Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 3343 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Olá pessoal, uso o D7 ainda, mas atende a minha necessidade tranquilamente, porem ja esta na hora de dar um Upgrade nas minhas ferramentas de desenvolvimento, tenho visto recentemente vários lançamentos da Embarcadero com relação ao Delphi sei que ficou muito mais moderno, já usei aqui o xe3 xe4 xe5 xe6 e agora veio o xe7, como quase não uso componentes externos a migração fica fácil, porem não fiquei muito animado.

 

A muito tempo usei o LAZARUS em alguns projetos, porem após a tão esperada versão 1.0 nunca mais usei ele, o que achava estranho era o tamanho do executável, que chegava a 15MB perto do 2.5 do mesmo projeto em D7, mas no XE5 meu executável também foi para este patamar.

 

Me animo quando lembro que ele já é multiplataforma a muito tempo e também possui desenvolvimento para Android, não sei se funcional, então surgem algumas dúvidas, gostaria da opinião pessoal de vocês para eu fazer um levantamento aqui, e decidir para onde vou.

 

Alguém aqui usa o Lazarus FPC e esta contente, atende suas necessidades na área comercial, seu projeto roda sem imprevistos ?

 

Compensa migrar a aplicação DESKTOP feita em D7 para o Lazarus, ou compensa migrar direto para o XE7 ?

 

Estou querendo migrar de FB para POSTGRES, alguém já trabalha com estas duas ferramentas, satisfatoriamente?

 

Grato pela atenção. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Bom dia

veja www.djpdv.com.br

 

 

Sobre o executável é só uma opção que deve ser desmarcada no projeto que irá ficar do tamanho desejado!

No mais é uma ótima ferramenta para quem não quer desembolsar o valor da licença do delphi!

Funciona perfeitamente

 

sugiro visitar também o site oficial dele que tem uma lista de alguns app feito com o Lazarus!

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou peitar o desafio, apesar de achar que o Delphi tem mais recursos como LiveBinds, DataSnap, Skins entre outros, acho que não chego a usar nem 10% dos recursos oferecidos.

Vi uma entrevista do SourceForge, parece que ano que vem, vem a versão 3.0 do compilador FPC, com mais correções e otimizações, creio que será interessante migrar o projeto.

Obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Só para completar o ACBr hoje com exceção de uso do capcom que está sendo feito ainda e roda na NF-e todos os demais funcionam em Lazarus !

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Em breve será possível usar A3 com Lazarus (apenas em Windows)

 

Aproveitando... o Lazarus não tem suporte oficial para Android, e o que existe ainda é muito embrionário...

 

Migrar de D7 para Lazarus é muito mais difícil do que migrar de D7 para XE7...

 

Se você não tem necessidade de Linux, se pensa em desenvolver para dispositivos móveis no futuro, Delphi XE7 é a sua escolha...

 

A licença não é barata... mas compra-se apenas 1 vez... e acho que dá pra parcelar...

 

Delphi hoje não me atende, por não suportar Linux...

Minha escolha por Lazarus se deu por 2 fatores:

- Roda e Compila bem no Linux

- É um projeto de Código Aberto

 

A questão de código aberto, não tem muito a ver com o fato de ser de graça, mas pela garantia de continuidade do produto...

Hoje não adoto nenhuma ferramenta de código fechado... Perdi muito tempo (e dinheiro) investindo em ferramentas que foram abandonadas ou "sumiram"... Ex: Kylix

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo Know-How Daniel, já migrei meu projeto de D7 para XE6 TRIAL, não foi tão traumático, pois pelo motivo da continuidade ou da compatibilidade de versões, sempre procuro utilizar componentes nativos, os que for de fácil desenvolvimento eu mesmo os crio.

 

Minha dúvida era qual linha seguir, lembro-me de uma palestra de um dos diretores da TOTvs, em que o mesmo narra o problema semelhante ao seu, simplesmente o fornecedor do compilador que eles usavam no Microsiga, parou de fazer atualizações e dar suporte, então ficaram entre Delphi ou Desenvolver o próprio compilador, adotaram a segunda opção.

 

Minha intenção é migrar meu aplicativo para MultiPlataforma, como teria que refazer todo ele em Firemonkey, lembrei que o Lazarus já tem esta opção a muito tempo, e creio que a curva de aprendizagem será mínima.

 

Vou fazer o teste se o desempenho for satisfatório, creio que vou para este lado também.

 

 

**Pelo que vi a comunidade Lazarus aqui no Brasil anda meio devagar. (***  Achei uma mais animada no póprio Fórum do Lazarus ***) ;)

 

Obrigado pela atenção.

Editado por armizimm
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, tu como usuário assíduo do Lazarus, poderia citar algumas limitações que encontrou nesses anos que você o utiliza, e qual sua perspectiva sobre o futuro desta ferramenta?

Quais os maiores problemas que você encontrou e como os contornou e se a ferramenta atende suas expectativas.

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Componentes de acesso a Banco de dados

Usuários de Delphi vão sentir muita falta do ClientDataSet ou DataSnap...... O Lazarus possui ótimos componentes nativos para acesso a BD... Mas eu prefiro a Zeos 7.1 (mais simples de usar)

 

Debug

O Debug do Lazarus é horrível... muito fraco... e quase nunca dá pra inspecionar as variáveis...   A solução é adotar arquivos de Log

 

Dispositivos móveis

Até onde sei, o Lazarus está longe de suportar Android e IOS de forma simples e nativa

 

Velocidade de compilação

O Delphi compila e faz link bem mais rápido... (no Lazarus o Link é que demora)... porém não notei diferença na execução do código final

 

Em relação a IDE... hoje gosto mais da IDE do Lazarus (usando o AnchorDocking) do que da IDE do Delphi... existem muito recursos para facilitar a escrita de código

http://wiki.freepascal.org/New_IDE_features_since

  • Curtir 3
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Lembrei porque não havia mudado para o Lazarus em 2010, uso muito o conceito de MDI nos formulários, Apesar de ter as opções no FormStyle ainda não consegui fazer funcionar.

Será que tem forma de funcionar ou serei obrigado a quebrar este paradigma?

Veja
djsystem-logo.png
 youtube.png facebook.png instagram.png linkedin.png
André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
www.djsystem.com.br | www.djpdv.com.br
www.tefhouse.com.br | www.lambretinha.com.br
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi todas as opções, acho que o negocio é mudar o MDI, é uma pena... gosto da forma como o usuário se mantem focado no "Sistema", como meus Forms são de tamanho pequeno o usuário consegue abrir varias telas ao mesmo tempo, as vezes até varias NFe bastante comum em casas de ferragens, onde o cliente coloca no balcão e vai pegar mais itens.

 

É uma pena ainda não estar implementado esta função, também fiquei um tanto decepcionado quando vi que o FIREMONKEY também não possuía ela, pode ser uma tendência que esteja com seus dias contados, pois parece que nem a Microsoft esta utilizando mais em seus programas, e pelo que li não existe no MAC/OS.

 

Vou precisar mudar o paradigma caso use o TDI, no caso utilizava o MDI apenas como forma de deixar o Software em evidencia e ao usuário minimizar ele, ele se encarregar de fazer o mesmo com as outras janelas.

 

Estou tentando matutar um layout, caso alguém tiver um exemplo de terceiros, fico agradecido.

 

Obrigado pela resposta rápida, sempre ficamos receosos e sair de nossa zona de conforto, rsrsrs

Editado por armizimm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade, só acho a estética meio estranha, por exemplo uma tela com dois campos apenas e dois botões, a disposição dos componentes não fica tão elegante, mas como disse é um paradigma que é preciso quebrar.

:D

 

Estava lendo algo sobre CGI com Lazarus, achei muito legal.

Fique com dúvida se um CGI me permitiria usar o ACBR e Validar, enviar, e imprimir uma nota em PDF?

Editado por armizimm
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Para telas pequenas vc pode usar um dialogo ShowModal....

 

Vc poderia fazer um programa CGI se comunicar com o ACBrNFeMonitor / ACBrMonitor, por TCP/IP

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos os componentes do ACBR instalaram perfeitamente, porem  estou tendo um probleminha estranho ao compilar um pedaço do meu software, acontece com um componente do ACBR.

 

Acabei de fazer a atualização via SVN, porem em todas as Units do pacote Libxml2 ele acusa o seguinte.:

 

 

Error: identifier not found "Result"

 

Ou seja para todas as units deste pacote, e em todas as funções, ele não reconhece o Result como retorno de função, se eu trocar o Result pelo nome da função ele passa, porem são "trocentas" funções.

 

Alguém já passou por isso?

 

****************************************************************

 

Resolvi adicionando a diretiva.:  {$Mode delphi}   :???:  porem acho que devo ter mexido em alguma configuração da IDE, vou remover e começar do zero.

Tinha Ficado assim.

 

Unit Libxml2;

{$MODE DELPHI} {$H+}

 

Interface

 

****************************************************************

Editado por armizimm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual Danfe estão utilizando para Lazarus, Fortes ou outro?

 

Peguei um link aqui no fórum para baixar via SVN =  svn://svn.code.sf.net/p/fortes4lazarus/code/trunk

 

Instala que uma beleza, sem qualquer erro, porem, ao dar RUN no meu projeto da um monte de erro com RLConsts, WinUtilPRn, não acha uma units bla bla bla, será que é algo na configuração do projeto?

Grato.

 

**********************

 

A persistência venceu, tinha utilizado a opção da IDE para converter ( converter Projeto Delphi para lazarus ).

Após insistir bastante, deixei a preguiça de lado, apaguei o projeto LPR e criei um novo vazio, então fui adicionando as units e os formulários, um por um, e fazendo o tratamento conforme precisa-se.

 

Compilou sem os erros postados anteriormente, agora é só procurar as funções alternativas, as que utilizava no Windows com Key_Event, WinExec, DonwloadFrom etc.

 

Novidades da epopeia, vou postando aqui. ;)

Editado por armizimm
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualmente utilizo o Firebird 2.5,  e,  em outro projeto o FB 3.0, trabalho muito com Triggers, Stored Procedures e Funções do próprio banco, procuro deixar a maioria das tarefas de manipulação de dados a cargo do SGDB, assim tecnicamente garanto o mesmo resultado, independente de qual interface utilizo para manipular os dados, se minha aplicação, outra ou o console.

 

O FB me atende muito bem desde a versão 1.5, porem como a tendência daqui para frente será a mobilidade e SaaS, como é difícil encontrar serviços de hospedagens que ofereçam o FB como opção, tenho interesse em substitui-lo também por algo mais robusto, e que tenha ofertas para hospedagens.

 

Na opinião de vocês, se não fossem utilizar o FB, em qual destas ferramentas investiriam seu tempo, MySql ou Postgres ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na opinião de vocês, se não fossem utilizar o FB, em qual destas ferramentas investiriam seu tempo, MySql ou Postgres ?

 

MySQL agora é da Oracle, e pode requerer o licenciamento comercial em função do uso que se fará. Além disso, na época em que tive contato com ele, mais de 10 anos com certeza, não oferecia suporte, ou apena limitado, a triggers, e por isto não me aprofundei mais na análise técnica, só por isso já não me atenderia. Não havendo a possibilidade de usar o Firebird, eu optaria então, por eliminação, pelo PostgreSQL.

 

Cordialmente,

Carlos

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Ou usaria o MariaDB (https://mariadb.org/pt-br/)

é o nosso conhecido MySQL só que aberto e bem melhor! 

tanto que a google efetuou a troca em quase todos os servidores dela que tinha MySQL pelo MariaDB

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr Juliomar Marchetti
 

Projeto ACBr

skype: juliomar
telegram: juliomar
e-mail: [email protected]
http://www.juliomarmarchetti.com.br
MVP_NewLogo_100x100_Black-02.png
 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Se você pensa em um banco de dados para uso na Web... você não terá nenhum problema em encontrar MySql ou Postgres... praticamente todos provedores oeferecem

 

Porém se você pensa em subir aplicações binárias geradas em Lazarus, para Windows ou Linux, você pode ter problemas com falta de DLLs/SO no servidor (para conexão com o banco por exemplo).... Poucos servidores permitem que você suba um SO e adicione-o no LibPath (LD_LIBRARY_PATH)

 

Acho que o ideal nesse cenário (Lazarus e Web) seria um servidor com "colocation", assim você configura ele como bem entender, (e continua com o Firebird)

  • Curtir 2
Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal pela contribuição, Postgres sempre me despertou interesse. O MariaDB também já li algo a respeito, também vou dar uma olhada no que o Daniel falou sobre o  vou dar uma olhada sobre o "Colocation" parece interessante, sem mexer muito na atual estrutura de banco de dados.

Grato pela atenção de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3343 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...