Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2568 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

• Consultores
Postado

Boa tarde,

Desculpe se você leu, não prestou atenção.

O MDF-e - Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais é obrigatório quando o transporte for interestadual e a carga for fracionada.

Deverá ser emitido por transportadoras e empresas que transportam carga própria.

Se a carga é fracionada temos diversos CT-e (transportadora) ou NF-e (carga própria), devemos emitir apenas um MDF-e relacionando todos os CT-e ou NF-e.

Te convido a visitar o Portal Nacional do MDF-e:

https://mdfe-portal.sefaz.rs.gov.br/

e baixar a cartilha sobre MDF-e, o texto é simples e bem didático e contem variais ilustrações e abrange as diversas situações de transporte de cargas.

• Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

• 1 mês depois ...
Postado

Olá Ítalo.

Não sei se já viu ou se já foi discutido aqui no fórum a respeito do MDF-e começar a ser obrigatório para CT-e Lotação.

Já tem alguns embarcadores exigindo e também relatos que alguns estados já estão exigindo também.

Quando eu ouvi a primeira vez achei que não fazia sentido até ler no link abaixo.

Acredito que essa obrigatoriedade se dê por causa do projeto Brasil-ID, pois a sua integração é com o Ambiente Nacional MDF-e.

Na minha opinião, lá se vai uma das premissas do documento eletrônico que é a economia de papel, pois cada carga, independente se é lotação ou não vai ter que ter o MDF-e. 

https://www.confaz.fazenda.gov.br/legislacao/ajustes/2010/aj_021_10

(...)

Cláusula décima sétima A obrigatoriedade de emissão do MDF-e será imposta aos contribuintes de acordo com o seguinte cronograma:

(...)

Acrescido o inciso III à cláusula décima sétima pelo Ajuste SINIEF 9/15, efeitos a partir de 01.12.15.

III - Na hipótese do contribuinte emitente de CT-e, no transporte interestadual de carga lotação, assim entendida a que corresponda a único conhecimento de transporte, e no transporte interestadual de bens ou mercadorias acobertadas por uma única NF-e, realizado em veículos próprios do emitente ou arrendados, ou mediante contratação de transportador autônomo de cargas, a partir de 4 de abril de 2016.

(...)

• Consultores
Postado

Bom dia ncc,

Isso não é nada, o pior que tem Estados exigindo a emissão do MDF-e para transporte de carga intermunicipal.

A pergunta que faço é:

Uma cidade que possui uma duzia de entradas como é o caso da minha, será que vai ter em cada uma delas um posto de fiscalização?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

O problema que a legislação dá essa brecha para os estados obrigarem ou não a emissão do MDF-e. 

Até então nós tínhamos clientes que nem sabiam o que era MDF-e porque nunca foi exigido deles, mesmo em cargas fracionadas. 

Parece que nesse caso de transporte intermunicipal é "equivoco" do governo dos estados que gostam de arranjar formas de aumentar a arrecadação.

Mesmo se não tiverem postos de fiscalização, essa brecha abre oportunidade para realizar fiscalizações e multarem.

Se entrarmos em contato com eles para pedir o "porque é obrigatório?", se encontrarmos alguém que responda, a resposta vai ser "por que sim". 

• Curtir 1
  • 1 ano depois...
Postado

Olá,

Estou com uma dúvida na emissão de um MDF-e de uma indústria que possui transporte próprio.

A indústria efetuou uma venda e emitiu a NF-e e o devido MDF-e corretamente, porém o cliente está devolvendo a mercadoria e emitiu uma NF-e de devolução, mas é a própria Indústria que vai trazer de volta essa mercadoria.

A dúvida é. Posso emitir um MDF-e de uma NF-e de devolução onde o cliente emitiu a NF-e?, se no trajeto tiver mais uma devolucao e for outro estado, já nao consigo mais emitir o segundo mdfe, pois a relacao motorista/caminha/uf entrega barra a operacao..

Essa industria pra trazer vai ter que emitir um cte?

Obrigado.

• Consultores
Postado

Boa noite David,

No meu entendimento a empresa que emitiu a nota de devolução também tem que emitir o MDF-e e ao informar o veiculo que vai realizar o transporte no grupo proprietário do veiculo informe os dados da empresa que é proprietária do veiculo.

Resumindo, o emitente do MDF-e tem que ser o mesmo da NF-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

• 1 ano depois...
Postado

Bom dia.

Estou desenvolvendo um módulo MDFe para o sistema da empresa onde sou estagiário e estou com uma dúvida.

Uma NFe pode estar presente em mais de um MDFe caso um único veículo não comporte a carga?

• Consultores
Postado

Boa tarde Hernandes,

Segundo a Nota Técnica 2018/002 isso esta previsto para o modal aéreo e faz referencia ao CT-e e não a NF-e.

Portanto acredito que o que você deseja fazer não seja possível, apesar de não ter encontrado nenhuma regra de validação que rejeita um segundo MDF-e fazendo referencia a mesma chave da NF-e informada em outro MDF-e.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior

Projeto ACBr

Postado

Olá Italo.

A Sefaz-BA me respondeu o seguinte:

Prezado Hernandes,

O sistema não validará essa informação, contudo só é permitido uma única NF-e para mais de um veículo, se esses veículos andarem juntos.

Resolvi então fazer uma simulação no emissor gratuito versão de testes e consegui autorizar dois MDFe's, utilizando a mesma NFe, veículos e condutores diferentes.

Neste caso estou modelando meu BD e aplicação para permitir tal situação, ao menos até que haja alguma NT especificando que não é permitido.

Obrigado pelo retorno!

• Curtir 3
Postado

Se o tipo emitente informado é um Prestador de Serviço de Transporte, deverá incluir apenas chaves de acesso de CT-e .

Caso, o tipo emitente informado for Transportador de Carga Própria, apenas serão aceitos incluir apenas  chaves de acesso de NF-e.

Não esqueça de ficar atento para que cada município de descarregamento relacionado no MDFe, devem estar vinculados aos respectivos documentos que acobertam a carga a ser descarregada no município informado.

• Curtir 1
  • Este tópico foi criado há 2568 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.
Visitante
Este tópico está agora fechado para novas respostas
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...
The popup will be closed in 10 segundos...