Basico, todos no ambiente de Produção. Veic_JCJ0F83.xmlProp_07546067000175.xmlMot_89210484053.xml No Ambiente do Cliente Estou com erro no Envio do Adicionar Pagamento ( Homologação ) efreteErro adicionando operação de transporte: Erro interno. Tente novamente em alguns minutos. APP.Nao.Categorizado Mas acredito ser algo do eFrete. Abri um Chamado.. estou no aguardo do retorno. Mas os demais Cadastros estão OK. Vou Anexar novamente as Units e ini alterados. pcnCIOTW_eFrete.pasACBrCIOTServicos.iniACBrCIOTWebServices.pas 1
Consultores Renato Rubinho Postado 20 Maio Consultores Postado 20 Maio Obrigado pelas informações. Enviadas correções para o SVN, Rev-46399 Não temos credenciais de produção e estamos enfrentando problemas para ativação das credenciais de desenvolvedor. Como você possui credenciais de produção, nos ajudaria muito se puder abrir um chamado no eFrete e questionar sobre a sincronização dos ambientes. Relatar o problema que está apresentando no ambiente de Homologação, que por sua vez funciona em Produção? 1 hora atrás, Renato Rubinho disse: Retorno do Envio Versão...........: 1 Sucesso..........: false Protocolo Serviço: 5295424 Retorno do Envio (Exceção) Mensagem: Sistema efrete (www.efrete.com.br): [Negócio] (Protocolo: 5.295.424) Erro gravando proprietario: Versão inválida Nota em ambiente de homologação: Somente existem transportadores que constam em planilha, que deve ter sido enviado junto com o manual de integração. Código..: Requisicao.Versao.Invalida Ao tentar gravar proprietário recebemos a rejeição acusando versão inválida. Tomando como base o método de cadastrar proprietário, recebemos o protocolo 5.295.424 de erro com a mensagem acusando a versão inváida, versão essa que funcionou nos seus testes em produção.
jose geraldo Postado 21 Maio Postado 21 Maio (editado) Bom dia Prezados, Ontem tbm terminei as adequações ao componente para V8 da eFrete, como não possuo muita experiência no desenvolvimento de componentes, procurei seguir a estrutura e o padrão do componente, estou conseguindo enviar o cadastros (Motorista, veiculo e Propriétario (versão 4)) em ambiente de produção e homologação, porem ao tentar adicionar o ciot tambem retorna a mensagem a mensagem abaixo tambem abri um chamado na eFrete para verificar efreteErro adicionando operação de transporte: Erro interno. Tente novamente em alguns minutos. APP.Nao.Categorizado Segue anexo as alterações caso ajude na adequação do componente ACBrCIOT.zip Editado 21 Maio por jose geraldo
Pablo Cerbaro Postado 21 Maio Autor Postado 21 Maio Bom dia Fiz o teste em Homologação do Gravar Proprietários, e deu certo também. Para o teste do proprietário, usei o ETC 06912407000171 UEQUE E NEVES LTDA Recebi uma planilha (excel), que estou anexando também. Sobre o Erro do AdicionarOperação ( ainda.. persiste e aguardando retorno do eFrete ) quando novidade... retornarei. 20260521092925-res-GravarMot.xml 20260521092925-res-GravarProp.xml 20260521092926-CIOT.xml Planilha_Teste_EFrete.xls 1
jose geraldo Postado 21 Maio Postado 21 Maio 11 minutos atrás, Pablo Cerbaro disse: Bom dia Fiz o teste em Homologação do Gravar Proprietários, e deu certo também. Para o teste do proprietário, usei o ETC 06912407000171 UEQUE E NEVES LTDA Recebi uma planilha (excel), que estou anexando também. Sobre o Erro do AdicionarOperação ( ainda.. persiste e aguardando retorno do eFrete ) quando novidade... retornarei. 20260521092925-res-GravarMot.xml 1.38 kB · 0 downloads 20260521092925-res-GravarProp.xml 1.5 kB · 0 downloads 20260521092926-CIOT.xml 778 B · 0 downloads Planilha_Teste_EFrete.xls 94.5 kB · 0 downloads Bom dia Pablo eu comparei seu xml com que estou gerando para teste e notei que sua versão do 20260521092926-CIOT.xml esta <obj1:Versao>1</obj1:Versao> será que isso não altera a forma leitura do XML no Ws?
Pablo Cerbaro Postado 21 Maio Autor Postado 21 Maio Bom dia @jose geraldo, falha minha ao anexar os arquivos do XML antes. agora... sim.. estes verás q foi a Versao 4. 20260521092925-res-GravarProp.xml20260521092925-ped-GravarProp.xml20260521092925-CIOT.xml 1
jose geraldo Postado 21 Maio Postado 21 Maio (editado) Blz @Pablo Cerbaro No meu aqui eu alterei a versão do Adicionar Operação para 8, ne meu manual esta AP04 Versao AP01 N 1-1 1 Versão = 8, como o pessoal da eFrete comentou que poderia sair novas orientações, sera que estamos com a mesma versão? Editado 21 Maio por jose geraldo
Pablo Cerbaro Postado 21 Maio Autor Postado 21 Maio Perfeito... os arquivo de cima.. são do envio dos Proprietários... por isso da versão 4... Ainda estou com o mesmo erro do APP.NAO.CATEGORIZADO no envio do AdicionarOperacaoTransporte..... este sim.. esta indo na versao 8..... Tenho aberto varios chamados no eFrete, mas.. ainda nao me retornaram estou comparando os objetos de envio x Manual para ver se há algo incorreto... assim q tiver alguma posição da eFrete... ou conseguir.. volto aqui para compartilhar a vitória
jose geraldo Postado 21 Maio Postado 21 Maio 1 hora atrás, Pablo Cerbaro disse: Perfeito... os arquivo de cima.. são do envio dos Proprietários... por isso da versão 4... Ainda estou com o mesmo erro do APP.NAO.CATEGORIZADO no envio do AdicionarOperacaoTransporte..... este sim.. esta indo na versao 8..... Tenho aberto varios chamados no eFrete, mas.. ainda nao me retornaram estou comparando os objetos de envio x Manual para ver se há algo incorreto... assim q tiver alguma posição da eFrete... ou conseguir.. volto aqui para compartilhar a vitória Verdade eu abrir no bloco de nota achei que era um ciot, estou verificando o wsdl pra ver ser passou algo, qualquer coisa eu posto novamente
jose geraldo Postado 21 Maio Postado 21 Maio (editado) Fiz uma conferência nos endpoints e revisei todos os namespaces, deixando tudo idêntico aos do WS. Mesmo assim, o erro continua. Também tentei utilizando login e certificado, mas o resultado permanece o mesmo, até agora não tive nenhum retorno da eFrete. efreteErro adicionando operação de transporte: Erro interno. Tente novamente em alguns minutos. APP.Nao.Categorizado Segue Arquivos Atualizados; ACBrCIOT.zip Editado 21 Maio por jose geraldo 1
Pablo Cerbaro Postado 21 Maio Autor Postado 21 Maio Estou na mesma situação... Liguei lá no suporte .. e me disseram que devo aguardar o retorno por email.....
jose geraldo Postado 22 Maio Postado 22 Maio Bom dia Prezados; Acabei de receber um novo manual de integração da eFrete a com alterações do manual anteior, isso com vigencia em 24/05 kkk, so rindo de toda essa situação, abaixo segue as modifiações do novo manual. Prezados, Informamos a disponibilização da versão 8.1 do Manual de Integração efrete, com atualizações decorrentes da Portaria SUROC nº 16, de 30 de maio de 2026, que complementa as regras operacionais já estabelecidas pela Portaria SUROC nº 6/2026. As alterações impactam diretamente a lógica de emissão de CIOT e devem ser avaliadas pela equipe técnica de integração. Principais mudanças 1. Lotação agora aceita múltiplos pares de origem e destino O TipoViagem = Padrao (Lotação) passa a suportar múltiplos pares de origem e destino em uma mesma operação. Antes, esse cenário estava restrito ao Fracionado. O campo Viagens passa de ocorrência 0-1 para 0-N. Para que a quitação se comporte da maneira correta, as regras vinculadas a esta categoria serão aplicadas somente ao primeiro par de origem e destino enviado, ignorando os demais, se houver. 2. Fracionado é exclusivamente para 2 ou mais contratantes A possibilidade de emitir TipoViagem = Fracionado com apenas 1 contratante e múltiplas origens/destinos foi revogada pela SUROC 16. Fracionado exige obrigatoriamente 2 ou mais contratantes. ContratantesCargaFracionada é obrigatório e deve conter mínimo 1 CPF/CNPJ adicional diferente do campo Contratante. 3. DataInicioViagem não deve ser informada para TAC Agregado, a dúvida levantada na v8.0 foi sanada com testes. Agora está definido como Não informar para TipoViagem = TAC_Agregado. A ANTT utilizará a data da declaração por padrão. 4. Reforço sobre os envios de informações bancárias. Está na descrição da seção AdicionarOperacaoTransporte, leia atentamente. 5. Nova seção: campos que impactam o cálculo de piso mínimo Incluímos uma seção explicando que os campos AltoDesempenho, RetornoVazio, ComposicaoVeicular e NumeroEixos são repassados à ANTT exatamente como recebidos pelo efrete, sem qualquer tratamento ou transformação. 6. Correção da nomenclatura do campo ToleranciaDePerdaDeMercadoria (estava ToleranciaDePercaDeMercadoria) 7. Blocos completos de endereço e telefone. Atente-se a obrigação (0-1) da raiz endereço para saber se ele é obrigatório ou não; se enviar algum dado preenchido nesta estrutura os demais campos do grupo serão solicitados, mesmo que ela não seja obrigatória. Orientações importantes: No momento, a única categoria aceita para o TipoViagem Fracionado é SemCategoria. Estamos adequando nos próximos dias para aceitar todas as categorias, mas para testes optar pelo preenchimento específico. O CIOT será criado com o apelido da categoria (Livre)no sistema. A ANTT passou a exigir o valor de frete para o CIOT TAC Agregado, até a estrutura atual não era permitido informar valor de pagamento para este TipoViagem. Logo, quando a estrutura de pagamento é enviada, o sistema efrete rejeita a requisição; quando a estruturanão é enviada, a ANTT rejeita a requisição. Estamos solucionando para que ainda hoje permita a inclusão de pagamentos para este TipoViagem. O retorno da emissão que inicia com [ANTT] significa que o retorno é diretamente do comportamento da ANTT. O manual atualizado está disponível no anexo. Atenciosamente, Integração nstech link para o manual https://drive.google.com/file/d/1QnsNHojj2jhezgihHpoj64KU_44MyrD1/view?usp=drive_link 1
MarcioBar Postado 22 Maio Postado 22 Maio Eu estou empenhado em fazer funcionar... mas em homologação não funciona o envio e em produção uma transportadora me autorizou a fazer os testes e cancelar depois. A URL de produção nem está funcionando. E com base a URL de homologação adicionei um TipoViagem a mais: Fracionado. E também mudei o pcnCIOTW_eFrete.pas para aceita a geração de viagem para o Fracionado e tive que remover o tipo de embalagem para cargas do tipo Fracionado para atender uma mensagem de erro de "Negócio" do e-frete quando eu tentei enviar a operação. ACBrCIOTServicos.ini ACBrCIOTConversao.pas 1
MarcioBar Postado 23 Maio Postado 23 Maio Arquivo com a alteração para não gerar o tipo de embalagem quando o TipoViagem é Fracionado que estou usando. pcnCIOTW_eFrete.pas
MarcioBar Postado 23 Maio Postado 23 Maio A url de produção começou a funcionar. Mas para envio de operação ainda esta retornando a mensagem: [23/05/2026 16:51:47] efreteErro adicionando operação de transporte: Erro interno. Tente novamente em alguns minutos. APP.Nao.Categorizado Em produção consegui mandar o Proprietário, Motorista e Veículo sem erros no retorno. 1
Rodrigo Galvan Postado 25 Maio Postado 25 Maio estou tendo o erro Código: 205 - Rejeição: O campo IdOperacaoTransporte é inválido. Já passaram por isso?
MarcioBar Postado 25 Maio Postado 25 Maio 1 hora atrás, Rodrigo Galvan disse: estou tendo o erro Código: 205 - Rejeição: O campo IdOperacaoTransporte é inválido. Já passaram por isso? Não achei o idOperacaoTransporte em lugar nenhum. No meu eu preencho IdOperacaoCliente. No meu está tudo pronto mas a resposta de quando envio é a mesma para voltar a testar em alguns minutos. E dentro do suporte do efrete encerram o meu chamado sem solução por causa da demanda.
Membros Pro pvsoftware Postado 25 Maio Membros Pro Postado 25 Maio Aqui consigo gerar o idOperacaoTransporte, porem ao transmitir { "IdOperacaoTransporte":null, "CodigoVerificador":null, "Protocolo":"E98000000004876", "Codigo":null, "Mensagem":"[\"Erro ao executar opera\u00e7\u00e3o.\"]", "AvisoTransportador":null } o processo é feito em 2 etapas, 1o gerar o IdOperacaoTransporte e depois transmite em homologação está perfeito, porem em produção não vai alguém passou por isso?
MarcioBar Postado 25 Maio Postado 25 Maio 15 minutos atrás, pvsoftware disse: Aqui consigo gerar o idOperacaoTransporte, porem ao transmitir { "IdOperacaoTransporte":null, "CodigoVerificador":null, "Protocolo":"E98000000004876", "Codigo":null, "Mensagem":"[\"Erro ao executar opera\u00e7\u00e3o.\"]", "AvisoTransportador":null } o processo é feito em 2 etapas, 1o gerar o IdOperacaoTransporte e depois transmite em homologação está perfeito, porem em produção não vai alguém passou por isso? Mas está fazendo pelo o ACBRCiot? Sempre usei e não precisava de duas etapas.
Rodrigo Galvan Postado 25 Maio Postado 25 Maio 31 minutos atrás, pvsoftware disse: Aqui consigo gerar o idOperacaoTransporte, porem ao transmitir { "IdOperacaoTransporte":null, "CodigoVerificador":null, "Protocolo":"E98000000004876", "Codigo":null, "Mensagem":"[\"Erro ao executar opera\u00e7\u00e3o.\"]", "AvisoTransportador":null } o processo é feito em 2 etapas, 1o gerar o IdOperacaoTransporte e depois transmite em homologação está perfeito, porem em produção não vai alguém passou por isso? tenho o mesmo retorno, posso ta me perdendo aqui, qual a lógica de gerar o IdOperacaoTransporte?
Marcelo Loiola Silva Postado 25 Maio Postado 25 Maio (editado) Bom dia a todos. Também estou enfretando o erro de app.nao.categorizado ao adicionar uma operação de transporte. Infelizmente o contato com o efrete por email é um tanto quanto demorado. Editado 25 Maio por Marcelo Loiola Silva 1
Membros Pro pvsoftware Postado 25 Maio Membros Pro Postado 25 Maio Aplicação propria, nem saiba que existia o ACBRCIOT
Recommended Posts