Jump to content

Assista click.png tectoy.png

C6 chamada_c6.png botao.png

• Este tópico foi criado há 2475 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

recentemente surgiu uma duvida junto de um cliente nosso, ele recebe a nfe dos fornecedores por mail, o procedimento correto, mas mesmo assim ao efetuar a consulta de distribuição também são levantados os eventos das nfe que já estão em poder dele. Algumas perguntas surgiram naturalmente:
ainda é necessário efetuar a ciencia da operação e a a confirmação posteriormente?
Pode se confirmar sem fazer a consulta, isto é, se tenho a chave do fornecedor já posso emitir o evento de confirmação, ou mesmo cancelar, de imediato?

É obrigatório o consumo de distribuição das NFe?

Já li as notas técnicas e não encontrei nada acerca disto, alguem pode lançar uma luz no tunel?
Peço desde já desculpas pela minha ignorancia

Joao Paulo

Edited by 3Soft Sistemas

• Consultores

Bom dia João,

Se o destinatário recebeu o XML da NF-e por e-mail e esta tudo OK, ele pode sim realizar a Manifestação sem a necessidade de executar a consulta DistribuicaoDFe.

A finalidade do DistribuicaoDFe é saber quem esta emitindo NF-e contra o seu CNPJ. E desta forma informar a SEFAZ se realmente você comprou ou não dessa pessoal.

Acredito que o uso do DistribuicaoDFe vai trazer mais segurança para o Destinatário, principalmente se ele seguir os seguintes passos.

1. Executar o DistribuicaoDFe para obter a lista de notas emitidas contra o seu CNPJ;

2. Manifestar todas eles acusando Ciência da Operação ou Desconhecimento da Operação;

3. A media que os materiais vão chegando o destinatário deve manifestar acusando Confirmação da Operação ou Operação não Realizada;

No passo 2 o destinatário já avisa a SEFAZ quem estão emitindo NF-e contra o seu CNPJ sem consentimento.

No passo 3 o destinatário informa a SEFAZ e ao Fornecedor que a mercadoria foi recebida ou não.

Consultor SAC ACBr Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Valeu Italo

Também acredito que processo traga mais segurança a todos os intervenientes.

Só estou a tentar estabelecer um padrao de trabalho para evitar problemas, quer por falha do utilizar (Ex: recebeu nfe do fornecer e confirmou, fez a consulta e quis cancelar depois), ou do sistema por ser flexivel demais.

De momento acho que a melhor forma de trabalho é sempre obrigar a serguir o mesmo fluxo de trabalho, ou seja, os passos que indicaste, consulta - ciencia - confirma/cancela

• Like 1

• Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.