Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Novo Numero De Série


castrocac
Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 3516 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  Boa noite a  todos

  Quanto a desativação do SCAN e a entrada de contingência tanto  de outros ambientes de contigencia tanto por SVC-AN (SEFAZ Virtual de Contingência do Ambiente Nacional) e SVC-RS (SEFAZ Virtual de Contingência do Rio Grande do Sul).

  Gostaria de saber se posso deixar em meus programas uma série dedicada somente a esses dois novos serviços de contingencias, como por exemplos série 2, inicializando a numeração da nota fiscal novamente à partir do 1.
   Para passar para uma nova série é necessário terminar a numeração da série anterior?
   Grato.
   Castro.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Castro,

 

Não, você tem que manter a mesma série das notas que são enviadas quando o tipo de emissão é normal, uma vez que as SEFAZ-Virtuais vão enviar as NF-e para a SEFAZ-Autorizadora assim que esta sair da contingência.

 

Por favor leia as Notas Técnicas, o que lhe informei consta nelas.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Prezado Italo, eu até tinha entendido isso, só não descrevi na minha dúvida postada acima.

  Vou dar um outro exemplo para ficar melhor o entendimento, um exemplo até real do que esta acontecendo hoje aqui em Minas Gerais, os meus clientes tentaram enviar uma NFe para a secretaria de fazenda e há um retorno de mensagem de Lote em Processamento, aí está o problema, quando dá esse erro não há como eu saber se a mesma foi recepcionada e gerada na base de dados da SEFAZ, se eu gerar essa nota na SEFAZ-VIRTUAL e a mesma aceitar haverá duplicidade depois que ela enviar as notas para a SEFAZ do estado.

  Por isso pensei em deixar uma série só para enviar para a SEFAZ-VIRTUAL, não haveria o risco de duplicar a nota.

  Grato,

  Cesar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

No meu entendimento a NT 2013.007 deixa como opcional a mudança da série, diferente do SCAN que isso era obrigatório, mas não encontrei nenhum local que proíba usar uma série diferente para o SVC.

No exemplo que vc citou, o próprio manual recomenda incrementar +1 no número da nota antes de tentar enviá-la ao SVC.

Nota: No momento que a empresa detecta a indisponibilidade do ambiente de autorização normal,

pode ser que tenha enviado uma NF-e e não tenha obtido o resultado deste pedido de

autorização de uso. Neste caso, deve gerar um outro número de NF-e, evitando que seja

autorizado o mesmo número e série de NF-e no ambiente da SEFAZ autorizadora e da SVC.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/exibirArquivo.aspx?conteudo=n35AO6XmqBA=
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Castro,

 

Se você utilizar uma série especifica para o caso do SVC como vai ficar a numeração nessa série, sequencial ou pulada?

 

No meu entendimento devemos utilizar a mesma série e no problema que você sitou fazer o que o André postou, enviar para o SVC a mesma nota só que com o numero acrescido de 1, conforme consta na Nota Técnica 2013/007 versão 1.02 - página 7.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Italo, e no caso de a nota nao obtivemos uma resposta foi (depois) de fato autorizada pela sefaz? Nesse meio tempo ja enviamos a mesma nota (com 1 numero a mais) para o SVC. No final do dia serão 2 notas identicas com numeracoes distintas. Supondo que o emitente não se preocupe nem um pouco com isso. O que fazer se já passou mais de 24h, ou seja, quando nao dá mais para cancelar?

Outra duvida: como o SVC vai tratar se eu enviar uma NFe com a mesma numeracao que eu enviei para a Sefaz inicialmente? Supondo que a sefaz esteja inconstante, nao tem como o SVC saber se a nota foi autorizada ou nao, logo ele vai autorizar uma NFe com numeracao igual a que ja foi enviada para a Sefaz? Como acontece depois na pratica, supondo que a Sefaz tbm tenha autorizado a NFe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde sossystem,

 

Acredito que a melhor solução para todos esses problemas é:

 

1. Consultar o Status do SVC;

2. Se ativo, enviar para o SVC caso contrario enviar para a SEFAZ-Autorizadora.

 

em vez de:

 

1. Enviar para a SEFAZ-Autorizadora;

2. Se ocorrer erro, enviar para o SVC.

 

Ao consultar o status do SVC, se o mesmo estiver ativo significa que a SEFAZ-Autorizadora esta passando por algum problema técnica, sendo assim pra que arriscar, já envia para o SVC e ponto final.

 

Você concorda que desta forma é possível até automatizar o processo de envio? 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao, mas vc leu os posts anteriores? É exatamente assim q faço hj, mas o Italo aconselhou a fazer o contrario olha só:

 

 

Acredito que a melhor solução para todos esses problemas é:

 

1. Consultar o Status do SVC;

2. Se ativo, enviar para o SVC caso contrario enviar para a SEFAZ-Autorizadora.

 

em vez de:

 

1. Enviar para a SEFAZ-Autorizadora;

2. Se ocorrer erro, enviar para o SVC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

E agora? Como que a gente fica numa situacao dessas?

Não existe uma única solução, cada um pode implementar da maneira que achar melhor. Vc recebeu duas sugestões, analise qual é a melhor para seu caso e implemente.
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas e a opção de gerar com uma serie nova como foi a minha dúvida postada aqui? Toda vez que desse problema eu ativaria essa série nova, enviaria para a SEFAZ-VIRTUAL, deixaria a nota que deu problema na série anterior sem mexer nela e posteriormente quando a sefaz voltasse ao normal eu verificaria a situação dela na sefaz.

Editado por castrocac
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde a todos,

 

Segundo o Líder Nacional da NFC-e sobre o Consultar Status:

 

"De todo modo, a orientação técnica é que não se utilize, em nenhuma hipótese, este web service para automação de entrada e/ou saída de contingência. Recomenda-se que a empresa que queira automatizar este processo deva utilizar as informações estatísticas obtidas do próprio processo de autorização de NF-e/NFC-e.

 

Lembramos ainda que a informação do tempo médio de autorização de NF-e nos últimos 5 minutos consta de campo tMed (página 26 do Manual de Orientação ao Contribuinte v 5.0)."

 

Sendo assim se o tMed começar a aumentar é sinal que vem problemas por ai, uma consulta de status no SVC é importante para saber se o mesmo esta ativo, caso afirmativo o próximo envio deve ser feito para o SVC.

 

Lembre-se que a ativação e desativação do SVC é realizado por um responsável pela SEFAZ-Autorizadora (essa informação consta na Nota Técnica 2013/007 versão 1.02).

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Só pra reforçar....

 

O WebService de Status de Serviço na minha opinião só serve para nós desenvolvedores fazer testes.

 

Hoje (11/09 09:45) os servidores da SEFAZ de São Paulo cairam, e já faz algum tempo que caíram.

Quando consulto o Status, da que serviço está em operação com tMed = 1... ou seja... totalmente errado.

 

Abraços

  • Curtir 1

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Pois é João, a minha preocupação é essa, supondo que você enviou uma NFe para a SEFAZ de São Paulo e por algum motivo não teve retorno, o que fazer nesse momento? Enviar com a numeração seguinte? Se for essa a opção, o que fazer quando a SEFAZ voltar ao normal e você descobrir que a Nota anterior não foi gravada nos servidores dela, o que fazer com essa nota? Ter que inutilizá-la? Se for essa a opção, a coisa vai ficar feia aqui em Minas, porque os servidores daqui vivem parando e acontecendo essa situação que descrevi.

   Quando mudamos de série, a numeração não fica pulando,  assim quando a SEFAZ para, vou para a série do SCAN e deixo a última nota da SEFAZ em aberto no meu sistema, depois de algum tempo meu sistema tenta recuperar a NFe na SEFAZ, se a mesma nao existir meu cliente a exclui e reemite outra na mesma numeração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Veja bem essa dúvida é explicada no manual e NTs referente a contingência.

 

Nesse caso vc deverá emitir um Nova NFe com o Tipo de Emissao para uma das contingências que você queira usar. (FSDA, EPEC ou SVC).

Enviar normalmente.

Sanados os problemas, vc deverá consultar o retorno daquela primeira NFe que vc enviou em Tipo de Emissao normal e nao obteve retorno.

Dae depois do retorno vc deverá CANCELAR essa NFe.

 

Sobre o problema dos servidores de Minas Gerais vc terá de pensar em uma maneira de verificar se o SVC (scan) esta ativo para MG.... se estiver nem perca tempo enviando NORMAL, já envie em SVC... No caso a mudança do SCAN para o SVC será benéfica para vc pois a SERIE nao precisa ser alterada e vc nao tem de enviar depois para a RECEITA, o que no geral torna mais simples o processo do SVC.

 

Agora o grande dilema é de como saber se o SVC esta ativado.

 

Existe a possibilidade de consulta do STATUS do SVC. Se estiver ativo já envia em SVC.

 

Dae vc pergunta... mas isso não irá gerar consumo indevido, devido a toda nf emitida eu estar consultando esse STATUS?

Pode até ser, e na NT 2013/007 menciona que só deverá ser realizada a consulta do status do SVC no caso de indisponibilidade no ambiente de autorização NORMAL.

 

Logo... volta pro mesmo problema, só saber do problema quando enviar uma NFe e der problema...

Minha opinião diverge de vários colegas, a SEFAZ erra em muito nao deixando um webservice de consulta de servico e SVC ativo funcional e que não gere consumo indevido.

Pois eu acho que o correto é vc ter uma maneira de PREVER um erro e não só contornar o erro quando ACONTECER. Isso é planejamento... mas enfim.... é minha opinião.... ;)

 

Eu não uso SVC/SCAN. As contingencia que eu uso é FSDA e EPEC/DPEC, mas eu partiria pelo seguinte... veja só:

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/principal.aspx

 

Repare que vc tem a informação:

Serviços em Contingência:

MG

Desde 9/9/2014 09:04:58

 

Pronto... basta vc ter um jeito no seu sistema de ler essa informação do Portal da NFe (isso é possível)

Isso nao gera consumo indevido, mas gera mais trafego de rede....

 

Analise cara... veja se vale a pena.

Questione a SEFAZ do seu estado sobre os problemas e se a consulta do SVC poderá gerar consumo indevido.

 

Boa Sorte...

 

[]s

João Henrique de Souza

 

Manual de como configurar o TortoiseSVN para não ficar mostrando a senha repetidas vezes (somente para commiters):

https://sourceforge.net/p/forge/community-docs/TortoiseSVN/

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Prezado Joao, obrigado pelo rápido retorno. Quanto a passar para o próximo número, isso para mim é tranquilo, a minha dúvida é quando acontecer de ter dado problema na SEFAZ, eu insiro um novo número e envio para o SCAN, quando a SEFAZ voltar ao normal vou consultar a NFe que deu problema e percebo que o número que enviei não foi gerado por eles, o que farei com essa nota? Terei que inutilizá-la?

   Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  Então, era por isso que eu queria gerar uma serie nova para somente para emitir para a SEFAZ-VIRTUAL, deu problema no estado ativo essa série nova e depois verifico se a que deu problema foi enviada ou não para o estado, se sim peço ao usuário para cancelar, se não excluo a nota para aproveitar o número nocamente sem me preocupar em inutilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Então, era por isso que eu queria gerar uma serie nova para somente para emitir para a SEFAZ-VIRTUAL, deu problema no estado ativo essa série nova e depois verifico se a que deu problema foi enviada ou não para o estado, se sim peço ao usuário para cancelar, se não excluo a nota para aproveitar o número nocamente sem me preocupar em inutilizar.

E pq vc não usa?
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3516 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...