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dev botao

Obrigatoriedade De Apresentação De Cadeia De Certificação Completa - Sefaz Go


Douglas A R Lima
  • Este tópico foi criado há 3354 dias atrás.
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Boa tarde, senhores.
 
Sou de Brasília e esta semana um dos meus clientes que emite NF-e para SEFAZ do Goiás entrou em contato me informando que não estava conseguindo emitir Notas. Ele me informou que não emitia notas a alguns meses. Pesquisando no forum verifiquei que houve alterações de URL na SEFAZ GO, o que já foi devidamente implementada pela equipe do ACBr. Como eu já havia atualizado os meus fontes (último update hoje - revisão 7681 - estou finalizando uma versão do meu sistema para a emissão da NF-e 3.10) meu sistema já estava com estas modificações. Acontece que nos meus testes não consegui efetuar nenhuma operação no Ambiente de Homologação da SEFAZ GO. Consultei a disponibilidade e estava tudo ok. Alterei para o Ambiente de Produção e consegui, transmitir, consultar e cancelar Notas. Entrei em contato com o suporte da SEFAZ GO e os mesmos me informaram que eu devo fazer uma alteração no meu sistema referente a cadeia de certificados. Esta obrigatoriedade já ocorre no Ambiente de Homologação desde o dia 01/09/14 e para o Ambiente de Produção será a partir do dia 03/11/14.
 
Não consegui fazer o teste no Demo do ACBr, pois não tenho o Fortes Report instalado e esta ocorrendo erro no componente TACBrNFeDANFeRL. Debuguei a minha aplicação e como o
o retorno do Método Executar da Unit ACBrNFeWebServices é False, é criada a exceção: class EACBrNFeException with message ''. Vazio!!!
 
Pesquisei no forum e não encontrei nada a respeito, peço ajuda aos universitários pois não tenho a mínima idéia de como resolver isto. Estou preocupado, pois os clientes que emitem NF-e para o Goiás vão ter problemas a partir do dia 03/11/14. 
 
 
Link SEFAZ GO
 
Obrigado!
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Boa tarde, Juliomar.
 
Conforme orientação da própria SEFAZ GO (http://www.nfe.go.gov.br/post/ver/181789/substituicao-do-certificado-digital-da-sefaz-go---2014), já instalei os seguintes arquivos:
 
1 - AC_Raiz_V2.cer
2 - AC_CertisignG6_V2.cer
3 - AC_Certisign_MultiplaG5.cer
 
No entanto o erro persiste. Estou fazendo agora o passo a passo site http://www.iti.gov.br. Assim que concluir posto o resultado.
 
Obrigado!
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Juliomar,

 

Atualizei o Internet Explorer conforme orientações do site ITI, baixei as cadeias do site do Serasa e não resolveu. Uma pergunta, este procedimento de instalação da cadeia de certificados deve ser feita mesmo o cliente utilizando certificado A1 (Serasa)? A título de informação, o sistema esta instalado em uma máquina Windows XP SP3. Vou fazer os passos agora no Windows 8.1 Pro. Posto o resultado em seguida.

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  • Moderadores

Testei a consulta de Status de Serviço e funcionou normalmente.

<retConsStatServ versao='3.10' xmlns='http://www.portalfiscal.inf.br/nfe' xmlns:ns2='http://www.w3.org/2000/09/xmldsig#'><tpAmb>2</tpAmb><verAplic>GO3.0</verAplic><cStat>107</cStat><xMotivo>Servico em operacao</xMotivo><cUF>52</cUF><dhRecbto>2014-10-22T16:03:11-02:00</dhRecbto><tMed>1</tMed><dhRetorno>2014-10-22T16:03:11-02:00</dhRetorno><xObs>Aguarde 3 minutos para a realizacao de uma nova consulta.</xObs></retConsStatServ>

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André Ferreira de Moraes | Analista de Sistemas
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  • Moderadores

Boa tarde, André.

 

Você fez o teste no Demo ou na sua aplicação? Haveria a possibilidade de você fazer um teste de envio de uma Nota, Cancelamento ou Inutilização de Numeração?

Fiz com o demo, não tenho certificado com CNPJ pra GO, então não consigo testar os demais webservices corretamente, mas mesmo assim estou recebendo a resposta só que com erro.

<retConsReciNFe versao='3.10' xmlns='http://www.portalfiscal.inf.br/nfe'><tpAmb>2</tpAmb><verAplic>GO3.0</verAplic><nRec>521000010031530</nRec><cStat>104</cStat><xMotivo>Lote processado</xMotivo><cUF>52</cUF><dhRecbto>2014-10-22T16:28:12-02:00</dhRecbto><protNFe versao='3.10'><infProt Id='NFe00'><tpAmb>2</tpAmb><verAplic>GO3.0</verAplic><chNFe>35141046899464000182550010000001231000001231</chNFe><dhRecbto>2014-10-22T16:28:12-02:00</dhRecbto><cStat>213</cStat><xMotivo>Rejeicao: CNPJ-Base do Emitente difere do CNPJ-Base do Certificado Digital</xMotivo></infProt></protNFe></retConsReciNFe>

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André,

 

Pelo menos você consegue se conectar no Web Service e obter uma resposta. Eu nem isso consigo! É gerado uma exceção na Unit ACBrNFeWebServices e para tudo. Somente no Ambiente de Homologação. Usando o certificado do DF funciona os dois Ambientes. Estou sem saber o que fazer. De qualquer forma, muito obrigado! Valeu...

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Boa tarde,

 

Hoje pela manhã realizei novos testes, inclusive instalei o Fortes Report e o meu ACBrNFeDemo esta funcionando. No entanto, o mesmo erro que ocorre na minha aplicação esta ocorrendo no ACBrNFeDemo. Não consigo me conectar em nenhum Web Service de Homologação da SEFAZ GO. Ontem o André Ferreira, postou um retorno de conexão do Web Service de Homologação. Nem isso eu consigo. Entrei em contato novamente com o suporte do Goiás, e recebi um manual por e-mail do Marcelo Dias da Silva (Gestor de Tecnologia da Informação) com orientações do que deve ser implementado no meu sistema. 

 

Solicito, quando possível, que vocês deem uma olhada e verifiquem se esta mudança acarreta alguma alteração no componente. Pois de fato, não tenho conhecimento para realizar tal tarefa.

 

Em anexo, os print do meu teste no ACBrNFeDemo (tentei inutilizar uma faixa de numeração no Ambiente de Homologação), os arquivos XML gerados (um deles não consigo abrir) e o manual que recebi do suporte da SEFAZ GO.

 

Obrigado!

Douglas A R Lima

SEFAZ_GO.rar

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Boa tarde, André.

 

A questão de rede também já havia passado pela minha cabeça. Na empresa em que trabalho temos instalado a internet da Oi (não utilizamos Proxy, e durante os meus testes desabilitei o Firewall e o Antivírus). Acabei de instalar o ACBrNFeDemo no meu notebook e levei para a outra empresa que usa internet GVT e fica em outro prédio. Conectei via cabo o notebook na rede e fiz os mesmos testes. Novamente não consigo conectar nos Web Services de Homologação. No Ambiente de Produção tudo ok. Em anexo novos prints.

 

Peço desculpas antecipadas se estou falando besteira e por ficar batendo na mesma tecla, mas acho que pode esta ocorrendo um problema no componente no Ambiente de Homologação GO e vai pipocar no dia 03/11/2014 no Ambiente de Produção da SEFAZ/GO.

 

Agradeço a atenção e continuo nos testes.

Douglas A R Lima

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  • Moderadores

Vc fez todos os itens do arquivo Checklist Versão 7.pdf e nenhum resolveu?

Seu certificado é A1 ou A3? Testou em outro micro ou VM?

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André,

 

Como já estou acostumado a prestar suporte para os meus clientes, estes itens do checklist fazem parte da minha rotina. O certificado que estou do cliente é A1 - Serasa (em questões de problemas muito melhor que A3 / vencimento 15/10/2015). Fiz os testes em um MV Windows XP SP3, em uma máquina local Win 8.1 Pro e no notebook Win 7 Professional. Acredito que se nós conseguíssemos um outro certificado do Goiás para fazermos os mesmos testes de fato isolaríamos o problema.

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André,

 

Gerei uma versão CAPICOM do meu sistema  e funcionou perfeitamente no Ambiente de Homologação SEFAZ/GO. Enviei NF-e, emiti Carta de Correção, efetuei Cancelamento e Inutilizei Faixa de Numeração sem nenhum problema. Aproveitei e gerei um executável do ACBrNFeDemo na versão CAPICOM. Também funcionou! Em anexo, print do teste no ACBrNFeDemo. Acredito que o teste de consulta que você fez ontem, o seu executável estava na versão CAPICOM.

 

Bom, o que resta agora é confirmarmos se realmente existe algum problema na versão OpenSSL e se esta ligado ao fato da "Obrigatoriedade De Apresentação De Cadeia De Certificação Completa" que passará a ser cobrado também no Ambiente de Produção da SEFAZ/GO a partir do dia 03/11/2014.

 

Com relação aos meus clientes, vou fazer o seguinte:

Tenho apenas 5 clientes que emitem NF-e para a SEFAZ/GO os demais utilizam outra SEFAZ. Vou levantar quais utilizam o certificado A1, vou trocar a versão que estão utilizando (OpenSSL) para CAPICOM e vou instalar o A1 no IE e fazer as devidas configurações.

 

Fico à disposição, caso haja alguma alteração no código, para novos testes.

 

Agradeço a atenção!

Um abraço,

Douglas A R Lima

 

 

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  • Moderadores

Aparentemente é um erro na instalação do certificado no servidor que só causa problema na OpenSSL.

Veja https://ssltools.websecurity.symantec.com/checker/views/certCheck.jsp

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Bom dia, André.

 

Realmente a ferramenta não consegue verificar a instalação do certificado. Inclusive testei não só as URL de Homologação, mas também as de Produção. O que me chamou a atenção é que isto não ocorre só na SEFAZ/GO ocorre em várias outras. Fiz testes aleatórios (algumas URL retirei o parâmetro "?wsdl") e boa parte reportou o erro de que não era possível determinar o certificado primário. Eu não conhecia esta ferramenta, pode ser que eu não tenha utilizado de forma correta. Uma pergunta, você acha válido eu entrar em contato com a SEFAZ/GO e relatar que a minha aplicação não consegue comunicação com os Web Services quando esta compilada com OpenSSL?

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  • 3 meses depois ...

Boa noite, Jpsleao.

 

Conforme testes que fiz junto com o André, o problema só ocorria com a versão OpenSSL. Como todos os meus clientes do Goiás possuem o certificado A1, fiz o seguinte para não deixar os mesmos sem emitir NF-e:

Eu não utilizo o ACBrMonitor compilado que é disponibilizado toda segunda, baixo o código do SVN e eu mesmo gero o executável, com isso gerei uma versão CAPICOM (Unit ACBr.inc  //{$DEFINE ACBrNFeOpenSSL})e instalei nos clientes. Como o certificado é A1, instalei no IE e fiz as devidas configurações. Esta funcionado até hoje sem problemas. Como resolveu nos clientes não me aprofundei na causa do problema.

 

Um abraço...

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