Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Nfs-E - Provedor Publica - Cidade Itajaí


ncc.star
  • Este tópico foi criado há 1919 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá...

 

Estou tentando implementar a NFS-e para o provedor Publica de Itajaí - SC. Por acaso alguém já conseguiu? 

 

Atualizando os fontes, quando envia, ocorre o erro "Autorização do cliente não está configurado neste computador". 

 

Tentei adicionar o provedor proPublica, na lista da procedure TWebServicesBase.OnBeforePost(const HTTPReqResp: THTTPReqResp;

 
(...)

 

 if not (FProvedor in [proGovBr, proSimplISS, proAbaco, proISSNet, proPublica])
 
 
O erro de autorização resolveu, porém daí começou dar o erro: Assinatura do Hash nao confere.
 

 

Alguém tem alguma solução ou alguma ideia do que posso fazer??? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O erro que ocorre (Autorização do cliente não está configurado neste computador)

é tanto na minha aplicação como no demo do ACBRNFSe. Será que é algum problema com o certificado???  Porém ele está instalado corretamente e meu cliente afirma que é o mesmo certificado que usa para emitir a NF-e.

 

Se tentar a opção "Gerar e Enviar NFSe" ocorre o erro abaixo:

 

Project Demo_ACBrNFSe.exe raised exception class Exception with message 'Não foi possível carregar o arquivo: <Signature xmlns="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#"><SignedInfo><CanonicalizationMethod Algorithm="http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315" /><SignatureMethod Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#rsa-sha1" /><Reference URI=""><Transforms><Transform Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#enveloped-signature" /><Transform Algorithm="http://www.w3.org/TR/2001/REC-xml-c14n-20010315" /></Transforms><DigestMethod Algorithm="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#sha1" /><DigestValue></DigestValue></Reference></SignedInfo><SignatureValue></SignatureValue><KeyInfo><X509Data><X509Certificate></X509Certificate></X509Data></KeyInfo></Signature></EnviarLoteRpsEnvio>'.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia ncc,

 

Você já tentou entrar em contato com o provedor?

 

e expor o problema: Assinatura do Hash nao confere

 

Se não, aproveite e solicite o XML de envio completo ou seja com as TAGs do envelope.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

xml_exemplo (1).zipBom dia...

 

Entrei em contato com a Publica. Segundo eles, esse erro (Assinatura do Hash nao confere) é mesmo relativo a assinatura, porém eles não sabem me dizer exatamente o que está errado. Eles me repassaram também o que o shdw postou, todo envio tem que ser assinado e não pode ter nenhuma alteração no XML depois de assinado.

 

Do site da prefeitura de Itajaí ( http://nfse.itajai.sc.gov.br/nfse/jsp/externo/downloads.jsp ) baixei os exemplos de XML, que estão em anexo.

xml_exemplo (1).zip

Editado por ncc.star
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois ...
  • Consultores

Boa tarde Akai,

 

Muito obrigado pela colaboração, estarei disponibilizando as suas alterações ainda hoje.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo,

segue mais alterações para o provedor Publica -> Itajai/SC

 

implementado o GerarNFSe

 

meu testes pararam no recebimento do XML pela prefeitura...(em Homologação) esta me retornando o seguinte erro:



<return><?xml version="1.0" encoding="UTF-8" standalone="yes"?>
<GerarNfseResposta xmlns="http://www.publica.inf.br" xmlns:ns3="http://www.publica.inf.br/integracao_nfse" xmlns:ds="http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#">
 <ListaMensagemRetorno>
  <MensagemRetorno>
   <Codigo>E17</Codigo>
   <Mensagem>A data da emissao do RPS nao podera ser inferior a data de habilitacao do prestador para emissao da NFS-e.</Mensagem>
   <Correcao>Informe uma data de emissao de RPS valida.</Correcao>
  </MensagemRetorno>
 </ListaMensagemRetorno>
</GerarNfseResposta>
</return>

Apesar da mensagem do erro ser bem obvia...

O serviço de homologação foi habilitado na segunda (10/02/2014) e a rps tem data de hoje (14/02/2014)...

Vou entrar em contato com o provedor para ver oque esta acontecendo.

 

Fontes em anexo:

NFSe_Itajai-SC_proPublica.rar

 

 

[OBS: o erro realmente era no provedor, eles tinham habilitado a emissão com uma data totalmente aleatória!!!]

Editado por Akai

Massao Aihara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Akai,

 

Muito obrigado pela sua colaboração, já esta disponivel as suas alterações.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois ...

Boa tarde Italo,

 

tive que fazer mais algumas alterações para o funcionamento do cancelamento de emissão de NFS-e para o provedor publica.

 

Tive que adicionar Identificador "Id" para o cancelamento das NFS-e, mas para a emissão o mesmo não deve ir no xml.

 

Fontes alterados em anexo.

 

Att.

ProvedorPublica.rar

 

Massao Aihara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Akai,

 

Desculpe pela demora, ja fiz as alterações ainda hoje vou estar disponibilizando.

 

Muito obrigado.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois ...

Boa tarde, pelos testes que fiz encontrei as seguintes situações:

 

No envio de lote RPS (ACBrNFSe.Enviar()):

 

1) Integração com CAPICOM

- Servidor retorna a mensagem de erro: "Assinatura do hash não confere". Fiz a validação do arquivo no site da receita federal e realmente ele está com erro na assinatura.

 

2) Integração com OpenSSL

- Aparece a mensagem: "Error: unable to parse". Está faltando declarar "proPublica" no método "AssinarLibXML" da unit "ACBrNFSeUtil". Segue correção no arquivo em anexo.

- Após a correção acima, o servidor está retornando a mensagem: "Arquivo enviado fora da estrutura do arquivo XML"

 

Acredito que o servidor da prefeitura esteja obrigando o preenchimento do atributo "id". Alguém sabe como faço para declarar o atributo "id" para as tags "InfRps" e "LoteRps" ?

 

ACBrNFSeUtil.pas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, os fontes estão atualizados,

 

a rotina ACBrNFSe.Gerar está funcionando, mas o envio de lote apresenta os erros mencionados.

 

Como o provedor prevê o envio de lotes penso que seria bom também ser implementado.

Por isso comentei que se colocar o id nas tags "InfRps" e "LoteRps" talvez funcione o envio de lote, mas não sei como colocar o id nessas tags, para fazer os testes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendi,

 

se não me engano eu mesmo removi, quando fiz as alterações para funcionar o Gerar...

não me lembro bem o motivo,...

 

depois eu pego uma base de cliente para testar,

no momento estou tentando fazer funcionar o provedor DSF para Campinas/SP...

 

se vc puder dar uma força aqui no provedor publica, é so ir debugando que vc vai ver onde devia adicionar o identificador ("Id")...

 

att

Massao Aihara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que verifiquei o Provedor pública aceita apenas o id com "i" minúsculo o que inviabiliza a assinatura com o CAPICOM. Tentei usar o OpenSSL mas sempre recebo a mensagem de erro: "Error: signature failed" ao assinar o lote. O InfRps está sendo assinado corretamente.

 

Já entrei em contato com o pessoal da Pública cobrando sobre o Id, mas eles não tem previsão de quando será liberado a correção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Augusto,

 

Favor atualizar os fontes e testar novamente.

 

No caso do programa exemplo, teste com o [Gerar e Enviar Lote] e [Gerar e Enviar NFS-e].

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo

 

Fiz os testes, e usando o CAPICOM o servidor da prefeitura está retornando a mensagem de erro "Assinatura do hash não confere" tanto no Envio de lote quanto no Envio de NFSe. Com o OpenSSL está dando falha na assinatura: "Error: signature failed".

 

Antes das alterações, a operação Envio de NFSe funcionava, pois não tinha o atributo id como mencionado pelo Akai.

 

É possível realizar a assinatura do XML sendo que o id é com "i" minúsculo ? Eu nunca consegui fazer funcionar nesses casos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Augusto,

 

Eu utilizo o CAPICOM, usando o programa exemplo, e a opção [Gerar e Enviar NFS-e] o erro vamos dizer assim que eu tive foi que o CNPJ não constava da base de dados, até ai sem nenhum problema, o mais importante que o envio foi realizado, só não foi processado pois o CNPJ não existe na base de dados deles.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Italo

 

Fiz o teste colocando um CNPJ de outra empresa, foi apresentada a mensagem "CNPJ do pretador não autorizado a emitir NFSe". Ou seja, a validação do CNPJ é realizada antes da validação do Hash, por isso vc não conseguiu simular. Com o CNPJ do meu cliente aparece a mensagem do Hash inválido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Augusto,

 

Na unit ACBrProvedorPublica temos a configuração do identificador que deve estar com o valor "id" altere deixando a string vazia, ou seja, "".

 

E teste novamente.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) Para que o envio de lote ("Gerar e Enviar Lote") funcione, o provedor precisa estar configurado da seguinte forma:

ConfigCidade.AssinaRPS  := false;
ConfigCidade.AssinaLote := true;

 

2) Para que o envio da NFS-e ("Gerar e Enviar NFSe") funcione, é preciso realizar a assinatura com a tag "GerarNfseEnvio" presente no XML.

Italo removi alguns comentários que vc colocou nos fontes relacionados ao provedor Publica, pois sem eles dava problema na validação do Hash.

O provedor deverá estar configurado da seguinte forma para envio da NFS-e:

ConfigCidade.AssinaRPS  := true;
ConfigCidade.AssinaLote := true;

 

Alguma sugestão de como alterar os fontes, para que quando for enviar o lote a propriedade "AssinaRPS" fique false ?

 

Eu criei o write para a propriedade na classe TCertificadosConf e antes de chamar a rotina de envio do lote estou setando a propriedade para false,

mas não me parece a forma ideal. De qualquer maneira seguem em anexo os arquivos alterados.

 

As alterações não irão afetar quem já usa da forma atual, através da geração da NFS-e sem o lote.

 

Italo tem como liberar essas alterações ?

AlteraçoesPublica.rar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 1919 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...