Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

RNTRC


Cleber Ferreira
Ver Solução Respondido por Italo Giurizzato Junior,
  • Este tópico foi criado há 3647 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

  • Moderadores

Bom dia todos!

Eu fiquei com uma dúvida em uma informação muito relevante na emissão do CT-e. Na tag do modal rodoviário, o RNTRC pertence ao emitente do CT-e, ou esse registro é do veículo que transporta? Eu fico em dúvida pela seguinte. É que em muitos veículos tem o número do RNTRC pregado geralmente na porta do mesmo. Mas tenho um cliente que terceiriza os veículos, por isso dessa minha dúvida. Então fico em dúvida se esse registro é por empresa ou por veículo. Penso que seja por empresa mesmo.

Grato pela atenção desde já.

Att.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Cleber,

A tag RNTRC pertencente ao grupo rodo é o numero de registro obrigatório do emitente do CT-e.

Já a mesma tag pertencente ao grupo prop é o numero de registro obrigatório do proprietário do veículo.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

A tag Prop.IE quando não houver valor para preenche-la o que fazer? Pois estou passando conteudo em branco para ela quando o proprietario do veículo não possui IE. Estou enviando a imagem do erro e o xml em anexo.

Repare que uso dois veículos, um proprietario possui IE e o outro não possui

Att.

post-196-13548987575218.png

31111002421499000136570010000000220000000220-cte.xml

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Cleber

Esperimenta colocar a palavra ISENTO para o proprietário que não possui IE.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia a todos,

Quanto ao problema da Inscrição estadual: IE, chequei os schemas e o fonte responsável pela geração do XML do CTe.

Fiz algumas alterações, para que tudo ficasse em conformidade.

Temos a seguinte tabela:

Pessoas cuja IE não pode ser a palavra ISENTO:


deve-se informar a IE:

==> Emitente do CTe;

==> Documento do Transporte Anterior;

==> Ordens de Coleta Associados;

==> Proprietário do veículo;


a IE é opcional:

==> Informações da Ferrovia Substituída;

Pessoas cuja IE pode ser a palavra ISENTO:

deve-se informar a IE:

==> Remetente;

==> Expedidor;

==> Recebedor;


a IE é opcional:

==> Tomador do Serviço;

==> Destinatário;

Favor atualizar os fontes.

  • Curtir 1
Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Eu mesmo fiz alterações no xml aqui para testar e realmente se eu não informar nenhum valor ou informar como ISENTO, a validação não aceita. Encaminhei um e-mail para a SEFAZ-MG solicitando resposta para minha dúvida. Porque até onde sei, o motorista não é obrigado a ter IE, ou tem?

Vamos aguardar para ver o que respondem.

Att.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Bom dia Cleber,

Note que você só vai informar os dados dos veículos (Grupo #331 veic, página 108 do manual versão 1.03), quando se tratar de Lotação ou seja há apenas 1 tomador do serviço por veículo ou combinação veicular e por viagem.

Os dados do proprietário do veículo (Grupo #343 prop, página 109) só deve ser informado quando o veículo não pertencer à empresa emitente do CTe.

Como os campos #346 RNTRC e #348 IE (página 110) são obrigatórios, me leva a crer que se você possui o Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de Carga, tem que possuir também a Inscrição Estadual.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Mas na documentação necessária para requerer o RNTRC para pessoa física, não consta necessidade de IE.

segue as informações no site da ANTT

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

- Documento de Identidade;

- Comprovante de Inscrição e Situação Cadastral - CPF ativo;

- Comprovante de pagamento da Contribuição Sindical Anual;

- Comprovação de 3 anos de experiência na atividade ou comprovante da aprovação em curso específico, conforme a resolução ANTT nº 3056/2009 e alterações*;

- Comprovante de residência;

- CRLV comprovando a propriedade, co-propriedade ou arrendamento de no mínimo um veículo de carga da categoria “aluguel”, com capacidade de carga útil igual ou superior a 500 quilos, registrado em seu nome no órgão de trânsito.

*OBS: A Comprovação dos 3 anos de experiência na atividade poderá ser efetuada mediante apresentação de pelo menos um dos seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS; Comprovação de Contribuinte individual junto ao INSS na qualidade de motorista profissional; Certificado de registro como TAC no RNTRC.

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Cleber,

Acredito que você esteja fazendo confusão.

Quando se trata de transporte rodoviário de lotação podemos informar o(s) motorista(s) Grupo #353 moto (página 110 do manual 1.03), neste caso devemos informar apenas o nome e o CPF do motorista.

A Inscrição Estadual que você esta se referindo é o campo #348 IE da mesma página do manual, essa informação se refere ao proprietário do veículo e não do motorista.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderadores

Não não Ítalo,

é porque todos os meus clientes, contratam veículo terceirizado, e o motorista é o próprio dono do veículo entendeu? por isso que estou me prendendo ao motorista. No caso o motorista ( dono do próprio caminhão) terá que ter uma IE tbm?

Cleber C. Ferreira
Analista de Sistemas e Consultor
Email e
Skype: [email protected]
Formiga-MG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Cleber,

De uma olhada no manual página 110, você vai notar que o campo IE do proprietário do veículo é obrigatório e segundo o schema não pode ser informado a palavra ISENTO.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola a todos

eu entendo que quando for pessoa fisica o proprietario do veiculo não devera informar a tag IE, não devera constar no xml

o mesmo que ocorre no remetente, destinatario e nos demais.

mas não é isso que esta acontencendo, realizei alguns teste e realmente não esta deixando ficar sem a tag IE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa noite Doni,

Comparei o Manual com o schema e com a rotina que gera o XML, e neste caso o IE do proprietário do veículo deve sim ser informado e não pode ser ISENTO.

No CT-e a Inscrição Estadual tem 2 definições uma chamada TIe e outra chamada TIeDest, sendo que a primeira é uma string composta somente de digitos 0-9, já a segunda aceita os digitos mais a palavra: ISENTO.

Em alguns casos apesar do IE estar definido como sendo TIe, é definido como campo opcional.

Mas no campo em questão esta definido como TIe e é obrigatório.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores
  • Solution

Boa noite a todos,

Sim, segundo o schema da versão 1.04 o campo IE do proprietário do veículo passa a ser do tipo TIeDest que como foi dito aceita a string "ISENTO".

Outro detalhe importante se refere ao campo RNTRC que na versão 1.04 passa a ter apenas 8 digitos.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Consultores

Boa tarde Aderson,

 

Na versão 2.00 do CT-e, você vai resolver esse problema atribuindo a palavra ISENTO ao campo RNTRC.

 

Na versão 1.04 o campo RNTRC é numérico portanto não aceita a palavra ISENTO.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Consultores

Boa tarde Anderson,

 

A minha aplicação utiliza o ACBrCTe e já faz um mês que estou realizando testes na versão 2.00

 

* Consultar Status do Serviço - OK

* Envio de Lote - OK

* Retorno com o Recibo - OK

* Consulta utilizado o Recibo - Ok

* Retorno com o Protocolo de Autorização - OK

* Impressão do DACTE - OK

* Cancelamento por Evento - OK

 

Não realizei testes com Envio do Evento EPEC e CC-e, mas temos outros desenvolvedores realizando esses testes.

 

Hoje realizei alterações nos fontes para compatibiliza-lo com a NT 2013/013 e já enviei para SVN.

 

Dentro da pasta ...\Exemplos\ACBrCTe você encontra varios arquivos TXT, chamo atenção de dois: AlimentarComponente.txt e Cancelamento_por_evento.txt

 

O primeiro mostra as alterações na estrurura das propriedades e consequentemente como alimenta-las.

O segundo a minha rotina de cancelamento por evento que como dito anteriormente esta funcionando perfeitamente.

 

O que posso lhe dizer mais, você já esta realizando os testes em ambiente de homologação?

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois ...
  • Consultores

Boa tarde Walter,

 

No ambiente de homologação a SEFAZ pode até ter autorizado o CT-e, mas acredito que no ambiente de Produção vai ter que informar o RNTRC correto.

Consultor SAC ACBr

Italo Giurizzato Junior
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

Analista de Sistemas / e-mail: [email protected] / Fone: (16) 9-9701-5030 / Araraquara-SP

Araraquara - A era dos Trólebus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Este tópico foi criado há 3647 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.