Ir para conteúdo
  • Cadastre-se

dev botao

  • Este tópico foi criado há 2889 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Recommended Posts

Postado

Boa tarde a todos. Pessoal encontrei uma nota da receita que diz o seguinte :

 "É vedada a reutilização, em contingência, de número de NFC-e transmitida com tipo de emissão 'Normal' "

No mesmo documento tem um exemplo para uso da contingência offline

Tentativa de transmissão
 Há a tentativa de transmissão de uma NFC-e com numeração 20. Há um problema técnico na comunicação ou processamento das informações. Não há retorno da SEFAZ. Observação: É vedada a reutilização, em contingência, de número de NFC-e transmitida com tipo de emissão 'Normal'.


Emissão off-line
A NFC-e é emitida offline com numeração diferente, n° 21, para evitar a duplicidade da nota. Deve-se imprimir o DANFE-NFCe, em duas vias ou manter em local seguro o arquivo digital, sendo impresso para apresentar ao fisco quando solicitado Observação:  Caso na tentativa de transmissão (opção 1) o serviço de comunicação seja retomado, e a NFC-e autorizada,o procedimento correto é cancelar a NFC-e n°20.  Caso não haja tentativa de transmissão, a numeração utilizada na emissão off-line pode ser mantida.


Transmissão
Superado o problema técnico, a NFC-e n°21 é transmitida para obtenção da autorização de uso. Se vier a ser rejeitada, gerar novamente o arquivo com a mesma numeração e série, sanando a irregularidade e transmitir novamente. Para aquela que ficou pendente de retorno (a nota n° 20 desse exemplo):  inutilizar a numeração, se não autorizada; ou  cancelar, se autorizada.


Eu me assustei ao ver isso tudo pois hoje eu tento transmitir... se a nota não obter resposta eu imediatamente faço a impressão offline e resolvo a nota mais tarde mas utilizando sempre a mesma numeração... 
no meu caso tenho muitos problemas com:

Duplicidade de NFe com diferença na chave... Diferença também no DigestValue, entre outros problemas... acredito que são ocasionados pela tentativa de transmitir uma nota que anteriormente foi para a areceita em situação normal mas que não obtive resposta.

Por fim o que é correto fazer quando não se obtém resposta em uma transmissão? muitas vezes ao transmitir retorna cStat = 0 e xMotivo = ''  neste caso para não segurar o andamento eu imprimo offline para liberar o cliente que está aguardando com as compras... isso em supermercados como ficaria? é necessário realmente abandonar aquela nota e gerar uma nova com a próxima numeração?

Existem 2 situações no meu caso:

1° tem internet no cliente, mas ela está lenta, instável etc... dai a nota transmite mas não obtém resposta... consequentemente estas notas eu tenho problema para conseguir autorizar depois..

2°não tem internet no cliente, completamente offline... neste caso a receita não sabe da existência da nota... nesta situação transmite em contingência offline normalmente pois não vai dar conflito, a primeira tentativa não chegou a enviar a nota.

  • Moderadores
Postado

Interessante, me passou despercebida essa observação no manual.

Parece bem claro, se houver tentativa de transmissão e acontecer qualquer problema de comunicação, seja do lado da Sefaz ou do emitente, gerar uma nova NFC-e, e marcar a que houve erro para cancelamento ou inutilização.

Ou seja, quando é ativada a contingência e todas as notas impressas em modo offline não é preciso fazer o tratamento.

O único problema que vejo é se passar 24h com problemas de Internet e houver notas marcadas para cancelamento, não será possível cancelar e o emitente terá que emitir as notas de estorno.

Equipe ACBr BigWings
Ajude o Projeto ACBr crescer - Assine o SAC

Projeto ACBr

 

 

Postado

Realmente é o motivo do consumo indevido em muitos casos... o problema é no supermercados, acabou o expediente o caixa sai correndo, e se tiver notas offline já era... no dia seguinte não consegue cancelar.

  • Este tópico foi criado há 2889 dias atrás.
  • Talvez seja melhor você criar um NOVO TÓPICO do que postar uma resposta aqui.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...

Informação Importante

Colocamos cookies em seu dispositivo para ajudar a tornar este site melhor. Você pode ajustar suas configurações de cookies, caso contrário, assumiremos que você está bem para continuar.

The popup will be closed in 10 segundos...