Jump to content

dev botao
  • Este tópico foi criado há 2951 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Bom Dia!

Há alguns dias me deparei com a seguinte situação, estou tentando imprimir uma NFC-e com o valor da quantidade 0,266. Ao Imprimir o danfe ele mostra 0,27, ou seja ele esta arredondando o valor da quantidade. Porem configurei a quantidade com 3 casas decimais (Como mostra as imagens em anexo). Debugando o código decidi substituir a função FormatQuantidade por um simples FormatFloat passando a mascara e funcionou. Até pensei que eu poderia estar errando na configuração, mas a string que ele passa pro memo antes de imprimir vem com a quantidade 0,266 que seria a correta mas quando visualiza o danfe aparece com 0,27. E quando substitui a função pelo FormatFloat o resultado da string é exatamente o mesmo, porem o danfe vem com a quantidade correta. Agradeço a atenção. 

Obs: O meu Acbr está atualizado.

Erro_Arredondamento.jpg

Erro_Arredondamento1.jpg

Erro_Arredondamento2.jpg

Edited by PoliDados Desenvolvimento
Adição de observação.

Eu usei o ACBrMonitorPLUS pra testar, o parâmetro para indicar a qtde de casas decimais está funcionando corretamente...

vc esta usando o componente diretamente na sua aplicação?

Além do _qCom, tente configurar também esta outra propriedade:

ACBrNFeDANFCeFortes1.CasasDecimais.Formato := tdetInteger;

Att

Ricardo

Cara,

realmente, eu não prestei muita atenção nas telas e perguntei coisa q já estava ali...

mas notei alguns detalhes, acho que seu fonte do ACBR NÃO está atualizado...

no método "TACBrNFeDANFCeFortesFr.rlbDetItemBeforePrint" está faltando código ali na tua tela...

Na minha cópia aqui tem o tratamento para inserir o infAdProd no meio...

Ainda não dá pra ter certeza se é esse o problema...

E a sugestão que eu dei antes foi para definir a propriedade Formato para tdetInteger.

Att

Ricardo

• Moderadores

@PoliDados Desenvolvimento

Eu vi seu dilema e resolvi testar para ver se realmente tem algum problema na função abaixo:

function TACBrNFeDANFEClass.FormatQuantidade(dValor: Double; dForcarDecimais: Boolean) : String;
begin
  if (Frac(dValor) > 0) or (dForcarDecimais) then
  begin
    case CasasDecimais.Formato of
      tdetInteger : Result := FormatFloatBr( dValor , format(sDisplayFormat,  [CasasDecimais._qCom, 0]));
      tdetMascara : Result := FormatFloatBr( dValor , CasasDecimais._Mask_qCom);
    else
      Result := FormatFloatBr( dValor , format(sDisplayFormat,  [CasasDecimais._qCom, 0]));
    end
  end
  else
    // caso contrário mostrar somente o número inteiro
    Result := FloatToStr( dValor );
end;

Veja o case na função, ele determina qual atitude a função vai tomar para formatar sua informação.

Aproveitei e inclui no TesteCase que você pode encontrar na pasta "..\Testes\Dunit\ACBrComum\ACBrComumTestCases.dpr".

Nele tem os testes que mostra que a função está certa.

Observe o Teste abaixo : 

{ FormatFloatBrTest }

FormatFloatBrTest = class(TTestCase)
  private
  published
   procedure Normal;
   procedure ComDecimaisZerados;
   procedure ComFormatacao;
   procedure ComSerparadorDeMilhar;
   procedure ComMascaraDisplayFormat;
  end;

Essa linha em destaque você não vai encontrar mas vou anexar a unit aqui com o teste que usei os valores que você reporta.

procedure FormatFloatBrTest.ComMascaraDisplayFormat;
function Mascara(ADec : Integer) : string;
begin
  result :=  format(sDisplayFormat,[ADec,0]);
end;
begin
  CheckEquals('0,27', FormatFloatBr(0.266, Mascara(2)));
  CheckNotEquals('0,26', FormatFloatBr(0.266, Mascara(2)));
  CheckEquals('0,266', FormatFloatBr(0.266, Mascara(3)));
  CheckEquals('0,2660', FormatFloatBr(0.266, Mascara(4)));
  CheckEquals('0,26601', FormatFloatBr(0.26601, Mascara(5)));
end;

Observe ali que se informar 0,266 com duas casas decimais o valor é arredondado para 0,27 conforme você descreve.

Agora se informar o valor com 3 cadas decimais o valor formata corretamente como demostra o teste.

Aproveitei e inclui mais um teste para a função TruncTo e o teste apresentou um bug nela.

Vou anexar aqui também a correção para que possa ser avaliada e se possível incluída no repositório.

Meu conselho, verifica onde você configura as casas decimais no seu código e boa sorte.

ACBrUtil.pas

A unit acbrutiltest.pas do teste deve ser salva na pasta "..\Testes\FPCUnit\ACBrComum".

acbrutiltest.pas

Edited by Waldir Paim

Bom Dia, conforme descrevi acima acredito que o erro não seja configuração pois a string que ele passa para o memo montar a linha do produto esta com o valor de quantidade 0.266 e no pdf gerado o valor é arredondado para 0,27. Pode ser conferido nas imagens em anexo que exatamente onde ele passa a string para o memo o valor esta formatado corretamente. Isso depois da função FormatQuantidade, ou seja o valor retornado pela função esta correto. Porem em um teste eu resolvi mudar a função por um simples FormatFloat, o valor retornado na string era exatamente o mesmo porem no pdf aparecia o valor arredondado.

Bom dia,

qual a versão do seu Delphi?

Esse caso tá me lembrando do tempo que trabalhava com QuickReport... dependendo do que tu fazia nos "beforeprint", no preview aparecia uma coisa, e no papel saia outra... :-)

Vou dar mais uma sugestão/palpite: tente atualizar (update) a pasta do FORTESREPORT-CE

Att

Ricardo

• Moderadores

@PoliDados Desenvolvimento

Você realmente está engano, não trata-se de passar o valor certo e sim de como está parametrizado sua função de arredondamento.

Foque nesse trecho : 

case CasasDecimais.Formato of
      tdetInteger : Result := FormatFloatBr( dValor , format(sDisplayFormat,  [CasasDecimais._qCom, 0]));
      tdetMascara : Result := FormatFloatBr( dValor , CasasDecimais._Mask_qCom);
    else
      Result := FormatFloatBr( dValor , format(sDisplayFormat,  [CasasDecimais._qCom, 0]));

Veja que dentro do case {CasasDecimais.Formato} que ele decide qual valor vai retorna na saída dela.

Esse paramentro por padrão define com duas casas decimais e pode estar ai o seu problema, se você não passar 3 casas ele sempre vai te retornar o valor diferente do esperado.

Fiz umas melhorias no teste e vou criar outro tópico para incluir eles nos fontes.

@Waldir Paim

Ai que tá, ele tem o valor arredondado até mesmo no momento que ele passa a string para o memo. Onde ja é o fim do debug, e quando o Danfe é visualizado o valor esta arredondado. Até onde eu sabia não poderíamos arredondar um valor já dentro de uma string. Observe os primeiros prints que eu adicionei. Olha o resultado da String que ele esta passando para o componente do memo. Ali ja é o final ele só ta passando o valor pro memo. Porem quando visualiza o valor vem arredondado isso que é estranho. Como falei acima. Substitui por um FormatFloat e funcionou. Sendo que tem o mesmo resultado na string. Observe as Primeiras imagens que eu anexei quando abri o tópico que você irá entender. Observe que estou debugando e ao passar o mouse em cima da string esta com o valor correto. 

OBS: Estou usando o delphi 2010.

Opa..

mais uma ideia para tentar verificar seu problema: 

tente isolar o trecho de código da impressão, pra tentar identificar se não é alguma configuração que pode estar definida apenas no seu projeto.

crie um novo projeto, coloque apenas estes 4 componentes: 1 TButton, 1 OpenDialog, 1 ACBRNFe e 1 ACBrNFeDANFCeFortes.

e execute apenas este trecho de código no onclick do botão...

(OBS: o OpenDialog é pra selecionar o XML)

if OpenDialog1.Execute then
  begin
    ACBrNFe1.NotasFiscais.Clear;
    ACBrNFe1.NotasFiscais.LoadFromFile(OpenDialog1.FileName);

ACBrNFeDANFCeFortes1.ACBrNFe := ACBrNFe1;

//ACBrNFeDANFCeFortes1.CasasDecimais.Formato := tdetMascara;
    //ACBrNFeDANFCeFortes1.CasasDecimais._Mask_qCom := '###,###,###,##0.000';
    ACBrNFeDANFCeFortes1.CasasDecimais.Formato := tdetInteger;
    ACBrNFeDANFCeFortes1.CasasDecimais._qCom := 4;

ACBrNFeDANFCeFortes1.MostrarPreview := true;
    ACBrNFeDANFCeFortes1.ImprimirDANFE();
  end;

Att

Ricardo

Boa tarde @RicardoVoigt e @Waldir Paim , Fiz o pequeno projeto como o Ricardo mencionou e funcionou. Analisei que a diferença esta na função de imprimir. No meu projeto estou usando a função 

FACBrNFe.NotasFiscais.Items.ImprimirPDF;

ai testei usando o metodo do projeto do ricardo 

FACBrNFe.NotasFiscais.LoadFromFile(sXmlCaminhoFormatado);
            TACBrNFeDANFCeFortes(FACBrNFe.DANFE).MostrarPreview := True;
            TACBrNFeDANFCeFortes(FACBrNFe.DANFE).ImprimirDANFEPDF;

Da segunda forma funcionou, parece que o problema esta na função imprimir PDF. Vou fazer mais testes, quando concluídos retorno o status. Muito Obrigado pela atenção.

• Este tópico foi criado há 2951 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.