Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

NFSe - Campinas - Lote não processado ainda


Texs
  • Este tópico foi criado há 3137 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Pessoal.

          Estou implantando o ACBr para emitir NFSe em Campinas/SP, depois de alguns ajustes agora estou recebendo a informação: "Lote não processado ainda"

          Porém mesmo depois de um tempo a nota não é criada, segue o XML do RPS que foi criado, alguém sabe me dizer o que tem de errado?

 

          Obrigado, Abraços!

          Marcelo

   

1-Rps.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Fundadores

Servidor de NFSe costuma ter um tempo de resposta bem mais demorado que o da NFe... em alguns casos o processamento só pode ser conferido no dia seguinte...

Consultor SAC ACBr

Daniel Simões de Almeida
O melhor TEF, é com o Projeto ACBr - Clique e Conheça
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr     Telefone:(15) 2105-0750 WhatsApp(15)99790-2976.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito Daniel.

        Por incrível que parece todas as anteriores estavam voltando com esta mensagem, porém nenhuma nota era emitida, depois percebi que estava faltando o valor total dentro dos itens. Fiz a modificação e enviei, mas deu a mesma mensagem "lote não processado ainda" então resolvi abrir o chamado.

       Porém eu só mandei enviar, não estou consultando e não está retornando nada. Código abaixo:

             with ACBrNFSe1 do
             begin
               if Enviar(FLOTERPS, False) then
               begin
                 FPROTOCOLO := WebServices.Enviar.Protocolo;
                 FDTA_ENVIO := WebServices.Enviar.DataRecebimento;
                 Result := True;
               end
               else
                 ShowMessage('Protocolo: '+WebServices.Enviar.Protocolo);
                 FMSG_RETORNO_WS := WebServices.Msg;
             end;

 

       O que acontece é que ao entrar no Enviar, dá o erro mensagem ("lote não processado ainda") e não me retorna nada... como se tivesse ocorrido um abort na aplicação.

       E eu não estou nem consultando, era apenas para enviar e pegar o protocolo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde,

Tentou usar os métodos: enviarsincrono ou gerar em vez do enviar?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu implementei este código primeiro fazendo para o município de Jundiaí - SP e funcionou perfeitamente só com o Enviar()

Qual maneira das que você sugeriu seria melhor para funcionar "multi-município"?

Pois meu objetivo é que funcione com a maioria dos municípios homologados no ACBrNFSe.

Ou eu deveria criar um parâmetro para utilizar um ou outro conforme o município?

 

Obrigado, Abraços!

 

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Marcelo,

Os municípios contratam os provedores através de licitação.

Se o provedor X ganhar a licitação, quando vencer o contrato uma nova licitação vai ocorrer e ai pode ganhar a empresa Y.

O problema é que os provedor não seguem a risca o padrão ABRASF, sendo assim, alguns disponibilizam o Web Service EnviarLoteRps e outros não.

Não devemos eleger um método e usar este para todas as cidades, e sim parametrizar o método a ser utilizado.

Alguns provedores se você envia através do método Enviar a resposta só estará disponível no dia seguinte, por outro lado se você enviar através do método Geral a resposta é imediata.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Marcelo,

Analisando o código mais os schemas de validação, para o provedor de Campinas que o IssDSF temos que enviar o RPS somente através do método Enviar.

Não foi disponibilizado pelo provedor o EnviarSincrono e Gerar.

Quando ao status de lote ainda não processado é preciso entrar em contato com o provedor para saber se o RPS foi recebido e qual o resultado do processamento.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Italo.

      O que me deixa intrigado é que quando recebe a mensagem de lote não processado o ACBrNFSe causa um "Abort()" e não tenho mais nada em mãos. Será que mesmo retornando lote não processado ainda, o provedor não manda nenhum protocolo? como faço, pois meus cliente irá emitir várias nfse por dia e se não tiver o retorno para poder consultar posteriormente, não sei o que fazer.

      Você tem alguma sugestão?

      Lembrando que quando utilizo o método enviar(), logo apos consulto no site do provedor as nfs já estão lá.

 

     Obrigado, Abraços!

 

     Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Marcelo,

Se após enviar as notas constam no provedor como processadas, isso significa que o envio esta funcionando.

Peço então que você configure o componente para salvar os arquivos soap.

Configuracoes.WebServices.Salvar := True;

desta forma os arquivos de envio e de retorno serão salvos em disco com as TAGs soap, o nome dos arquivos contem a palavra soap para ficar fácil a identificação.

Peço a você que com essa configuração, faça um novo teste de envio.

Depois post como anexo aqui no fórum os arquivos *-soap.xml para que eu possa analisa-los.

Pode ser que esta vindo sim um retorno mas o componente não esta o identificando de forma correta.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a alteração e enviei uma NFSe.

Segue os arquivos solicitados, porém a nota ainda não está aparecendo no site e não sei se irá aparecer.

Estou consultando no sistema da prefeitura, se a NF for emitida eu informo aqui.

196682751-lista-nfse-soap.xml

4-env-lot-soap.xml

4-rec-soap.xml

196682751-con-lot-soap.xml

196682751-lista-nfse.xml

4-env-lot.xml

4-rec.xml

196682751-con-lot.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Marcelo,

Muito obrigado pelos arquivos, vou agora analisar o código do componente baseado principalmente nos retornos.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Marcelo,

Fiz algumas alterações nos fontes visando atender o provedor IssDSF.

Por favor atualize os fontes e teste novamente.

Configure o componente para apresentar as mensagens retornadas do provedor.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Italo.

           Atualizei os fontes do ACBr e enviei a NF, porém apareceu o mesmo erro.

           Seguem os arquivos em anexo.

           Obrigado, Abraços!

 

           Marcelo Lucena

196688797-con-lot.xml

196688797-con-lot-soap.xml

196688797-lista-nfse.xml

196688797-lista-nfse-soap.xml

5-env-lot.xml

5-env-lot-soap.xml

5-rec.xml

5-rec-soap.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Marcelo,

Pelo que pude ver o problema esta na demora do web service processar o RPS enviado.

O envio esta ocorrendo sem nenhum problema inclusive retorna o numero de lote gerado pelo Web Service.

E ao consultar o lote retorna que o mesmo ainda não foi processado.

Sugiro testar as outras consultas disponíveis para saber quais é o resultado.

Um outro teste é alterar o valor da propriedade Transacao de True para False e realizar um novo envio.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a alteração de Transacao = False, mas continua dando o mesmo erro.

O problema é que o componente não me retorna nenhuma informação, protocolo nada.. pra que eu possa tentar consultar futuramente.

O detalhe é que nesses últimos dois testes, a NF não está mais sendo emitida. Antes retornada erro mas emitia a NF.

Segue os arquivos para consulta.

196706063-lista-nfse-soap.xml

6-env-lot.xml

6-env-lot-soap.xml

6-rec.xml

6-rec-soap.xml

196706063-con-lot.xml

196706063-con-lot-soap.xml

196706063-lista-nfse.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Marcelo,

Vamos analisar 2 arquivos que são retornados pelo Web Services, para essa analise você pode abri-lo através de um navegador:

6-rec-soap.xml <== este é o retorno do envio do lote, note que temos uma TAG chamada <Sucesso> que contem o valor True no meu entendimento significa que o lote foi recebido e não possui nenhum alerta e ou erro e na TAG <NumeroLote> temos o numero (196706063) do lote gerado pelo Web Services para o lote recebido.

Você poderia considerar esse numero como sendo um numero de Recibo ou de Protocolo.

Observação: no nome do arquivo aparece o numero 6 que é o numero do lote atribuído pela sua aplicação.

196706063-lista-nfse-soap.xml <== este é o retorno da consulta, note que a TAG <Sucesso> contem o valor False que no meu entendimento significa que o lote ainda não foi processado e temos a confirmação disso no grupo <Alertas> onde temos o alerta de código 203 que significa: Lote não processado ainda.

Observação: no nome do arquivo aparece o numero 196706063 que é o numero do lote atribuído pelo Web Service.

Concluo que o problema encontra-se no Web Services, no que diz respeito a demora em processar o lote.

Se tomarmos como base o programa exemplo do ACBrNFSe temos os botões [Consultar NFSe por RPS] e [Consultar NFSe por Período], você chegou a utiliza-las para consultar os RPS enviados?

Observação o botão [Consultar Lote] realiza a mesma consulta realizada automaticamente pelo Enviar.

No caso do provedor IssDSF não existe o Consultar a Situação do Lote.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Italo.

        Acredito que eu consegui entender o que você me falou, vou tentar explicar com minhas palavras pra ver se é isso mesmo.

        Ao enviar o Lote foi tudo certo e ele retornou que o número é 196706063, porém logo apos enviar, ele consulta automaticamente e este vem com "erro".

        1) Porém como eu faço para minha aplicação ter acesso a esse número de lote? 

        2) Dá pra configurar pra não consultar após o envio do lote?

        3) O IssDSF não disponibiliza a consulta de lote, mas posso usar a consulta do RPS se eu conseguir armazenar no meu sistema de alguma forma?

 

        Obrigado, Abraços!

 

        Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Marcelo,

Vamos as respostas:

1. O numero de lote retornado pelo provedor pode ser lido através da linha:

 vAux := ACBrNFSe1.WebServices.Enviar.NFSeRetorno.InfRec.Protocolo;

2. Sim, existe uma propriedade de configuração para esse fim:

ACBrNFe1.Configuracoes.Webservices.ConsultaLoteAposEnvio := True ou False;

3. O provedor IssDSF não disponibiliza o método ConsultarSituacao por outro lado estão disponíveis os métodos: ConsultarLoteRps, ConsultarNFSeporRps e ConsultarNFSe.

O ConsultarLoteRps é executado automaticamente logo após o envio a não ser que o componente seja configurado para não realizar essa consulta.

O ConsultarNFSe é uma consulta por período.

A titulo de exemplo você se basear no programa exemplo do componente, ele possui um botão para cada tipo de método existente.

 

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Italo.

          Agora fiz uma grande evolução graças a sua ajuda.

          Estou com duas coisas pendentes agora.

          1) Ainda quando consulto e me retorna um (sucess false) exemplo:

           ("Numero do RPS deve ser subsequente ao anterior enviado.Foi enviado o RPS 7 para ser convertido, porem o proximo RPS deve ser o 3 na Serie de Prestacao 99.")

            O ACBrNFSe dá um erro, isso é normal? Eu tenho que tratar o ConsultarLoteRps com Try? Pq no Ginfes ele retornava false pra função ConsultarLoteRPS e no false eu mostrava a mensagem.

 

           2) Qual é a melhor maneira de imprimir uma NFSe? 

           Pelo exemplo do ACBr, eu fazia um loadfromfile e depois mandava imprimir.

              ACBrNFSe1.NotasFiscais.Clear;
              ACBrNFSe1.NotasFiscais.LoadFromFile(sNFSe_Caminho);
              ACBrNFSe1.NotasFiscais.Imprimir;

 

            Porém existia um xml da nfse, em campinas só tenho esses xmls em anexo. Como devo proceder?

            Pq com esses xmls, eu chamo imprimir e não acontece nada.

 

            Obrigado, Abraços!

 

            Marcelo Lucena

 

           

196742064-con-lot.xml

196742064-con-lot-soap.xml

196742064-lista-nfse.xml

196742064-lista-nfse-soap.xml

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Marcelo,

O problema é que os demais provedores, pegam o XML do RPS e geram um novo XML com as TAGs da NFS-e.

E esse provedor não faz isso, ele simplesmente retorna que o RPS foi processado e retorna o código de verificação e o numero da NFS-e entre outros dados.

Será preciso rever algumas rotinas, para saber se não esta faltando nada.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.