Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

Valor Pago Inferior Ao Valor do Boleto - BB


leotelles
  • Este tópico foi criado há 2788 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Boa tarde. Um de nossos clientes, que emite boletos do Banco do Brasil, entrou em contato conosco alegando que um de seus clientes conseguiu pagar um valor inferior ao valor original do boleto. Ex: o valor do boleto era R$ 2.000,00 e o cliente conseguiu pagar R$ 1.900,00. Detalhe: o nosso cliente não concede desconto para ninguém. Verificamos todos os parâmetros e inúmeros arquivos de remessa e realmente não foi enviada para o banco nenhuma informação sobre concessão de desconto ou abatimento, porém, nos arquivos de retorno que o banco envia, os descontos estão lá. Notamos que, curiosamente, este caso (pagar um valor inferior ao valor original) ocorreu várias vezes e (mais curiosamente ainda) todas as ocorrências são do mesmo cliente deste nosso cliente. Gostaria que vocês me ajudassem a entender o que está acontecendo. É possível pagar um valor inferior mesmo quando não é informado para o banco a concessão de desconto? Se for possível, há alguma maneira de "travar" isso? Alguém tem conhecimento da algum caso parecido com esse e tenha alguma informação que possa nos ajudar a esclarecer o assunto? Desde já agradeço.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, leotelles disse:

O Pagamento foi feito via internet.

Como as últimas informações da linha digitável do boleto são referentes ao valor do título, fizemos o seguinte teste: pegamos 4 boletos de contas à pagar da nossa empresa e tentamos pagar via internet através da nossa conta do Bradesco. Mudamos os últimos dígitos da linha digitável, para que o valor do título ficasse inferior ao valor original. Dos 4 boletos, apenas 2 o sistema do banco aceitou como válido, sendo que os outros 2 ele informou que o valor não estava correto. Você saberia me dizer se a verificação do valor do título é feita apenas através da linha digitável ou se existe outra maneira de os bancos buscarem essa informação? Por exemplo: como que o sistema do Bradesco valida o valor de um título emitido pelo Banco do Brasil? Apenas através da linha digitável? Ou existe algum tipo de base de dados comum entre todos os bancos? Suspeitamos que, no caso que eu apresentei, a pessoa foi no sistema online do banco e alterou os últimos dígitos da linha digitável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@leotelles, acredito que a validação dos dados é sobre a linha digitável, e que não exista base de dados compartilhada entre os bancos. Então se a pessoa conhece a forma de funcionamento da linha digitável vai conseguir alterar o valor, até mesmo na tentativa e erro uma hora vai passar, no seu caso de 4 passou 2. 

Não sei se tem alguma forma de bloquear. Talvez tratando o retorno do banco e gerando o valor restante + encargos e comunicando o cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 2788 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.